Joel Leite

    Joel Silveira Leite, nascido em 14 de janeiro de 1954, é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica. Cursou História na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da USP e Comunicação Visual na ESPM. É pós graduado em Meio Ambiente e Sociedade pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Nasceu no em São Paulo e viveu a infância e adolescência no bairro da Mooca.

    A participação política começou quando secundarista, em passeatas contra a Ditadura, desde 1968. Foi balconista, notista, vendedor, contínuo, corretor de imóveis, bancário. Fez teatro e música. Na Cásper Líbero foi fundador do Centro Acadêmico Vladmir Herzog.

    Começou como jornalista em 1976 no Última Hora, na última fase do jornal, no prédio das Folhas. Logo em seguida passou a trabalhar em A Gazeta Esportiva, “uma escola de primeira grandeza”.

    O período 1976/1979 foi de intensa atividade político-sindical e profissional. Trabalhou em diversos jornais e revistas: Aqui São Paulo, Diário de S. Paulo (o antigo), Agência Folhas, Folha da Tarde, TV Tupi.

    Em parceria com Luiz Antonio Guerrero e José Airton Segura criou a revista Nado Livre, especializada em Natação. Nesse período atuava no sindicato dos jornalistas, tendo sido membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas e da CUT Regional.

    Trabalhou nas revistas Hippus e Visão e foi assessor de imprensa do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e da Federação Paulista de Natação.

    Em 1983 foi para Nova York, onde morou até 1984, trabalhando no jornal Luso-Americano (New Jersey) e escrevia uma coluna para a comunidade brasileira. Em Nova York, atuou também no jornal Impacto, editado em espanhol para a comunidade latino-americana.

    Ao retornar ao Brasil foi para o Grupo Estado, atuando inicialmente no jornal O Estado de S. Paulo (Variedades e Cidades), depois no Jornal da Tarde (Geral e Economia) e em seguida no Jornal do Carro, onde permaneceu por 12 anos. Ainda no Grupo Estado, coordenou a editoria de Pesquisa e foi um dos responsáveis pelo processo de informatização do arquivo do jornal.

    Paralelamente, trabalhou na Cidade de Santos e em 1992 fundou a Agência AutoInforme, primeira agência de notícias do Brasil especializada no setor de veículos. Na AutoInforme – que dirige até hoje – presta serviços de informação para órgãos de comunicação e empresas, dá palestras e faz estudos de mercado. Produz programas de rádio customizados.

    Produziu e apresentou, de 93 a 2002, o Jornal do Carro da Rádio Eldorado. Produziu e apresentou o programa de TV Shop Tour Automóveis.

    É diretor da Agência de Notícias AutoInforme e responde pelos sites Auto Informe e Eco Informe.

    Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes e Sul América Trânsito, além de ter suas colunas publicadas em diversos veículos.

    Em dezembro de 2009, Joel concedeu entrevista ao J&Cia-Auto, na qual fala da sua relação com o jornalismo automotivo e de seus hobbies.

    Lançou o blog Mundo em Movimento, no UOL Carros, em fevereiro de 2010. Na oportunidade, J&Cia-Auto registrou a seguinte declaração de Joel: “Acho que a internet comporta qualquer coisa. Se você quer atingir um público que busca informação no dia a dia, tem de escrever pouco e com muita clareza. Tem que ficar esperto e tentar sair na frente do concorrente, sem, no entanto, deixar de checar as informações. Nós, na AutoInforme, abrimos mão do furo em troca de uma informação checada. Mas tem espaço para assuntos mais profundos, reflexões sobre qualquer tema. Os jornais são limitados, a internet é o mundo à sua disposição”.

    No final de junho de 2011, ele comemorou a marca de um milhão de visitantes em seu blog. A matéria Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo que escreveu sobre o alto preço do carro brasileiro contribuiu para isso, segundo ele. Na reportagem, Joel mostra por que isso acontece. O texto também foi publicado na revista Autoesporte de julho.

    No blog gosta de escrever sobre assuntos variados como, política, mídia, agronegócio, alimentação, gastronomia, meio ambiente, além de carros.

    Jornalista reconhecido pelo trabalho no segmento automotivo no qual atua há 30 anos, em abril de 2015 Joel Leite foi eleito em 8º lugar entre os jornalistas ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, conquistou a classificação com 3.520 pontos. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.

    É casado com Rosely Coimbra e tem quatro filhos: Diego Castellari (ex-Programa Auto Esporte, da TV Globo), Rodrigo Castellari, publicitário da F/Nazca (enteados), Claudia Leite e Isabela Leite.

     

    Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas

     

    Fontes: