Divaldo Pereira Lara, prefeito de Bagé, município do Rio Grande do Sul, publicou um vídeo no qual revela a identidade visual do repórter investigativo da RBS TV Giovani Grizotti, o Repórter Sem Rosto. A publicação do vídeo seria uma resposta a uma reportagem sobre um suposto esquema de pagamento de propina ao político em troca de contratos com a prefeitura, revelado por delação premiada.

Além de revelar a identidade visual, o prefeito atacou a honra e o trabalho do jornalista. Grizotti, por trabalhar cobrindo casos de corrupção, evita mostrar seu rosto para preservar sua integridade física. A coordenadora de Comunicação da prefeitura Roberta Mércio também aparece no vídeo, atacando o jornalista e dizendo que o prefeito é vítima de “assassinato de reputação”. Ela, inclusive, chegou a trabalhar com Grizotti. O repórter registrou boletim de ocorrência e disse que tomará as medidas cabíveis.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do RS repudiaram a ação do prefeito, destacando que a publicação ataca o jornalista durante o exercício de sua profissão e também a liberdade de imprensa, além de colocar em risco a integridade física do profissional: “Não se avalia, aqui, o direito de o denunciado sentir-se injuriado. O que se questiona, com esta nota, é a forma como o fez o prefeito de Bagé, colocando em risco, deliberadamente, a integridade do jornalista, numa tentativa de censura a todo aquele que venha a investigar supostas irregularidades de personas públicas”.

“Um jornalista investigativo é especializado em desvendar e dar publicidade a fatos ocultos do conhecimento público, especialmente crimes e casos de corrupção ou irregularidades. Por esta razão, o profissional mantém preservada a sua identidade visual, uma vez que corre risco de represálias que podem ser de extrema violência”, esclarecem as entidades.

A reportagem em questão estava censurada desde agosto do ano passado, mas a RBS TV recorreu ao Supremo Tribunal Federal e o ministro Gilmar Mendes suspendeu a proibição.

Giovani Grizotti é o 9º jornalista mais premiado da história da imprensa brasileira, segundo levantamento elaborado por este Portal dos Jornalistas e pela newsletter Jornalistas&Cia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments