2 C
Nova Iorque
sábado, dezembro 20, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 862

Patrícia Weiss assume a área de branded content da Abril

Patrícia Weiss - Divulgação/Abril
Patrícia Weiss – Divulgação/Abril

A Editora Abril contratou Patricia Weiss para assumir a direção de sua área de branded contente, o Estúdio ABC. Ela substitui Edward Pimenta, que começou na Infoglobo nesta terça-feira (1º/8), integrando a mesma área. Na nova função, vai se reportar a Alecsandra Zapparoli, publisher e diretora editorial do Grupo Abril.

Chairwoman e fundadora da Branded Content Marketing Association (BCMA) – South America, Patrícia iniciou sua trajetória nas áreas de marketing do McDonald’s e do Citibank, mas desenvolveu a maior parte da sua carreira em agências de publicidade. Foi sênior VP head de Planejamento Estratégico Integrado Latin America na Leo Burnett e sócia cofundadora da filial brasileira da agência inglesa M&C Saatchi. Esteve ainda na Ogilvy por 11 anos e passou por África, DM9DDB e McCann Erickson.

Como consultora estratégica de Branded Entertainment & Content e produtora executiva, assinou projetos de entretenimento e conteúdo criados e produzidos pelo coletivo ASAS.br.com, como a série de doze curtas Humanidade [Em Mim] para a marca Molico, da Nestlé, em exibição no canal GNT; o documentário Beco das Garrafas, para a Heineken; e o curta-metragem Pai – por Guga Kuerten, para o Itaú, entre outros.

Também é curadora e idealizadora da primeira pós-graduação de Branded Content do País, lançada em 2016 pelo Senac, e professora de Video Storytelling/Branded Content da Miami Ad School São Paulo. Além disso, tem assento em comitês de instituições de ensino (como o IED de Milão, onde é também professora convidada) e já foi jurada de Branded Content de festivais como Cannes Lions, London International Awards, A-List Hollywood Awards (Los Angeles), BE Awards (Austrália) e Cristal Festival (França). Neste ano, será jurada do Fiap, do Lisbon Ad Festival e do britânico Women In Marketing Awards.

Áudio vazado causa demissão se Wianey Carlet

Wianey Carlet
Wianey Carlet

Wianey Carlet não integra mais o time da rádio Gaúcha. Ele deixou o Grupo RBS após 22 anos de casa, onde participava dos programas Supersábado e Sala de Redação, na emissora, e assinava uma coluna diária em Zero Hora. De acordo com a empresa, o motivo do desligamento é porque Wianey “não está mais alinhado ao posicionamento adotado pelos veículos da RBS”.

A partir dessa terça-feira (1º/8) Pedro Ernesto Denardin passou a assinar coluna em ZH, enquanto o Supersábado será apresentado por Andressa Xavier e Fernando Zanuzo. O elenco do Sala de Redação não terá alterações.

No último sábado (29), durante a apresentação do Supersábado, sem perceber que os microfones estavam ligados, Wianey expressou sua opinião sobre a morte do colunista Paulo Sant’Ana, que faleceu em 19 de julho. No áudio vazado, o comunicador disse que não sentiu a morte do ex-colega. “Ele era um baita filho da p***”, disse segundos antes de perceber que havia falado ao vivo. Depois, retratou-se explicando que era uma piada: “Quando me refiro dizendo filho da p*** é porque ele pegava muito no nosso pé”.

Além da RBS, ele tem passagens pelas rádios Sideral, em Getúlio Vargas, Erechim, Difusora (atual Rádio Bandeirantes), Sucesso e Guaíba.

(* Com informações do Coletiva.net)

Antônio Fraga é o novo presidente da Abiauto

Ele substitui Célia Murgel no biênio 2017/2018

 

Criador e editor do site Sport Motor, Antonio Fraga assumiu na última semana o comando da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) para o biênio 2017/2018, em substituição a Celia Murgel. “Tenho certeza, nosso trabalho não será fácil, mas conto com a participação e apoio de todos, colegas, assessores, executivos públicos e da indústria da mobilidade”, destacou em comunicado à imprensa.

Na diretoria, ele terá ao seu lado Carolina Vilanova (vice-presidente), Evandro Magnusson Filho (1º Secretário), Fernando Campos (2º Secretário), Chico Lelis (1º Tesoureiro), Marcondes Viana (2º Tesoureiro), e José Roberto Nasser, Paulo Brandão e Norton Ferreira (Conselho Fiscal). Nos próximos dias deverão ser anunciados cinco representantes regionais e cinco membros para a Comissão de Ética.

Na nota, Fraga assegurou que “como um dos idealizadores e sócio fundador da Abiauto, nunca almejei a Presidência da entidade, apenas sempre desejei fosse atuante e representativa do segmento dos jornalistas especializados e dedicados ao tema. E é isso que pretendo e que prometo. Não posso deixar de agradecer todo trabalho realizado pela Célia e sua diretoria. Só quem acompanhou seu esforço e empenho sabe de sua importância para a Associação e a quantidade de injustiças que recebeu. Neste item, novos tempos chegam à Abiauto. A diretoria cuja companhia me honra trabalhará visando ao cumprimento estatutário, em especial adensar o relacionamento entre colegas, aprimorar nosso conhecimento sobre o tema, cumprir a missão social como formadores de opinião. Aos meus antecessores na Presidência, a minha homenagem e respeito”.

Walter Vaconcelos retorna a Embratur

Walter Vasconcelos é o novo diretor de Marketing e Relações Públicas (DMark) da Embratur, que já havia comandado de 2008 a 2014.

Natural de Belo Horizonte, foi diretor de programas na Comunicação do Ministério da Saúde; de Negócios Corporativos do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo; e do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também coordenou a Gerência Executiva de Promoção e Propaganda do Banco do Brasil, a Secretaria Executiva para Assuntos Parlamentares do banco e dirigiu a subsidiária BB Turismo em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Tecnólogo em Administração Executiva de Escritório Jurídico e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Anhembi Morumbi (SP), tem especialização em Marketing Industrial pela FGV-Rio, Altos Executivos pela USP e Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral-BH.

Fenaj vai ao STF contra indicação ao Conselho de Comunicação Social

A Fenaj anunciou que vai recorrer ao STF para impedir a posse de Valéria Baptista Aguiar, indicada pela Associação Comercial do RJ, para a suplência da representação da categoria dos jornalistas no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. A entidade já havia alertado o presidente da Casa, senador Eunício Oliveira, para a ilegalidade da indicação, que foi confirmada pelos congressistas na eleição dos novos conselheiros, realizada em 13 de julho.

Como entidade que representa nacionalmente os jornalistas, a Fenaj indicou para a representação da categoria no Conselho sua presidente Maria José Braga, como titular, e a secretária-geral Beth Costa para a suplência.

“Ao eleger uma representante de uma entidade patronal e sem qualquer relação com o Jornalismo, o Congresso Nacional desrespeitou a Fenaj e toda a categoria profissional”, protestou Maria José. Ela lembrou ter sido a primeira vez, desde a instalação do Conselho, que as indicações da Federação não foram integralmente respeitadas.

Para a entidade, além de não atenderem aos critérios sugeridos, indicações para vagas da sociedade civil repetem prática recorrente de ocupação por pessoas/entidades ligadas às empresas de comunicação ou ligadas diretamente à Mesa do Senado.

Entre os eleitos para a representação da sociedade civil estão Fábio Augusto Andrade, indicado pela Mesa do Senado, mas que representa as empresas de telecomunicações. Também foram eleitos Ranieri Moacir Bertolli, da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e Patrícia Blanco, indicada pelo Conar, o conselho de autorregulamentação da publicidade.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) também divulgou nota afirmando haver “usurpação” das vagas da sociedade civil.

Sarah Buchwitz assume VP de Marketing e Comunicação da Mastercard

A Mastercard anuncia Sarah Buchwitz como nova vice-presidente de Marketing e Comunicação Brasil e Cone Sul – que inclui as operações de Argentina e Chile. Com a ida de Andrea Denadai para a região América Latina e Caribe no ano passado (atualmente, está no escritório da Mastercard em Miami), o escopo do cargo também abrange comunicação corporativa.

Formada em Economia pela USP, a executiva tem especialização em branding e mídias sociais pela Kellogg Scholl of Management. Nos últimos dois anos, esteve à frente do setor de Marketing da ESPN Brasil, onde liderou o reposicionamento da marca e dos principais produtos. Ela também teve passagens por PepsiCo Brasil, Global (em Nova York) e Mondelez Brasil.

Dony De Nuccio substituirá Evaristo Costa na bancada do Jornal Hoje

Dony De Nuccio - Reprodução: GloboNews
Dony De Nuccio – Reprodução: GloboNews

A Rede Globo confirmou nesta sexta-feira (28/7) o nome de Dony De Nuccio para assumir a bancada do Jornal Hoje, ao lado de Sandra Annenberg. Ele substituirá Evaristo Costa, que na última semana decidiu não renovar seu contrato com a emissora do Grupo Globo.

Na casa desde 2011, Dony comanda há quase dois anos o Jornal das Dez, da GloboNews. Recebeu, em junho de 2015, dos organizadores do Prêmio Sebrae de Jornalismo o título de Jornalista Parceiro do Empreendedor e no ano seguinte esteve entre os Top 50 +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, em eleição promovida pelo Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

No J10 será substituído por Renata Lo Prete, que já exerce as funções de editora e comentarista de política do telejornal. Renata também continuará a substituir William Waack no Jornal da Globo nas suas ausências temporárias.

“Seja bem-vindo! Conte comigo! O Jornal Hoje é o jornal do gerúndio, tudo está acontecendo no nosso horário, é muito bom!”, ressaltou Sandra Annenberg em mensagem de boas-vindas ao novo companheiro de bancada,

Confira o comunicado de Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, sobre as movimentações:

“O substituto de Evaristo Costa na bancada do Jornal Hoje será Dony De Nuccio, até aqui âncora do ‘Jornal das Dez’, da Globo News. Dony entrou na Globo, em 2011 e passou por diversos telejornais. Foi repórter do Bom Dia São Paulo, SPTV e Jornal da Globo, comentarista de economia do Hora 1, apresentador do Conta Corrente da Globo News. Atualmente além de âncora do Jornal das Dez, apresenta o programa Globo News Internacional. Por onde passou, demonstrou ter um talento nato para o jornalismo televisivo: seja como repórter, comentarista ou apresentador, trata dos assuntos com grande capacidade de comunicação. Além da graduação em Jornalismo, possui bacharelado e mestrado em Economia, área na qual atuou por 6 anos, antes de se dedicar exclusivamente ao jornalismo. Terá em Sandra Annemberg, jornalista que sabe tudo da profissão, e um pouco mais, a colega ideal para enfrentar o novo desafio. Por tudo isso, Dony terá uma carreira de sucesso no Jornal Hoje, estamos convencidos disso.

Renata Lo Prete, editora e comentarista de política do Jornal das Dez, será também a âncora do telejornal, que passará a ser apresentado de São Paulo. Renata, na Globo desde 2012, tem se revelado uma profissional completa: apresenta, analisa e contextualiza as notícias do mundo político com com rara clareza. Com certeza fará o mesmo com os outros tópicos do noticiário. Ela continuará a ser a substituta de William Waack nas ausências temporárias dele no Jornal da Globo.

Renata e Dony estrearão nas novas funções nas próximas semanas.

À Renata e ao Dony, sucesso nas novas funções.

Ao Evaristo, que dividiu a bancada do Hoje com Sandra com enorme sucesso por 14 anos, felicidades nessa nova etapa de sua vida profissional.”

Record TV lança dois telejornais no Rio

* Por Cristina Vaz de Carvalho

 

A Record TV Rio lançou em 25/7 sua nova grade de programação. Entre as novidades estão dois telejornais: o Balanço geral manhã, às 6h30, que conta com a volta de Wagner Montes, e o RJ Record, com Lívia Mendonça, às 19h05. Com esses, a emissora passa a ter mais de sete horas de programação regional.

O diretor de Jornalismo André Ramos avalia: “Wagner foi chamado para alavancar nossa audiência logo cedo e dar um presente aos telespectadores, todas as manhãs”. Com uma hora de duração, o Balanço geral manhã passa a ser gerado no Rio e tem na pauta serviços, trânsito e outras informações, para quem estiver saindo para trabalhar. Além, é claro, dos comentários tão típicos do apresentador, e o que ele pensa sobre as notícias.

No início da noite, o RJ Record, com 40 minutos de duração, aborda temas como economia popular, política local e também prestação de serviços para quem estiver voltando para casa. Diz Ramos: “Como temos acesso a tudo o que acontece na cidade em tempo real através de ferramentas tecnológicas inovadoras, vamos dar essas informações para o telespectador via telão”.

Na Record TV há sete anos, a apresentadora Lívia Mendonça já esteve à frente do Balanço geral.

Depois do Balanço geral, seguem-se o RJ no ar, às 7h30, com Gustavo Marques; Fala Brasil às 8h55; Hoje em dia, às 10h. Tino Júnior vem ao meio-dia no Balanço geral RJ e traz coisa nova: misturando entretenimento e informação, esse Balanço tem a participação do DJ Tubarão, do cenário funk, que complementa o programa com músicas e interação descontraída. O noticiário policial do Cidade alerta, às 16h45, interrompe as novelas da tarde e o Jornal da Record vem com Adriana Araújo e Celso Freitas, às 21h45.

A importância de colaborar

* Por Nair Keiko Suzuki

 

Durante minha passagem pela Folha de S.Paulo, entre 1975 e 1983, fui chefe de Reportagem de Economia de uma equipe que tinha no comando Pedro Cafardo, que havia assumido o cargo no lugar do Alexandre Gambirasio, e como subeditor, Rubens Barbosa de Mattos. Na ausência do Pedro, era o Rubens quem assumia a edição da área.

Um dia, Pedro estava em férias e Rubens ficou gripadíssimo, sem condições de trabalhar. Comuniquei isso ao secretário de Redação Emir Nogueira. Muito constrangido, ele me perguntou: “Olha, Nair, sei que você está aqui desde cedo, mas você pode editar Economia hoje? Daremos um espaço menor para não a sobrecarregar mais”. “Sim”, respondi e comecei a me preparar para a edição.

Quando Claudio Abramo, diretor de Redação, chegou, Emir contou a ele que eu editaria Economia naquele dia. Claudio não falou comigo e foi pedir ajuda ao editor da Internacional, Pedro Del Picchia, que cedeu seu sub, Flávio Nascimento. Repórteres e redatores da Economia não gostaram muito da interferência, mas pedi para que todos colaborassem com o Flávio e fui para casa.

Meses depois, Claudio Abramo pediu ao Pedro Cafardo para que preparasse, para o editorial do jornal, uma cronologia de um caso de denúncia ambiental levantada pelo correspondente da Folha em Paris, J.B. Natali. O assunto vinha sendo publicado havia algumas semanas, com ampla repercussão. Eu tinha terminado meu trabalho, já ia embora, mas sem mão de obra disponível naquele momento Pedro me pediu para atender ao pedido do Cláudio.

Fui ao arquivo, levantei o material e montei a cronologia antes de sair. No dia seguinte, Pedro me contou que o Cláudio perguntara quem havia feito o trabalho. Achou-o muito bom e decidiu publicá-lo da forma que eu havia preparado, incluindo apenas um texto curto de abertura do editorial.

A partir daí, Claudio Abramo passou a me cumprimentar e a me incluir nas conversas com os colegas com quem tinha afinidade. Aprendi muito com ele. Principalmente que, numa redação de grande jornal, é imprescindível poder contar com a colaboração e a boa vontade de todos, sem distinção de editoria.

 

* Em 48 anos de profissão, Nair Keiko Suzuki ([email protected]) trabalhou nas redações dos jornais Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil e das revistas IstoÉ, Afinal, Construção em São Paulo e Notícias da Fiesp.

Marcelo Rodrigues começa como diretor da Ketchum no Rio

* Por Cristina Vaz de Carvalho

 

Marcelo Rodrigues chega à Ketchum pelo escritório da afiliada JCM, como diretor associado. A agência, multinacional que no Brasil tem sede em São Paulo, investe no mercado carioca contratando um diretor com a missão de expandir sua operação na cidade. Afiliada da Ketchum desde 2014, a JCM tem trabalhos conjuntos em todo o Brasil.

Rosana Monteiro, diretora-sócia da Ketchum, comenta a abordagem do mercado carioca: “Queremos clientes que procuram por um trabalho de PR integrado, com profissionais especializados e que produzem conteúdo de qualidade, geram ideias inovadoras e engajadoras para qualquer plataforma. Queremos criar conteúdo que engaje, mas que também venda; afinal, o cliente precisa de resultado real para sua comunicação”.

Formado pela Facha, Rodrigues tem mestrado em Administração pelo Ibmec e especialização em Comunicação pela Ucla (Universidade da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos). Foi responsável pelo Departamento de Comunicação da Nissan do Brasil e trabalhou por dez anos na Edelman, onde dirigiu os grupos Corporativo, B2B e Public Affairs. Passou pela MVL Comunicação, agência em que coordenou o lançamento da GOL Linhas Aéreas, e atuou como repórter no jornal O Globo e na TVE, além de produtor da Paramount Pictures, em Los Angeles. Atualmente também é professor de Gestão de Crise e de Relações Públicas na pós-graduação da ESPM/RJ.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese