13.7 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 30, 2024

Buy now

Caminhada Luiz Gama será virtual e com debates sobre seu legado

O evento Caminhada Luiz Gama, que exalta a importância e a história daquele que é considerado por muitos como o maior abolicionista do Brasil e patrono da abolição da escravidão no País, será virtual este ano. Desde 1931, uma caminhada desde o busto dele em frente à Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, no centro da capital paulista, até seu túmulo no cemitério da Consolação é realizada em 21 de junho ou em 24 de agosto, respectivamente, dias do nascimento e morte de Luiz Gama.

Neste ano, a caminhada será virtual, em 24/8, em formato de vídeo produzido pelo produtor cultural Max Mu e pela gestora de projetos Marília Santos, no qual serão exibidos pontos históricos da cidade relacionados com a vida e a memória de Luiz Gama. Personalidades como João Acaiabe, Oswaldo Faustino, Naruna Costa, Max Mu, Ailton Graça, Eduardo Silva, Dinho Nascimento e Cyda Baú recitaram trechos de um texto escrito por Raul Pompeia sobre a morte de Gama, que serão exibidos com o vídeo da caminhada.  

Haverá ainda uma série de debates sobre o legado de Luiz Gama em diversos setores até segunda-feira, dia da caminhada. Hoje (20/8), às 19h, nas redes sociais do evento, irá ao ar o debate Luiz Gama para Advogados; na sexta (21/8), às 19h, Luiz Gama para Escritores; no sábado (22/8), às 19h, Luiz Gama para Jornalistas; e no domingo (23/8), será exibido às 11h e às 19h o vídeo 190 anos de Luiz Gama e a liberdade de ser o que se é. Os debates serão exibidos também nos canais de YouTube de Jornal Empoderado e Jornalistas Livres.

Luiz Gama (1830-1882) foi jornalista, poeta, advogado e ativista, ícone da luta contra o racismo e o regime escravocrata. Foi um dos precursores do que é hoje o jornalismo investigativo, tendo sido responsável por denunciar a jornais diversas violações de leis e direitos cometidas por juízes e advogados contra negros e escravos.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,700InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese