A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou duas novas coleções de documentos de interesse público na ferramenta Pinpoint (Google), da qual a entidade é curadora no Brasil. Ao todo, foram mais de 35 mil arquivos de prestação de contas partidárias em 2020, e mais de 4.200 relatórios de auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) publicados desde 2018.

Estão disponíveis os arquivos dos partidos que tiveram mais votos na eleição de 2018 à Câmara dos Deputados: PSL, PT, PSDB, PSD, PP, MDB, PSB, Partido Liberal, Republicanos e DEM.

Já em relação aos relatórios da CGU, a Abraji destaca que os documentos “são fontes riquíssimas para buscar indícios de corrupção”. A ferramenta de pesquisa do Pinpoint facilita a busca por arquivos específicos, como, por exemplo, aqueles que contêm determinada palavra-chave, ou uma ação governamental específica.

A ideia é que as duas novas coleções sejam atualizadas ao longo dos próximos meses. Em breve, outras duas coleções de arquivos serão disponibilizadas na plataforma. Recentemente, a Abraji adicionou arquivos sobre a CPI da Pandemia e sobre o inquérito 4.828, que investiga manifestações antidemocráticas.

Leia também:

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments