O primeiro turno de votação do TOP Mega Brasil encerra-se neste domingo, 7 de julho. Até lá será possível indicar as agências de comunicação e os executivos de comunicação corporativa (só os das empresas clientes e outras organizações) de qualquer região do País.
Dessa votação sairão os finalistas que concorrerão no segundo turno aos TOP 10 Brasil e aos TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sempre nas duas verticais (Agências e Executivos).
A festa de premiação, que reunirá todos os vencedores e na qual serão conhecidos os campeões regionais e o Pódio Brasil (os três primeiros colocados entre as agências e entre os executivos), será realizada em 28 de agosto, na Unibes Cultural, véspera da abertura da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.
Cristiane Reimberg, José Antonio de Jesus da Silva, Roseniura Santos e Hélio Neves na audiência do CCS (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
* Por Katia Morais, correspondente de Jornalistas&Cia no DF
As condições de saúde física e mental dos profissionais da área de Comunicação estão sendo agravadas nas últimas décadas, corroboradas pelas atuais organizações do trabalho e pela ausência de normas específicas. As afirmações são do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, durante audiência pública nesta 2ª feira (1/7).
No debate, foram apontados problemas que, segundo os participantes, são recorrentes e significativos, como flexibilização dos direitos trabalhistas, baixa remuneração, pressão e jornadas exaustivas.
De acordo com o conselheiro José Antônio de Jesus da Silva, que requereu a audiência e a presidiu, os problemas relatados como frequentes para os jornalistas também acontecem com radialistas, cinegrafistas e outros profissionais da comunicação. “O ambiente de trabalho nos adoece, nos enfraquece, nos pressiona. A gente precisa discutir no Congresso Nacional o impacto que essas pressões nos trazem no dia a dia”, afirmou.
Na ocasião, a também Analista em Ciência e Tecnologia da Fundacentro, Cristiane Reimberg apresentou os resultados da pesquisa que realizou em 2015 na USP, quando estudou a saúde dos profissionais da imprensa.
De acordo com Maria José Braga, conselheira e diretora da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e do Sindicado dos Jornalistas de Goiás, a situação continua preocupante. “Não estamos conseguindo estabelecer as normas ou estabelecer mecanismos de cumprimento e de fiscalização das normas para minimizar os impactos dessa mudança da organização do trabalho na saúde da classe trabalhadora”, enfatizou.
Já o conselheiro Davi Emerich apontou que é preciso equacionar a questão do apoio à saúde do trabalhador, “jogando pesado no fortalecimento do SUS como sistema ou criando mecanismos para que o trabalhador, mesmo que em relações precárias de trabalho, possa ter acesso a algum plano de saúde que pelo menos o cubra no exercício daquele trabalho específico que ele está fazendo”.
Redação do A Hora do Sul visita sede do Grupo em Lajeado (Foto: Felipe Neitzke)
O Grupo A Hora, que na última semana completou 22 anos de atuação no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, anunciou a expansão de suas atividades para Pelotas e toda a região Sul do Estado. De olho no espaço aberto com o encerramento das atividades do Diário Popular, tradicional jornal que circulou por 133 anos na Região, o grupo lançará no próximo sábado (6/7) A Hora do Sul.
Com versões digital e impressa, veiculada diariamente de segunda-feira a sábado, a nova publicação contará inicialmente com uma equipe de mais de 50 profissionais, distribuídos pela central de jornalismo, departamentos comerciais, logístico e administrativo. Boa parte destes profissionais, inclusive, fazia parte do time do Diário Popular, entre eles Régis Martin Nogueira, que será o diretor executivo da nova publicação.
Além dele, também já estão confirmados os nomes do editor-chefe Lucas Casarin Kurz e do editor de Digital Henrique Risse, dos repórteres Ana Claudia Dias, Cíntia Piegas, Douglas Dutra, Fernando Rascado, Gustavo Pereira, Heitor Araújo, Jô Folha, João Pedro Goulart e Victoria Fonseca, e dos diagramadores Guilherme Bueno e Luis Arthur Capra Juliani.
“Lamentamos muito o fechamento do Diário Popular, um jornal que se confundia com a história da região Sul”, destacou o diretor editorial e de produtos do Grupo A Hora Fernando Weiss. “Mas é justamente ali que nasce a oportunidade, pois Pelotas, Rio Grande e cidades vizinhas tem uma cultura muito orientada a leitura de jornal. Valorizam conteúdo jornalístico profissional e de valor. Abrir uma unidade em Pelotas é um passo importante. Ele potencializa nossa marca estado afora”.
