-1.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 768

TV Escola abre edital para produções independentes

TV Escola

A TV Escola, canal multiplataforma do Ministério da Educação que funciona há 20 anos, lança pela primeira vez um edital, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), para receber projetos de produtores independentes. Podem se inscrever até 26/6, pelo site do canal, projetos de telefilmes, documentários e séries ligados a educação, saúde, cultura e sustentabilidade.

Segundo Cristina Padiglione informou em seu Telepadi, Fernando Veloso, diretor-geral da TV Escola, disse que o canal “busca produções educativas brasileiras de qualidade, criativas e que expressem a nossa identidade, levando em conta as desigualdades e a diversidade do País. Estamos atrás de produtos audiovisuais que tragam fatos e personagens importantes para a formação cultural, social, econômica e política da sociedade brasileira”.

Os novos ministros e suas respectivas assessorias

Renato Andrade e Ana Cristina Flor estão na assessoria direta de Eduardo Guardia, novo ministro da Fazenda. A chefia da Ascom é de Érica Andrade ([email protected]); a coordenação de Comunicação, de Mariana Mainenti; e a chefia da assessoria de imprensa, de Agnes Mello. Contatos pelos 61-3412-2545 / 1790 e [email protected].

Na assessoria de Moreira Franco, nas Minas e Energia, estão César Borges e Raphael AlvarelhãoLaise Lacerda ([email protected]) chefia a Ascom ([email protected]).

Nádia Ferreira está na assessoria direta de Rossieli Soares da Silva, na Educação. Gilberta Barros de Queiroz é a chefe da Ascom e Emanoel Macedo, o coordenador de Jornalismo ([email protected]).

José Augusto Gaioso acompanha Vinícius Lummertz, novo ministro do Turismo. A Ascom permanece com a FSB, aoscuidados de Darse Júnior e Mariane Oliveira ([email protected]).

Cecília Brandim ([email protected]), Mara Schuster ([email protected]) e Rachel Porfírio ([email protected]) acompanham diretamente o novo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Jorge de Lima.

Com a aposentadoria de Adriana Jobim no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, quem assessora o novo presidente do órgão Romão Cícero é Adila Bassul, promovida na Ascom ([email protected]). Também atuam por lá Tatiany de Matos Tonelini, Aline da Silva Pontes, Anacélia Fernandes, Rodrigo Barros Mendonça, Sandra Bessow e Sérgio Alves de Souza.

Sindicato dos Jornalistas de SP faz ato em defesa da democracia

Sindicato dos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo convida para o “Ato em Defesa da Democracia e do Sindicato” nesta terça-feira (8/5), a partir das 19h, no auditório Vladimir Herzog (rua Rego Freitas, 530)

O ato será um momento de reafirmar a defesa da democracia no País, que, segundo a entidade, está “submetido desde 2016 a um governo de exceção”. O evento também marca os 81 anos do Sindicato, com o lançamento de uma campanha em defesa da entidade e contra a violência a jornalistas.

Entre as presenças confirmadas estão a cartunista Laerte Coutinho, do blogueiro Eduardo Guimarães e de jornalistas como Barbara Gancia, Breno Altman, José Arbex Jr., Laura Capriglione, Laurindo Lalo Leal Filho, Maria Inês Nassif, Paulo Moreira Leite e Paulo Salvador. Participam ainda representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Comissão de Justiça e Paz, do Grupo Tortura Nunca Mais-SP, dos sindicatos dos Artistas e dos Radialistas de SP.

CDN reconquista Sesc Nacional e tem outros novos clientes

Depois de uma concorrência que durou seis meses, a equipe carioca da CDN (21-3626-3700) reconquistou a conta do Departamento Nacional do Sesc. A agência respondeu pela comunicação da entidade entre 2012 e 2017. Naquele período, atuou na consultoria com foco em Relações com a Mídia e Gestão de Crise de Imagem, atividades no escopo do novo contrato, que inclui também treinamentos.

A CDN também ampliou seu portfólio de clientes com as marcas Stone e Froneri. Stone desenvolve softwares de pagamentos, com posição de destaque no mercado; Froneri, com sede no Reino Unido, resultou de uma joint-venture das divisões de sorvetes da Nestlé e da inglesa R&R, e opera hoje em mais de 20 países.

O atendimento é centralizado no Rio de Janeiro e conta com a estrutura nacional da agência. As novas contas são coordenadas pelos diretores Ludmilla Le Maître ([email protected]) e Fabio Brisolla (fabio.brisolla@) sob a supervisão do diretor-geral Leonardo Souza (leonardo.souza@).

Blasting News Brasil anuncia Dado Lancellotti como novo CEO

Dado Lancellotti
Dado Lancellotti

Dado Lancellotti é o novo CEO da Blasting News Brasil. Ele assume com a missão de reforçar o compromisso de jornalismo social, democrático e meritocrático, potencializando a monetização da plataforma, ampliando seu alcance e promovendo o uso das tecnologias da companhia. Com 24 anos de experiência no mercado da comunicação, foi cofundador e diretor Comercial e de Marketing no R7, sócio do Grupo Fischer, sendo vice-presidente e responsável pela operação da Fischer America, além de comandar os negócios de live marketing e conteúdo do Grupo. Também foi CEO do Vírgula, cofundador da Viajo.com e trabalhou por quatro anos na Loducca.

Em um cenário onde a internet dá voz definitiva às pessoas, que passam a produzir conteúdo, os chamados prosumers, a Blasting News vem para introduzir o jornalismo social nessa estrutura. “Damos voz às pessoas, porque, para nós, a opinião delas conta”, diz Lancellotti. “Claro, junto a isso, temos o desafio da curadoria, e é por esse motivo que temos uma plataforma tecnológica e profissionais que participam desse ecossistema editando e atestando o conteúdo”.

Mais informações com Francisco Itacarambi ([email protected] ou 11-5502-5461) e Beatriz Spinelli (beatriz@ ou 5409).

Gerdau e Sanofi apoiarão Congresso de Comunicação

Duas das mais tradicionais marcas empresais do País, Gerdau e Sanofi, confirmaram apoio ao 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo por tema central A comunicação, os negócios e as grandes causas da sociedade. A Sanofi adquiriu a cota de patrocinadora máster e a Gerdau patrocinará a Arena da Inovação (ver a seguir). As duas se somam a Itaú Unibanco, Nissan e Samsung, que também estarão ao lado da Mega Brasil no chamado Congresso da Maioridade, este ano realizado em plenário único. Também apoiam o evento as agências CDN, FSB, Grupo In Press, JeffreyGroup, Llorente & Cuenca, LVBA, Máquina Cohn & Wolfe, Ogilvy e Textual.

Arena da Inovação debaterá transcendência da tecnologia no universo da Comunicação

Tendo como temáticas Sociedade Digital, Inteligência Artificial, Big Data, Logística Reversa e Máquinas Humanizadas, a edição 2018 da Arena da Inovação, que abrirá o Congresso Mega Brasil, terá entre seus convidados Lawrence Chug Koo, pesquisador de Comunicação e Semiótica, Planejamento Estratégico e Consultoria; Victor Hugo Pereira Gonçalves, advogado, historiador e professor em Direito Empresarial e Segurança Empresarial; Nilo Cini Júnior, empresário e presidente do ILOG – Instituto de Logística Reversa; e Sérgio Bicudo, doutor em Comunicação e Semiótica, mentor no Centro de Empreendedorismo Faap e cofundador do EraTransMidia. A moderação será de Renato Gasparetto Jr., diretor de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau.

A atividade está programada para 16/5, às 9h20, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Ex-Realidade fizeram encontro em São Paulo

Edson Lobo, Marco Antonio Rocha, José Hamilton Ribeiro, Antonio Arena, José Carlos Marão e Jaime Figuerola;
Edson Lobo, Marco Antonio Rocha, José Hamilton Ribeiro, Antonio Arena, José Carlos
Marão e Jaime Figuerola

Num encontro inédito, Edson Lobo conseguiu juntar em 28/4, em almoço no Shopping Eldorado, em São Paulo, perto de uma dúzia dos principais jornalistas da extinta revista Realidade, considerada um marco na história da reportagem brasileira, que circulou de abril de 1966 a janeiro de 1976. Estiveram por lá Antonio Arena, Hiroto Yoshioka, Jaime Figuerola, José Carlos Marão, José Hamilton Ribeiro, Luis Laerte Fontes, Marco Antonio Rocha, Nemércio Nogueira, Norma Freire e Zamali Dória.

“Acho que o maior destaque ficou pela alegria do reencontro depois de mais de 40 anos e já a ansiedade de marcar outro ainda este ano e com mais ex-companheiros que não puderam estar presentes, como, por exemplo, Audálio Dantas, em tratamento de saúde, que estava hospitalizado”, disse Edson a J&Cia. “Outra curiosidade: vários ex-companheiros da Editora Abril, de outras publicações da época, também querem participar do próximo encontro, por volta do final de setembro”.

Fotos do encontro 

Marco Antonio Rocha, José Carlos Marão e Norma Freire; Zamali Dória e Antonio Arena ; Hiroto Yoshioka e Nemércio Nogueira; Antonio Arena, Luis Laerte Fontes e Jaime Figuerola. Por: Edson Lobo

 

Clube da Imprensa debate a atuação da imprensa esportiva em tempos de Copa do Mundo

A atuação da imprensa esportiva em tempos de Copa do Mundo será na próxima terça-feira (8/5) o tema da quinta sessão do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo. Com mediação de Hélio Gomes, diretor de Mídias Digitais da Editora Três, terá entre os convidados da semana a editora de esportes da TV Bandeirantes Mariana Cruz, o supervisor de edição e transmissões da ESPN Dudu Magnani e o repórter Fernando Fernandes, também da Bandeirantes.

Eles vão lembrar histórias das coberturas de Copas, relatar os momentos de perrengue e compartilhar suas melhores experiências durante o maior evento esportivo do mundo. O painel também discutirá os limites entre os papéis de torcedor e jornalista esportivo no dia a dia com a Seleção Brasileira. O debate será transmitido ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa, e reproduzido pelos  parceiros de mídia do projeto: Jornalistas&Cia, Comunique-se e A Vida no Centro.

O Clube da Imprensa é um projeto criado por Helio, Denize Bacoccina, Clayton Melo, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos, todos com experiência em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Terra e BBC.

Os encontros começam com uma happy hour às 18h, com um som ambiente nas picapes. Os convidados são recebidos com um chope oferecido pelo Bar Brahma (av. São João, esquina com a Ipiranga). Nas paredes, imagens da exposição Retratos de Empresários, cedida ao Clube da Imprensa pelo fotógrafo Claudio Gatti. Os debates começam por volta das 20 horas.

Nas quatro primeiras semanas, os temas foram igualdade de gênero nas redações, novos modelos de negócios, mudanças na fotografia na era digital e papel das redes sociais na distribuição de conteúdo jornalístico.

Festival GloboNews Prisma tem segunda edição aumentada

Será no próximo sábado (5/5), em São Paulo, a segunda edição do festival GloboNews Prisma, sobre inovação. Reconhecido internacionalmente pelo Prêmio Lusófonos de Criatividade, que destaca os trabalhos mais criativos dos países de língua portuguesa, é integralmente dedicado aos temas empreendedorismo, sociedade e sustentabilidade. Além de novos debates, apresentação de casos de sucesso, workshops, gastronomia e música, este ano a programação conta com uma mostra de documentários, uma feira de expositores da nova economia com produtos sustentáveis e um espaço sensorial com atividades de relaxamento. O circuito acontece em cinco coworkings do bairro de Pinheiros, promovendo a troca de ideias e novas práticas que são tendência no Brasil e no mundo.

Nomes relacionados à inovação estarão presentes para compartilhar suas experiências, sob a intermediação de jornalistas da GloboNews: João Mostacarda (empreendedorismo), Marcelo Lins (sociedade) e André Trigueiro (sustentabilidade), além de Miriam Leitão e Samy Dana, entre outros. Temas como robôs, fake news e guerra eleitoral, monopólios digitais, economia circular, o futuro do trabalho, criptomoedas, inteligência artificial no setor da saúde e futuro da mobilidade estarão em pauta.

A programação, com mais de 40 atividades, está disponível no www.globonewsprisma.com.br, pelo qual podem ser feitas as inscrições. Quem não estiver em São Paulo poderá acompanhar as palestras por streaming no G1.

No Rio, uma versão pocket

No mesmo sábado (5/5), uma versão resumida do festival será realizada no Rio. O Pocket Prisma Rio também vai discutir inovação ligada a empreendedorismo, sustentabilidade e sociedade. A programação carioca, com debate, palestra e workshop, terá a participação de sete palestrantes, sob mediação de Maria Prata, apresentadora do programa Mundo S/A, da GloboNews. Um horário está reservado para o acesso à transmissão simultânea, por streaming, da mesa O futuro do trabalho e o trabalho do futuro, que faz parte da programação paulistana.

Das 14h às 18h, no recém-inaugurado Espaço Oito, da Oi (rua Visconde de Pirajá, 54). O evento é gratuito e sujeito à lotação de cada atividade. As inscrições podem ser feitas nos links workshop e debate e palestra.

Empresas se preocupam, mas não se preparam para as fake news

A Aberje divulga o resultado da pesquisa Fake news: desafios das organizações. O objetivo do estudo é conhecer a dimensão do problema e os mecanismos que podem contribuir para mitigar a propagação das fake news sob o ponto de vista corporativo. Ele contou com a participação de 52 organizações, tanto nacionais quanto multinacionais, distribuídas nos mais diversos setores de atividade.

De acordo com o levantamento, o assunto fake news preocupa 85% dos representantes das empresas; no entanto, 67% das corporações não têm o tema incluído em seus assuntos estratégicos, e apenas 20% dizem ter estruturado seu departamento interno ou contratado serviços externos para acompanhar e gerir as publicações que envolvem notícias falsas.

“É um que erro acreditar que eventuais riscos causados pelas fake news possam ser mitigados. Isso levando em conta apenas uma estratégia de pós-controle”, alerta Paulo Nassar, presidente da Aberje. “Talvez agora seja o momento para que empresas se previnam contra as fake news, investindo em profissionais, educação em comunicação e estratégias para que não sejam prejudicadas no futuro”.

Os participantes acreditam que os principais impactos causados pelas fake news às organizações são danos à reputação da marca (91%), danos à imagem da empresa (77%), perdas econômico-financeiras (40%) e credibilidade da companhia (40%).

Especial Empresa cidadã – O impacto das fake news no âmbito corporativo será tema da próxima edição da série especial de J&Cia Empresa cidadã. Projeto de branded content, a edição circulará em 28/5 e trará exemplos de ações desenvolvidas pelas áreas corporativas das principais empresas que atuam no Brasil, o papel das corporações na luta contra as notícias falsas, além de soluções e ferramentas disponíveis na luta contra esse que é um dos principais motivos de preocupação do jornalismo na atualidade. A produção está a cargo de Sérgio Lüdtke.

Empresas interessadas em participar do projeto podem solicitar mais informações com Silvio Ribeiro, pelos 11-3861-5280 e [email protected].

Últimas notícias

pt_BRPortuguese