1.7 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 12, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 744

Agência Pública monta rede para verificação de dados nas eleições

O Truco, projeto de checagem da agência Pública, está se preparando para cobrir as eleições de 2018 em sete estados, além da corrida presidencial. A Pública vai checar os candidatos ao governo de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará e Pará, além dos candidatos à Presidência.

As equipes que farão a cobertura nos estados de São Paulo e Minas Gerais serão coordenadas por repórteres da própria agência. No Ceará, ficará a cargo de uma equipe comandada por Thays Lavor. No Rio Grande do Sul, o parceiro será o Filtro, organização local de fact-checking. Em Pernambuco e no Pará, as checagens serão produzidas pela Marco Zero Conteúdo e Outros 400, respectivamente. No Paraná, a cobertura será feita pelo Livre.jor.

A checagem dos presidenciáveis será feita pela redação da Pública em São Paulo, também a sede da coordenação geral do projeto. Ao todo, a cobertura vai contar com 30 pessoas checando falas de políticos e boatos. A partir de 13/8, as checagens dos candidatos a governador e presidente serão publicadas no site da Agência. O Truco também passa a ter redes sociais próprias, no Facebook e no Twitter.

De Carona com Leandro chega a dez mil inscritos no YouTube

Leandro Alvares
Leandro Alvares

Após sete meses de atividades o canal De Carona com Leandro, de Leandro Alvares ([email protected] ou 11-998-411-663), celebra a marca de dez mil inscritos no YouTube.

“Comemoro a conquista agradecendo o apoio que tenho recebido da maioria das assessorias de imprensa do nosso segmento, tanto para o empréstimo de veículos como para a participação nos eventos de lançamento”, destaca. “Outro número legal é que no Instagram, o perfil @decaronacomleandro tem atualmente 15,2 mil seguidores e, há duas semanas, criei uma ramificação, o @decaronacompapai, para dividir minhas experiências de pai de primeira viagem e compartilhar relatos de seguidores que passam ou passaram pela mesma situação”

Além do canal no YouTube, o De Carona com Leandro conta uma coluna semanal no site IGCarros e tem produzido conteúdo para outros canais do setor automotivo, como o Instagram da revista FullPower, e o canal IGTV, com foco em corridas de Formula 1. “Nas próximas semanas compartilharei outros projetos que vão estrear”, revela Leandro, que continua disponível para trabalhos freelance.

Hyundai tem nova agência de Relações Públicas

A Interfuse, empresa do Grupo Ketchum, foi oficializada como a nova agência de relações públicas da Hyundai Motor Brasil. A agência, que também atende à montadora nos Estados Unidos, Europa e Ásia, será responsável por fortalecer o posicionamento e a reputação da marca no mercado e desenvolver projetos de comunicação que ampliem a sua presença no País. No entanto, a empresa manterá uma equipe estratégica própria no Brasil, que seguirá respondendo ao gerente sênior de Relações Públicas e Comunicação Maurício Jordão.

“Por enquanto estamos atuando com uma equipe interina para atender às primeiras demandas, mas já estamos analisando nomes do mercado para compor o mais breve possível o time que ficará responsável pela nova conta”, explica a diretora da Ketchum Rosana Monteiro. Enquanto não define a equipe, as demandas podem ser feitas pelos [email protected] e 11-5090-8900.

Amigos unem-se em oração por Sergio Duarte

Em gesto altruísta, Sergio Duarte decidiu doar seu corpo para estudos
Em gesto altruísta, Sergio Duarte decidiu doar seu corpo para estudos

O Museu da Imprensa Imprensa Automotiva (rua Marcelina, 108), em São Paulo, promoverá neste domingo (5/8), a partir das 10h30, quando completa uma semana da morte de Sergio Duarte, uma oração em homenagem ao jornalista. Um dos grandes incentivadores do MIAU, Sergio foi um dos primeiros a colaborar com o projeto, que atualmente mantém boa parte do trabalho que ele realizou em seus mais de 40 anos de jornalismo.

Fundador e diretor da agência SD&Press, Sergio Duarte faleceu na tarde de 29/7, vítima de câncer. Por decisão própria, não houve velório e sepultamento de seu corpo, que ele doou para estudos à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Um dos mais experientes e respeitados profissionais do segmento automotivo, Sergio passou por Quatro Rodas e foi um dos fundadores da Agência AutoData. Na área corporativa, foi diretor adjunto de Comunicação Social da Anfavea, passou pela Hill and Knowlton, e fundou em 1993 a SD&Press.

Iza França deixa a Economídia

Iza França
Iza França

Depois de oito anos como sócia-diretora na Economídia, Iza França despediu-se da agência para, numa decisão pessoal e amigável, segundo ela, iniciar outra jornada. “Entrei na Economídia quando ainda só tinha a fundação, CNPJ e quatro pessoas”, disse a J&Cia. “Deixo uma equipe de mais de 30 pessoas, das quais boa parte foi montada por mim. A carteira de clientes também cresceu bastante ao longo desses anos. Eu atuava na gestão de RP de importantes marcas, especialistas e produtos e coordenava diretamente a equipe de líderes e atendimentos. Logo, logo trago novidades dos ‘novos ares’”.

Os contatos pessoais dela são [email protected] e 11-976-444-496.

Plataformas preparam-se para blindagem contra fake news

Logo Fato ou Fake

Todas as mídias do grupo Globo reúnem-se para apurar notícias falsas

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro.

Sinergia é isso: a Rede Globo, o canal GloboNews, o portal G1, os jornais O Globo, Extra e Valor, a revista Época e a rádio CBN montam o sistema que chamaram de Fato ou fake para alertar o público sobre informações duvidosas. Não se tem notícia de uma mobilização de todas as plataformas do grupo Globo para atuar em conjunto antes dessa iniciativa.

Não é demais lembrar que, no ano passado, o jornal O Globo inaugurou a editoria É isso mesmo? para checagem de fatos. Se for o jornal que ora lidera esse movimento, ponto para O Globo.

Jornalistas dos oito veículos farão um monitoramento diário para identificar postagens e mensagens muito compartilhadas em redes sociais e por aplicativos como o Whatsapp. Ao juntar o trabalho de apuração das diversas redações, será possível verificar com mais rapidez um número maior de informações. Todos os veículos envolvidos poderão exibir, publicar ou transmitir matérias com o conteúdo das checagens feitas em conjunto.

Para confrontar versões e impedir a difusão de rumores, serão conferidos selos de Fato, Fake ou Não é bem assim às mensagens e declarações. Haverá ainda um robô no Facebook e no Twitter à disposição do público, para responder se uma informação é fato ou fake, caso esta já tenha sido checada pelos jornalistas do projeto.

A metodologia consiste no monitoramento diário, por jornalistas desse projeto, das redes sociais, da internet e das sugestões enviadas pelo público. Ao constatar que uma mensagem foi muito compartilhada, vão investigar a fonte que deu origem à informação, verificar se as imagens apresentadas correspondem ao que é narrado e ouvir as pessoas citadas. Fontes oficiais, testemunhas e especialistas também poderão ajudar a esclarecer o que está escrito ou dito. O principal critério de checagem é a transparência: das fontes, da metodologia e das correções.

Desde segunda-feira (30/7), as empresas do grupo estão aptas a responder à pergunta de sua avassaladora audiência: entre centenas de conteúdos que recebem diariamente, das mais diversas fontes: como identificar o que é verdade?

TV Escola contrata Antônio Gois para o Rede Escola 

Antônio Gois
Antônio Gois

A partir desta sexta-feira (3/8), a TV Escola estreia, às 19h, a nova temporada do Rede Escola, programa que terá Antônio Gois como colunista. Especializado em educação, ele estará em todas as edições, na coluna Caminhos da Educação, trazendo reflexões sobre o tema. Vai abordar políticas públicas do setor, propostas, caminhos, pesquisas, cases de sucesso, novidades e o que de mais relevante tem sido discutido e colocado em prática em relação à educação no Brasil e no mundo.O Rede Escola é semanal, com reportagens, entrevistas, séries temáticas e debates sobre as pautas mais atuais do universo das escolas brasileiras e seus desafios.

Na estreia, Gois abordará uma pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo Movimento Todos pela Educação e pela Fundação Itaú Social, sobre a importância de se ouvir o professor na elaboração das políticas públicas do segmento. O programa irá ao ar nos canais a cabo e digitais da emissora  e sob demanda no site da TV Escola ou no YouTube.

Inscrições abertas para o prêmio Synapsis FBH de Jornalismo

Logo do Prêmio

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo. A Federação Brasileira de Hospitais busca estimular o debate propositivo sobre o sistema de saúde brasileiro premiando jornalistas com R$ 10 mil. O prêmio reconhece matérias, artigos e reportagens que apontem soluções, referências e reflexões que possam ser aplicadas na melhoria do setor. São quatro categorias: TV, Rádio, Impresso e Internet.

O candidato pode participar com até três matérias, sendo temas diferentes para cada categoria. Também pode inscrever trabalhos publicados a partir de 21/10/2017. A cerimônia de premiação será 27/11, em Brasília. Regulamento e inscrições no site do prêmio.

Manoela Penna é a nova diretora de Comunicação do Comitê Olímpico

Manoela Penna
Manoela Penna

Manoela Penna assume nesta quarta-feira (1º/8) como diretora de Comunicação e Marketing no Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ela está entre os cinco diretores que vão trabalhar “nesse momento de reestruturação importante que o COB vem atravessando”, nas palavras do presidente da entidade, Paulo Wanderley.

Manoela é carioca e começou a carreira como repórter no Lance. Logo depois, em 2002, fundou a Media Guide, agência especializada em esportes. Associada a Diogo Mourão – hoje no Comitê Paralímpico – e desde 2012 ao grupo In Press, participou da cobertura de quatro Jogos Olímpicos. Durante o Rio 2016 atendeu a 14 clientes envolvidos com o evento, entre competidores e patrocinadores. É pós-graduada em Marketing Esportivo pela Universitat Autonoma de Barcelona e foi diretora de Mídia da Federação Internacional de Judô. A Media Guide conquistou prêmios como o Short List de PR no Festival de Cannes, o Grand Prix de PR no Wave Festival, dois Sabre Awards e seis Prêmios Aberje, além de figurar nos rankings regional e nacional do Top Mega Brasil 2018.

Ela deixou a sociedade na Media Guide para assumir o novo cargo. A agência mantém sua atuação, sob a liderança da gerente geral Camila Coimbra e do gerente de atendimento Tiago Campante. No COB, Manoela terá na equipe Christian Dawes e Daniel Varsano, ambos no atendimento à imprensa ([email protected] e 21-2494-2085).

Mariana Kotscho realiza debate sobre violência doméstica no CPF do Sesc-SP

Mariana Kotscho
Mariana Kotscho

Mariana Kotscho, que além de comandar com Marisa Marega o programa Papo de Mãe, na TV Cultura, é presidente do Instituto Salto Seguro, de apoio às vítimas de violência doméstica, convida para curso sobre o tema que organizou para o Sesc em São Paulo. Começa nesta terça-feira (7/8) e vai até 11/9, sempre às terças, das 10h às 13h, no Centro de Pesquisa e Formação (rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º).

Serão seis aulas com convidados, entre eles a promotora de Justiça Nathalie Malveiro, o psiquiatra Miguel Angelo Boarati, a psicóloga Ana Rosa Detilio, a presidente do Tamo Juntas Laina Crisóstomo e a cineasta Rita Moreira, além dela própria e de Marisa. Inscrições no site do CPF.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese