As entidades Instituto Ethos, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Movimento Mulher 360 e Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) anunciaram o cancelamento de sua participação no Guia Exame de Sustentabilidade, elaborado pela revista Exame.

A publicação teve seus critérios de consolidação de resultados contestados por essas mesmas entidades às vésperas do lançamento de sua terceira edição. Em nota conjunta distribuída em 15/6, elas afirmam que Exame não cumpriu o disposto no regulamento no que se refere à escolha das empresas que terão suas ações destacadas.

“Propor a seleção por critérios editoriais é subjetivo e dá margem a questionamentos sobre a credibilidade da iniciativa”, afirma a nota. “Além disso, não dar visibilidade às que foram selecionadas como destaque pela metodologia previamente definida é ir na contramão do que estabelecemos como processo de premiação, além de desrespeitar o acordo que fizemos com as empresas participantes”.

Em resposta, também por nota, Exame afirmou que, “assim como sempre fizemos em outras edições do Guia Exame de Diversidade, é um trabalho a quatro mãos. A escolha é técnica e acontece em duas etapas distintas: o Ethos depura os dados e chega às empresas mais bem classificadas dentro de critérios pré-definidos. A Exame acrescenta uma análise criteriosa que leva em conta seu conhecimento do dia a dia, seu olhar para as melhores histórias e sua conexão com o que acontece no mundo. Esta apuração extra é essencial para evitar que empresas notadamente reconhecidas por suas iniciativas voltadas à diversidade sejam prejudicadas”. 

Na quarta-feira (16/6), em outra nota conjunta publicada no site do Instituto Ethos, as entidades escreveram que “comunicaram à Exame o descontentamento com esse processo e indicaram que não autorizariam a menção do nome das organizações como parceiras se a opção deles fosse a de não seguir o regulamento que estabelecemos e divulgamos às empresas. A resposta recebida foi de que seguiriam com a publicação apesar dos apontamentos. Por essa razão, independentemente dos resultados que serão divulgados (…), Ethos e parceiros manifestam seu desacordo com os métodos e o processo como esse trabalho foi conduzido em suas etapas finais”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments