Levantamento do Poder 360 mostrou que as versões digitais dos principais jornais do Brasil registraram queda no número de assinantes no primeiro semestre de 2023. A análise observou dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) referentes a 12 jornais, de dezembro do ano passado até junho deste ano.

O estudo analisou dados de Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Valor Econômico, Zero Hora, A Tarde, O Tempo, Estado de Minas, Super Notícia, Correio Braziliense, Extra e O Popular. Foi a primeira queda de assinaturas digitais em jornais desde 2017.

Dos veículos citados, nove tiveram queda em seu número de assinantes digitais. O que teve números piores foi o jornal Extra, com uma queda de quase 37% em sua versão digital, seguido por O Tempo, com variação negativa de 32,7%, e Super Notícia, que perdeu 26,5%. Apenas A Tarde, Zero Hora e Estadão tiveram aumento no número de assinaturas digitais, com destaque para A Tarde, cujos números cresceram em quase 19%.

Ao analisar os números totais dos 12 jornais, o levantamento mostra que essas publicações perderam pouco mais de 43 mil assinaturas online desde dezembro do ano passado até junho de 2023.

Em relação à versão impressa, o levantamento mostrou que a circulação segue a tendência de queda detectada nas últimas edições do estudo. A tiragem média caiu cerca de 8% em seis meses, e a soma dos exemplares impressos de junho deste ano equivale a apenas 46% do total de 5 anos atrás, em 2018.

Os piores resultados foram do Estado de Minas, que teve uma retração de quase 31% na circulação impressa, seguido por Extra, que perdeu 21,2% de assinantes da versão impressa, e Correio Braziliense, com queda de aproximadamente 16%. Os únicos jornais que aumentaram a circulação impressa foram O Povo (8,1%) e A Tarde (quase 7%).

Confira o levantamento na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments