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SP Record estreia nesta terça-feira (25/7) com as principais notícias da capital paulista

A Record vai estrear nesta terça-feira (25/7), às 19h, o telejornal SP Record, que chega à grade da emissora com as principais notícias do dia na capital paulista. A apresentação será de Carla Cecato, há mais de dez anos na emissora, ex-correspondente em Londres, entre outras funções, que desde 2009 divide a bancada do matinal Fala Brasil com Roberta Piza.

Com reportagens de Gabriela França, Lamartine Cortes e Angélica Sattler, de segunda a sexta-feira o jornalístico vai privilegiar informações ao vivo e terá câmeras espalhadas pela cidade para monitorar o trânsito e acompanhar a volta do trabalhador para casa. Promete também ficar de olho nos bairros mais afastados, abrindo espaço para abordar os problemas da cidade e suas soluções, além da vida cultural.

 

Mídia digital independente cresce sob ataque na América Latina

Relatório Ponto de inflexão constata que 45% foram vítimas de violência ou ameaças por causa de suas reportagens, e que 20% admitem autocensura em decorrência disso

A SembraMedia, organização sem fins lucrativos que apoia jornalistas empreendedores, em parceria com a Omidyar Network, empresa de investimentos filantrópicos criada por Pierre Omidyar, fundador da eBay, publicou na semana passada o Ponto de inflexão, mais completo estudo já realizado sobre o crescimento e o impacto da mídia digital independente na América Latina, bem como as ameaças ao setor.

O relatório da pesquisa, que analisou 100 veículos de mídia digital de Argentina, Brasil, Colômbia e México, mostrou que tais organizações estão ganhando cada vez mais influência na cobertura de temas que promovem melhor gestão pública e combate à corrupção. No entanto, sofrem ameaças e pressões crescentes que podem levá-las à autocensura ou até a encerrar suas operações.

Os principais pontos do estudo incluem:

– O crescimento é impulsionado por profissionais que querem maior independência para abordar questões importantes e desafiantes. No entanto, esses jornalistas empreendedores pagam um alto preço pela publicação de notícias independentes, pois mais de 45% das organizações relataram estar sujeitas a ameaças de violência por causa de seus relatórios; 50% sofreram ataques cibernéticos; e mais de 20% admitem evitar cobrir certos tópicos como resultado de intimidação e ameaças já recebidas.

– Além disso, é importante notar que essas mídias digitais estão diversificando receitas para garantir sua sustentabilidade: 66% relataram que ter pelo menos três fontes de renda e múltiplas fontes de receita são fundamentais para manter a independência editorial e a sustentabilidade; mais de 10% estão alcançando mais de 500 mil dólares por ano em receitas; 55% ganharam prêmios humanitários ou de jornalismo por seu trabalho; mais de 70% dos empreendimentos começaram com menos de US$ 10 mil e mais de 10% geram pelo menos 500 mil dólares por ano na receita.

– As plataformas digitais ganham posição cada vez mais importante na América Latina, aumentando a digitalização na região, já que mais da metade tem mais de quatro anos e 12% ultrapassam uma década de atuação. Não só produzem notícias, mas também desempenham papel de geradoras de mudanças, incentivam melhores leis, defendem os direitos humanos, expõem a corrupção e combatem abusos de poder. O relatório revela que 72% tiveram suas histórias usadas como fonte pela imprensa nacional, 66% pela imprensa internacional.

– São três os requisitos principais para permitir a essas organizações crescer e produzir impacto ainda maior: proteção contra ataques físicos, virtuais e econômicos; profissionalização, pois a sustentabilidade é vital para a sobrevivência do negócio; e parcerias para ampliar alcance e impacto.

A parte brasileira da pesquisa esteve a cargo de Sérgio Ludtke, ex-editor executivo nos grupos RBS e Globo, publisher da Artes e Ofícios Editora e coordenador do Master em Jornalismo Digital no IICS. Desenvolveu o curso Modelos de Negócios e Financiamento do Jornalismo Digital baseado em sua pesquisa sobre modelos de negócios de mídia digital. Atualmente dirige a empresa de consultoria em comunicação digital Interatores e a Escola de Interatores.

O Ponto de inflexão está disponível em espanhol, português e inglês.

Gerdau e Latam renovam apoio aos +Admirados da Imprensa de Economia

A edição 2017 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, organizado por este Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, já recebeu a adesão de duas das mais importantes empresas do Brasil: Gerdau, que será novamente patrocinadora máster da iniciativa; e Latam, que repete o apoio que havia conferido em 2016.

A escolha dos mais admirados do jornalismo econômico será por eleição direta em dois turnos de votação junto a um colégio eleitoral integrado por aproximadamente 53 mil profissionais, entre jornalistas de redação e executivos de comunicação corporativa. O primeiro turno, que começa em 1º de setembro, será para livre indicação de nomes e os mais votados irão ao segundo turno, quando serão eleitos os 50 mais admirados do País. O almoço de premiação está previsto para novembro, em São Paulo.

Informações sobre o projeto com Vinícius Ribeiro, pelo 11-3861-5280 ou [email protected]

Diversidade – A propósito da Gerdau, a empresa deu mais um passo para acelerar a modernização de sua cultura e implantar um programa interno de valorização da diversidade. Na última semana, tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women Empowerment Principles) da ONU Mulheres, reforçando o seu compromisso de promoção da igualdade de gêneros.

Também está ouvindo seus colaboradores em todo o mundo para elaborar um diagnóstico e, a partir dele, traçar as estratégias para contribuir com a evolução da carreira das mulheres na empresa. A Gerdau afirma estar aberta para o diálogo sobre outros temas relacionados à diversidade que surgirem na pauta, pois entende que isso contribui para gerar mais satisfação para pessoas e ganhos para o negócio, como soluções inovadoras e resultados diferenciados pelas equipes.

Hackathon do Correio agita Salvador

Foto: Roberto Abreu
Foto: Roberto Abreu

O Correio, em conjunto com a aceleradora de startups Rede+ e uma dezena de apoiadores, promoveu em 15 e 16/7, na Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus, um hackathon (maratona hacker)que trouxe projetos e soluções para o Centro Histórico de Salvador, patrimônio da humanidade.

Os 50 participantes, escolhidos entre 542 inscritos, foram divididos em dez equipes e durante 33 horas de uma maratona de programação desenvolveram projetos que utilizam a tecnologia e as ferramentas digitais para criar soluções em cinco temas: turismo, cultura, empreendedorismo, mobilidade e governança.

Três das equipes foram premiadas. A turma vencedora apostou na criação do site Viva Pelô, ferramenta para conectar os visitantes do Centro Histórico aos chamados “anfitriões culturais”, artistas, artesãos e comerciantes estabelecidos há décadas na área, como Clarindo Silva, da Cantina da Lua. A ideia é que esses “anfitriões” ofereçam roteiros personalizados que permitam ao visitante viver e sentir a autêntica baianidade, como um nativo.

O Hackathon+Salvador abriu a programação do Fórum Agenda Bahia 2017, que este ano ainda terá os seminários Cidades, em 29/8, e Conexões, em 30 de setembro. Promovido há oito edições pelo Correio, o fórum é considerado um dos maiores eventos que discutem o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

“A ideia do hackathon público nasceu de um evento semelhante e bem-sucedido que fizemos em janeiro no Correio e reuniu Redação e outras áreas da empresa na busca de projetos jornalísticos diferenciados”, diz Roberto Gazzi, diretor executivo do jornal. “Daí desenvolver essa ideia para deixar um legado para Salvador, focando numa área histórica importante para Bahia e o Brasil”.

Ainda sobre o Correio – A ANJ emitiu nota em que manifesta repúdio contra o que considera discriminação imposta pelo Governo da Bahia ao jornal na destinação dos investimentos publicitários governamentais. Segundo o documento, desde o ano passado, foi reduzida drasticamente a publicidade do governo do estado no jornal em comparação com outros veículos de comunicação de menor alcance e audiência: “Apesar da grande circulação e da ampla audiência do Correio, o governo do estado tem preferido discriminar o jornal, evidentemente em função de sua linha editorial. Ao deixar de veicular publicidade no maior veículo impresso da Bahia, o governo nega à população o direito de pleno acesso a informações de seu interesse e não faz uso racional e republicano dos recursos públicos que arrecada”.

Congresso aprova novos integrantes do Conselho de Comunicação

O Plenário do Congresso Nacional aprovou em 13/7 os representantes da sociedade civil no Conselho de Comunicação Social.

Compõem o colegiado, entre outros: José Carlos da Silveira Júniore José Francisco de Araújo Lima, ambos da Abert, representantes, respectivamente, de Rádio e de Televisão; Ricardo Bulhões Pedreira (ANJ), Imprensa Escrita; Maria José Braga, a Zequinha (Fenaj), jornalistas; José Antônio de Jesus da Silva (Fitert), radialistas; David Emerich (Sindilegis), sociedade civil.

Confira a lista completa.

Gshow corta mais de 20 em sua equipe

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

O portal Gshow, da TV Globo, fez na semana passada um corte que atingiu 21 profissionais. Saíram 12 jornalistas da área de conteúdo: Carolina Caldas, Claudia Castilho, Gabi Freitas, Hellen Couto, Janaína Ornellas, Larissa Migueis, Leonardo Arromba, Priscilla Massena, Raquel Gonzalez, Rodrigo Brisolla, Thiago La Veja e Walter Dhein. De mídias sociais, foram Marina Siqueira, Rodrigo Rebello e Vinícius Braga. E ainda Carolina Cavalcanti, da produção, e o designer Cristiano Zoucas. Da fotografia, Felipe Monteiro e Ellen Soares. Em São Paulo, foram dispensados a fotógrafa Carol Caminha e Rodrigo Peixoto, de vídeo. A lista inclui a blogueira Gabi Freitas, que trabalhava para o programa É de casa.

Os sites da TV no portal Globo.com vêm passando por reformulação há algum tempo. O Ego e o Paparazzo foram descontinuados em abril deste ano. Profissionais do Ego que haviam sido absorvidos pelo Gshow foram poupados agora. As demissões no portal não atingiram os cargos mais altos, como de gerentes e coordenadores, e as vagas que se abriram foram ocupadas com a transferência de jornalistas que estavam na produção de outros programas da casa. Ana Bueno é a diretora que responde pelo Gshow.

Como se fossem memórias

Hospital das Clínicas - Acervo Estadão
Hospital das Clínicas – Acervo Estadão
* Por Flávio Tiné

 

Desde o dia em que fiz 80 anos (12/1/2017) venho pensando em fazer um balanço não contábil do que foi a minha vida até agora. Não consegui ainda, provavelmente pela pouca importância dos acontecimentos que se sucederam desde a infância numa cidadezinha do interior até a aposentadoria em São Paulo, depois de sucessivos adiamentos pelo receio de perder ou diminuir rendimentos, bem como perder o contato com a agitação diária a que me acostumara desde a juventude.

De fato, desde os dez anos meu pai me empurraria para diferentes atividades – balconista, bilheteiro, datilógrafo, office boy – qualquer coisa que proporcionasse algum dinheiro para comprar meus próprios sapatos. Assim, quando fiz 18 anos, vi o serviço militar como saída honrosa para iniciar minha independência. Antes disso, me iniciara nas safadezas, fazendo serenatas ao luar, frequentando botecos e arvorando-me de rebelde sem causa. Na Aeronáutica, me beneficiaria da proximidade dos mecânicos, por ser almoxarife de peças de avião, para embarcar nos testes após revisões periódicas das aeronaves. Não contabilizei horas de voo, mas logo chegaria a brigadeiro se tivesse continuado na Base Aérea do Iburá.

Preferi rasantes. Virei jornalista, inicialmente no Jornal do Commercio, depois em Última Hora e na Abril, Estadão e outros jornais, e finalmente como assessor de imprensa. Foi no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP que vivenciei minha maior experiência, acompanhando e divulgando eventos médicos, bem como atendendo a jornalistas em todas as suas investidas contra ou a favor do hospital. Para tanto, tinha de mergulhar fundo nas questões médicas e driblar os coleguinhas quando eles atacavam a instituição. Muitas vezes tive de me fazer de morto-vivo, algo assim como um portador de Down, para evitar desdobramentos de consequências desagradáveis.

Ao fim de 21 anos de ininterruptas atividades – e põe ininterruptas nisso: sábados, domingos, feriados, dia, noite, madrugada – fui afastado pelo simples fato de continuar na ativa. Queriam as vagas dos aposentados, na suposição de que estavam apenas ocupando cadeiras. Não era o meu caso, assediado dia e noite pela demanda de notícias e acusado de assessor da imprensa (e não de imprensa).

Desde a internação de Tancredo Neves no Incor, que iniciara a tumultuada ascensão do HCFMUSP na fama, com minha discreta atuação junto a Antônio Brito, trabalharia com o objetivo de elevar o hospital “aos píncaros da glória”, sem buscar qualquer tipo de recompensa. Os poucos livros em que registrei minhas impressões foram elogiados pelos amigos, mas não receberam nenhum prêmio. Pudera, até bons escritores do mundo nunca foram premiados. Esse não é o problema. Pior é que foram escritos, revisados e editados por minha conta e risco. Mas nem os que amei ouviram meus gritos. Ninguém. De qualquer forma, até hoje me beneficio dos congressos médicos, inovações, descobertas científicas e demais eventos de que participei e divulguei.

Atribuo minha longevidade a esse contato direto com seringas e comprimidos que os especialistas me receitam. E à paciência que Deus e quem quer que seja injetaram em meu subconsciente. Finalmente, quando alguém me vê sarocoteando por aí e comenta “como você está bem pra sua idade” eu rebato: “Você não sabe da missa o terço” – seja lá o que isso significa.

 

* Flávio Tiné ([email protected] e 11-3611-4951), ex-Abril, Estadão e Diário do Grande ABC, foi assessor de imprensa do Hospital das Clínicas de São Paulo durante 21 anos, e hoje atua como escritor e cronista do Jornal do Commercio de Recife e da revista Medicina Social de São Paulo.

Edward Pimenta deixa a Abril e acerta com a Infoglobo

Edward Pimenta, que desde 2014 era diretor de Apoio Editorial e do Estúdio ABC da Abril, está deixando a empresa depois de 13 anos de casa. Segue para a área de branded content da Infoglobo, onde começa em 1º de agosto.

Foi professor de Jornalismo no interior, colaborou com diversos veículos, entre eles Veja, Superinteressante, Vip, Playboy, Bravo, Estadão e Brasileiros, e começou na Abril em 2004, como editor do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas.

Em janeiro de 2008 passou a coordenar a área de Treinamento Editorial, que compreende o Curso Abril de Jornalismo, o treinamento técnico dos jornalistas, os programas de cursos e palestras, o Prêmio Abril de Jornalismo e os convênios com as universidades.

Paulo Sant’Ana, do Grupo RBS, morre em Porto Alegre

Paulo Sant'Ana - Crédito: Jefferson Botega
Paulo Sant’Ana – Crédito: Jefferson Botega

Faleceu na noite dessa quarta-feira (19/7), em Porto Alegre, aos 78 anos, Paulo Sant’Ana, colunista do Grupo RBS durante mais de 45 anos e um dos mais populares comunicadores do Rio Grande do Sul. Ele havia sido internado no mesmo dia na UTI do Hospital Moinhos de Vento com insuficiência respiratória e infecção generalizada. O corpo foi seputaldo no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre.

Nascido em 15 de junho de 1939, Sant’Ana trabalhou como feirante e, com formação em Direito, atuou como inspetor de polícia antes de iniciar a carreira de jornalista. Gremista fanático, passou pela Rádio Gaúcha, onde foi comentarista esportivo, foi colunista de Zero Hora e comentarista do Jornal do Almoço, da RBS TV.

Sua carreira de cronista começou no Sala de Redação, da Gaúcha, em 1971, mesmo ano em que passou a escrever em Zero Hora, sobre esportes. Na segunda metade da década de 1980, os temas de suas colunas passaram a tangenciar os costumes sociais, a vida da cidade, sempre com doses de irreverência, polêmica e paixão.

Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, lamentou a perda: “Hoje é um dia triste para o nosso Estado. Triste para a comunicação. Muito triste para a RBS. E muito triste também para a nossa família. O Sant’Ana participou da nossa vida por mais de 40 anos e, como muitos colegas na RBS, virou um amigo. Uma pessoa muito próxima de todos nós. Então, hoje, a gente perde um pedaço grande de cada um. Um pedaço da nossa empresa. Estamos muito tristes”.

Sant’Ana casou-se duas vezes. Com Ieda, teve os filhos Jorge e Fernanda, que lhe deram três netos. Depois, casou-se com Inajara, mãe de Ana Paula.

Flávio Ricco: Evaristo Costa não vai renovar com a Globo

Evaristo Costa - Reprodução: TV Globo
Evaristo Costa – Reprodução: TV Globo

A dois meses do vencimento de seu contrato com a TV Globo, Evaristo Costa, que desde 2004 divide com Sandra Annenberg a bancada do Jornal Hoje, não deve renovar com a emissora. Embora a Globo não confirme, Flávio Ricco deu ontem (19/7) como certa a informação em sua coluna TV e famosos, no UOL.

Segundo ele, fontes da coluna afirmaram tratar-se de decisão pessoal e irrevogável. E amigos próximos disseram que ele vai tirar um ano sabático para morar no exterior com a mulher e as duas filhas e só depois decidirá sobre o seu futuro.

“Na próxima semana, Evaristo vai se reunir com a direção da Globo e, acredita-se, serão feitos todos os esforços para demovê-lo dessa decisão”, escreveu Ricco. Internamente, no nome de Rodrigo Bocardi já aparece como eventual substituto dele.

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