Conselho Curador da EBC elege nova Presidência

Ana Luzia Fleck, representante do Senado no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi eleita, por unanimidade, a nova presidente do órgão. Ela substituirá Ima Célia Guimarães Vieira, cujo mandato se encerra no início de dezembro.

Para a Vice-presidência foi eleita a conselheira Heloisa Murgel Starling, professora da UFMG e representante da sociedade civil no Conselho. Ambas cumprirão mandato de dois anos e tomarão posse em 9/12, quando o órgão realizará sua próxima reunião. A eleição foi realizada em 23 de novembro. Na mesma reunião, o Conselho aprovou resolução que cria um grupo consultivo para auxiliar na formulação da nova faixa de programação religiosa das emissoras públicas mantidas pela EBC.

A medida suspende os efeitos da resolução anterior sobre o tema, mantendo os atuais programas religiosos até nova deliberação do órgão. O grupo consultivo, que será composto por representantes do Conselho Curador, da Diretoria da EBC e dos representantes dos segmentos interessados, terá 120 dias para apresentar a proposta para a nova faixa.

Sua composição deve ser conhecida nas próximas semanas. Também foi aprovada a criação de um grupo para a formulação do edital para a Consulta Pública que auxiliará no preenchimento das vagas abertas no Conselho Curador. Além de Ima e Heloisa, Cláudio Lembo, Paulo Ramos Derengoski e Paulo Sérgio Pinheiro serão reconduzidos para novo mandato de quatro anos, após aprovação simbólica pelo Conselho Curador.