Com o movimento, o Grupo WPP transforma a Ideal na primeira multinacional de origem brasileira na história do setor e fortalece a operação da Hill+Knowlton, à qual ambas as marcas serão ligadas

A WPP anunciou na manhã dessa quarta-feira (21/9), em Nova York, a aquisição da JeffreyGroup e um realinhamento de negócios envolvendo as marcas Hill+Knowlton Strategies e Ideal.

Agência com mais de duas décadas e meia de vida, a JeffreyGroup manteve-se desde a origem com um forte foco em América Latina, especialmente o Brasil, um de seus maiores mercados. Com a aquisição do controle pelo WPP, ela passa a fazer parte e a se somar à família Hill+Knowlton. As marcas continuarão independentes e serão lideradas por Brian Burlingame, atual CEO da Jeffrey que agora passa a CEO da H+K Latam, com reporte ao presidente global Richard Millar.

O Grupo WPP não divulgou valores, mas, por informações do mercado, estima-se que as receitas latino-americanas de Jeffrey mais H+K Strategies devam chegar a aproximadamente U$ 30 milhões ou R$ 150 milhões.

No Brasil, vale dizer, as operações das duas marcas continuarão sob a batuta de Marco Antonio Sabino (H+K Strategies) e Patrícia Dávila (JeffreyGroup), ambos reportando-se ao Brian Burlingame.

O outro movimento de impacto da operação foi a decisão de internacionalizar a Ideal, posicionando-a como uma marca mais focada em inovação, tecnologia e transformação digital. Isso está ligado ao perfil da Ideal e com a própria origem da agência no Brasil , que nasceu em 2007 atendendo o Google e segue hoje com um perfil de alta inovação na carteira de clientes – Facebook/Meta, Uber, Airbnb etc. – e nos serviços que presta – data & analytics, trabalho com influencers digitais, conteúdo em social , PR de inovação etc.

Esse é, a propósito, um marco para o PR brasileiro. Dentre os grandes movimentos ocorridos nos últimos anos – e foram vários –, não houve até hoje um caso como esse de a marca brasileira adquirida ter se transformado numa plataforma internacional, como a Ideal está virando agora. E ela já começa com operações relevantes em México, Estados Unidos e Europa, com clientes, equipe e escritórios nessas localidades. Os clientes e equipes serão realocados da HK nesses países para a Ideal.

Ricardo Cesar, fundador e CEO do Grupo Ideal e presidente e CEO da H+K América Latina, deixará suas atribuições na H+K para ser o CEO global da marca Ideal. E nessa sua nova posição vai se reportar diretamente a AnnaMaria DeSalvachairman global e CEO da H+K Strategies.

Nesse movimento, Paula Nadal, atual CSO (Chief  Strategy Officer) da Ideal, está sendo promovida e passará a compor, ao lado de Cesar, o board mundial da companhia. Já a operação brasileira será conduzida pelos atuais VPs Fernando Casagrandi e Tatiana Americano.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments