2.3 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 22, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 760

Ford reestrutura Comunicação e enxuga equipe

Deixam a equipe de Comunicação da Ford, na ordem, Filipe Gutierrez, Claudia Freiesleben e Ana Paula Silva.
Deixam a equipe de Comunicação da Ford, na ordem, Filipe Gutierrez, Claudia Freiesleben e Ana Paula Silva.

Pelo menos três profissionais deixaram ou estão de saída da área de Comunicação da Ford. O departamento passa por um profundo processo de reestruturação, conforme confirmou o diretor de Comunicação Fernão Silveira. O resultado desse processo deverá ser confirmado nas próximas semanas.

O primeiro a deixar a casa foi o assessor de imprensa Filipe Gutierrez, que se despediu em 30 de maio. Ele estava na Ford desde agosto de 2011 e antes integrou por três anos a equipe de assessoria de imprensa da Peugeot. De viagem marcada para os Estados Unidos em agosto, deverá definir seus novos rumos profissionais quando retornar ao País. Até lá, atende pelos 11-996-790-094 e [email protected].

Na próxima quarta-feira (20/6) sairá Claudia Freiesleben ([email protected] e 11-996-772-007). Uma das profissionais com mais tempo de casa, ela integra a área de Comunicação da Ford desde agosto de 2006. Nesse período, liderou as áreas de Produto, Corporativo e, mais recentemente, Conteúdo. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Comunicação Corporativa, Claudia teve ainda passagem pela rádio Transamérica, onde foi correspondente na Europa, e esteve por quatro anos na AutoData.

Quem também deixará a casa será a analista de Comunicação Ana Paula Silva ([email protected]). Ela aderiu ao PDV (programa de demissão voluntária) da companhia e despede-se em 2 de julho. Formada em Relações Públicas, com pós-graduação em Administração de Empresas, Ana Paula está na Ford desde abril de 2010, onde começou como estagiária.

Muita coisa no dia 16: almoço dos ex-Manchete, homenagem a Ramiro Alves e documentário na Pública

Microfone da TV Manchete

A agenda deste sábado (16/6) começa com almoço dos ex-funcionários da extinta TV Manchete, que se encontram para lembrar os antigos tempos da emissora. Fundada em 1983 por Adolpho Bloch, a Manchete completaria 35 anos caso ainda existisse. Muitas pessoas sentem saudades desses tempos. Uma é Luiz Santoro, que foi âncora do Jornal da Manchete e que hoje organiza o evento. Das 12h às 18h, no restaurante Graça da Vila (rua do Catete, 133, ao lado da estação Catete do metrô).

Enquanto isso, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, Pernambuco, o terreno onde fica a antiga antena da TV Manchete foi ocupado por dezenas de famílias em busca de moradia, e que começaram a demarcação para a construção de casas. Paralelamente ao movimento de reivindicação, vândalos aproveitaram a ocasião para invadir a estrutura projetada por Niemeyer há cerca de 30 anos, para saquear e depredar a edificação. A torre está em processo de tombamento na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco desde 2017, a pedido da Associação de Imprensa de Pernambuco.

Na tarde do mesmo sábado, roda de samba do bloco Imprensa que eu gamo em homenagem a Ramiro Alves, diretor do bloco, falecido em maio. Quem comanda a roda é Eduardo Galotti, e estão convidados todos os compositores e amigos do bloco para darem suas canjas. No mesmo dia comemora-se o aniversário de Aziz Filho, grande amigo e sócio de Ramiro na agência Avenida. Às 16h, no Armazém Cardosão (rua Cardoso Júnior, 312).

Também às 16h, lançamento do curta Sob constante ameaça, uma conversa da Pública sobre as mulheres e o direito à cidade. Após a exibição do documentário, haverá uma entrevista ao vivo com a urbanista e arquiteta Tainá de Paula, e Iazana Guizzo, fundadora do escritório coletivo de arquitetura Terceira Margem. O evento será mediado por Andréa Dip, que foi uma das diretoras do filme. Coproduzido pela Agência Pública e pela SPCine, o curta-metragem acompanha a caminhada de mulheres por São Paulo e revela como o medo de assédio e violências de gênero influenciam a forma de ocupar a cidade. Na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81), com entrada franca.

Folha de S.Paulo abre inscrições para Treinamento em Jornalismo Diário

Logo

Estão abertas, até 8/7, as inscrições para a 62ª edição do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha de S.Paulo, de 13 de agosto a 31 de outubro, em tempo integral. A seleção será realizada em duas etapas. A primeira terá uma prova online com questões de português, inglês e conhecimentos gerais, disponível de 13 a 15 de julho. Os candidatos mais bem colocados serão convocados para uma dinâmica de grupo na sede da Folha, em São Paulo.

Os participantes terão aulas de jornalismo diário, história, direito, economia e língua portuguesa e realizarão um projeto final, que será publicado no jornal. O treinamento, patrocinado pela Philip Morris, não é estágio e não é remunerado. A Folha oferece hospedagem para os candidatos de fora de São Paulo. A participação é aberta a pessoas com formação universitária em qualquer área.

Morre Ruy Portilho, alma do Prêmio Esso

Ruy Portilho
Ruy Portilho

Morreu no Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira (13/6), aos 74 anos, vítima de câncer, Ruy Portilho, que por mais de duas décadas organizou o Prêmio Esso. O velório será nesta quinta-feira (14/6) das 9h às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju.

Assim o descreveu o amigo Maurício Menezes: “Ruy era advogado de formação, ocupou cargos de chefia na sucursal Rio do extinto Jornal da Tarde e no Estado de S.Paulo. Teve importante participação quando o Estadão ganhou o Prêmio Esso Regional Sudeste, em 1984, com a cobertura da Bomba do RioCentro”.

Depois da passagem pelo Estadão, foi coordenador de comunicações externas da Esso Brasileira de Petróleo. Em 1992, fundou sua empresa, a RP Consultoria e durante 23 anos organizou o Prêmio Esso, até a última edição, em 2015, já sob a marca ExxonMobil. O conceito do Esso, considerado a mais importante premiação para profissionais da imprensa, não apenas pelo valor monetário, mas pelos critérios de julgamento, foi sedimentado por Ruy ao longo das duas décadas.

A propósito dessa identificação dele com o prêmio, na monografia O Prêmio Esso na constituição da identidade profissional do jornalista Marcio de Souza Castilho escreveu: “Nas palavras do jornalista Ruy Portilho, coordenador do Prêmio Esso, a credibilidade do concurso estava assentada ‘na composição de comissões julgadoras de qualidade, formadas por profissionais respeitados por seus pares, que pudessem valer-se de vasta experiência acumulada em anos de exercício profissional’ (2006:10). ‘Independente’, ‘transparente’ e ‘democrático’ são alguns dos adjetivos usados por ele ao abordar o processo de escolha das matérias vencedoras. Diz Ruy: ‘Nenhuma decisão no Prêmio Esso é tomada sem que correntes opostas de pensamento estejam representadas nas diversas comissões (…). Nunca integrantes de tantas redações de jornais, revistas e emissoras de televisão de tantas regiões do Brasil foram chamados a se manifestarem sobre os trabalhos inscritos. A pluralidade, aliada a um sistema de amplo debate e de decisões por consenso ou maioria dos votos, garante ao Prêmio Esso o predicado de o mais democrático entre os concursos do gênero, o que constitui uma garantia a mais ao participante que, há décadas, confia seus trabalhos aos organizadores, em busca de um veredicto técnico, imparcial e sobretudo justo'”.

Além de prestar outros serviços, a RP Consultoria ficou conhecida pela montagem e coordenação das chamadas ações de reconhecimento, e tinha como clientes os prêmios TOP Etanol, ETCO de Jornalismo e ABCR de Jornalismo.

Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, ressalta a deferência com que Ruy sempre tratou a newsletter.

BuzzFeed Brasil lança o programa ao vivo Seleção BuzzFeed

Logo

O BuzzFeed Brasil transmite nesta quinta-feira (14/6), ao vivo dos seus estúdios em São Paulo, o primeiro episódio do Seleção BuzzFeed. O programa irá ao ar no Twitter durante os 25 dias do campeonato mundial de 2018, após o final do último jogo de cada dia, com uma mistura da cobertura do futebol, mídias sociais, memes e momentos de entretenimento.

Os apresentadores serão Davi Rocha e Raphael Evangelista, ambos do BuzzFeed Brasil. Eles debaterão sobre a melhor cobertura dos jogos pelas mídias sociais, interagirão com o público em tempo real, além de entrevistarem fãs de futebol pelas ruas de São Paulo. Haverá a participação de influenciadores e celebridades nas transmissões ao vivo. O programa poderá ser assistido globalmente por todos os que acessarem o @BuzzFeedBrasil por seus computadores ou dispositivos, sejam usuários ou não da plataforma.

Vencedores do Prêmio Landell de Moura serão homenageados em 20/6

Troféu

Os vencedores da primeira edição do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo serão homenageados em cerimônia no auditório do 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo (viaduto Jacareí, 100) na próxima quarta-feira (20/6), a partir das 19h30. Iniciativa deste Jornalistas&Cia, e que se tornou lei municipal por projeto do vereador Eliseu Gabriel, o prêmio reconhecerá profissionais e programas do radiojornalismo paulistano em quatro categorias: Âncora, Comentarista, Repórter e Programa.

No final de maio, a Comissão Julgadora definiu os 12 finalistas do concurso: Âncora: Marcio Bernardes (Transamérica), Ricardo Boechat (BandNews) e Tatiana Vasconcellos (CBN); Comentarista: Claudio Zaidan (Bandeirantes), Reinaldo Azevedo (BandNews) e Vera Magalhães (Jovem Pan); Repórter: Agostinho Teixeira (Bandeirantes), Aiana Freitas (BandNews) e Maiara Bastianello (BandNews); e Programa: Jornal da Bandeirantes, Jornal da BandNews e Jornal da Jovem Pan. Na cerimônia, serão conhecidos os primeiros colocados de cada categoria, que receberão o Troféu Ondas Landellianas, de autoria do designer Nelson Graubart.

Dividido em duas fases, o Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo contou em sua primeira etapa com votação do público, que indicou livremente mais de 300 profissionais e quase 100 programas das principais emissoras que atuam na cidade de São Paulo. Os mais votados em cada uma das quatro categorias passaram para a segunda fase e seus nomes foram submetidos a um júri integrado por nove profissionais: Adhemar Altieri, Álvaro Buffarah Jr., Filomena Salemme, Geraldo Nunes, Luciana Freitas, Marco Antonio Rossi, Paulo Vieira Lima, Roseli Tardelli e Ulisses Rocha.

Globosat inaugura estúdios no Riocentro

Globo sat logo

A Globosat inaugurou este mês dois estúdios no Riocentro. Numa área de 5 mil m² estão os estúdios, com 1.100 m² e 640 m². Entre outros recursos, contam com dois pontos de captação, conexão com o anel ótico da Globosat, áreas de apoio e suporte da unidade de tecnologia.

O projeto complementa a infraestrutura já testada pela empresa no Riocentro, e que os canais Gloob e Multishow utilizam para gravar seus programas. Conta ainda com a parceria do grupo francês GL Events, que administra o Riocentro. O pool de estúdios permitirá a produção de programas ao vivo ou gravados, em diversos formatos, seguindo o modelo de compartilhamento de recursos utilizado pela empresa em outras áreas.

Portal Terceiro Tempo publica páginas exclusivas de ACapa

No amistoso em que o Brasil ganhou de 1 a 0 da Alemanha, ACapa ligou o resultado do jogo com a goleada de habeas corpus concedidos pelo STF

Uma parceria entre o portal Terceiro Tempo, de Milton Neves, e ACapa permitirá ao leitor e torcedor saborear a síntese, a interpretação e o humor do “jornal sem jornal” ao longo da Copa do Mundo. A partir desta quinta-feira (14/6), dia em que a bola começa a rolar na Rússia, o projeto que completou dois anos nas redes sociais passará a publicar, pela primeira vez em um portal, as capas que alcançam de maneira orgânica até 500 mil leitores fãs do trabalho desenvolvido pelos jornalistas Edgar Gonçalves Jr., Nélson Nunes, Fabrício Cardoso e Tchô Hermes.

Autointitulada “a primeira página que você não vê no jornal que você lê”, ACapa é uma peça gráfica inspirada nas capas de jornais e revistas que fizeram história no jornalismo brasileiro. É produzida apenas nas plataformas das redes sociais e tem no público entre 25 e 34 anos a principal fatia de audiência. “O Mundial da Rússia é uma excelente oportunidade para produzir capas criativas e esperar pela repercussão, pois o brasileiro ama e se envolve com o futebol mesmo quando alega desinteresse”, afirma Edgar, um dos idealizadores do projeto.

O Terceiro Tempo é um dos principais canais de informação esportiva e um dos pioneiros da internet. Além de informação atualizada, o portal reúne seções que resgatam e preservam a memória do futebol brasileiro, como Que fim levou?, que conta a trajetória esportiva e a história de vida dos principais personagens do futebol mundial e de outras modalidades. O portal tem mais de dois milhões de pageviews mensais.

Facebook encerra trending topics e anuncia mudanças

O Facebook vai remover o recurso trending topics, que reúne notícias e tópicos mais populares da rede social, na tentativa de contornar a maior crise de credibilidade de sua história, na qual está pressionadao a corrigir muitas de suas práticas comerciais que causam impacto negativo nas sociedades. Entre elas estão, por exemplo, o fenômeno da disseminação de notícias falsas e a falta de privacidade em períodos eleitorais.

Segundo o site Poder360, o Facebook informou que os usuários estão consumindo notícias mais por celulares e por vídeo, o que o estimulou a “explorar novas maneiras de ajudar as pessoas a se manterem informadas sobre notícias de última hora que importam, enquanto garantimos que as notícias que eles veem no Facebook são de fontes confiáveis e de qualidade”.

Ligia Guimarães reforça equipe da BBC Brasil

Ligia Guimarães - Reprodução Facebook
Ligia Guimarães – Reprodução Facebook

Após seis anos no Valor Econômico, Ligia Guimarães despediu-se da publicação do Grupo Globo e começou neste mês de junho como editora multimídia na BBC Brasil, em São Paulo. Contratada em 2012 como editora assistente de Brasil, desde 2015 vinha atuando como repórter de políticas públicas, escrevendo sobre temas como educação, segurança e desigualdade social.

Antes, foi repórter de economia no G1 por seis anos. Durante o período no Valor, passou seis meses em Nova York como fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, estudando inovação e empreendedorismo em mídia. Atualmente, é fellow da Early Childhood Development Reporting Fellowship, do International Center for Journalists (ICFJ) e possui MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas, promovido pelo Instituto Educacional BM&FBOVESPA.

Seu novo e-mail de contato é o [email protected].

Últimas notícias

pt_BRPortuguese