O repórter Eduardo Matos foi ameaçado e intimidado no domingo (6/8) por Guilherme Selister, citado em reportagens feitas pelo jornalista sobre golpes financeiros aplicados contra mulheres. Entidades repudiaram o ocorrido.

Em matérias veiculadas em Zero Hora, Rádio Gaúcha e GZH, Matos escreveu sobre mulheres que denunciaram Selister como autor de golpes financeiros. Segundo apuração de Matos, o homem envolveu-se romanticamente com essas mulheres e inventou histórias, para então extorquir muito dinheiro delas. Alguns casos até viraram processos criminais.

Após a publicação das reportagens, Matos estava em um restaurante com o filho adolescente no domingo. Ao sair do local, foi abordado por Selister em tom intimidatório. O jornalista filmou o encontro. Selister afirmou que estava esperando Matos sair do restaurante para abordá-lo, com a intenção de não expor seu filho adolescente a constrangimento.

Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), não é possível saber se o repórter estava sendo seguido ou se foi um encontro aleatório. Matos prestou queixa à polícia.

Entidades defensoras do jornalismo e da liberdade de imprensa repudiaram a intimidação. A Abraji pediu que as autoridades “investiguem o caso e garantam aos jornalistas que cobrem o caso a segurança necessária para cumprir o papel de informar a sociedade. (…) Abordar um profissional em momento de lazer com sua família não é a forma adequada de pedir eventual reparação ou direito de resposta. Trata-se de intimidação e constrangimento”.

Em nota conjunta, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também lamentaram o ocorrido: “É inadmissível que um profissional de imprensa sofra esse tipo de ameaça e intimidação. Queremos uma investigação rigorosa para que as e os jornalistas que trabalham com qualquer assunto de interesse público tenham segurança o bastante para exercer o seu ofício”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments