Luiz Weber é o novo secretário de Redação da Folha de S.Paulo
Depois de quase oito anos de casa, Rodrigo Rangel deixou em 26/2 o cargo de editor executivo de Veja Brasília, que ainda não definiu sua substituição. Ganhador de três Esso e com passagens por Correio Braziliense, O Globo, IstoÉ, Época e Estadão, aceitou convite de Diogo Mainardi e Mário Sabino, sócios de O Antagonista, para dirigir a Crusoé, nova revista semanal digital com conteúdos exclusivos e investigativos.
Luiz Alberto Weber, que era coordenador de especiais de Globo-Época, começou como secretário de Edição da sucursal da Folha de S.Paulo a convite do diretor Leandro Colon. Entra no lugar de Eduardo Cucolo, que deixou a empresa. A secretária de Produção da Folha é Julianna Sofia, também colunista aos sábados.
Chegou ao 13º dia em 26/2, a greve dos jornalistas, gráficos e administrativos da Rede Anhanguera de Comunicação, de Campinas, que edita o jornal Correio Popular. Em assembleia no mesmo dia, as categorias decidiram continuar de braços cruzados. A greve começou em 14/2, devido aos salários atrasados há mais de três meses, sem que a direção da empresa se manifeste ou faça uma proposta de negociação. As categorias enfrentam frequentes atrasos de pagamentos há dois anos. A expectativa dos trabalhadores e trabalhadoras é pela audiência de conciliação do dissídio de greve marcada para esta quarta-feira (28/2), às 15h30, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
Também está marcada para esta quarta-feira, às 19h, a Galinhada Solidária, no Projeto Saberes e Sabores (rua Garça. 43, na Vila Industrial, em Campinas), para arrecadar recursos ao fundo de greve criado pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e gerido pelos próprios trabalhadores da RAC. Os convites custam R$ 25 e podem ser comprados na Regional Campinas da entidade (rua Dr. Quirino nº 1319, 9º). A Regional também está recebendo doação de cestas básicas para os grevistas.
Quem preferir, pode fazer doação de qualquer quantia em dinheiro na Caixa Econômica Federal, agência 4070, conta corrente 1143-3 (caso o depósito ou transferência seja entre contas da Caixa, o código da operação é 003). O CNPJ do Sindicato é 62.584.230.0001-00.
A RAC deve parte do salário de novembro, os de dezembro e janeiro, o adiantamento de fevereiro, mais seis meses de vales-refeição e alimentação, além do 13º do ano passado e do adicional de um terço que não está sendo pago aos que saem de férias. Além do Correio Popular, a RAC é responsável pela Gazeta de Piracicaba, pela revista VPC News e pelo portal RAC.com, entre outros veículos.
O site Torcedores.com está selecionando jornalistas e comunicadores (profissionais e universitários) para formar uma equipe de cobertura da Copa do Mundo da Rússia. Os dez profissionais escolhidos produzirão reportagens especiais em diferentes mídias sob coordenação de Marcelo Tas (sócio e responsável pela plataforma de educação do site).
Os inscritos participarão de um curso gratuito de três módulos, com duração de 12 horas. As inscrições vão até 24/3 na plataforma online do Torcedores.com.
“Vou compartilhar minha experiência de já ter passado por sete coberturas, entre Copa e Olimpíadas, por diferentes veículos e linguagens”, diz Tas. “Os candidatos serão desafiados a botar a mão massa. Haverá treinamento sobre técnicas de entrevista, como perder a timidez diante da câmera e como avaliar a melhor ferramenta para cada situação. Seja dentro do estádio na Rússia ou no meio da torcida num bar de uma pequena cidade do nordeste brasileiro, o que vale é uma boa história”..
A Fox Sports iniciou em 26/2 o processo seletivo para escolher narradoras de futebol para a Copa do Mundo da Rússia. As candidatas do projeto Narra quem sabe serão as primeiras mulheres a narrar um jogo de Copa do Mundo na TV brasileira. Para participar, cada interessada deve enviar para narradora@fox.com, até 18/3, um arquivo de áudio ou vídeo de pelo menos cinco minutos com a narração de um jogo de futebol .
Contratada recentemente como líder e curadora do projeto, Vanessa Riche vai conduzir treinamentos e testes com as candidatas selecionas na sede da Fox Sports no Rio e será responsável por avaliar o material. Mais informações sobre o processo estão disponíveis no site do canal.
A CDI é a nova agência de comunicação dos cosméticos Weleda, e da Vai.Car, startup americana para aluguel de automóveis. “Nosso trabalho será focado em fortalecer a imagem e ampliar o relacionamento de Weleda e Vai.Car com os públicos de interesse”, destaca Henrique Repiso, diretor executivo do Grupo CDI. “Acreditamos que a parceria com essas empresas, que são referências em seus segmentos, será de muito sucesso”.
A equipe de atendimento da Weleda é formada pela executiva Carina Eguía (carina@cdicom.com.br e 11-3817-7997), com coordenação de Monica Giacomini (monica@cdicom.com.br e 11-3817-7976) e direção de Lena Miessva (lena@cdicom.com.br e 11-3817-7999), além de Fabiana Ribeiro, digital leader (fabiana.ribeiro@cdicom.com.br e 11-3817-7973).
Termina em 9 de março o prazo para concorrer ao Lorenzo Natali Media Prize, concurso promovido anualmente pela Comissão Europeia. Nesta edição serão aceitos trabalhos que abordem questões específicas de países em desenvolvimento e que tenham sido publicados entre 21 de março de 2017 e 9 de março de 2018.
Para matérias escritas, existe um limite de 1.500 palavras, enquanto reportagens em áudio e vídeo não devem ultrapassar dez minutos. O concurso selecionará dez vencedores, cada um dos quais receberá um prêmio no valor de € 5 mil (R$ 16,5 mil). Um deles ainda será escolhido para o Grande Prêmio, o que lhe garantirá outros € 5 mil. Neste ano, o prêmio também contará com uma categoria especial sobre violência contra mulheres e meninas. Todos os ganhadores serão convidados a participar da cerimônia de entrega, em Bruxelas, na Bélgica, em junho. Os gastos serão cobertos pela Comissão Europeia.
Interessados devem enviar pelo site a reportagem, com tradução para inglês, francês ou espanhol.
Depois de um ano e meio, Marcos Rozen está de volta à equipe da AutoData, agora como editor da revista. Ele assume o mesmo cargo de editor que ocupou em sua passagem anterior pela casa, porém na época pela Agência AutoData. Entra na vaga que vinha sendo ocupada por Henrique Skujis, que se desliga do dia-a-dia da editora, mas seguirá colaborando periodicamente com a publicação.
“Chegamos a um acordo interessante para ambos, onde poderei retomar minha atuação diária no jornalismo automotivo, sem prejudicar a operação do Museu da Imprensa Automotiva”, destaca Rozen, que desde sua saída da AutoData em junho de 2016, vinha se dedicando para colocar em operação o projeto do MIAU, inaugurado em outubro do ano passado. “Como o museu só funciona de fim de semana, conseguirei tocar os dois projetos tranquilamente”.
A publicação, a propósito, ganhou novo visual em sua edição de fevereiro, que foi apresentada aos profissionais das fabricantes nesta quinta-feira (22/2), em São Paulo. A mudança faz parte de um intenso processo de reformulação que revista, agência e newsletters da AutoData vem passando desde a chegada de Leandro Alves, no início de 2017. Em entrevista ao boletim Jornalistas&Cia Imprensa Auto, em novembro de 2017, Leandro e o Publisher Márcio Stéfani, já haviam explicado todas as bases da nova AuroData.
Dentre as recentes alterações, que envolveu inclusive a criação de um novo logotipo, a revista passou a contar com uma nova fonte. Segundo o diretor de arte e responsável pelo projeto, Romeu Bassi Neto, essa mudança resultou em um ganho aproximado de 30% no texto, espaço esse que dará lugar a mais elementos gráficos, como fotos e infográficos. Outra novidade foi a criação de uma edição digital da revista traduzida para o inglês.
“Essa é mais uma etapa de um ano que tem sido de grandes novidades na AutoData”, comenta Leandro. ”Continuaremos investindo nossos esforços na produção de um conteúdo bastante analítico, com versões em português e inglês, visando atingir também os executivos que atuam no Brasil, mas que não dominam nosso idioma”. A próxima etapa desse processo, ele adianta, será a aplicação da nova identidade visual nas demais plataformas da casa.
Versões em português e inglês da nova revista AutoData
Está marcada para esta semana a licitação para buscar nova empresa responsável pela operação da TV Assembleia de São Paulo. Será via pregão eletrônico e poderá gerar demissão dos jornalistas e radialistas que a ela prestam serviços atualmente.
Segundo informações do colunista Flávio Ricco, do UOL, a concorrência da TV Alesp é o exemplo da vez, mas, como ela, outras tantas vinculadas aos mais diferentes órgãos públicos sempre acabam abrindo brecha para incertezas e preocupações dos mais diferentes tamanhos.
“Estão todos apavorados, com a maior das razões”, escreveu Ricco. “De se lamentar que o exemplo da TV Justiça, do Supremo Tribunal Federal, não seja um modelo padrão, a ser seguido por todos. Lá, a disputa foi feita via envelope fechado, com salário mínimo estipulado para cada função e qualificação dos participantes antes e depois da licitação. Transparência absoluta, sem o risco de entregar os serviços para uma empresa inexperiente no ramo ou nas mãos de profissionais sem quaisquer condições de tocar os seus trabalhos”.
O cartunista José Alberto Lovetro (JAL) lança no YouTube a série Vou falar com Memé, vídeos para o público adulto que trazem humor ao banheiro. Segundo ele, “a ideia é falar da vida e seus problemas através desse momento muito íntimo de cada um. O grande desafio a que me propus nessa série é mostrar o quanto erramos ao tentar esconder nosso lado que consideramos feio para os outros. Aí pensei em dar a voz para ‘Memé’ e brincar com os problemas do próprio ser humano. A função do humor é questionar a tudo e a todos para um dia sabermos viver melhor”.
Os vídeos são curtos, em média três minutos cada, e toda quinta-feira haverá uma nova piada para se divertir. Mais informações a imprensa com Bete Faria Nicastro (11-3862-1586 / 0483 ou bete@waycomunicacoes.com.br)
O Canal Futura e a Agência Lupa, com apoio do Google, lançam nesta segunda-feira (26/2) o projeto Fake ou News, que tem por objetivo auxiliar o público a checar a veracidade de informações que circulam na internet, combatendo e ajudando no combate a notícias enganosas. A plataforma vai identificar as notícias falsas e reunir conteúdos sobre temas como “Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?”, “Será que essa informação está dentro do contexto?” e “Nem tudo o que se vê (e se ouve) é real. E agora?”.
José Brito, gerente de Distribuição do Canal Futura, afirmou em comunicado à imprensa que uma das ferramentas do projeto é mostrar como identificar boatos e separá-los de informações verificadas e que já estão na web: “Ampliamos as práticas de verificação de fatos e conteúdos, transformando o projeto em uma grande plataforma de educação digital”.