A Agência Pública, em parceria com o Instituto Pro Bono, está lançando a 18ª edição de seu programa de microbolsas. A iniciativa vai distribuir quatro bolsas de R$ 8 mil para a produção de reportagens sobre a situação de egressos do sistema prisional no Brasil.

A ideia é incentivar repórteres a investigar histórias de indivíduos que deixaram o sistema prisional após o cumprimento de suas penas, mostrando como é a vida após o cárcere, se as pessoas voltam normalmente para suas famílias e círculo social, se conseguem emprego facilmente, entre outras questões que abordam o assunto.

Reportagem da Pública abordou justamente a questão dos egressos do sistema prisional. Em muitos casos, além da sentença de prisão, há também a pena de multa, e desde 2019, o não pagamento dessas multas impede a extinção da pena, mesmo que o tempo na prisão tenha sido cumprido. O número de pessoas com penas de multa em aberto em São Paulo aumentou muito em dois anos, o que faz com que a “população egressa do sistema prisional viva um ciclo de criminalização e pobreza”, explica a Pública.

Interessados em fazer a inscrição devem enviar uma apresentação profissional, exemplos de trabalhos realizados, a pauta que pretendem investigar, além de pré-apuração, plano de trabalho, possíveis fontes, cronograma e plano de orçamento. As inscrições vão até 28 de julho e os nomes selecionados serão divulgados no final de agosto.

Inscreva-se neste formulário.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments