14.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Em nome dos pais refaz a trajetória familiar de Matheus Leitão

* Última atualização: 29 de maio, às 12h41

 

Matheus Leitão lança Em nome dos pais – livro-reportagem sobre a saga de seus pais, Marcelo Netto e Míriam Leitão, presos durante a ditadura militar.

A obra, sua primeira, é resultado de incansáveis investigações, desde a busca pelo delator até a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura. Ele passou dez anos analisando documentos, ouvindo antigos companheiros de militância e localizando personagens que, mesmo depois de 45 anos, ainda provocam na família sentimentos difíceis de contornar. A identidade de torturadores é uma das revelações do livro. Alguns já haviam morrido quando o autor conseguiu chegar aos nomes deles.

Matheus relatou a O Globo: “Foi sofrido, difícil. Em alguns momentos, angustiante. Lamento muito, tantos anos depois, que ainda existam vetos do Exército. Veto à minha entrada nos quartéis. Veto aos documentos […]”.

Passado e presente se entrelaçam na obra que reconstitui com rigor os eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas. Além de uma história sobre pais e filhos, é também uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Matheus tem 40 anos, nasceu em Brasília e se especializou no jornalismo investigativo. Recebeu os prêmios Barbosa Lima SobrinhoEsso, e Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa. Trabalhou nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, na revista Época e no portal iG. Foi visiting scholar na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atualmente edita o Blog do Matheus Leitão, sobre política e polícia, no G1.

* Nesta terça-feira (30/5), Matheus Leitão promove no Rio de Janeiro mais uma sessão de autógrafos do lançamento de Em nome dos pais. O encontro acontece a partir das 19h, na Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290).

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese