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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Jornalistas de língua portuguesa ganham comunidade global

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A Abraji e a Global Investigative Journalism Network (GIJN) lançaram nesta semana a GIJN em Português, primeira comunidade de jornalistas que trabalham em língua portuguesa. O objetivo da parceria é que a Abraji fomente e difunda boas práticas, exemplos e técnicas de jornalismo investigativo para toda a comunidade lusófona (Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial) e de outras regiões em que o português é falado, por meio de duas contas, no Twitter e no Facebook, que serão abastecidas diariamente.

“Compartilhamos, além da língua, uma série de outras características com os povos que falam português”, diz Guilherme Amado, vice-presidente da Abraji. “Existe um milhão de histórias esperando a colaboração entre colegas que falam português para serem contadas. Empresas que atuam em diversos desses mercados, rotas de imigração em plena atividade, semelhanças culturais e étnicas, episódios da nossa História que nunca foram explorados pelo jornalismo. Espero que a GIJN em Português seja um vetor para aumentar essa colaboração”.

Seminário no Sesc Vila Mariana terá 52 jornalistas

Em parceria com a revista Cult, o Sesc Vila Mariana (rua Pelotas, 141 – teatro) realiza de 15 a 17/8 (quarta a sexta-feiras), das 9h às 19h, o seminário Jornallismo – As novas configurações do Quarto Poder, que propõe o debate e a reflexão sobre as práticas jornalísticas na atualidade e o desempenho da imprensa como agente de formação da consciência política e social.

Serão 52 jornalistas, além de acadêmicos e escritores nacionais e internacionais, que participarão das mesas de discussão acerca das práticas jornalísticas, seus significados, ética e responsabilidade. Como lidar com a grande quantidade de informações disseminadas pelas redes sociais, a veracidade das publicações e a crise de legitimidade do jornalismo tradicional são algumas das questões que estarão no centro das discussões.

Haverá também oficinas de outras linguagens jornalísticas em programação paralela. Inscrições somente pelo portal. Confira a programação completa.

Viviane Mansi reforça equipe da Toyota

Viviane Mansi
Viviane Mansi

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (13/8) a contratação de Viviane Mansi para o cargo de coordenadora-chefe de Relações Públicas e Comunicação para a América Latina. Ela assume a função que até então era ocupada por Luiz Carlos Andrade Junior, sendo responsável pela organização do setor no Brasil, Argentina e Venezuela.

Andrade Junior, como coordenador regional, continuará apoiando e reportando a Steve St. Angelo, CEO para a América Latina e Caribe.

Graduada em Relações Públicas e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero, Viviane esteve nos últimos três anos na Votorantim Cimentos, como chefe global de Comunicação Corporativa e Institucional. Antes, passou pela GE, Takeda e Merck. É coautora do livro Comunicação com empregados.

Abril estaria negociando Viagem e Turismo, VIP e Placar

Depois de anunciar na última semana o fechamento de nove revistas, além de uma série de demissões em sua equipe, a Editora Abril estaria lutando agora para dar um novo rumo para três relevantes marcas de seu portfólio: Viagem e Turismo, VIP e Placar.

Fontes internas garantem que a editora enxerga boa capacidade comercial para essas marcas, que estão entre as líderes de seus segmentos. Outra publicação que inicialmente também estaria nessa barca, inclusive com uma proposta em mãos, era o Guia do Estudante. O negócio, porém, não teria sido aprovado pelo Cade, o que levou ao fechamento da revista em 9/8, quatro dias depois das primeiras anunciadas.

Garantem ainda as fontes que, diferentemente do Guia do Estudante, a circulação de Viagem e Turismo, VIP e Placar estaria garantida pela Abril enquanto um negócio não for sacramentado.

Por meio de sua assessoria, a editora não confirmou – e nem negou – a notícia, limitando-se a explicar que nenhuma “informação, além das notas já publicadas, seria passada”, e que seus executivos não falariam com a imprensa nesse período.

André Cardozo cria newsletter com notícias de tecnologia

Newsletter Norte

André Cardozo, que tem mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia e edita o site de IstoÉ, criou Norte, newsletter que começou a circular no início do mês com as notícias mais importantes de tecnologia enviadas diariamente por e-mail, em um formato de fácil leitura.

“O objetivo do Norte é que o leitor possa, em menos de três minutos, atualizar-se sobre o que está acontecendo de mais importante no mundo da tecnologia. A frase ‘O essencial sobre tecnologia’, que uso no site, resume a ideia”, diz André, que teve passagens por Editora Abril e iG. “Alguns sites brasileiros cobrem muito bem produtos e lançamentos, outros se dedicam mais a empreendedorismo, outros a reportagens mais abrangentes. A ideia do Norte é oferecer a melhor fonte sobre cada um destes aspectos”.

Rede Amazônica chega ao Pará com a estreia da CBN Belém

Jornalistas e produtores da CBN
Jornalistas e produtores da CBN

Com a estreia da CBN Belém (FM 102.3), a Rede Amazônica inaugurou em 1º/8 sua primeira operação no Pará. Fundada há 45 anos, a rede, afiliada do Grupo Globo, atuava até então em cinco estados da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. A aposta com a nova emissora é começar a marcar presença no maior mercado da região. Segundo estimativas do IBGE, o Pará é hoje o maior estado da Região Norte, com pouco mais de oito milhões de habitantes, mais que o dobro que o Amazonas, segundo colocado.

A nova emissora, que entra na frequência antes ocupada pela Jovem Pan, tem na equipe os âncoras Douglas Dinelli, Israel Pegado e Danilo Ferreira, os produtores Gabriel Melo, Karen Helena e Max Alexandre e os repórteres Otávio Augusto Jr., Cinthia VasconcelosTácio Torres e Danielly Fabíola. A gerente executiva da Rádio CBN Amazônia, Danielle Pires, é responsável pelo comando do jornalismo local da emissora e o diretor de Jornalismo do Grupo Rede Amazônica, Luis Augusto, é responsável pelo jornalismo regional da Rádio CBN Amazônia Belém.

Nova tentativa

Esta é a segunda vez que a CBN tem uma afiliada na capital paraense. Entre dezembro de 2008 e janeiro de 2015, a marca já havia operado em parceria com as Organizações Rômulo Maiorana, afiliada do Grupo Globo no Pará. Batizada na época como Rádio O Liberal CBN, a operação foi substituída mais tarde pela Rádio Liberal, que segue em operação.

Curiosamente, em um movimento pouco usual, o Grupo Globo conta agora com dois grupos afiliados na capital paraense: a Rede Amazônica, com a CBN, e as Organizações Rômulo Maiorana, com a TV Liberal, parceira da TV Globo.

Fernão Silveira deixa a Ford

Fernão Silveira - Reprodução Facebook
Fernão Silveira – Reprodução Facebook

Depois de um ano e meio como diretor de Comunicação para as operações da Ford na América do Sul, Fernão Silveira anunciou em 2/8 seu desligamento da companhia. Ainda não definiu seu novo destino, mas a aposta é que deverá ser em outra fabricante do segmento automotivo.

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Corporativa, começou a carreira no Diário do Grande ABC, onde atuou como repórter e editor assistente, e foi editor do portal Terra. Desde 2006 atua na área corporativa, tendo passado por Case Consulting e Catho, até chegar em 2008 à Dow Química. Por lá teve diversas funções, até assumir o cargo de gerente Global de Comunicação, tendo inclusive atuado por mais de três anos na sede da companhia nos Estados Unidos.

Até o momento a Ford não definiu um substituto para a área, liderada pelo vice-presidente de Assuntos Corporativos e Governamentais Rogélio Golfarb, a quem Fernão respondia.

Integram sua equipe, em Imprensa Especializada, a gerente de Comunicação de Produto e Produção de Conteúdo Pamela Paiffer (11-4174-9587 e [email protected]), a supervisora de Comunicação de Produto Andressa Orlando (9591 e [email protected]), o assessor de Comunicação de Produto Leandro Carloni (9790 e [email protected]), o assessor de Eventos Michael Servulo (5375 e [email protected]), e o estagiário Lucas Santos (9520 e [email protected]).

Para Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social, a gerência é de Roberta Madke (8235 e [email protected]), que conta com o suporte dos assessores Marilia Tiveron (9040 e [email protected]) e Caio Gomes (9487 e [email protected]), além de dois profissionais na fábrica em Camaçari: a supervisora Magnolia Lima (71-3195-9038 e [email protected]) e a assessora Ruth Oliveira (9039 e [email protected]).

Morre, aos 72 anos, o jornalista Claudio Weber Abramo

Claudio Weber Abramo - Foto: Alice Vergueiro/Abraji
Claudio Weber Abramo – Foto: Alice Vergueiro/Abraji

Faleceu em São Paulo na noite desse domingo (12/8), aos 72 anos, Claudio Weber Abramo. Uma das vozes mais ativas na defesa da transparência e do acesso a dados públicos no Brasil, o jornalista e matemático foi o criador da ONG Transparência Brasil. Estava internado há alguns dias no Hospital Samaritano, onde lutava contra um câncer na região do abdome.

Filho do jornalista Claudio Abramo (1923-1987) e da chargista, ilustradora e desenhista Hilde Weber (1913-1994), Claudio Weber Abramo foi editor de Economia da Folha de S. Paulo e secretário-executivo de redação da Gazeta Mercantil, além de ter atuado por Valor Econômico, Abril Cultural e IstoÉ.

Desde o início dos anos 2000, participou de inúmeros seminários e conferências da campanha pela regulamentação do dispositivo constitucional que garante o acesso a dados públicos. Foram seus vários textos que acabaram resultando na estrutura do que depois se tornou a Lei de Acesso à Informação (LAI), aprovada em 2011.

“A obstinação de Claudio durante todo o processo foi fundamental para que a lei fosse aprovada”, destacou Fernando Rodrigues, diretor de Redação do site Poder360, que trabalhou com Claudio Weber Abramo na campanha voluntária pela criação da LAI. “Ele era uma pessoa de inteligência rara, objetivo, direto. Tinha grande paixão pelo jornalismo, sempre disposto a ajudar as boas causas. Foi um privilégio conviver com Claudio. Ele fará muita falta, mas seguirá como inspiração para mim e para todos que acreditam no bom jornalismo”.

Ele deixa os filhos Luís Raul e João Baptista (do casamento com Silvia Pompeia), Lucas e Caio (do casamento com Maria Augusta Fonseca) e a enteada Isabel, da sua última mulher, Cristina Penz. Tinha seis netos: Tomás Antônio, João Pedro, Guilherme, Manuela, Maria Luísa e Mariana.

O velório está sendo realizado desde às 9h desta segunda-feira (13/8) na Funeral Home (rua São Carlos do Pinhal, 376). De lá, o corpo partirá para o crematório da Vila Alpina (av. Francisco Falconi, 837), com cerimônia marcada para as 14h30.

Agência Mural lança o programa Acontece na Escola

Agência Mural

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Paulo, podem inscrever-se até 22/8 no programa Acontece na Escola, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Serão oferecidas dez bolsas, no valor de R$ 600 cada, para alunos matriculados em 2018 que queiram produzir uma reportagem sobre a escola em que estudam, em parceria com um jornalista correspondente da agência.

Segundo a agência, o objetivo é amplificar vozes de estudantes das periferias da Grande São Paulo e estimular o interesse e a crítica das notícias por meio da prática jornalística. O programa faz parte do projeto Mural nas Escolas, que consiste na realização de palestras e oficinas sobre jornalismo local em escolas públicas da capital e das cidades da Grande São Paulo. A lista de bolsistas selecionados será divulgada dia 1º/9 e eles terão até dois meses para produzir as reportagens. Inscrições no site da Agência Mural.

 

Mais de 70% dos brasileiros buscam informar-se por fontes jornalísticas  

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Dois terços dos brasileiros preferem informar-se sobre as eleições por fontes jornalísticas, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope. O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sinalizou que o principal meio de comunicação para o alcance de informações e notícias sobre os candidatos é a televisão, apontada por 62% dos entrevistados. Em seguida, estão os “canais portais” de jornais e notícias, com 33%, seguidos dos blogs e redes sociais.

Segundo dados da pesquisa, os meios de comunicação via internet são mais utilizados de acordo com a renda familiar e o grau de instrução do entrevistado. Apenas 5% usam as redes como fontes exclusivas; no entanto, com relação a quem recorre aos blogs e redes sociais, um em cada quatro eleitores admite que raramente ou nunca verifica a veracidade das informações. O levantamento aponta que 70% estão confiantes quanto às eleições e acreditam que podem melhorar o País. Uma parcela importante da população, porém, está pessimista com relação às votações e mais de dois terços da população não iriam votar, se pudessem. O Ibope ouviu duas mil pessoas entre 21 e 24/6, em todo o País.

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