A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou duas novas coleções de documentos de interesse público na plataforma Pinpoint, do Google (a entidade é curadora do projeto no Brasil): 99 transcrições de lives do presidente Jair Bolsonaro no YouTube desde 2019 e quase três mil currículos de comissionados com cargos ativos em todos os ministérios, com exceção da pasta do Trabalho, e em agências reguladoras do Governo Federal.

A coleção de transcrições de lives inclui a de 21/10, na qual Bolsonaro associa a vacina contra a Covid-19 à Aids. A fala resultou na retirada do vídeo em Facebook, Instagram e YouTube. Para encontrar rapidamente este trecho específico no documento, basta buscar “21_10_2021” e “imunodeficiência”.

Outros dados relevantes que podem ser encontrados com as transcrições são o número de vezes que determinados nomes e instituições ou empresas são citados pelo presidente nas lives. Paulo Guedes, por exemplo, aparece em 52 documentos, seguido por Lula (48) e Augusto Nunes (34). Em relação às instituições, as mais citadas são o Senado (61 documentos), o STF (53), a Jovem Pan (51), o YouTube (47) e a Caixa Econômica (42).

Já os currículos podem ser úteis para investigações jornalísticas, uma vez que permitem a consulta a informações importantes, como se determinado comissionado tem experiência para ocupar aquele cargo, ou onde ele já trabalhou, e se existe alguma informação falsa ou distorcida no currículo.

O Pinpoint é uma ferramenta gratuita que pode ser acessada com uma conta do Google. Nela, jornalistas podem encontrar com maior facilidade e rapidez nomes de pessoas, instituições e empresas citadas em documentos e áudios. A Abraji atualiza constantemente a plataforma com mais documentos de interesse público. Na semana passada, disponibilizou o relatório final da CPI da Covid. E a entidade pretende, no final de novembro, adicionar mais coleções de documentos na ferramenta.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments