Após o sucesso da primeira temporada, quando chegou a ser o mais ouvido da categoria Ciência e ficar entre os 30 podcasts brasileiros mais ouvidos pelo Spotify, o Ciência Suja está de volta para sua segunda temporada, que estreia nesta quinta-feira (21/7). Dentre as novidades, o projeto passa a integrar a rede de podcasts da Rádio Guarda-Chuva.

A segunda temporada seguirá trazendo histórias em que a ciência foi deturpada e que trouxeram um grande impacto para a sociedade. Aproveitando o mote das eleições, o podcast terá um foco especial nos casos em que a política sabotou a ciência.

Serão sete episódios, que abordarão o uso indevido da proxalutamida em pesquisas contra a Covid; o criacionismo científico; o movimento antivacina no Brasil; a ciência suja das guerras; o lobby pseudocientífico; a crise dos opioides; e a institucionalização das cesáreas e de práticas anticientíficas no parto.

O podcast conta com apoio do Instituto Serrapilheira, que tem foco na divulgação científica. O projeto é o resultado da união entre Thaís Manarini e Theo Ruprecht, que trabalham há mais de uma década com jornalismo de saúde e ciência, e a NAV Reportagens, produtora audiovisual de Felipe Barbosa e Pedro Belo. Na segunda temporada, a equipe conta também com o reforço de Chloé Pinheiro, repórter da revista Veja Saúde que em 2021 figurou entre os +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva, em eleição promovida por Jornalistas&Cia.

Theo Ruprecht (esq.), Thaís Manarini, Pedro Belo, Chloé Pinheiro e Felipe Barbosa
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments