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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Rede Amazônica chega ao Pará com a estreia da CBN Belém

Jornalistas e produtores da CBN
Jornalistas e produtores da CBN

Com a estreia da CBN Belém (FM 102.3), a Rede Amazônica inaugurou em 1º/8 sua primeira operação no Pará. Fundada há 45 anos, a rede, afiliada do Grupo Globo, atuava até então em cinco estados da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. A aposta com a nova emissora é começar a marcar presença no maior mercado da região. Segundo estimativas do IBGE, o Pará é hoje o maior estado da Região Norte, com pouco mais de oito milhões de habitantes, mais que o dobro que o Amazonas, segundo colocado.

A nova emissora, que entra na frequência antes ocupada pela Jovem Pan, tem na equipe os âncoras Douglas Dinelli, Israel Pegado e Danilo Ferreira, os produtores Gabriel Melo, Karen Helena e Max Alexandre e os repórteres Otávio Augusto Jr., Cinthia VasconcelosTácio Torres e Danielly Fabíola. A gerente executiva da Rádio CBN Amazônia, Danielle Pires, é responsável pelo comando do jornalismo local da emissora e o diretor de Jornalismo do Grupo Rede Amazônica, Luis Augusto, é responsável pelo jornalismo regional da Rádio CBN Amazônia Belém.

Nova tentativa

Esta é a segunda vez que a CBN tem uma afiliada na capital paraense. Entre dezembro de 2008 e janeiro de 2015, a marca já havia operado em parceria com as Organizações Rômulo Maiorana, afiliada do Grupo Globo no Pará. Batizada na época como Rádio O Liberal CBN, a operação foi substituída mais tarde pela Rádio Liberal, que segue em operação.

Curiosamente, em um movimento pouco usual, o Grupo Globo conta agora com dois grupos afiliados na capital paraense: a Rede Amazônica, com a CBN, e as Organizações Rômulo Maiorana, com a TV Liberal, parceira da TV Globo.

Fernão Silveira deixa a Ford

Fernão Silveira - Reprodução Facebook
Fernão Silveira – Reprodução Facebook

Depois de um ano e meio como diretor de Comunicação para as operações da Ford na América do Sul, Fernão Silveira anunciou em 2/8 seu desligamento da companhia. Ainda não definiu seu novo destino, mas a aposta é que deverá ser em outra fabricante do segmento automotivo.

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Corporativa, começou a carreira no Diário do Grande ABC, onde atuou como repórter e editor assistente, e foi editor do portal Terra. Desde 2006 atua na área corporativa, tendo passado por Case Consulting e Catho, até chegar em 2008 à Dow Química. Por lá teve diversas funções, até assumir o cargo de gerente Global de Comunicação, tendo inclusive atuado por mais de três anos na sede da companhia nos Estados Unidos.

Até o momento a Ford não definiu um substituto para a área, liderada pelo vice-presidente de Assuntos Corporativos e Governamentais Rogélio Golfarb, a quem Fernão respondia.

Integram sua equipe, em Imprensa Especializada, a gerente de Comunicação de Produto e Produção de Conteúdo Pamela Paiffer (11-4174-9587 e [email protected]), a supervisora de Comunicação de Produto Andressa Orlando (9591 e [email protected]), o assessor de Comunicação de Produto Leandro Carloni (9790 e [email protected]), o assessor de Eventos Michael Servulo (5375 e [email protected]), e o estagiário Lucas Santos (9520 e [email protected]).

Para Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social, a gerência é de Roberta Madke (8235 e [email protected]), que conta com o suporte dos assessores Marilia Tiveron (9040 e [email protected]) e Caio Gomes (9487 e [email protected]), além de dois profissionais na fábrica em Camaçari: a supervisora Magnolia Lima (71-3195-9038 e [email protected]) e a assessora Ruth Oliveira (9039 e [email protected]).

Morre, aos 72 anos, o jornalista Claudio Weber Abramo

Claudio Weber Abramo - Foto: Alice Vergueiro/Abraji
Claudio Weber Abramo – Foto: Alice Vergueiro/Abraji

Faleceu em São Paulo na noite desse domingo (12/8), aos 72 anos, Claudio Weber Abramo. Uma das vozes mais ativas na defesa da transparência e do acesso a dados públicos no Brasil, o jornalista e matemático foi o criador da ONG Transparência Brasil. Estava internado há alguns dias no Hospital Samaritano, onde lutava contra um câncer na região do abdome.

Filho do jornalista Claudio Abramo (1923-1987) e da chargista, ilustradora e desenhista Hilde Weber (1913-1994), Claudio Weber Abramo foi editor de Economia da Folha de S. Paulo e secretário-executivo de redação da Gazeta Mercantil, além de ter atuado por Valor Econômico, Abril Cultural e IstoÉ.

Desde o início dos anos 2000, participou de inúmeros seminários e conferências da campanha pela regulamentação do dispositivo constitucional que garante o acesso a dados públicos. Foram seus vários textos que acabaram resultando na estrutura do que depois se tornou a Lei de Acesso à Informação (LAI), aprovada em 2011.

“A obstinação de Claudio durante todo o processo foi fundamental para que a lei fosse aprovada”, destacou Fernando Rodrigues, diretor de Redação do site Poder360, que trabalhou com Claudio Weber Abramo na campanha voluntária pela criação da LAI. “Ele era uma pessoa de inteligência rara, objetivo, direto. Tinha grande paixão pelo jornalismo, sempre disposto a ajudar as boas causas. Foi um privilégio conviver com Claudio. Ele fará muita falta, mas seguirá como inspiração para mim e para todos que acreditam no bom jornalismo”.

Ele deixa os filhos Luís Raul e João Baptista (do casamento com Silvia Pompeia), Lucas e Caio (do casamento com Maria Augusta Fonseca) e a enteada Isabel, da sua última mulher, Cristina Penz. Tinha seis netos: Tomás Antônio, João Pedro, Guilherme, Manuela, Maria Luísa e Mariana.

O velório está sendo realizado desde às 9h desta segunda-feira (13/8) na Funeral Home (rua São Carlos do Pinhal, 376). De lá, o corpo partirá para o crematório da Vila Alpina (av. Francisco Falconi, 837), com cerimônia marcada para as 14h30.

Agência Mural lança o programa Acontece na Escola

Agência Mural

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Paulo, podem inscrever-se até 22/8 no programa Acontece na Escola, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Serão oferecidas dez bolsas, no valor de R$ 600 cada, para alunos matriculados em 2018 que queiram produzir uma reportagem sobre a escola em que estudam, em parceria com um jornalista correspondente da agência.

Segundo a agência, o objetivo é amplificar vozes de estudantes das periferias da Grande São Paulo e estimular o interesse e a crítica das notícias por meio da prática jornalística. O programa faz parte do projeto Mural nas Escolas, que consiste na realização de palestras e oficinas sobre jornalismo local em escolas públicas da capital e das cidades da Grande São Paulo. A lista de bolsistas selecionados será divulgada dia 1º/9 e eles terão até dois meses para produzir as reportagens. Inscrições no site da Agência Mural.

 

Mais de 70% dos brasileiros buscam informar-se por fontes jornalísticas  

Logo jornalismo

Dois terços dos brasileiros preferem informar-se sobre as eleições por fontes jornalísticas, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope. O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sinalizou que o principal meio de comunicação para o alcance de informações e notícias sobre os candidatos é a televisão, apontada por 62% dos entrevistados. Em seguida, estão os “canais portais” de jornais e notícias, com 33%, seguidos dos blogs e redes sociais.

Segundo dados da pesquisa, os meios de comunicação via internet são mais utilizados de acordo com a renda familiar e o grau de instrução do entrevistado. Apenas 5% usam as redes como fontes exclusivas; no entanto, com relação a quem recorre aos blogs e redes sociais, um em cada quatro eleitores admite que raramente ou nunca verifica a veracidade das informações. O levantamento aponta que 70% estão confiantes quanto às eleições e acreditam que podem melhorar o País. Uma parcela importante da população, porém, está pessimista com relação às votações e mais de dois terços da população não iriam votar, se pudessem. O Ibope ouviu duas mil pessoas entre 21 e 24/6, em todo o País.

Guto Abranches assume a JBTV

Guto Abranches
Guto Abranches

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Guto Abranches, ex-GloboNews, aceitou convite de Omar Catito Peres, do novo Jornal do Brasil, para a implantação da JBTV. Peres pretende expandir a marca para um canal de televisão na internet, com conteúdo exclusivamente jornalístico.

O cargo de Guto ([email protected]) é de diretor de Rádio e TV do Jornal do Brasil. A fase atual é de transformar a ideia da tevê em projeto concreto: definir grade de programação, equipamentos, orçamento e, mais adiante, pessoal para trabalhar. Do ponto de vista editorial, ele se reporta diretamente a Peres. Nesta fase de planejamento e implantação, atua em conjunto com Antônio Carlos Mello Affonso, vice-presidente financeiro e administrativo. À medida que a tevê evoluir, vai haver mais interação com a redação do jornal, que conta com o vice-presidente editorial Gilberto Menezes Côrtes; Jan Theophilo no Informe JB, Tereza Cruvinel, Hildegard Angel, Renato Maurício Prado e muita gente boa.

“Num momento em que tantos lugares estão derretendo, mandando gente embora, aqui estamos nascendo e com proposta de investimento”, afirma Abranches. E prossegue: “É uma novidade bacana porque, de um lado, já nasce com o nome do Jornal do Brasil – que eu, paulistano adotado generosamente pelo RJ, descobri que é uma marca, um nome, uma história pela qual o Rio de Janeiro tem uma afeição. De outro lado, a proposta é oferecer um outro olhar, outro recorte, outros pontos de vista e de sensibilidade sobre a realidade do Rio, do Brasil e do mundo”.

Paralelamente, será criada também a Rádio Jornal do Brasil FM – que não é a JB FM, que já existe, mas outro produto de outro dono. Por enquanto, a rádio não será lançada, somente um pouco depois da entrada da webtv no ar, prevista para ainda este ano. Para a audiência distinguir a nova Rádio Jornal do Brasil da Rádio JB existente, está previsto um trabalho de marketing, além da divulgação da rádio dentro da webtv e outras iniciativas. A expectativa é que o conteúdo eminentemente jornalístico da Jornal do Brasil FM, por si só, ajude também a estabelecer essa distinção.

Meteoro.Club dá curso de Meteorologia para a área de comunicação

Meteoro.Club

A startup Meteoro.Club realiza neste sábado (11/8), no Espaço Envolve de Coworking (rua França Pinto, 926), curso de especialização em Meteorologia para jornalistas e profissionais da comunicação, que tem como objetivo apresentar, discutir e aprofundar os fenômenos que interferem no tempo, conceitos na área da Meteorologia e um entendimento melhor da previsão climática para vários segmentos do mercado que interferem na economia do País. O curso proporciona conhecimento baseado em quatro pilares: meteorologia básica, instrumentação, principais sistemas, e tempo e clima.

Ministrado pelo meteorologista César Soares, com larga experiência pela Climatempo Meteorologia, terá carga horária total de oito horas-aula. Inscrições no site da Meteoro.Club.

Maria Carolina Cristianini é a nova editora-chefe do Jornal Joca

Maria Carolina Cristianini

 

Maria Carolina Cristianini

Maria Carolina Cristianini assumiu o cargo de editora-chefe do Jornal Joca, dirigido a jovens e crianças. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com 15 anos de experiência na área de conteúdo para educação, trabalhou por dez anos na revista Recreio, escrevendo para o público infanto-juvenil, onde foi redatora-chefe. Também teve passagens por revistas como Mundo Estranho, Vip e Aventuras na História, onde venceu o Prêmio Esso de Jornalismo 2007, na categoria criação gráfica para revista.

Turner anuncia o fim dos canais do Esporte Interativo

Logo Esporte Interativo

A Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciou nesta quinta-feira (9/8) que migrará a sua principal programação de futebol para as marcas TNT e Space, criando os primeiros superstations para o Brasil. A Turner transmitirá a Série A do Campeonato Brasileiro, a partir de 2019 e pelos próximos seis anos; e continuará comprometida com a Liga da Uefa por mais três temporadas, a partir deste mês.

Os canais Esporte Interativo, bem como suas atividades de produção, serão desativados nos próximos 40 dias. A Turner vai se concentrar em reforçar ainda mais as marcas já estabelecidas TNT e Space. O superstation é um modelo de sucesso nos Estados Unidos e a Turner está confiante de que o mesmo acontecerá no Brasil. (Com informações do Colunista do UOL Flávio Ricco)

Abril volta atrás e fecha também o Guia do Estudante

Ainda na esteira dos cortes na Abril, Portal dos Jornalistas apurou que o Guia do Estudante, embora relacionado entre os títulos que continuariam a receber investimentos da empresa, encerrou suas atividades nesta quinta-feira (9/8). Com isso, deixam a redação 15 jornalistas, oito dos quais exerciam atividades de pesquisa.

Lançado em 1984 como uma edição especial do Almanaque Abril, o Guia englobava publicações como apostilas de disciplinas no currículo brasileiro, revistas sobre vestibulares, avaliações sobre cursos superiores oferecidos no Brasil e anualmente premiava universidades públicas e privadas.

Aparentemente, esses cortes têm gerado tantas informações controvertidas no mercado que a Abril veio a público em nota nesta quinta-feira (9/8) para que esclarecer que a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo CASACOR continua no portfólio da empresa. Até o final do ano, terá 13 edições nacionais: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ribeirão Preto, Brasília, Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E, dando continuidade à expansão internacional da marca, no Peru, no Paraguai e em Miami.

Também nesta quinta-feira, fonte da Abril informou que os cortes na redação de Veja atingiram 12 profissionais, entre site e impresso, e que não haverá mais demissões na revista.

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