11.2 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

Editora Três encerra IstoÉ Gente e corta ao menos sete 

A Editora Três anunciou à redação na tarde desta 3ª.feira (3/3) o fim da revisa IstoÉ Gente. Pelo menos sete profissionais, entre jornalistas e designers, foram dispensados. Conforme apurou o Portal dos Jornalistas, a área de revisão foi extinta e técnicos de tratamento de imagem foram demitidos. Entre os nomes já confirmados da redação – os cortes continuam acontecendo – estão Andrea Debiagi (produção), Daniela Mendes (edição) e Ricardo Arnt, diretor da revista Planeta.

No fim de janeiro, a Editora Três havia anunciado um plano de demissão voluntária, com o objetivo de cortar até 25% de sua folha de pagamento de celetistas. Esses profissionais representavam, porém, apenas 10% da redação. Por isso, além deles, já estariam sob risco funcionários com outras modalidades de contrato. No PDV, saíram três profissionais das redações da empresa: Juca Rodrigues, editor de Fotografia, Mônica Tarantino, repórter de Saúde de IstoÉ, e Joca Alvarenga, diretor de Arte também da IstoÉ. De forma voluntária, deixou a empresa o repórter de Negócios Fabrício Bernardes, a caminho da Exame PME, convidado a integrar a equipe liderada por Maria Luíza Mendes.

Os números finais do corte não são conhecidos, mas ele abrangeu, além das saídas voluntárias e das demissões, o congelamento de todas as vagas em aberto. As demissões, embora esperadas, vinham sendo proteladas pela empresa, possivelmente pela expectativa de que outros projetos gerados nos últimos anos compensassem a queda das receitas tradicionais, especialmente a publicidade. Caso, entre outros, de anuários e premiações empresariais. Isso retardou, mas não evitou os cortes. Diante do clima tenso que vive a empresa, ao menos um consolo: pelo que apurou este Portal, ela não fechará nenhum outro título, ao contrário do que chegou a ser divulgado.

Em nota oficial, a Editora Três informou que “em razão do cenário econômico do País e das condições do mercado editorial nacional, está fazendo ajustes operacionais e reestruturando seu quadro editorial, o que implicou na descontinuidade de um de seus títulos, a IstoÉ Gente, visando à readequação estratégica e crescimento da Editora Três no mercado editorial”. Leia mais + Simpósio Internacional de Jornalismo Online abre inscrições + II Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo recebe resumos até 15/4 + Prêmio Alfred Fried de Fotografia abre inscrições

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese