10.1 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 24, 2024

Buy now

Câmara de SP aprova lei que cria o Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

Eliseu Gabriel, entre Eduardo Ribeiro (esq.), diretor de J&Cia e do Portal dos Jornalistas, e o designer Nelson Graubart

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 8/5 a criação do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo, iniciativa que tem por objetivo valorizar o jornalismo, o rádio e o padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, inventor do rádio (e ainda não reconhecido em seu próprio País). Com quatro categorias – Repórter, Comentarista, Âncora e Programa Jornalístico –, a premiação foi uma sugestão deste Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas e virou lei por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

O prêmio é para profissionais e programas jornalísticos que tenham como base a cidade de São Paulo, mas a votação, que já começou e vai até 18/5, é aberta ao público em geral. Nela, qualquer pessoa pode entrar no link e fazer até três indicações para cada uma das quatro categorias. Os três mais votados em cada uma serão finalistas e dessa lista tríplice sairão os quatro vencedores, que,  em sessão solene, no dia 20 de junho, receberão o Troféu Ondas Landellianas, de autoria do designer Nelson Graubart. A escolha será feita por uma Comissão de Premiação integrada por até 11 profissionais.

Razões de apoiar a iniciativa

“Apoiar e incentivar o radiojornalismo é uma das formas de combater tantas notícias falsas, as chamadas fake news, que circulam principalmente nas redes sociais. Faltam filtros, falta a investigação da veracidade da notícia, falta a presença do jornalismo, especialmente do jornalismo investigativo”, disse Eliseu Gabriel logo após a aprovação do projeto. A iniciativa, segundo ele, também é uma justa homenagem a Landell de Moura, cientista brasileiro que em 1899 fez a primeira transmissão de voz por ondas eletromagnéticas do mundo. “Embora não reconhecido em vida, foi o verdadeiro inventor do rádio”, salientou, realçando o trabalho feito pelo biógrafo de Landell, Hamilton Almeida.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese