Marta Gleich

    Marta Gleich nasceu em Porto Alegre (RS), no dia 27 de junho. Formou-se em Jornalismo na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico-Ufrgs), de Porto Alegre (RS), em 1985. Obteve em 1997 o máster em Gestão de Empresas Jornalísticas pela Escola de Direito do Instituto Internacional de Ciências Sociais (CEU-Iics), de São Paulo (SP), e na mesma instituição de ensino concluiu o máster em Jornalismo Digital, em 2007.
     
    Trabalha no grupo RBS (RS) desde 1983. Foi, estagiária, revisora, repórter, repórter especial, editora de seção e, a partir de janeiro de 1997, editora-chefe no jornal Zero Hora (RS). Em 2004, recebeu uma bolsa de estudos do International Center for Journalists (ICFJ), de Washington (EUA), onde trabalhou e estudou em jornais americanos por cinco semanas, a fim de melhorar o conhecimento de Jornalismo Multimídia. Deixou a função de editora-chefe em setembro de 2007.
     
    Em setembro de 2008, assumiu como diretora de Internet da RBS, tornando-se responsável pela integração de redações online e offline, pelo lançamento dos sites de oito jornais, sete rádios e duas tevês, além de sites de esportes, blogs, conteúdos para redes sociais, mobile sites e aplicativos. Em 2011, instalou a Área de Desenvolvimento de Produtos Digitais da RBS no Centro Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS), em Porto Alegre. Deixou a direção de Internet em fevereiro de 2012, quando foi nomeada diretora de Redação dos Jornais do grupo.
     
    Em junho de 2015, foi palestrante no Congresso da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-Ifra), realizado em Washington, onde falou sobre novos processos em redações. Em agosto de 2016, detalhou na Conferência Internacional Inma 2016, realizada em São Paulo (SP), as experiências da RBS frente à adaptação das redações às novas exigências da era digital.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes:
    Crédito da foto: Adriana Franciosi