Redação do A Hora do Sul visita sede do Grupo em Lajeado (Foto: Felipe Neitzke)
O início das atividades será um dia antes do 212º aniversário de Pelotas, comemorado em 7 de julho. A cobertura da região Sul inicia por meio do jornal e do portal, abrangendo 20 cidades. Juntas, elas somam mais de um milhão de habitantes.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu em 27/6 encerrar um inquérito contra Artur Rodrigues, da Folha de S.Paulo, e Joaquim de Carvalho, do Brasil 247. A investigação estava em andamento devido à publicação de reportagens sobre o tiroteio ocorrido em Paraisópolis, durante a campanha do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em 2022, que resultou na morte de Felipe Silva de Lima.
Em decisão unânime, o tribunal afirma que não houve fundamentos para continuar com o procedimento penal. O promotor Fabiano Augusto Petean havia alegado que os jornalistas divulgaram desinformações que afetariam o eleitorado; contudo, a publicação referia-se ao fato de a equipe do governador ter pressionado um cinegrafista a apagar os registros do episódio.
O advogado Fernando Fernandes, responsável por defender Joaquim de Carvalho, utilizou a liberdade de imprensa em defesa dele: “A defesa que fizemos não é a do Joaquim de Carvalho apenas. Vai muito além dele. Defendemos nesta ação a liberdade de imprensa e, por isso, esta é uma vitória da sociedade, que vê fortalecido um dos pilares do Estado democrático de Direito”.
A decisão descarta a realização de uma audiência para um acordo de não persecução penal, inicialmente proposta pelo Ministério Público. Os advogados de Carvalho negaram, uma vez que, aceitá-lo também envolveria aceitar a existência de um crime.
Além de Fernando Fernandes, fazem parte da equipe de advogados Henrique Attuch, Guilherme Marchioni, Otávio Bazaglia e Kayo Sant’Anna. Nas redes sociais, Joaquim agradeceu aos profissionais e comemorou o resultado: “Não cometi crime algum. Fiz jornalismo. Vitória da liberdade de expressão”.
Em uma nova e ousada iniciativa de comunicação, o Hospital Israelita Albert Einstein passa a “assinar” explicações dadas pela assistente virtual Alexa sobre diferentes condições de saúde. A partir de uma iniciativa conjunta, conteúdos sobre diferentes doenças − como causas, sintomas e formas de prevenção − passam a ter, a partir de agora, a chancela de especialistas do hospital.
Segundo informa o comunicado distribuído pelo Einstein, “as informações chanceladas perpassam por áreas como neurologia, infectologia, cardiologia, oncologia, gastroenterologia, ginecologia, doenças autoimunes e reumatológicas, além de saúde ocular e mental”.
Já são, nesse primeiro momento, mais de 900 os conteúdos disponíveis validados pelo Einstein, com assuntos definidos a partir dos temas mais consultados pelos brasileiros nos sites de busca. Assim, ao questionar a assistente virtual sobre um determinado tema, Alexa citará que a resposta tem como fonte o Hospital Israelita Albert Einstein.
Debora Pratali
Sobre a iniciativa, Debora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein, diz que a organização acredita que, munida de conhecimento, a população torna-se mais preparada para gerir sua saúde: “A disseminação de informação confiável e de qualidade é um compromisso de longa data da organização e quem ganha, no final, é o usuário. Quando falamos em inteligência artificial, é fundamental que se garanta uma base de dados segura – e é esse o papel do Einstein nessa iniciativa”.
O ganho é recíproco, pois também fortalece a atuação da assistente virtual, como explica Talita Bruzzi Taliberti, country manager de Alexa no Brasil: “Oferecer experiências em que nossos clientes possam confiar é fundamental. Essa colaboração com o Einstein reitera esse compromisso ao fornecer informações referendadas para consultas recorrentes. Seguimos evoluindo a experiência com Alexa em linha com as necessidades e funcionalidades para o bem-estar das pessoas”.
Até o final de 2024, a expectativa é que estejam disponíveis mais de 1.500 temáticas validadas pelo Einstein para a assistente virtual. Os assuntos de saúde não contemplados na iniciativa seguem sendo informados normalmente por Alexa, com créditos às respectivas fontes de informação.
O Sindicato Rural de Campo Grande, em parceria com a Agro Agência e Assessoria, premiou em 22/6 os vencedores do 3º Prêmio SRCG de Agrojornalismo. A iniciativa tem como objetivo reconhecer reportagens de destaque que abordem inovações sustentáveis na cadeia produtiva do agronegócio no Mato Grosso do Sul.
Em Jornalismo Impresso o primeiro lugar ficou com Ariosto Mesquita, do Jornal Agroin, com a reportagem Os “pais” da ILP tropical brasileira; em Radiojornalismo o vencedor foi Carlos Guilherme, da Band FM Grande Dourados, com o trabalho Em nova era tecnológica, agricultura de precisão é protagonista no meio rural; na categoria Webjornalismo o prêmio principal foi entregue a Aliny Mary Dias, do site Midiamax, autora da reportagem Onda amarela que mobilizou multidão, girassol movimenta o campo e alimenta com saúde em MS; e em Telejornalismo a dupla Eder Campos e Marcos Rivany, do SBT MS, ficou com o primeiro lugar, com o trabalho Pecuária sustentável ganha força do Estado e garante aumento da produção.
A kubix fechou parceria com o Instituto Vladimir Herzog, que está celebrando 15 anos de vida, para cuidar da divulgação da exposição Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil, que será realizada na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207), em São Paulo, de 2 a 22 de julho.
O planejamento desenvolvido pela agência inclui ações de comunicação com a mídia e ativação nas redes sociais, mesclando o universo político e social com a agenda cultural paulista. A kubix também é a responsável pela cobertura audiovisual da mostra, incluindo o evento de pré-estreia, para o qual são esperados mais de 400 convidados.
A exposição percorrerá a história recente da luta democrática no Brasil, passando pela ditadura militar, a Comissão Nacional da Verdade, as manifestações de junho de 2013, a ocupação de escolas por alunos secundaristas em 2015, entre outros acontecimentos históricos. De 11 a 14 de julho, a mostra vai exibir também o especial É preciso estar atento, com quatro filmes que dialogam diretamente com as histórias contadas pelas obras.
Philip Kotler será uma das principais estrelas do encontro Caminho para o futuro do marketing, que a ESPM realizará nesta quarta-feira (3/7), a partir das 19h, em seu teatro, à rua Dr. Álvaro Alvim, 123, em São Paulo. Ele participará ao vivo, por videoconferência, ao lado de Waldemar Pfoertsch (também de modo online) e do professor de Branding Marcos Bedendo, que ali estará presencialmente.
Durante o evento também acontecerá o lançamento do livro Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human, uma coautoria de Kotler, Pfoertsch, Bedendo e Uwe Sponholz.
Os jornalistas que desejarem participar presencialmente devem encaminhar dados completos (nome, RG, veículo e cargo) para espm@novapr.com.br. E aqueles que têm disponibilidade para participar virtualmente podem se inscrever neste link.
A Copersucar anunciou Priscilla Cortezze como sua nova diretora de Comunicação e Sustentabilidade. A executiva, que até 2023 era head de Comunicação Internacional do Grupo Volkswagen, na Alemanha, também acumula passagens pela Volkswagen do Brasil, Citi, Microsoft e FSB. Ela chega com a responsabilidade de cuidar da gestão 360º da marca, incluindo comunicação interna, endomarketing, gestão de mídias sociais, assessoria de imprensa, marketing institucional e eventos.
“Estou muito feliz em estar no setor da agroindústria brasileira e continuar conectada às agendas de transição energética e biocombustíveis”, explica a executiva. “A Copersucar é uma companhia muito respeitada no setor, e a minha missão será a de ampliar o conhecimento da marca num posicionamento voltado ao impacto do nosso ecossistema de soluções em escala que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. Tenho também o privilégio de fazer parte de uma missão ainda maior, que é ajudar o Brasil a se consolidar na posição de liderança na sustentabilidade energética mundial, graças ao nosso potencial em bioenergia”.
Integram a equipe dela a gerente Juliana Coutinho, a especialista em Comunicação Interna e Eventos Tais Ribeiro e as analistas Bruna Duarte, em Comunicação Externa e Relacionamento, e Jéssica dos Santos, em Terminais Logísticos. A equipe conta ainda com o suporte da Edelman, sob a direção de Ana Sartor.
O 19º Congresso da Abraji trará uma boa notícia às mulheres negras que se inscreveram no programa afirmativo de bolsas integrais da associação. Serão três jornalistas contempladas por região do Brasil. Ao todo, 15 pessoas foram selecionadas para estar em São Paulo, de 11 a 13 de julho, no evento sediado na ESPM. São dez jornalistas e cinco estudantes que já contribuem, de alguma forma, para o fortalecimento da comunicação e terão a oportunidade de se aprimorar e trocar experiências.
As demais 149 inscritas também receberam um presente: acesso liberado ao congresso online, com aulões exclusivos gravados para o digital com direito a certificado, além da transmissão simultânea das principais atividades. Todas serão contactadas pelo e-mail que colocaram no cadastro e receberão informações sobre os próximos passos.
O congresso online custará R$ 80 para não associados no primeiro lote (R$ 40 para estudantes) e trará dezenas de masterclasses gravadas, que se juntarão à transmissão simultânea das principais mesas, proporcionando uma experiência online única que dará direito a um certificado. Os usuários terão até um mês após o congresso para assistir às videoaulas e demais conteúdos para receber a certificação.
Essa iniciativa das bolsas só foi possível com o apoio de Basília Rodrigues, diretora da Abraji, da Fundação Lemann, da Natura e do YouTube. Durante o congresso, haverá uma roda de conversa exclusiva para as bolsistas e convidadas, sobre a diversidade de vozes no jornalismo.