O documentário Amazônia na Encruzilhada, de Miriam Leitão para a GloboNews, venceu a categoria Documentário Nacional no Festival de Cinema de Alter do Chão, distrito de Santarém, na margem direita do rio Tapajós, no Pará.

Com foco na sustentabilidade, Miriam, eleita ontem a +Admirada Jornalista da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2022,  foi à Amazônia mostrar como a pecuária é indutora do desmatamento. A equipe esteve na cidade de São Félix do Xingu, no Pará, que emite mais gases de efeito estufa do que São Paulo, que tem a área de proteção ambiental e a terra indígena mais devastadas do Brasil e um dos maiores índices de homicídios impunes em disputa por terra no País.

“Nossa alegria, minha e de toda a equipe, é imensa”, comemorou Miriam. “O Festival de Cinema de Alter do Chão é de lá da Amazônia, o que aumenta o valor do prêmio para nós. Jornalista é aquele que traz uma história. Trouxemos uma história. A equipe trabalhou intensamente, a gente começava o dia antes de o sol nascer. O que ninguém sabe é que esta foi a minha comemoração secreta de 50 anos de jornalismo, que completei este ano. O sucesso do Amazônia na Encruzilhada e esse prêmio foram os meus presentes de aniversário”.

Além dela, que respondeu pela apresentação e reportagem, a equipe da GloboNews − composta por Cláudio Renato (produção e reportagem), Rafael Norton (direção, roteiro e edição), Rafael Quintão (imagens) e Jefferson Muros (áudio e iluminação) − percorreu as cidades de Belém e Marabá durante dez dias.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments