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domingo, dezembro 14, 2025

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Blasting News Brasil anuncia Dado Lancellotti como novo CEO

Dado Lancellotti
Dado Lancellotti

Dado Lancellotti é o novo CEO da Blasting News Brasil. Ele assume com a missão de reforçar o compromisso de jornalismo social, democrático e meritocrático, potencializando a monetização da plataforma, ampliando seu alcance e promovendo o uso das tecnologias da companhia. Com 24 anos de experiência no mercado da comunicação, foi cofundador e diretor Comercial e de Marketing no R7, sócio do Grupo Fischer, sendo vice-presidente e responsável pela operação da Fischer America, além de comandar os negócios de live marketing e conteúdo do Grupo. Também foi CEO do Vírgula, cofundador da Viajo.com e trabalhou por quatro anos na Loducca.

Em um cenário onde a internet dá voz definitiva às pessoas, que passam a produzir conteúdo, os chamados prosumers, a Blasting News vem para introduzir o jornalismo social nessa estrutura. “Damos voz às pessoas, porque, para nós, a opinião delas conta”, diz Lancellotti. “Claro, junto a isso, temos o desafio da curadoria, e é por esse motivo que temos uma plataforma tecnológica e profissionais que participam desse ecossistema editando e atestando o conteúdo”.

Mais informações com Francisco Itacarambi ([email protected] ou 11-5502-5461) e Beatriz Spinelli (beatriz@ ou 5409).

Gerdau e Sanofi apoiarão Congresso de Comunicação

Duas das mais tradicionais marcas empresais do País, Gerdau e Sanofi, confirmaram apoio ao 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo por tema central A comunicação, os negócios e as grandes causas da sociedade. A Sanofi adquiriu a cota de patrocinadora máster e a Gerdau patrocinará a Arena da Inovação (ver a seguir). As duas se somam a Itaú Unibanco, Nissan e Samsung, que também estarão ao lado da Mega Brasil no chamado Congresso da Maioridade, este ano realizado em plenário único. Também apoiam o evento as agências CDN, FSB, Grupo In Press, JeffreyGroup, Llorente & Cuenca, LVBA, Máquina Cohn & Wolfe, Ogilvy e Textual.

Arena da Inovação debaterá transcendência da tecnologia no universo da Comunicação

Tendo como temáticas Sociedade Digital, Inteligência Artificial, Big Data, Logística Reversa e Máquinas Humanizadas, a edição 2018 da Arena da Inovação, que abrirá o Congresso Mega Brasil, terá entre seus convidados Lawrence Chug Koo, pesquisador de Comunicação e Semiótica, Planejamento Estratégico e Consultoria; Victor Hugo Pereira Gonçalves, advogado, historiador e professor em Direito Empresarial e Segurança Empresarial; Nilo Cini Júnior, empresário e presidente do ILOG – Instituto de Logística Reversa; e Sérgio Bicudo, doutor em Comunicação e Semiótica, mentor no Centro de Empreendedorismo Faap e cofundador do EraTransMidia. A moderação será de Renato Gasparetto Jr., diretor de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau.

A atividade está programada para 16/5, às 9h20, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Ex-Realidade fizeram encontro em São Paulo

Edson Lobo, Marco Antonio Rocha, José Hamilton Ribeiro, Antonio Arena, José Carlos Marão e Jaime Figuerola;
Edson Lobo, Marco Antonio Rocha, José Hamilton Ribeiro, Antonio Arena, José Carlos
Marão e Jaime Figuerola

Num encontro inédito, Edson Lobo conseguiu juntar em 28/4, em almoço no Shopping Eldorado, em São Paulo, perto de uma dúzia dos principais jornalistas da extinta revista Realidade, considerada um marco na história da reportagem brasileira, que circulou de abril de 1966 a janeiro de 1976. Estiveram por lá Antonio Arena, Hiroto Yoshioka, Jaime Figuerola, José Carlos Marão, José Hamilton Ribeiro, Luis Laerte Fontes, Marco Antonio Rocha, Nemércio Nogueira, Norma Freire e Zamali Dória.

“Acho que o maior destaque ficou pela alegria do reencontro depois de mais de 40 anos e já a ansiedade de marcar outro ainda este ano e com mais ex-companheiros que não puderam estar presentes, como, por exemplo, Audálio Dantas, em tratamento de saúde, que estava hospitalizado”, disse Edson a J&Cia. “Outra curiosidade: vários ex-companheiros da Editora Abril, de outras publicações da época, também querem participar do próximo encontro, por volta do final de setembro”.

Fotos do encontro 

Marco Antonio Rocha, José Carlos Marão e Norma Freire; Zamali Dória e Antonio Arena ; Hiroto Yoshioka e Nemércio Nogueira; Antonio Arena, Luis Laerte Fontes e Jaime Figuerola. Por: Edson Lobo

 

Clube da Imprensa debate a atuação da imprensa esportiva em tempos de Copa do Mundo

A atuação da imprensa esportiva em tempos de Copa do Mundo será na próxima terça-feira (8/5) o tema da quinta sessão do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo. Com mediação de Hélio Gomes, diretor de Mídias Digitais da Editora Três, terá entre os convidados da semana a editora de esportes da TV Bandeirantes Mariana Cruz, o supervisor de edição e transmissões da ESPN Dudu Magnani e o repórter Fernando Fernandes, também da Bandeirantes.

Eles vão lembrar histórias das coberturas de Copas, relatar os momentos de perrengue e compartilhar suas melhores experiências durante o maior evento esportivo do mundo. O painel também discutirá os limites entre os papéis de torcedor e jornalista esportivo no dia a dia com a Seleção Brasileira. O debate será transmitido ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa, e reproduzido pelos  parceiros de mídia do projeto: Jornalistas&Cia, Comunique-se e A Vida no Centro.

O Clube da Imprensa é um projeto criado por Helio, Denize Bacoccina, Clayton Melo, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos, todos com experiência em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Terra e BBC.

Os encontros começam com uma happy hour às 18h, com um som ambiente nas picapes. Os convidados são recebidos com um chope oferecido pelo Bar Brahma (av. São João, esquina com a Ipiranga). Nas paredes, imagens da exposição Retratos de Empresários, cedida ao Clube da Imprensa pelo fotógrafo Claudio Gatti. Os debates começam por volta das 20 horas.

Nas quatro primeiras semanas, os temas foram igualdade de gênero nas redações, novos modelos de negócios, mudanças na fotografia na era digital e papel das redes sociais na distribuição de conteúdo jornalístico.

Festival GloboNews Prisma tem segunda edição aumentada

Será no próximo sábado (5/5), em São Paulo, a segunda edição do festival GloboNews Prisma, sobre inovação. Reconhecido internacionalmente pelo Prêmio Lusófonos de Criatividade, que destaca os trabalhos mais criativos dos países de língua portuguesa, é integralmente dedicado aos temas empreendedorismo, sociedade e sustentabilidade. Além de novos debates, apresentação de casos de sucesso, workshops, gastronomia e música, este ano a programação conta com uma mostra de documentários, uma feira de expositores da nova economia com produtos sustentáveis e um espaço sensorial com atividades de relaxamento. O circuito acontece em cinco coworkings do bairro de Pinheiros, promovendo a troca de ideias e novas práticas que são tendência no Brasil e no mundo.

Nomes relacionados à inovação estarão presentes para compartilhar suas experiências, sob a intermediação de jornalistas da GloboNews: João Mostacarda (empreendedorismo), Marcelo Lins (sociedade) e André Trigueiro (sustentabilidade), além de Miriam Leitão e Samy Dana, entre outros. Temas como robôs, fake news e guerra eleitoral, monopólios digitais, economia circular, o futuro do trabalho, criptomoedas, inteligência artificial no setor da saúde e futuro da mobilidade estarão em pauta.

A programação, com mais de 40 atividades, está disponível no www.globonewsprisma.com.br, pelo qual podem ser feitas as inscrições. Quem não estiver em São Paulo poderá acompanhar as palestras por streaming no G1.

No Rio, uma versão pocket

No mesmo sábado (5/5), uma versão resumida do festival será realizada no Rio. O Pocket Prisma Rio também vai discutir inovação ligada a empreendedorismo, sustentabilidade e sociedade. A programação carioca, com debate, palestra e workshop, terá a participação de sete palestrantes, sob mediação de Maria Prata, apresentadora do programa Mundo S/A, da GloboNews. Um horário está reservado para o acesso à transmissão simultânea, por streaming, da mesa O futuro do trabalho e o trabalho do futuro, que faz parte da programação paulistana.

Das 14h às 18h, no recém-inaugurado Espaço Oito, da Oi (rua Visconde de Pirajá, 54). O evento é gratuito e sujeito à lotação de cada atividade. As inscrições podem ser feitas nos links workshop e debate e palestra.

Empresas se preocupam, mas não se preparam para as fake news

A Aberje divulga o resultado da pesquisa Fake news: desafios das organizações. O objetivo do estudo é conhecer a dimensão do problema e os mecanismos que podem contribuir para mitigar a propagação das fake news sob o ponto de vista corporativo. Ele contou com a participação de 52 organizações, tanto nacionais quanto multinacionais, distribuídas nos mais diversos setores de atividade.

De acordo com o levantamento, o assunto fake news preocupa 85% dos representantes das empresas; no entanto, 67% das corporações não têm o tema incluído em seus assuntos estratégicos, e apenas 20% dizem ter estruturado seu departamento interno ou contratado serviços externos para acompanhar e gerir as publicações que envolvem notícias falsas.

“É um que erro acreditar que eventuais riscos causados pelas fake news possam ser mitigados. Isso levando em conta apenas uma estratégia de pós-controle”, alerta Paulo Nassar, presidente da Aberje. “Talvez agora seja o momento para que empresas se previnam contra as fake news, investindo em profissionais, educação em comunicação e estratégias para que não sejam prejudicadas no futuro”.

Os participantes acreditam que os principais impactos causados pelas fake news às organizações são danos à reputação da marca (91%), danos à imagem da empresa (77%), perdas econômico-financeiras (40%) e credibilidade da companhia (40%).

Especial Empresa cidadã – O impacto das fake news no âmbito corporativo será tema da próxima edição da série especial de J&Cia Empresa cidadã. Projeto de branded content, a edição circulará em 28/5 e trará exemplos de ações desenvolvidas pelas áreas corporativas das principais empresas que atuam no Brasil, o papel das corporações na luta contra as notícias falsas, além de soluções e ferramentas disponíveis na luta contra esse que é um dos principais motivos de preocupação do jornalismo na atualidade. A produção está a cargo de Sérgio Lüdtke.

Empresas interessadas em participar do projeto podem solicitar mais informações com Silvio Ribeiro, pelos 11-3861-5280 e [email protected].

Abel Neto deixa a Globo e vai para a Fox Sports

Abel Neto
Abel Neto

Abel Neto está deixando a Rede Globo pela Fox Sports. Em suas redes sociais, ele agradeceu aos “mais de 20 anos” na emissora. Relembrou coberturas de diversas competições, entre elas três Copas do Mundo e duas Olimpíadas. “Só tenho a agradecer a todos! Foi uma honra trabalhar e aprender com tanta gente boa”, escreveu. Também dedicou palavras de gratidão à nova empresa e seus fãs: “Estou muito feliz e agradeço pela confiança, pelo convite e pela oportunidade de fazer parte desse time de craques. Recebi e continuo recebendo muitas mensagens de carinho. Isso é bom demais! Muito obrigado, de coração”.

Abel começou no jornalismo esportivo em 1997, no Lance. No ano seguinte, ingressou na TV Tribuna (afiliada da Globo em Santos). Em 2000, seguiu para a Globo São Paulo, onde ficou até agora.

Campanha de financiamento para Expedição Fuscamérica entra em reta final

Com quase 75% de seu objetivo alcançado, termina neste domingo (6/5) a campanha de financiamento coletivo para a Expedição Fuscamérica, organizada pelo fotógrafo Nauro Júnior. Iniciado em 20 de janeiro deste ano – data em que se comemora o Dia Nacional do Fusca, a iniciativa precisa angariar R$ 40 mil para percorrer mais de 20 mil quilômetros entre junho e julho, com o intuito de acompanhar os bastidores dos jogos da Copa do Mundo.

Interessados em contribuir podem fazer sua doação diretamente no site da iniciativa. O projeto já percorreu sete países da América do Sul a bordo de um Fusca 1968, apelidado de Segundinho. Desde 2012, Nauro vem produzindo material em vídeo e fotos, que tentam traduzir a essência dos lugares pelos quais passaram.

A ideia da viagem é mostrar o que une os torcedores de todos os cantos, a mistura de idiomas e os bastidores não apresentados pelas transmissões internacionais. O roteiro da aventura prevê o embarque do Fusca no Porto de Rio Grande (RS) e desembarque na Alemanha, de onde será enviado por via terrestre até a cidade de Moscou.

Nesta aventura, Nauro terá a companhia do co-piloto Caio Passos, que hoje vive na cidade de Porto, em Portugal. O encontro da dupla será em Lisboa, de onde seguem de avião até a capital russa. “Foram muitas reuniões, conversas com amigos, empresas, contatos com canais de televisão, até acharmos o modelo ideal de viagem”, explica Nauro. Para ele, Fusca e futebol tem a mesma essência, são do povo, por isso deseja que os colaboradores embarquem na carona.

Prêmio CNH Industrial abre inscrições com novidades

Além dos tradicionais prêmios para reportagens, também fotojornalistas poderão concorrer em 2018

A CNH Industrial abre inscrições para o 25º Prêmio CNH Industrial de Jornalismo. A novidade desta edição é que fotojornalistas também poderão concorrer na modalidade Fotografia.

De abrangência nacional, a premiação reconhecerá os melhores trabalhos publicados em jornais, revistas ou sites, no período de 1º de junho de 2017 a 31 de julho de 2018. Poderão concorrer reportagens publicadas nas categorias Agronegócio, Construção, Transporte e Macroeconomia, sempre explorando o tema pelo viés da economia. No caso das fotografias, elas precisam estar associadas a alguma matéria, mesmo que não seja inscrita no prêmio.

Com 25 anos de história, o Prêmio CNH Industrial de Jornalismo consagrou-se como um dos principais do mercado. “Acompanhamos nesse tempo a evolução dos meios de comunicação e do jornalismo brasileiro. Em especial, todas as mudanças econômicas que aconteceram nesse período. O conjunto das reportagens premiadas é um retrato do Brasil contemporâneo”, afirma Jorge Görgen, gerente de Relações com a Imprensa da CNH Industrial e coordenador do concurso.

As reportagens serão avaliadas pela contribuição que geram para a reflexão sobre a conjuntura econômica do País e o desenvolvimento desses setores. Além disso, a capacidade de tradução dos fatos econômicos em informação de qualidade para o leitor e o papel social de prestação de serviços para o cidadão brasileiro também serão fatores decisivos para indicar as melhores matérias.

As fotografias serão julgadas pela capacidade de expressar e transmitir o conteúdo abordado na reportagem, além de originalidade, qualidade técnica, enquadramento, estética e composição.

As inscrições vão até 31 de julho pelo www.premiocnhindustrial.com.br. As matérias vencedoras das quatro categorias serão premiadas com R$ 15 mil cada, e as fotografias com R$ 5 mil cada, totalizando R$ 80 mil em prêmios.

As quatro matérias premiadas ainda concorrerão na categoria Grande Ganhadora dos 25 Anos, que adicionará mais um prêmio de R$ 10 mil, totalizando assim, uma premiação de R$ 25 mil para um único vencedor.

Sobre as categorias modalidade Reportagem:

  • Agronegócio: reportagens do segmento econômico publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem assuntos relacionados ao agronegócio do país, tais como: negócios, exportação e importação, balança comercial, produção, alimentos, agricultura sustentável, tecnologia e inovação, leis, impostos e tributos, incentivos do governo, projetos e programas, entre outros.
  • Construção: matérias publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem o segmento de construção no Brasil com foco nas questões acerca das premissas do setor, tais como: tendências, leis, incentivos, empregos, infraestrutura, investimentos, materiais, tecnologia e inovação, mineração, projetos, governo, construção sustentável, entre outros.
  • Transporte: reportagens publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem os aspectos econômicos do setor de transportes no país, bem como seu desenvolvimento, envolvendo temas como: inovação e tecnologia, mobilidade sustentável, leis, projetos e programas do governo, produtos, investimentos, estradas, logística, entre outros.
  • Macroeconomia: matérias publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem questões relacionadas ao cenário econômico do país, como: inflação, moeda, câmbio, desenvolvimento econômico e social, mercado de ações, políticas econômicas, entre outros. Essa modalidade abrangerá também os outros segmentos que não foram contemplados nas demais categorias, como: varejo, imobiliário, turismo, petróleo e gás, siderurgia, cosméticos, entre outros.

 

Sobre as categorias modalidade Fotografia

  • Agronegócio: fotografias que ilustrem as reportagens publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem o segmento relacionado à agricultura do país. As imagens podem representar negócios, exportação e importação, balança comercial, produção, alimentos, agricultura sustentável, agricultura familiar, tecnologia e inovação, leis, impostos e tributos, incentivos do governo, projetos e programas, entre outros.
  • Construção: fotografias que ilustrem as matérias publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem o segmento de construção no Brasil com foco nas questões acerca das premissas do setor. As imagens podem representar: tendências, leis, incentivos, empregos, infraestrutura, investimentos, materiais, tecnologia e inovação, mineração, projetos, governo, construção sustentável, entre outros.
  • Transporte: fotografias que ilustrem reportagens publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem os aspectos do setor de transportes no país, bem como seu desenvolvimento. As imagens podem representar: inovação e tecnologia, mobilidade sustentável, leis, projetos e programas do governo, produtos, investimentos, estradas, logística, entre outros.
  • Macroeconomia: fotografias que ilustrem matérias publicadas em jornais, revistas, blogs e sites de notícias que abordem questões relacionadas ao cenário econômico do país. As imagens podem representar: inflação, moeda, câmbio, desenvolvimento econômico e social, mercado de ações, políticas econômicas. Essa modalidade abrangerá também segmentos que não foram contemplados nas demais categorias, como: varejo, imobiliário, turismo, petróleo e gás, siderurgia, cosméticos, cultura, entre outros.

Agentes de trânsito agridem repórter fotográfico e motorista em Salvador

Betto Júnior
Betto Júnior

O repórter fotográfico Betto Júnior e o motorista Gabriel Cerqueira, ambos do Correio, foram agredidos na noite de 25/4 por agentes da Transalvador, autarquia municipal de trânsito da capital baiana. Júnior teve o nariz quebrado, levou cinco pontos na cabeça e há suspeita de que seu maxilar esteja fraturado. Cerqueira levou um soco no rosto. Os profissionais tentavam chegar ao estádio Barradão para cobrir a partida entre Vitória e Corinthians pela Copa do Brasil. Mesmo portando crachás com identificação profissional e autorização de acesso ao local, Júnior e Cerqueira foram impedidos de passar pela barreira da Transalvador colocada antes do estádio. Agentes da autarquia alegaram que, por estarem em um carro descaracterizado, eles não poderiam passar.

Segundo o repórter, o agente tentou dar dois socos, mas se desequilibrou. Outro agente acertou Júnior no queixo. “Com esse soco, eu bati a cabeça em um ferro. O agente que tentou me agredir antes se levantou e, mesmo eu estando caído e sangrando no chão, me deu um chute no rosto”. A câmera de Júnior ficou danificada: a lente e o flash que estavam acoplados a ela quebraram. Júnior e Cerqueira registraram Boletim de Ocorrência na Delegacia Especial de Área do Estádio Manoel Barradas, vinculada à 10ª Delegacia de Polícia (Pau da Lima).

Em nota, a Transalvador afirma que “não corrobora com nenhum tipo de violência, e o fato será apurado para que sejam tomadas as medidas cabíveis”. Entrevistado pela TV Bahia em 26/4, o superintendente da autarquia Fabrizzio Muller disse que os agentes envolvidos foram identificados e seria aberta uma investigação interna para apurar o ocorrido. (Com informações da Abraji)

 

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