Aos Fatos completa três anos com novidades

A agência de checagem de notícias Aos Fatos completou três anos de vida em 7/7 e para marcar a data anunciou três novidades para as próximas semanas. Uma é a implantação de @fatimabot, robô checador que sairá de sua fase beta para mapear no Twitter links com conteúdo checado e cadastrado por Aos Fatos num banco de dados de notícias falsas ou distorcidas. Ao identificar a URL, a plataforma dispara uma resposta para o perfil que compartilhou a URL com o link para a informação correta.

Também está previsto o lançamento do Manual Aos Fatos de Checagem, publicação digital de livre distribuição que trará todos os procedimentos adotados pela equipe editorial do Aos Fatos ao checar uma informação. O objetivo é tornar mais clara para os leitores a rotina da redação do site.

A partir da segunda quinzena de julho, o robô Fátima, em versão chatbot para Messenger, dará dicas sob demanda sobre checagem e verificação de fatos por meio do aplicativo de mensagens do Facebook. Bastará acioná-lo na página do Aos Fatos na rede social ou procurar por Aos Fatos no aplicativo do Messenger para começar a conversar. (Veja +)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *