Um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica, imortal pela Academia Paulista de Letras, Maurício de Sousa completou 80 anos nesta 3ª.feira (27/10). No início da carreira foi repórter policial na Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), mas deixou o jornalismo para se dedicar ao desenho e aos seus personagens infantis. Sobre aquela época, diz que nunca deixou de ser jornalista: “Sempre usei do ‘faro’ jornalístico para fazer minhas histórias. E aprendi, na Redação, a ‘arte da concisão’, ou seja, condensar as ideias, mensagens, de forma a que coubessem em poucas linhas. O que foi o ideal quando parti para as histórias em quadrinhos, onde temos que fazer caber textos e mensagens em pequenos balões”. Dele, diz a filha Magali, que inspirou uma de suas personagens: “É um pai sábio. Sempre nos deixou livres mas sempre nos orientando!! Além de pai é meu melhor amigo, pois sei que posso contar com ele. Os piores problemas se tornam mais fáceis depois de uma boa conversa com ele!”. Nesta página, J&Cia presta uma singela homenagem a Maurício pela data, reproduzindo o perfil dele no Portal dos Jornalistas e algumas de suas frases sobre a profissão e a vida. Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), no dia 27 de outubro de 1935, filho de pai poeta (Antônio Mauricio de Sousa) e mãe poetisa (Petronilha Araújo de Sousa). Passou a infância em Mogi das Cruzes (SP), cidade onde começou a desenhar cartazes para rádios e ilustrações para jornais. Viveu lá até mudar para a capital. Já em São Paulo, aos 17 anos, em busca de emprego na sua área de atuação, acabou por ocupar a vaga de repórter policial na então Folha da Manhã. No jornal trabalhou por cinco anos, escrevendo e ilustrando suas reportagens. Maurício começou sua história nos quadrinhos em 1959, com o cachorrinho Bidu. As tiras que fazia do cão e seu dono, Franjinha, eram publicadas periodicamente na Folha de S.Paulo. Mais tarde, Bidu passou a mascote e marca dos Estúdios Maurício de Sousa e da Maurício de Sousa Produções (MSP). Em 1963, com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, a Tia Lenita, criou o caderno infantil Folhinha de S.Paulo. Mônica e sua turma nasceram nos anos 1970, em revistinhas da Editora Abril. Criou a Revista da Mônica, que foi lançada com tiragem de 200 mil exemplares. Em 2013, a personagem dentuça e brava completou 50 anos. Entre as comemorações, o Memorial da América Latina, em São Paulo, fez uma exposição sobre a personagem e seu coelhinho Sansão. Depois de Mônica vieram outros tantos personagens que incorporam vários mundos e ainda arrancam suspiros. Entre eles, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Horácio (que segundo “quase” confirma, é o próprio Maurício), além de Piteco, Astronauta, Jotalhão, Zé Vampir, Tina, Penadinho, Papa-Capim, Tarugo, Coelho Caolho, Pelezinho… e Neymar Jr.. Todos carismáticos e queridos. Criou a Maurício de Sousa Produções, que atingiu as impressionantes marcas, entre elas mais de um bilhão de revistas vendidas até 2015. Líder absoluta, detém mais de 80% do mercado brasileiro de revistas em quadrinhos infantis; assina mais de 300 títulos de livros (por 25 editoras) e os conteúdos Turma da Mônica têm presença massiva nos livros didáticos brasileiros. Só em 2014, foram mais de 520 títulos desses livros, com um total de 7.749.742 exemplares, por 58 diferentes editoras. Criou dois parques temáticos infantis, um em São Paulo e outro em Curitiba. De personagem em personagem, a cada revista criada, que divertiram gerações e continuam alegrando os que chegam, o trabalho dele cresceu e conta com uma grande equipe de desenhistas, roteiristas e editores. Seu estúdio é um dos maiores empregadores de profissionais da área no Brasil. Aos quadrinhos se somam livros ilustrados, revistas de atividades (com jogos, caça-palavras, etc.), álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais, filmes e livros em braile. Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Em 1986, Mauricio saiu da Editora Abril e levou seus personagens para a Editora Globo. Em 1998, recebeu do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso a Medalha dos Direitos Humanos. Em dezembro de 1998 foi premiado no Festival Internacional de Animação, em São Paulo (na Linha do Tempo do perfil dele relacionamos alguns dos prêmios que recebeu). Em 2006, deixou a Editora Globo após 20 anos. Em janeiro de 2007 todos os títulos da Turma da Mônica passaram à multinacional Panini, que na época detinha os direitos das publicações de super-heróis da Marvel e DC Comics. O mais famoso e premiado autor brasileiro em quadrinhos é membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº 24 desde 13 de maio de 2011. Mesmo com toda a estrutura de que dispõe em seu estúdio, ele, no entanto, não dispensa a responsabilidade de escrever e desenhar as histórias de um personagem, que usa como escape autobiográfico: o dinossaurinho Horácio. Como o próprio Maurício disse uma vez: “Quer saber como me sinto? Leia o Horácio”. Sobre a sua trajetória, em entrevista à revista Educar para Crescer, da Editora Abril, Mauricio de Sousa fez um agradecimento de vida: “Desde que nasci numa casa cheia de livros, / Desde que mamãe me ensinou as primeiras letras nas historinhas dos gibis, / Desde que encontrei professores conscientes do seu papel, / Desde que fui cercado por poetas, escritores, músicos e ilustradores, / Desde que me habituei a ler, e muito, de tudo, / Desde que pude viver do texto e da arte, / Agradeço por ter recebido a Educação nas suas diversas formas. / E agradeço mais, ainda, pela oportunidade de retribuir aos que chegam”. Maurício tem dez filhos: Mariângela Spada e Sousa, Mônica Spada e Sousa, Magali Spada e Souza, Vanda Signorelli e Sousa, Valéria Signorelli e Sousa, Mauricio Spada e Souza, Marina Takeda e Sousa, Mauro Takeda e Sousa, Maurício Takeda e Sousa e Marcelo Pereira de Sousa.
Top Blog prorroga inscrições
Prorrogado o período de inscrições para o Top Blog 2015, iniciativa direcionada à produção nacional de conteúdo independente na internet. Em novo formato, o concurso, que contemplava apenas blogs, passa a premiar também autores de conteúdo digital nos diversos formatos: blogs, sites, mídias sociais e canais de vídeo. Para participar, basta inscrever, gratuitamente, o projeto de acordo com a sua categoria. Os projetos inscritos serão escolhidos pelos internautas até 12 de dezembro. Os mais votados terão mais três meses para engajar seus seguidores e passar por uma segunda votação. Além dos internautas, os projetos também serão avaliados pelo júri técnico Top Blog nos quesitos apresentação, criatividade e interatividade. Os finalistas, 312 no total, serão anunciados em abril de 2016 e receberão certificado e selo digital de reconhecimento. Os 104 primeiros colocados também ganharão troféu e 12 mil pontos Multiplus que podem ser trocados por benefícios.
Luísa Roig Martins deixa Zero Hora e começa na sucursal do Estadão no DF
Vinda de Zero Hora, em Porto Alegre, Luísa Roig Martins começa na equipe do Estadão em Brasília. Ela entra na vaga de Talita Fernandes, que seguiu há pouco para Época. Luísa cobrirá Educação e Movimentos Sociais, entre outros assuntos. Gaúcha, ela participou do Curso de Focas do Estadão em 2013, e depois voltou para Porto Alegre. O diretor da sucursal Marcelo Moraes comentou: “Já estávamos superfelizes com as várias conquistas do Estadão no ExxonMobil. E, agora, estamos trazendo Luísa de volta para casa, que chega trazendo o bônus da conquista do prêmio”.
.MAP anuncia novidades para o Índice de Impacto e Perspectiva
A .MAP, empresa de análise de imagem e mercados do Grupo In Press, acaba de completar um ano e meio de vida, já com dez clientes, e duas novidades: comunica ao mercado que, a partir do quinto ano de contrato, passará a ser de livre uso dos clientes o Índice de Impacto e Perspectiva (IP), usado como referência para medir o retorno das ações de relações públicas e resultados nos mercados. Ou seja, o cliente não precisará contratar a .MAP para usar seu sistema e índice. Haverá um contrato para o acesso e a .MAP prestará serviços exclusivamente de atualização de tecnologia e consultoria em análise. Ela informa também ter lançado o IP Brasil, cujo cliente é a sociedade brasileira, inteiramente bancado pelos sócios da .MAP e do Grupo In Press, com Marilia Stabile e equipe, Kiki Moretti e Hugo Godinho à frente. O novo recorte do índice é um termômetro do que pensa a sociedade brasileira sobre a agenda nacional, com foco nos temas da economia, política e bem-estar. Semanalmente, um grupo de analistas da comunicação – entre jornalistas, publicitários e relações públicas –, além de economistas e cientistas políticos, consolidam as análises diárias sobre o que falam formadores de opinião na imprensa e o público em geral e influenciadores, nas redes sociais. Soma um total de 300 artigos pesquisados e noticiário de tevê e internet, cuja audiência potencial atinge a 40 milhões de consumidores de informação, e 1,2 milhão de posts. A opinião do público sobre os temas mais comentados é associada às informações econômicas. O cruzamento entre fatos econômicos e as percepções permite traçar perspectivas de comportamento futuro do público, e, portanto, tendências de consumo, dos mercados e posições sobre o ambiente político. O projeto foi abraçado pelo Valor Econômico. O IP Brasil passou a ser divulgado pelo jornal já neste mês de outubro, e semanalmente aos assinantes do Valor Pro. Marilia Stabile, diretora geral e sócia da .MAP, e o professor Heron do Carmo, da FEA e da FIPE/USP, são os responsáveis técnicos e lideraram a equipe que criou o IP Brasil – que contou com a participação de Claudio Bruno, Ane Capuchinho, Giovanna Masullo, Christina Carvalho e Lucca Paronetti. A equipe de Heron do Carmo tem ainda o economista e pesquisador da FIPE/USP Jackson Rosalino e o estagiário Thiago Silva no levantamento e organização do banco de dados. Marilia conta que o projeto do IP Brasil “é parte de conversas que mantém há oito anos com o amigo e consultor da MAP Heron ” – resultado de uma convivência que começou em 1984 e se intensificou em 1989, quando era editora de Nacional da Gazeta Mercantil.
Leonardo Mendes Júnior substitui Maria Sandra Gonçalves no comando da Gazeta do Povo
Mudanças no comando da Gazeta do Povo. Após quatro anos à frente do jornal do Grupo Paranaense de Comunicação, Maria Sandra Gonçalves deixou o posto de diretora de Jornalismo em 15/10 e foi substituída por Leonardo Mendes Júnior.
Há 13 anos na Gazeta do Povo, a maior parte deles dedicada à editoria de Esportes, Leonardo recentemente havia passado a editor executivo dos cadernos Vida Pública, Vida e Cidadania e Mundo. É também autor do Guia Politicamente Incorreto do Futebol.
Dentre os desafios de seu novo posto, estão o avanço no processo de integração das diversas plataformas de acesso às notícias e a conexão com o leitor. Segundo comunicado da empresa, a mudança no comando do jornal não representa qualquer alteração em sua linha editorial.
Mudanças no comando da Redação do Jornal de Brasília
Marcelo Moura, que vinha respondendo pela edição executiva do jornal, deixou a empresa e as funções dele são agora divididas cumulativamente por três profissionais: o colunista Eduardo Brito e os editores Gustavo Torquato (Online) e Neusa Cristina. Paulo Gusmão permanece como editor-chefe. Ainda por lá, registro para a chegada dos repórteres Francisco Dutra, em Política; e Jurana Lopes Costa, que entra na vaga deixada por Ludmila Rocha em Cidades.
Leonardo Souza assume a Direção Geral da CDN RJ
Leonardo Souza deixou o cargo de repórter especial e colunista do site da Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro e assumiu na semana passada o cargo de diretor geral da CDN RJ, posto até então ocupado por Lúcia Caetano, diretora geral da área de Comunicação Corporativa em São Paulo, que acumulava as duas funções. Leonardo se reportará ao presidente João Rodarte. Este afirmou que, “com a contratação, a CDN reforça sua presença no Rio de Janeiro, onde já conta com uma excelente equipe e clientes importantes, e estabelece as bases para o crescimento nos próximos anos”. Segundo a agência, a chegada do executivo para o escritório faz parte do plano de investimento da empresa tendo em vista as possibilidades de negócio e oportunidades da região para o próximo ano, em virtude dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Leonardo acumula mais de 20 anos de experiência na cobertura econômica e política, tendo atuado em posições de destaque em veículos como Folha de S.Paulo (coordenador interino de Economia da sucursal de Brasília e diretor interino da sucursal do Rio de Janeiro), Época (diretor da sucursal carioca) e Gazeta Mercantil (repórter de Finanças).
Encontro de Tiradentes: mesa sobre Política terá Luís Nassif, Marcelo Beraba e Zuenir Ventura
Evento já tem confirmados o patrocínio da Zetra e o apoio do Grupo FCA Está definida mais uma das quatro mesas temáticas do 1º Encontro de Jornalistas em Tiradentes, a de Jornalismo e Política. Marcada para 13/11, às 14h, na Pousada Brisa da Serra, em Tiradentes (MG), contará com as participações de Luís Nassif, da Agência Dinheiro Vivo e do Jornal GGN; Marcelo Beraba, chefe de Redação da sucursal do Estadão no Rio de Janeiro; e Zuenir Ventura, escritor e cronista de O Globo. Com isso, já estão confirmadas todas as mesas do primeiro dia de evento: Ética, com o presidente da ABI e âncora do Repórter Record Investigação Domingos Meirelles, que acaba de ser agraciado com os prêmios Vladimir Herzog e Esso, a ombudsman da Folha de S.Paulo Vera Guimarães e o colunista/comentarista de UOL, CBN e Folha de S.Paulo Juca Kfouri, com moderação do presidente da CDN João Rodarte; e Jornalismo e Economia, com Miriam Leitão, do Grupo Globo (TV Globo, Globo News, O Globo e CBN), José Paulo Kupfer (O Estado de S.Paulo e TV Estadão) e Richard Rytenband (Record News e Consultoria Timos). Também já está sendo concluída a quarta mesa, marcada para a tarde de sábado, 14/11, às 14h, sobre o Futuro dos Jornais. Com curadoria de Audálio Dantas e Eduardo Ribeiro, o Encontro, que conta com o apoio da Prefeitura de Tiradentes e de Jornalistas&Cia, é parte integrante do Dia da Liberdade, efeméride celebrada conjuntamente pelas prefeituras de Tiradentes, São João Del Rei e Ritápolis e que tem como grande momento a outorga da medalha Comenda da Liberdade e Cidadania a personalidades de expressão regional e nacional. Interessados em apoiar ou participar da iniciativa podem procurar Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia, pelo eduribeiro@jornalistasecia.com.br.
Ibmec promove debate online sobre o mercado de Comunicação
O Ibmec promove nesta 2ª.feira (26/10), às 18h, o debate virtual Mercado de Comunicação em novos tempos. O evento, aberto ao público mediante inscrição, será conduzido por Eduardo Murad, coordenador da Graduação em Comunicação do Ibmec/RJ, doutor em Comunicação pela ECA-USP e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-UFRJ, que receberá Ana Goulart de Andrade, jornalista da Rede Record, professora do Ibmec/RJ e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-RJ, com especialização em Telejornalismo pela Unesa.
Profissionais da Record juntos pela prevenção da paralisia cerebral
Renato Lombardi, Reinaldo Gottino e Fabíola Reipert, do programa Balanço Geral da Rede Record, e Luiz Pimentel, Andrea Miramontes e Fábio Cervone, do Portal R7, vestiram a camisa da campanha Eu Digo Sim. A ação é uma iniciativa da Associação Cruz Verde, entidade filantrópica sem fins lucrativos, que se tornou referência no atendimento de pacientes com paralisia cerebral grave. Apesar das possibilidades de prevenção, a paralisia cerebral é uma deficiência que ainda afeta muitas crianças no Brasil e é desconhecida por boa parte da população.