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sexta-feira, abril 26, 2024

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Diário de S.Paulo reestrutura operação e anuncia cortes na redação

O Grupo Traffic soltou no início da tarde desta 4ª.feira (18/1) comunicado em que anunciou a reestruturação simultânea das operações do Diário de S.Paulo e dos jornais da Rede Bom Dia. Mas a primeira etapa da mudança está sendo realizada no Diário de S.Paulo, onde já se sabe que o corte é de aproximadamente 40 pessoas. A maior redução, segundo divulgou Jornalistas&Cia em sua última edição, deu-se nas áreas comercial e de circulação, mas a redação também foi atingida, com a saída de 12 profissionais, entre eles os repórteres Luciano Cavenagui e Regiane Von Actzingen, os fotógrafos Nélson Coelho e Daniel Mobília, a subeditora Renata Gama, o editor Francisco Itacarambi e três diagramadores. Comunicado oficial ? O comunicado da empresa fala em ?consolidar as atividades do grupo bem como prepará-lo para o crescimento projetado até 2016?. ?Estamos mudando o modelo de gestão da empresa, otimizando o potencial criativo da equipe, diminuindo as diferenças hierárquicas e incentivando a cultura de resultados e de boas performances?, enfatizou o diretor-financeiro do Grupo, Flávio Grecco, que atua como fonte oficial da empresa nesse processo. Extraoficialmente, sabe-se que a reestruturação tem motivações econômicas, visto que, apesar dos esforços até aqui empreendidos, nenhuma das duas operações do grupo têm conseguido chegar sequer perto do ponto de equilíbrio. ?Como a conta não fecha, o Hawilla (J. Háwilla, presidente do Grupo Traffic) decidiu fechar as torneiras, enxugar a empresa e estancar o prejuízo. E avisou que em 2012 os jornais do grupo terão de fechar no azul?, comentou uma fonte que participou do processo. Redimensionamento ? O objetivo real da reestruturação seria redimensionar a empresa para o seu atual patamar de negócios e receita. ?De fato, não fazia sentido ? analisa a mesma fonte ? ter uma empresa estruturada para uma circulação de 100 mil exemplares quando há muito tempo circula com metade disso, entre bancas e assinantes. Demitir é ruim, mas a empresa não se sustentaria sem uma redução drástica de custos, inclusive com corte de pessoal?. E foi isso o que mostrou a consultoria Galeazzi & Associados, a mesma que atuou no Grupo Estado, contratada em meados do segundo semestre de 2011. No projeto que apresentou, a Galeazzi vinculou a melhoria de desempenho a um alinhamento da estrutura organizacional e à meta proposta para 2016 de vendas e circulação. Metas e corresponsabilidade ? A direção da empresa diz oficialmente que está fazendo esse alinhamento do número de colaboradores levando em consideração ?as reais necessidades das operações e das metas estabelecidas?. E que, a partir de agora, ?os funcionários serão corresponsáveis pelos atingimentos de metas e recompensados pelo sucesso?. Depois da calmaria… ? Conduzida em absoluto sigilo, a operação surpreendeu os funcionários ao ser anunciada nesta 3ª.feira. Após as turbulências do segundo semestre de 2011, com a reestruturação editorial tanto do Diário de S.Paulo quanto dos jornais da Rede Bom Dia, a empresa passava por um relativa calmaria. ?Estava de fato calmo demais?, ressalta um dos editores do jornal, relembrando o velho adágio de que a calmaria é prenúncio de tormentas. E foi o que se deu. Agora, as atenções se voltam para os jornais da Rede Bom Dia, que, apesar de viver uma situação menos desconfortável, também entrará com sua cota de sacrifício nesse processo de reestruturação. ?Após se equilibrar, a empresa voltará a crescer e contratar, mas fará isso de forma sustentável, sem comprometer a operação, a lucratividade e os investimentos?, ressalta, lembrando que o Diário de S.Paulo ficou no vermelho praticamente durante todo o período em que esteve sob administração das Organizações Globo.

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