A organização do 35º Prêmio Europa de Comunicação, que valoriza e reconhece o trabalho de jornalistas brasileiros sobre turismo na Europa, alterou o resultado da categoria Conteúdo Escrito após denúncia de plágio. O prêmio, inicialmente concedido ao casal de influenciadores brasileiros Deisi Remus e Gui Cury, do site experienciaspelomundo.com.br, foi retirado após uma declaração da blogueira britânica Kirstie Will Travel, que denunciou que o casal havia plagiado integralmente um guia de viagem produzido por ela.

Segundo reportagem do Estado de Minas, Travel afirmou que o casal plagiou um conteúdo publicado por ela em 2024 que mostrava a Rota dos Quadrinhos de Bruxelas, na Bélgica. A blogueira denunciou que os brasileiros não apenas traduziram palavra por palavra para o português, como também incluíram todas as fotos originais e supostamente alteraram algumas delas para apagar a presença de Travel. O post, publicado pelo casal em junho deste ano, não está mais no ar.

A blogueira britânica afirmou ainda que analisou o site do casal e encontrou mais conteúdos produzidos por ela que foram plagiados pelos influenciadores brasileiros. Ela apresentou uma notificação de violação de direitos autorais, e todo o conteúdo copiado já foi removido do site dos influenciadores. A reportagem do Estado de Minas tentou entrar em contato com o casal, mas não obteve resposta.

Após a denúncia, a organização do Prêmio Europa retirou o troféu do casal brasileiro e o concedeu a Marina Vidigal Brandileone, do blog Ideias na mala, pelo guia Fiordes Noruegueses: uma viagem por um dos destinos de natureza mais espetaculares do mundo, sobre passeios na Noruega.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments