O jornalista Ricardo Kotscho publicou nesta terça-feira (1º/8) seu último texto como colunista do UOL. Na despedida, escreveu que o UOL o demitiu sob a justificativa de “corte de custos”, sem maiores explicações. Informou que descansará por alguns dias e deve anunciar seus novos desafios em breve.

Kotscho estava no UOL desde 2020, quando seu blog Balaio do Kotscho, criado por ele em 2008, estreou no UOL Notícias. No espaço, escrevia sobre diversos temas, como o cenário da política brasileira, histórias do cotidiano, além de esporte e cultura. Kotscho atuava também como comentarista do UOL News, e participava, de segunda a sexta, como “palpiteiro” na reunião matinal de pauta do veículo.

No texto de despedida, agradeceu pelo período na redação do UOL. “Uma das melhores onde já trabalhei, em que se respira notícia 24 horas por dia, e o serviço nunca termina”, descreveu.

“Sei que a nossa profissão passa por grandes transformações nas relações de trabalho e de negócio. No futuro, não haverá mais casos de profissionais que passaram a vida toda na mesma empresa. (…) Mas, apesar de tudo, já entrando na prorrogação da carreira, continuo achando que o jornalismo é a melhor profissão do mundo para espíritos inconformados com os rumos da humanidade, solidários e intrépidos como a dos repórteres de ofício”, escreveu.

Aos 75 anos e prestes a completar 60 de jornalismo, a trajetória de Kotscho na imprensa confunde-se com a própria história do jornalismo brasileiro. Neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, Kotscho é irmão do também jornalista Ronaldo Kotscho, e pai da também jornalista Mariana Kotscho.

Atuou em muitos veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de Reportagem, colunista, blogueiro e diretor de Jornalismo. Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa nos anos de 1977 e 1978, e exerceu o cargo de secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2003 a 2004. Seu blog Balaio do Kotscho foi hospedado no portal iG e no R7, antes de chegar ao UOL, em 2020.

Ganhou vários prêmios Esso, em 1975, 76, 78 e 95; o Vladimir Herzog, em 1981 e 83; o Comunique-se, em 2010 e 2012; o Top Blog, em 2009; entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem também 20 livros publicados.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments