Publicações de nove países se unem em plataforma sobre a Lava Jato

O site peruano de jornalismo investigativo Convoca e a Folha de S.Paulo coordenaram uma aliança de 20 jornalistas, provenientes de nove países e 11 diferentes veículos de comunicação, para lançar a plataforma online Investiga Lava Jato. O portal nasce com o objetivo de desenvolver e publicar reportagens aprofundadas sobre o esquema de corrupção que se expandiu para além do continente.

Lançada em 4/6, a plataforma pretende formar uma comunidade para compartilhar informações, conhecer a metodologia dos processos de pesquisa jornalística e encontrar padrões de corrupção nas nações envolvidas no escândalo, com o objetivo de enriquecer as investigações das publicações participantes.

O Investiga Lava Jato foi lançado com duas reportagens: As provas do pagamento de propinas pela Odebrecht na Argentina, publicada pelo argentino Diario Perfil, e Odebrecht pagou mais de 13 milhões de dólares em propina para megaprojetos na Venezuela, dos sites venezuelanos Runrun.es e El Pitazo. Uma semana depois do lançamento, outras quatro matérias já haviam sido publicadas em México, Brasil e Peru.

Em seu blog Jornalismo nas Américas, o Centro Knight relatou detalhes do projeto desde sua concepção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *