26.1 C
Nova Iorque
segunda-feira, junho 23, 2025

Buy now

Início Site Página 746

Rodrigo Soares assume Comunicação da Porsche

Rodrigo Soares – Reprodução: Linkedin

Poucas semanas após o anúncio da saída de Mariana Romero do comando da área de Comunicação da Porsche no Brasil, a importadora definiu um substituto para a vaga. É Rodrigo Soares (rodrigo.soares@porsche.com.br, 11-4410-9905 e 973-481-051), profissional que desde agosto de 2015 atuava como gerente de vendas da marca. Com MBA em Marketing pela Faap, Rodrigo esteve antes por mais de dez anos na Mercedes-Benz, onde começou como estagiário, sempre ligado à área de vendas.

”Para mim será um desafio muito interessante, onde relacionamento, algo tão presente também em vendas, é essencial”, destaca o executivo. “Pelas funções que exerci anteriormente, e por ser um dos criadores do Mercedes-Benz Challenge, já mantinha uma certa proximidade com jornalistas, mas agora será algo diferente, mais intenso, o que me deixa bastante empolgado com o desafio”.

Ele afirma ainda que terá entre seus principais desafios aumentar a proximidade da marca e do mundo Porsche com os jornalistas: “Vamos manter o bom trabalho quer já vinha sendo feito e preparar novas ações visando um ano tão importante como será 2018, com o Salão do Automóvel e outros eventos que deveremos promover até lá”.

Para auxiliar nas demandas de imprensa, a área de Comunicação da fabricante alemã conta ainda com o apoio de Rian Assis (rian.assis@talquimy.com.br, 11-3086-9899 e 941-140-911), da Talquimy.

Equipe da TV A Crítica é agredida em Manaus

Equipamentos quebrados
Equipamentos quebrados

O repórter Mário César Filho e o cinegrafista Antônio Domingos, da TV A Crítica, afiliada da TV Record em Manaus, foram agredidos na terça-feira (13/2) enquanto gravavam uma reportagem na periferia da capital amazonense. Eles estavam fazendo matéria sobre o roubo em uma loja de material de construção quando perceberam uma confusão do lado de fora do estabelecimento.

“Quando saímos, moradores contaram que o carro de uma mulher colidiu na lateral de um veículo estacionado”, declarou o repórter para o site da emissor. “Foi então que flagramos a motorista fugindo do local. Minutos depois, encontramos o proprietário do carro atingido conversando com algumas pessoas. A partir daí, a confusão começou”.

Um amigo da motorista agrediu a equipe de TV com socos e pontapés e destruiu a câmera com um pedaço de madeira. O suspeito fugiu do local após a agressão. A equipe, registrou o caso na polícia. O agressor está sendo procurado pelos investigadores.

Morre Camila Camargo

Camila Camargo
Camila Camargo

A jornalista Camila Camargo morreu aos 39 anos, em 13/2, vítima de um infarto, em São Luís do Maranhão, onde passava o carnaval com o marido. Formada na Universidade Católica de Santos, foi estagiária na Prefeitura de local e repórter da TV Roraima, afiliada da Rede Globo.

Entre 2002 e 2004 foi repórter da TV Tribuna, em Santos, depois seguiu carreira em São Paulo em assessorias de comunicação. Era gerente de contas na Ketchum, empresa em que passou os últimos dez anos e onde coordenava o trabalho de comunicação de clientes como Vigor, Nadir Figueiredo e Eastman. O corpo foi sepultado no Memorial de Santos nesta quinta-feira (15/2).

Fox Sports prepara time de narradoras para a Copa do Mundo

Vanessa Riche - Divulgação: Fox Sports
Vanessa Riche – Divulgação: Fox Sports
Vanessa Riche (ex-GloboNews e SporTV) será a responsável pela seleção das profissionais

 

A Fox Sports anunciou a contratação da jornalista Vanessa Riche. Ela chega à emissora com uma missão especial: ser a curadora do projeto Narradoras, que selecionará mulheres para narrar a Copa do Mundo da Rússia pelo canal. As inscrições para o projeto devem ser anunciadas nos próximos dias, nos canais oficiais da Fox Sports.

Com experiência em transmissões de Jogos Olímpicos e Panamericanos, Vanessa começou a carreira em rádio, onde atuou por sete anos, até chegar à GloboNews. De lá, foi transferida para o SporTV para narrar eventos esportivos. Nesse período, também deu aulas de formação de profissionais para televisão, tendo descoberto talentos como Fernanda Gentil (TV Globo).

“Estou muito feliz com o desafio de descobrir novos talentos por todo o Brasil. Vamos ver uma coisa inédita: uma mulher narrando a Copa do Mundo. Estou muito animada”, comenta Vanessa. “Acredito que ainda há resistência à participação de mulheres no futebol aqui no Brasil, mas o espaço está sendo conquistado e o preconceito, combatido”.

Além do projeto, ela trabalha num produto surpresa exclusivo para a Copa do Mundo FIFA 2018. “Será algo novo, que só alguém com a experiência e a capacidade da Vanessa poderia construir com a equipe incrível que temos aqui na Fox “, diz Eduardo Zebini, SVP & CCO da Fox Sports.

Folha de S.Paulo anuncia diversas mudanças

Novidades incluem reformulação do site, novo Manual de Redação, investimento em inteligência  e mudanças no relacionamento com o Facebook

 

A Folha de S.Paulo vem anunciando uma série de novidades nas últimas semanas, em um processo de reformulação e novos projetos que deve prosseguir ainda pelas próximas. Dentre elas, promoveu uma reforma visual em sua plataforma digital, que acabou tendo pouco impacto por causa de uma decisão que acompanhou a mudança: a de deixar de postar notícias em sua página no Facebook.

Essa notícia repercutiu não apenas no Brasil, mas também em diversas publicações estrangeiras. A justificativa é que, com as recentes mudanças no algoritmo da rede social, a veiculação de notícias por veículos jornalísticos perdeu relevância e favoreceu a propagação das chamadas fake news.

Outra novidade que deve dar um novo rumo ao dia a dia da redação foi o lançamento do novo Manual da Redação. A nova edição levou 35 meses para ser produzida, é a primeira totalmente refeita desde 2001, trazendo inovações que vão de parâmetros para comportamento profissional nas redes sociais ao uso de drones.

Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Sérgio Dávila, editor executivo do jornal, falou sobre essas e outras novidades, como a ampliação do Núcleo de Inteligência da Folha e os preparativos para as eleições de 2018.

 

De cara nova

Como primeiro marco em comemoração aos 97 anos da fundação do jornal, a Folha apresentou em 1º de fevereiro uma versão totalmente reformulada de seu site. Dentre as principais novidades, estão a mudança na adaptação da página às diversas telas e dispositivos, que foi melhorada, e um esforço em deixar a publicação mais leve, facilitando o carregamento das notícias e diminuindo o consumo de dados em dispositivos móveis.

“Ela se apoia no seguinte tripé: identidade visual unificada entre a plataforma digital e a impressa, deixando ambas mais limpas e fáceis de ler; melhoria da acessibilidade e da experiência de navegar, com um site responsivo, de carregamento mais rápido; e a estreia de nosso novo publicador, o Gutenberg, produzido in house pela valorosa equipe de TI da Folha”, explicou Sérgio Dávila. Ele adiantou ainda que nos próximos meses a reforma visual atingirá também a plataforma impressa.

A nova página possibilitou ainda mais destaque ao time de colunistas e blogueiros do jornal e apresentou ao público uma nova tipografia, criada exclusivamente para o Grupo Folha.

 

Folha x Facebook

Como consequência das recentes mudanças no algoritmo do Facebook, a direção do jornal surpreendeu o mercado ao anunciar em 8 de fevereiro que deixaria de atualizar o conteúdo de sua página na rede social. Mesmo prevendo uma possível perda inicial de audiência, Dávila informou que o fluxo proveniente dessa plataforma já vinha perdendo relevância antes mesmo do anúncio dessa mudança no Facebook.

“Essa última decisão deles expulsa de fato do ambiente da rede social o conteúdo compartilhado por empresas de jornalismo profissional como a Folha”, afirmou Sérgio. “Ao privilegiar a interação pessoal, facilita a propagação de fake news, ainda que indiretamente ou como efeito colateral”.

Ele acredita que outras publicações também reavaliarão esse modelo de parceria, em que, segundo o executivo, a contrapartida é cada vez menos audiência e nenhuma remuneração. Em todo caso, a página da Folha no Facebook segue ativa, com quase seis milhões de seguidores, e o usuário não terá nenhum impedimento para compartilhar o conteúdo em sua própria timeline.

 

Repercussão

A decisão da Folha repercutiu não apenas no mercado brasileiro. Publicações de diversos países, como El País, The Wall Street Journal, The Guardian, Fox News, La Nación, Frankfurter Allgemeine, Nikkei, além das agências noticiosas Bloomberg e Reuters, deram destaque para o caso.

Durante um evento sobre mídia realizado nesta semana nos Estados Unidos, a chefe de parcerias jornalísticas do Facebook Campbell Brown chegou a afirmar que as empresas de jornalismo que considerarem que estar na rede social não é bom para seus negócios não devem ficar no Facebook. “O meu trabalho não é deixar felizes os publishers [das companhias jornalísticas]. O meu trabalho é garantir que existam notícias de qualidade no Facebook. E que os publishers que estão no Facebook tenham um modelo de negócio que funcione”, afirmou a executiva, ex-âncora da CNN, que foi contratada pela empresa no fim de 2016, em meio à crise das notícias falsas durante a eleição americana.

No mesmo encontro, Adam Mosseri, responsável pelo feed do Facebook, afirmou que, se a saída de jornais da rede social se tornar uma “tendência generalizada”, será um motivo de preocupação para a empresa. “Notícias são algo que interessam para muita gente. Eu não vejo um mundo em que não exista notícia no Facebook e certamente não vamos pressionar para que isso aconteça”, disse.

 

Manual de Redação

Ainda com relação às novidades preparadas para 2018, o tradicional Manual de Redação da Folha (Publifolha) ganhou uma nova versão na última semana. O projeto, que contou com coordenação de Uirá Machado, levou 35 meses para ser produzido e é a primeira versão totalmente refeita desde 2001. Além de servir como guia de estilo, que pode ser usado por pessoas de qualquer área que queiram aprimorar sua escrita, não só jornalistas, traz novidades que vão desde parâmetros para comportamento profissional nas redes sociais até o uso de drones.

Na próxima quarta-feira (21/2), a partir das 11h, o coordenador do projeto mediará em São Paulo um debate no Teatro Folha (av. Higienópolis, 618), ao lado de Carlos Eduardo Lins da Silva, Fernando de Barros e Silva, Eugenio Bucci e Alon Feuerwerker, para fazer uma avaliação externa da publicação. Mais informações sobre o Manual com Sônia Nascimento (11-5563-9385 ou contato@sonianascimento.jor.br) e credenciamento para o evento com Bianka Vieira (bianka.vieira@grupofolha.com.br).

 

Núcleo de Inteligência

Batizado de NIF, o Núcleo de Inteligência da Folha foi criado em julho de 2017 e já vem apresentando importantes resultados para a redação do jornal, garante Sérgio Dávila. “Dele têm saído manchetes, feitas ‘a quatro mãos’ com as editorias do jornal, de reportagens que partem de grandes bases de dados”, destaca. “Dois exemplos recentes foram a realização do maior levantamento recente da música ouvida pelos brasileiros e uma pesquisa exclusiva sobre o crescimento de São Paulo”.

A ideia, que partiu do secretário de Redação Vinicius Mota, foi incorporar elementos em princípio “estranhos” à Redação, como matemáticos e profissionais de outras áreas, para que, sob comando do também secretário de Redação Roberto Dias, atuassem em conjunto com jornalistas experimentados em busca das notícias que as montanhas de dados escondem. Segundo apurou este Portal dos Jornalistas, o núcleo, que tem na coordenação Fábio Takahashi e contava originariamente com um único cientista de dados, está recebendo o reforço de outros três, quadruplicando sua capacidade de atuação.

 

Eleições 2018

Outro tema que agitará os bastidores do jornal nos próximos meses será a cobertura das eleições. “Será uma eleição histórica por diversos motivos, e talvez a mais imprevisível desde 1989”, prevê Sérgio. “É nossa prioridade número 0 em 2018. Montamos um núcleo de pautas mais propositivas, que vem sendo tocado pelo jornalista Marcos Augusto Gonçalves e conta em seu conselho informal com nomes como os de Samuel Pessoa, Nelson Barbosa, Ronaldo Lemos, Joel Pinheiro da Fonseca, Celso Rocha de Barros e Paulo Miguel. A ideia é ir além da cobertura do dia a dia. E temos um grande diferencial, que é poder contar com o Instituto Datafolha”.

TV Brasil transmite desfile das campeãs do Carnaval de Rio e São Paulo

Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici
Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici

Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Brasil vai transmitir, na sexta-feira (16/2) e no sábado (17/2), os desfiles das campeãs do Carnaval de, respectivamente, São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, às 21h, Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici são as apresentadoras, e recebem convidados, como Raul Machado e sambistas, para analisar a apresentação das agremiações. A cobertura no Sambódromo do Anhembi terá as repórteres Sarah Quines e Priscilla Kerche na concentração, e os repórteres Dimas Soldi e Eduardo Andrade na dispersão.

No Rio, a transmissão ao vivo da Marquês de Sapucaí começa às 20h30. Luciana Barreto e o radialista Tiago Alves conversam com especialistas, que comentam o resultado da apuração. A equipe conta ainda com Leonardo Bruno, Anderson Baltar e Bárbara Pereira, além de carnavalescos e pesquisadores.

A transmissão no Rio terá o radialista Cadu Freitas, da Rádio MEC, no início da cobertura. As repórteres Flávia Grossi e Marília Arrigoni estarão na concentração. Já os repórteres Maurício de Almeida e Paulo Garritano vão mostrar as emoções do primeiro recuo da bateria. Na dispersão, a cobertura caberá a Thiago Pimenta e Daniela Christoffer.

O público poderá interagir pelas redes sociais com a hastag #paísdocarnaval.

Willian Corrêa deixa o comando do Jornalismo da TV Cultura

Willian Corrêa
Willian Corrêa

Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, parou a redação por volta de 16h dessa quarta-feira (14/2) para anunciar a saída de Willian Corrêa, depois de cinco anos no comando do Jornalismo da TV Cultura.

Fez o anúncio ao lado do próprio Willian, afirmando que sua ida para uma TV de Angola (TV Zimbo), que ele já havia dirigido entre 2011 e 2012, não significa absoluta ruptura com a Cultura, mas sim uma futura parceria. Wilian permanece na casa até esta sexta-feira (16/2). Na transição, o editor-chefe Ricardo Taíra responderá pelas funções dele. Primeira emissora privada de Angola, a TV Zimbo completa dez anos em dezembro próximo.

Sindicato solidariza-se com repórter por veto do Atlético

Oswaldo de Oliveira
Oswaldo de Oliveira

Por meio de nota distribuída em 8/2, o Sindicato dos Jornalistas de Minas solidarizou-se com o repórter da Rádio Inconfidência Leo Gomide, proibido de entrar no Centro de Treinamento do Clube Atlético Mineiro após discutir com o ex-treinador Oswaldo de Oliveira. O desentendimento ocorreu na noite anterior, durante a coletiva após o jogo do time. Segundo o clube, Oswaldo de Oliveira teria sido xingado pelo repórter, o que ele nega. O técnico ficou bastante irritado com uma pergunta de Gomide e tentou agredi-lo.

Segundo a nota, a decisão foi “um evidente cerceamento ao exercício profissional do jornalista, à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade se informar”. O Sindicato afirma ainda que considera “inadmissível a censura ao trabalho dos jornalistas, venha de quem vier, contra qualquer profissional de qualquer veículo, e exige que a decisão seja revista”. Oswaldo foi demitido do clube no final daquela semana.

Nessa terça-feira (13/2), Domenico Bhering, diretor de Comunicação do clube, comunicou por uma rede social que o veto ao jornalista da Rádio Inconfidência acabou.

Metrópoles inaugura o maior painel digital de alta resolução do Brasil

Painel de LED
Painel de LED

O Portal Metrópoles inaugurou em 8/2 em Brasília um painel de LED de altíssima resolução, com tela de 246 m2, que traz as informações mais importantes do dia, assim como a situação das principais vias do DF, previsão do tempo, imagens da cidade enviadas por leitores e dados sobre o mercado financeiro. O equipamento, com 22,80 m de altura e 10,80 m de largura, está instalado na fachada do edifício Marita Martins, no Setor Bancário Sul, em frente ao Eixão Sul. São mais de um trilhão de cores reproduzidas em uma densidade de 3.906 pixels/m².

Sobre o empreendimento, disse Lilian Tahan, diretora de Redação do portal: “Esta imensa janela digital divulgará arte, cultura, beleza e informação em proporções inéditas para o formato. Será um espaço igualmente nobre para a promoção de marcas antenadas com o que há de mais moderno no meio publicitário. Um presente para Brasília”.

Boris Feldman reforça equipe do AutoPapo

Boris Feldman - Divulgação
Boris Feldman – Divulgação

O portal AutoPapo, de Boris Feldman, passou a contar recentemente em seu quadro com cinco novos colaboradores. Felipe Boutros (ex-O Tempo, Super Notícia e Pampulha) assume o cargo de subeditor. Laurie Andrade, ex-produtora da TV Globo, foi contratada como repórter. Paulo Eduardo, que trabalhou durante anos como editor do caderno de Veículos do Estado de Minas, foi convidado para ser consultor e repórter especial. Completam o novo time Paula Carolina, como colunista, e o publicitário e designer Paula Carolina.

Outra novidade foi a promoção de Marcus Celestino, que está na equipe do projeto desde seu lançamento, ao cargo de editor em substituição a Daniel Camargos. “Darei continuidade ao que já foi iniciado, com sucesso, pelo Daniel”, garante Marcus. “Vamos manter o foco no jornalismo crítico, técnico e focado no leitor, marca registrada do Boris. Os novos integrantes da equipe, todos muito competentes, já chegam com essa mentalidade”.

O jornalista também destaca a manutenção das parcerias com a produtora Frame Art Films, de Tiago Espíndola, e com o site Autos Segredos, de Marlos Ney Vidal. “Nossos parceiros e colaboradores são ótimos. O conteúdo do Marlos é único, diferenciado. Os vídeos produzidos pela Frame Art têm qualidade ímpar. A confiança depositada por eles no AutoPapo nos faz ver que estamos fazendo um bom trabalho, que estamos no caminho certo”, finaliza.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese