Um levantamento do Intercept Brasil apontou que a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo repassou à Folha de S.Paulo quase R$ 3 milhões em matérias pagas nos últimos dois anos. Apesar de ser uma prática bastante comum, as ações de branded content produzidas pelo Estúdio Folha chamaram a atenção pela intensidade e pela falta de aviso claro aos leitores sobre a natureza do conteúdo.

Em sua coluna do último sábado (26/8), o ombudsman José Henrique Mariante reconheceu o conflito e lembrou que, um mês atrás, um leitor já havia avisado que não era possível distinguir o conteúdo pago pela prefeitura das demais reportagens do jornal. “Alertei a Redação de que não havia indicação clara sobre ser um produto patrocinado”, afirmou Mariante. Ele acrescentou ainda, sobre a reportagem do Intercept, que ela “faz inferências, mas não apresenta nada de concreto além, é claro, da falta de um marcador mais explícito de conteúdo não editorial”.

Como resposta, o Intercept publicou nessa terça-feira (29/8) mais uma matéria com documentos que mostram os valores pagos pelo prefeito Ricardo Nunes e como a ação aumentou no último ano. Confira!

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