Com estreia programada para a próxima quarta-feira (27/7), a versão em videocast do #diversifica, projeto sobre Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora, ganhou um importante reforço editorial. Os episódios em áudio e vídeo do especial Subjetividades terão o selo da Rádio Guarda-Chuva, grupo de podcasts jornalísticos liderado por Gabriela Mayer, Juliana Kunc Dantas, Renan Sukevicius e Tomás Chiaverini, que está completando três anos de atividade neste mês de julho.

“A Rádio Guarda-Chuva concede um selo de curadoria para quem, assim como nós, se dedica a fazer jornalismo para quem gosta de ouvir”, comenta Juliana. “Estamos sempre de olhos e ouvidos atentos a quem está produzindo conteúdo de qualidade e que tenha as mesmas premissas que as nossas, alinhadas a um viés progressista, antinegacionista, de defesa dos Direitos Humanos e da diversidade. A chegada do #diversifica é, para nós, uma grande alegria. Além de acompanharmos o Portal dos Jornalistas há muitos anos, também admiramos bastante o jornalismo feito por Luana Ibelli à frente dos microfones desse projeto tão bacana”.

Nesta primeira fase do projeto, serão seis episódios, com entrevistados que discutirão a diversidade sob a ótica de vida e experiência de profissionais que se identifiquem com os temas propostos. No episódio de estreia, Caê Vasconcelos, editor do programa SportsCenter, da ESPN Brasil, e colaborador de Agência Mural e Ponte Jornalismo, abordará a temática da diversidade no jornalismo para profissionais LGBTQIAP+.

Além dele, estão confirmadas as participações de Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, que abordará a realidade de Pessoas com Deficiência; Luciana Barreto, da CNN Brasil, sobre Negritude; Nayara Felizardo, do The Intercept Brasil, abordando Territórios; Luciene Kaxinawá, da Amazônia Real, sobre a questão Indígena; e Erick Mota, do Regra dos Terços, sobre Neurodivergência.

“Antes mesmo de definirmos como seriam as bases e a estrutura das versões em áudio e vídeo do #diversifica, tínhamos uma certeza: queríamos que ele fizesse parte da Rádio Guarda-Chuva”, explica Fernando Soares, editor do Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia e idealizador do projeto. “Como ouvinte assíduo de podcasts, em especial dos jornalísticos, acompanho há muito tempo os conteúdos disponíveis no catálogo da Rádio Guarda-Chuva. Além de serem muito bem produzidos, eles cumprem um papel social que tem tudo a ver com a proposta do #diversifica. Será uma parceria que tem tudo para dar certo”.

Os episódios do especial Subjetividades irão ao ar semanalmente, sempre às quartas-feiras, pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, e nos principais tocadores de podcast.

Vale lembrar que o #diversifica é um dos 15 projetos brasileiros selecionados pelo Programa Acelerando a Transformação Digital, financiado pelo Meta Journalism Project, com o apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Internacional Center for Journalists (ICFJ). Apoiam a iniciativa Rádio Guarda-Chuva, Imagem Corporativa, Énois Conteúdo e Oboré Projetos Especiais. O episódio de estreia, sobre a temática LGBTQIAP+, teve patrocínio do Itaú. Empresas interessadas em associar sua marca podem obter mais detalhes com Fernando Soares ([email protected]) ou Vinicius Ribeiro ([email protected]).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments