O Centro Knight lançará neste sábado (17/7) o livro Diversidade no Jornalismo Latino-Americano, um e-book que reúne reflexões de 16 jornalistas de sete países sobre como tornar as redações e a cobertura de notícias mais inclusivas.

O projeto começou em janeiro deste ano com um curso online massivo, teve continuidade em março com a primeira conferência latino-americana sobre diversidade no jornalismo e finda agora com o lançamento do livro durante a conferência NAHJ, das 12h30 às 13h30, no horário padrão do leste dos EUA.

Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight, disse não ser por acaso o lançamento na NAHJ, pois “é uma organização que deve ser elogiada por seus esforços de décadas para promover a diversidade nas redações dos Estados Unidos, um grande exemplo para a América Latina e o mundo”.

Cinco dos 16 jornalistas que compõem o e-book estarão presentes no evento, sendo quatro coautores: Andrea Medina, do Chile; Jamile Santana, do Brasil; e María Teresa Juárez e Eladio González, do México; juntamente com a editora Mariana Alvarado. O painel será moderado por Alves.

“Na América Latina, ao contrário de outras regiões do mundo, a gestão da diversidade é incipiente, é nova”, disse Mariana. “Estimo que foi apenas na última década que as redações tradicionais começaram a dar mais atenção à diversidade. No entanto, à medida que fazem menos do que deveriam, surgiram novos e vários outros nichos de meios nativos digitais que buscam abordar a diversidade de diferentes frentes: veículos feministas, veículos que cobrem e têm como foco pessoas com deficiência ou questões étnicas e raciais”.

A obra estará disponível para download gratuito no site do Centro Knight no dia do evento.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments