A jornalista chinesa Zhang Zhan, presa desde 2020 na China por cobrir de forma crítica o surto de Covid-19 e as condições do lockdown na cidade de Wuhan, enviou uma carta a familiares na qual detalha as condições de sua vida na cadeia.

Zhang foi condenada a quatro anos de prisão por “provocar brigas e problemas”. Segundo reportagem de William Yang, da Deutsche Welle (DW), esse tipo de acusação é frequentemente utilizado contra jornalistas e ativistas na China. Zhang criticou as medidas do governo para impedir a propagação do coronavírus e afirmou que as autoridades chinesas estavam sendo negligentes.

Na carta enviada a familiares, Zhang pergunta como está a família, e conta que a polícia a aconselhou a “ser mais forte” e “parar de se preocupar demais”, pois isso não a ajudaria em seu caso ou nas condições na prisão.

O irmão de Zhang, Ju Zhang, compartilhou imagens de uma carta da jornalista. Segundo ele, nos últimos meses, ela tem desenhado no papel, o que pode representar uma melhora em sua saúde mental: “Nossa mãe acha que, se Zhang é capaz de desenhar nos envelopes ou nas cartas, parece sugerir que seu estado mental mudou. Em uma carta, ela desenhou muitos pinguins, o que representa o número de vezes que ela pensa na mãe”.

A mãe de Zhang acredita que o tom de voz da filha mostrou-se mais otimista nos últimos telefonemas. Ela só pode ligar para a jornalista uma vez por mês, em conversas que duram de cinco a dez minutos. Desde setembro, não consegue contatá-la via videochamada, apenas por telefonemas ou cartas.

Apesar do otimismo em relação à saúde mental de Zhang, ativistas que acompanham o caso de perto preocupam-se com a saúde física da jornalista. Segundo o advogado de direitos humanos Li Dawei, na última vez que a mãe de Zhang fez uma vídeochamada com ela a jornalista pesava cerca de 40 quilos ou menos, “peso ainda longe do ideal para alguém de 1,77 metro”, explica.

Vale lembrar que, desde que foi presa, Zhang tem feito greves de fome, o que pode ter causado sérios danos em seu corpo. Fontes ouvidas pela DW em agosto de 2021 afirmaram que o peso de Zhang caiu para menos de 40 quilos depois que ela fez greves de fome de meses na prisão. Em novembro daquele ano, seu irmão expressou preocupação no Twitter com a possibilidade de Zhang estar prestes a morrer na prisão.

A Anistia Internacional, organização defensora dos direitos humanos, pede a libertação imediata da jornalista. Leia a reportagem da DW na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments