4.8 C
Nova Iorque
domingo, dezembro 21, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 873

Rodrigo Janot confirma presença no Congresso da Abraji

O Procurador-Geral da República Rodrigo Janot confirmou participação no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, evento que a Abraji realiza de 29/6 a 1º/7, em São Paulo. Ele estará na sessão especial Desafios no combate à corrupção: a Operação Lava Jato, marcada para sábado (1º/7), das 11h às 12h30.

No painel, será entrevistado por Renata Lo Prete, da GloboNews, e falará sobre sua experiência com a Operação Lava Jato e perspectivas sobre o combate à corrupção no Brasil a partir dela. Seus planos após a saída da Procuradoria-Geral e a relação do órgão com a imprensa também devem entrar no debate.

Neste ano, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que conta com o apoio deste Portal dos Jornalistas, oferecerá outros quatro painéis sobre a Operação Lava JatoConfira a programação completa. As inscrições terminam na próxima segunda-feira (26/6).

In Press assume o atendimento unificado da PepsiCo

A In Press Porter Novelli assumiu todo o trabalho de comunicação da PepsiCo Brasil. A empresa decidiu unificar o atendimento de todas as suas áreas e, com isso, a agência, que já era responsável pela comunicação interna, gestão dos canais digitais e RP das marcas de bebidas, passa a atender também ao portfólio de marcas de alimentos e à comunicação corporativa externa.

O trabalho será liderado pela equipe de comunicação da PepsiCo Brasil, gerenciada por Monica Kleina (Comunicação Corporativa e Digital Institucional), Eric Miranda (Comunicação Interna) e Glenda Soares (Comunicação de Marcas), que se reportam a Regina Teixeira, diretora da área, responsável por Comunicação Interna, Comunicação Externa e Cidadania Corporativa.

Ao todo, a In Press atenderá a 25 marcas da empresa e à marca institucional PepsiCo. A equipe, dirigida por Rose Pimentel, com gerência de Arlete Oliveira, é formada pelos atendimentos Izabella Marconi e Gustavo Oliveira (marcas de bebidas e alimentos), Melissa Adamo (Comunicação Corporativa on e off-line), Samantha Parreira (Comunicação Interna), Beto Camargo (Drinkfinity) e Camila Vietri (suporte); pelos consultores de relacionamento com a imprensa Alan Cruz e de relacionamento com influenciadores Bruna Antunes, com apoio de Vinicius Ribeiro; produtores de conteúdo Renata Cavalcante, Maísa Correia e Raquel Fiorestini; diretores de criação e de arte Pedro Henrique e Fernanda Cardoso, e especialista em Business Inteligence Luiz Henrique Mazzei; dos planners Paulo Cavalcante e Karina Peron; além da consultoria estratégica das gerentes de Comunicação Interna Tatiana Fritz e de Comunicação Digital Yaskara Oliveira.

Contatos pelo [email protected] ou pelos e-mails formados por [email protected].

Jornalista inventor busca apoio para patentes

Abandonar uma carreira consolidada nunca é fácil. Trocar de área é sempre uma decisão que requer muita vontade e responsabilidade. Foi isso que fez o Paulo Gannam, ao decidir tornar-se inventor independente e correr atrás de patentes para seus inventos. Formado em jornalismo pela Universidade de Taubaté e especialista em dependência química pela USP, ele foi assessor de comunicação da Câmara Municipal de Taubaté e trabalhou no Jornal O Vale. Mas sempre manteve firme sua paixão por invenções, produzindo artigos sobre o tema.

A partir de 2011, contudo, passou a dedicar seu tempo às criações, inovação e à constante busca por patentes e pela comercialização de seus inventos. Hoje morando no interior de Minas, diz que seu principal objetivo é ver seus produtos fazendo parte do mercado. Além de produtos com patentes já solicitadas no INPI, ele afirma ter mais de 800 ideias que ainda estão guardadas para aprimoramento e desenvolvimento.

“Minha maior necessidade no momento é encontrar parcerias que possibilitem investimento, fabricação e maior visibilidade para as invenções. Procuro startups ou empreendedores para me ajudarem a desenvolvê-las, patenteá-las e lançá-las no mercado”.

Gannam mantém um blog com notícias sobre suas invenções e fez um vídeo sobre seu trabalho. Os contatos dele são [email protected] e 35-984-044-124.

Mateus Furlanetto é nomeado CAO da Global Alliance PR

Em assembleia da Global Alliance for Public Relations and Communication Management (Aliança Global para Relações Públicas e Gestão da Comunicação), realizada em 12/6 na sede da Public Relations Society of America, em Nova York, Mateus Furlanetto foi nomeado Chief Administrative Officer (CAO) da instituição.

Ele foi conselheiro da GA por seis anos, representando a Aberje, e é o primeiro brasileiro a ter uma função executiva na associação.  Embora a entidade tenha sede em Lugano, na Suíça, Furlanetto trabalhará remotamente de São Paulo. Será responsável pela gestão executiva, dando suporte aos conselheiros na concretização da missão, visão e planejamento da entidade. Enquanto não dispõe de e-mail pela GA, Mateus atente pelo [email protected].

A Aliança Global para Relações Públicas e Gestão da Comunicação é a confederação das principais associações e instituições de gestão da comunicação e relações públicas do mundo, que representam 160 mil profissionais e acadêmicos.

A missão dela é unificar a profissão de comunicação corporativa e relações públicas, aumentar os padrões profissionais da área, compartilhar conhecimento em benefício de seus membros e ser a voz global para as relações públicas no interesse público.

Robb Report retoma circulação e anuncia nova edição do Car of the year

Após um hiato de um ano e meio, a Robb Report deverá retomar sua circulação a partir da segunda quinzena de julho. A informação, divulgada pelo Meio&Mensagem, adiantou ainda que a VB Comunicação, que cuida do projeto, pretende publicar mais duas edições até o fim do ano, além de realizar o Car of the year.

O motivo da pausa, segundo o editor-chefe Aroldo de Oliveira, teria sido a necessidade de adequar a versão brasileira às mudanças no projeto gráfico e editorial da edição americana. “O momento de crise nos impossibilitou de fazer essa transição imediatamente”.

Segundo o cronograma da empresa, o Prêmio Car of the year deverá ser em agosto, juntamente com ações envolvendo o título principal e o Rich Anuários. A intenção é reduzir gradativamente a periodicidade nos próximos anos, lançando oito edições no ano que vem e dez em 2019, voltando a ser mensal em 2020. Além disso, a editora pretende lançar novos eventos da Robb Report USA no calendário oficial brasileiro, como o Best of the Best e o Culinary Master.

Integração é a palavra-chave da nova fase do Jornal Nacional

William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional. Ao fundo, em azul, um telão com as iniciais JN.
Novos estúdios do jornalismo da Globo no Rio de Janeiro - PJR - novo cenário Jornal Nacional
Nova redação do Jornal Nacional – Crédito: João Cotta
* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

O Jornal Nacional inaugurou sede nova nessa segunda-feira (19/6). Um prédio de dois pavimentos, construído ao lado das instalações tradicionais da TV Globo no Jardim Botânico, chamado de Redação de Jornalismo no Rio de Janeiro, passa a ser o centro do jornalismo de tevê e internet do Grupo Globo. A finalidade desse investimento foi integrar as equipes do Jornal Nacional, da editoria regional Rio – RJ-TV 1ª e 2ª edições – e do Bom Dia, Brasil; um ponto de apoio para a GloboNews; e, principalmente, a regional Rio do portal G1. Assim, o jornalismo em imagens, em qualquer plataforma do grupo, passa a trabalhar em conjunto.

Os números impressionam: são 3.405 m2 de área construída, dos quais a redação ocupa 1.370 m2, o dobro do espaço anterior. Cabem ali nada menos do que 189 postos de trabalho, 18 ilhas de edição, três de pós-produção, duas cabines de locução e salas de reunião.

A redação tem um espaço chamado de “sala de partida”, para apuração e monitoramento do que acontece no Rio, no Brasil e no mundo, e encaminhamento dessas informações a cada veículo. Por um grande video wall, é feito o monitoramento, em tempo real, das agências internacionais de notícias, dos canais internacionais e nacionais de relevância, todos os sinais de equipes externas em trabalho no Rio, e a escuta digital, que captura o que acontece nas redes sociais. Nessa sala ficam concentradas ainda as Chefias de Reportagem e os supervisores de operações de jornalismo, no Rio, da TV Globo, da GloboNews e do G1.

Em termos de cenário, o Jornal Nacional tem a bancada dos apresentadores – William Bonner e Renata Vasconcellos – na frente de um painel de vidro com 15m de comprimento, em curva, revestido por uma película que muda de cor em sincronia com nove projetores a laser. No fundo da redação, uma tela de LED retrátil permite efeito de 3D para recursos como mapas e infográficos. A ideia é levar a informação de maneira mais clara, rápida e, sem dúvida, mais bonita.

Outro trunfo do novo estúdio são quatro câmeras adaptadas especialmente para o projeto: duas robóticas, uma câmera de trilho de chão, que se desloca em curva acompanhando a linha do cenário, e uma câmera de trilho aéreo, que permite uma visão ampla da redação. Dois braços robóticos, utilizados pela indústria automotiva, foram adaptados para receber duas câmeras que se movimentam em nove eixos, em trajetórias pré-fixadas ou guiadas, por sensores, pelos movimentos dos apresentadores.

Os estúdios de São Paulo continuarão a produzir Jornal Hoje, Jornal da Globo, Hora 1, Profissão Repórter, Globo Rural, Bem Estar e Como Será?. O Fantástico e o Globo Repórter têm estúdio e redação próprios, no Rio de Janeiro.

Em tempos de crise econômica, o Grupo Globo constrói um prédio para a central do jornalismo de tevê e internet, repetindo o que ocorreu no início do ano com as novas instalações do jornal O Globo, montadas para abrigar seu jornalismo impresso, em jornal e revista. Disso falou o presidente do grupo, Roberto Irineu Marinho, durante a inauguração. Uma inequívoca publicação de balanço.

Publicações de nove países se unem em plataforma sobre a Lava Jato

O site peruano de jornalismo investigativo Convoca e a Folha de S.Paulo coordenaram uma aliança de 20 jornalistas, provenientes de nove países e 11 diferentes veículos de comunicação, para lançar a plataforma online Investiga Lava Jato. O portal nasce com o objetivo de desenvolver e publicar reportagens aprofundadas sobre o esquema de corrupção que se expandiu para além do continente.

Lançada em 4/6, a plataforma pretende formar uma comunidade para compartilhar informações, conhecer a metodologia dos processos de pesquisa jornalística e encontrar padrões de corrupção nas nações envolvidas no escândalo, com o objetivo de enriquecer as investigações das publicações participantes.

O Investiga Lava Jato foi lançado com duas reportagens: As provas do pagamento de propinas pela Odebrecht na Argentina, publicada pelo argentino Diario Perfil, e Odebrecht pagou mais de 13 milhões de dólares em propina para megaprojetos na Venezuela, dos sites venezuelanos Runrun.es e El Pitazo. Uma semana depois do lançamento, outras quatro matérias já haviam sido publicadas em México, Brasil e Peru.

Em seu blog Jornalismo nas Américas, o Centro Knight relatou detalhes do projeto desde sua concepção.

A Tarde demite chargista por desenhar Geddel

Em sua página no Facebook, o chargista Osmani Simanca informou na última semana ter sido demitido do jornal baiano A Tarde, após 15 anos, “sem justa causa”. O motivo, segundo ele, teria sido um desenho do ex-ministro Geddel Vieira Lima agarrado ao prédio que motivou sua queda da Secretaria de Governo de Michel Temer.

Procurada, a direção do jornal preferiu não se pronunciar a respeito do caso. Confira a íntegra do texto:

Serei sempre muito grato pela oportunidade que tive, quando há mais de 15 anos comecei a trabalhar em “A Tarde”, periódico com uma tradição jornalística de mais de 100 anos. Foi sem dúvida uma honra publicar, aprender e aperfeiçoar-me com meus caros colegas e amigos. Durante minha estadia no diário ganhei importantes prêmios nacionais e internacionais e meus desenhos publicados originalmente em “A Tarde” foram, frequentemente, reproduzidos por outros jornais e revistas ao redor do mundo.

Depois da penúltima mudança na direção do jornal comecei a ser questionado sobre o conteúdo das minhas charges, sendo algumas delas censuradas. Estes desenhos proibidos foram reproduzidos com grande sucesso em outras mídias. Havia muito tempo que textos e matérias completas dos meus colegas eram cortados, mas não a charge. A charge era um pequeno oásis num deserto de tesouras.

Charge de Geddel Vieira Lima que teria causado a demissão de Osmani Simanca

É difícil ter liberdade sem independência econômica. A maior parte da imprensa sempre dependeu da propaganda dos governos. Isto não seria problema caso estes governantes não pressionassem jornais e jornalistas, e se jornalistas e jornais democráticos não se deixassem pressionar para escrever elogios ou críticas desmerecidas. Nosso rumo deve ser sempre definido pela ética e pela virtude, coisas raras nestes tempos sombrios, cheios de ódio e intolerância. Dizia Joseph Pulitzer: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.

Com a última mudança na direção do jornal, as pressões aumentaram ao ponto que tive que explicar o que era uma charge, e qual era o papel da sátira política em uma sociedade democrática e na imprensa livre. Fui indagado sobre quem me dava as pautas ao que respondi que as pautas eram os fatos, os quais pesquisava em profundidade, consultando várias fontes e colocando minha opinião na forma do jornalismo gráfico, caracterizado pela charge ou caricatura política. Fui advertido para não mexer em determinados temas e personagens, uma tarefa impossível no meio da putrefação política e ética em que se encontra o Brasil.

Quero agradecer às demonstrações de solidariedade de meus colegas, amigos e leitores por referencia a minha demissão sem justa causa e cuja verdadeira causa, de maneira resumida, expliquei neste texto.

Termino aqui, com este pensamento de Eurípedes:

“Todo o céu é da águia o caminho,

Toda a terra é do homem nobre a pátria”

Gilberto Santos assume comunicação do W Group

O W Group, especializado em organização de eventos, anunciou a contratação de Gilberto Santos (ex-Volkswagen e Mercedes-Benz) para gerenciar sua área de comunicação. O executivo terá entre seus principais desafios atuar na divulgação da primeira edição da Oktoberfest, tradicional festa alemã, em São Paulo.

“Fomos escolhidos para ser a produtora exclusiva do evento, que seguirá os mesmos padrão e conceito que os de Munique, e que já está no calendário oficial de São Paulo para os próximos quatro anos”, destaca Gilberto. “Será uma grande festa com os conceito e padrão alemães, onde mostraremos a interação da cultura alemã com a brasileira, que vem desde as caravelas de Cabral, que traziam também alemães em sua tripulação”.

Apesar do novo destino, Gilberto seguirá atuando diretamente com o segmento automotivo, uma vez uma das especialidades da empresa fundada e dirigida por Walter Cavalheiro é a organização de lançamentos do setor. “Eu já tive a honra de trabalhar com o Gilberto quando ele trabalhava em algumas das maiores indústrias automobilísticas do país e nós, da W Group, fazíamos algumas ativações para elas. Ter esse grande profissional no nosso time é garantia de sucesso e ele começa já tocando um projeto muito especial para nós, a São Paulo Oktoberfest”, comenta o presidente da W Group.

Formado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado e com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela ESPM, Gilberto atuou no início da carreira nas redações de Estadão e Gazeta Mercantil. Em 1990 foi contratado pela Mercedes-Benz, onde trabalhou por quase 17 anos, inclusive ao lado de Walter Cavalheiro. Em 2007 transferiu-se para a Volkswagen, onde permaneceu até março do ano passado. Desde então vinha prestando consultoria para a agência XCom, em temas relacionados à indústria automobilística, para a Anfavea, durante o último Salão do Automóvel, e para o projeto social Eu treino fundamento, em conjunto com os treinadores de futebol Christiano Falconi e Altair Ramos.

Seus novos contatos profissionais são 11-985-887-085, 4223-7925 e [email protected].

Autos Giros ganha versão impressa

O Autos Giros, site criado em outubro de 2016 por Daniel Jacques (ex-F1 Mania, O Sul e Zero Hora), ganhou em 2/6 sua primeira edição impressa. Batizada de Jornal Auto Giros, a nova publicação passa, em princípio, a circular encartada em cinco jornais do Rio Grande do Sul: A Notícia (Cachoeira do Sul), Cidade (Uruguaiana), Correio do Pampa (Santana do Livramento), Em Questão (Alegrete) e Tribuna do Pampa (Candiota).

Ao lado de Daniel no projeto está o empresário Nilson Corrêa, diretor do jornal Cidade e da gráfica Logic-Press, responsável pela impressão do encarte. “O lançamento é resultado de um projeto que veio evoluindo desde o começo do ano, teve alguns pilotos que rodaram em menos jornais e há outros planos”, explica Daniel.

Em sua estreia, o Jornal Autos Giros chega a um total de 17 cidades, com uma população de 713 mil pessoas. “Em breve deverá chegar a outras 21 cidades, dobrando o público atingido”, destaca Nilson.

Além da edição impressa semanal, que circula com quatro páginas, o Autos Giros segue com quadro na TV Urbana, de Porto Alegre, com a coluna semanal no jornal O Farroupilha, de Farroupilha, e em breve terá também uma versão em áudio, com um podcast oficial.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese