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terça-feira, dezembro 16, 2025

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InfoMoney lança campanha comemorativa de 25 anos

InfoMoney lança campanha comemorativa de 25 anos
Crédito: Divulgação/InfoMoney

O InfoMoney, especializado em notícias sobe economia, investimentos e negócios, completa 25 anos de existência com uma série de ações e novidades. A primeira delas foi uma campanha comemorativa, com a frase “A economia fala. O InfoMoney traduz”, exibida no telão da Nasdaq, uma das maiores bolsas dos Estados Unidos, na Times Square em Nova York.

“Nascido em 2000, o InfoMoney surgiu quando os investidores na bolsa brasileira não passavam de alguns poucos milhares e ao longo dos anos tanto consolidou seu papel de traduzir o “economês” para as pessoas interessadas em cuidar melhor do seu dinheiro quanto passou a conversar com novos públicos”, escreveu o site sobre seus 25 anos.

Outras novidades ao longo do ano incluem novos programas como o InfoMoney Entrevista, que vai entrevistar figuras renomadas da economia, dos negócios, da política, da academia e cena pop; e o Game Changers, talkshow com jogadores e executivos sobre negócios do esporte.

O InfoMoney vai ainda reformular sua grade de colunistas, abrindo espaço para vozes influentes do “mundo hiperconectado da atualidade”. Outras novidades são novas newsletters focadas em “conteúdo premium” produzido pela equipe, lançamento de guias, e-books e cursos gratuitos voltados à formação de seus leitores e eventos como o Outliers, premiação para os melhores gestores de fundos do País.

Em carta à ministra da Inovação a ABCPública defende a comunicação pública como política de Estado

Webinário debate Inteligência Artificial e Comunicação Pública em lançamento de e-book

A necessidade de o governo implementar ações para consolidar a comunicação pública como um serviço essencial e estruturante da administração pública foi assunto de uma carta enviada, essa semana, pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O documento, aponta desafios e propõe sugestões para fortalecer a transparência, garantir acesso à informação de qualidade e ampliar a participação cidadã.

Entre os principais pontos sugeridos pela entidade, destacam-se o imprescindível espaço estratégico que a área de comunicação deve ocupar nas instituições públicas, devendo, portanto, estar alicerçada em políticas e diretrizes permanentes, que assegurem a sua continuidade independentemente das mudanças de gestão. Sendo assim, a carta propõe a criação de uma política unificada, com padronização de diretrizes e integração entre os órgãos públicos.

O documento enfatiza que “a Comunicação Pública de Estado deve seguir princípios éticos e profissionais, promovendo a informação de qualidade, o acesso, a inclusão e a diversidade. Exige um corpo técnico qualificado, que integre a comunicação em todas as fases das políticas públicas, não apenas na divulgação”. Uma sugestão apresentada nesse sentido é  criação de um programa de capacitação para servidores, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), para que gestores incorporem a comunicação como um eixo estratégico do governo.

Por fim, a ABCPública reforça a sua missão de promover a excelência na comunicação pública para fortalecer a cidadania e garantir que a informação chegue a todos os brasileiros de forma democrática e inclusiva e se coloca à disposição para participar de debates e integrar grupos de trabalho que tenham como tema a comunicação pública.

Livro revela participação de empresas do Grupo Folha durante a ditadura

Livro revela participação de empresas do Grupo Folha durante a ditadura

Será lançado na próxima quinta-feira (27/3) o livro A serviço da repressão: Grupo Folha e violações de direitos na ditadura, obra que revela a participação de empresas do Grupo Folha durante a ditadura militar. O livro é fruto da pesquisa e escrita de seis autores: a jornalista e historiadora Ana Paula Goulart Ribeiro; a historiadora Amanda Romanelli; o historiador André Bonsanto; a jornalista Flora Daemon; a jornalista Joëlle Rouchou; e o historiador Lucas Pedretti.

Ao longo de 244 páginas, a obra analista temas como o apoio do Grupo Folha ao regime ditatorial e à repressão, a participação de militares na estrutura do veículo, trabalhadores presos, perseguidos ou demitidos ilegalmente, e outros casos ocorridos na época. O livro é baseado em fontes documentais e depoimentos de testemunhas.

A serviço da repressão mostra como o Grupo Folha se beneficiou e lucrou com o regime militar, através da participação (direta e indireta) de empresas como Lithographica Ypiranga, TV Excelsior, Fundação Cásper Líbero, TV Gazeta e os jornais Ultima Hora, Notícias Populares, Agência Folha, Cidade de Santos, Folha da Tarde e Folha de S.Paulo.

Um dos casos destacados no livro é o depoimento de um agente da repressão que atuou no DOI-CODI de São Paulo que confirma a participação do Grupo Folha no empréstimo de carros para ações de repressão que teriam resultado no desaparecimento forçado de opositores do regime.

O lançamento do livro será em 27/3, às 18h, na Livraria Expressão Popular – Armazém do Campo (Alameda Nothmann, 806 – Campos Elíseos), em São Paulo.

Paulo Motoryn, editor do Intercept, recebe ameaças de morte

Paulo Motoryn, editor do Intercept, recebe ameaças de morte
Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Denúncia do Intercept Brasil aponta para uma série de ameaças de morte e violências físicas que o editor e repórter em Brasília Paulo Motoryn vem sofrendo desde 13 de março. De acordo com o Intercept, os ataques começaram após a publicação de uma reportagem de Motoryn mostrando que Josiel Gomes de Macedo, um dos condenados por tentativa de golpe de Estado e por incendiar uma viatura em 8 de janeiro de 2023, está vivendo na Argentina após quebrar sua tornozeleira e fugir do Brasil.

“Vamos arrancar sua cabeça”, “tu vai implorar pela anistia” e “merece um banho bem dado com água sanitária” são algumas das mensagens e postagens recebidas pelo jornalista, que incluíram ainda o vazamento de suas informações pessoais, além de menções a membros da sua família.

As ameaças teriam chegado a ocorrer inclusive em uma live: “Todo mundo agora, a partir de agora, está de olho em você. Já sabe quem é você. Já sabe o que você fez. E também vão atrás de você. Você pode ter certeza disso”, ameaçou o golpista condenado.

O Intercept encaminhou à polícia as postagens com ameaças e registrou um boletim de ocorrência.

Quinta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental abre inscrições

Quinta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental abre inscrições
Crédito: samsommer/Unsplash

Estão abertas até 20/4 as inscrições para a quinta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, que distribuirá dez bolsas de R$ 10 mil para projetos de jornalistas e artistas relacionados à conservação dos oceanos. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Unesco e o Museu do Amanhã.

Serão consideradas propostas artísticas ou jornalísticas que estejam dentro do tema Arte e Oceano. Na categoria Jornalista, devem ser submetidas sobre como a arte pode impulsionar o engajamento social na conservação dos oceanos ou como a preservação marinha influencia a produção artística.

Podem participar jornalistas formados ou profissionais com pelo menos dois anos de atuação comprovada na área, mesmo sem diploma. Não é necessário ter experiência em cobertura ambiental. Os organizadores realizarão uma live no dia 26/3, às 11h, no canal da Fundação no YouTube, para esclarecer dúvidas e fornecer mais detalhes sobre o edital. Inscrições aqui.

Leia também: Mega Brasil abre inscrições para seminário de comunicação Interna

Luciana Barreto, da TV Brasil, sofre ataque racista; EBC acionará justiça

Luciana Barreto, da TV Brasil, sofre ataque racista; EBC acionará justiça
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Texto da Agência Brasil

A apresentadora do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, Luciana Barreto, foi alvo de ataques racistas nas redes sociais após comentar a fala do presidente da Conmebol sobre a participação do Brasil na Libertadores.

Durante o telejornal Repórter Brasil Tarde, ela reforçou a importância de as confederações e clubes de futebol implementarem políticas antirracistas para combater as práticas de ódio em campo.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou nota nesta quarta-feira (19) em que repudia as agressões racistas sofridas pela jornalista. A empresa vai tomar as medidas judiciais cabíveis.

Leia abaixo a íntegra da nota:

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) repudia as agressões racistas contra a jornalista Luciana Barreto, âncora do Repórter Brasil Tarde da TV Brasil.

A empresa vai tomar as medidas judiciais cabíveis.

A direção da empresa reforça seu compromisso com a pauta da igualdade racial, presente em todos os veículos da empresa, bem como a denúncia de qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Luciana Barreto

Além de apresentar o jornal vespertino da TV Brasil, Luciana Barreto é mestre em relações étnico-raciais, palestrante, escritora e pesquisadora.

A jornalista soma diversos prêmios na carreira. Em 2024, já no comando do Repórter Brasil Tarde, ela recebeu o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, Região Sudeste.

Em 2012, também na EBC, ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento, pelo programa Caminhos da Reportagem – Negros no Brasil: brilho e invisibilidade.

Em 2015, foi eleita uma das Mulheres Inspiradoras de 2015 pelo Think Olga.

Por seu trabalho na mídia contra o racismo recebeu, em 2018, o prêmio “Sim a Igualdade Racial” na categoria “Em Pauta”. No mesmo ano, foi eleita Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro por dar visibilidade ao estado por meio do ativismo em prol do respeito à diversidade.

Veja resposta da apresentadora aos ataques racistas:

Confira os vencedores do Prêmio C6 de Jornalismo 2025

Confira os vencedores do Prêmio C6 de Jornalismo 2025

Foram anunciados os vencedores da 6ª edição do Prêmio C6 de Jornalismo, que reconheceu trabalhos jornalísticos nas áreas de Educação Financeira e Finanças Pessoais; Macroeconomia; e Tecnologia e Inovação.

Em Educação Financeira e Finanças Pessoais, a vencedora foi a reportagem Como empréstimos de R$ 100 a R$ 1.500 oxigenam negócios e até tiram pessoas da situação de rua, de Ana Paula Pedrosa e Pablo Nascimento, da Record Minas.

Na categoria Macroeconomia, o trabalho vencedor foi o primeiro episódio do podcast A Concepção (Plano Real – A moeda que mudou o Brasil), de Daniel Fernandes e equipe, do site Inteligência Financeira.

E em Tecnologia e Inovação, a vencedora foi a reportagem Central de Manipulação – Como a rede social Kwai clonou contas, impulsionou presidenciáveis e pagou por conteúdos desonestos em sua escalada até os 48 milhões de usuários no Brasil, de Pedro Pannunzio, da revista piauí.


Projeto Revelando ESG inicia pesquisa com as agências de comunicação, com apoio da Mega Brasil

O projeto Revelando ESG, coordenado pelas comunicadoras e pesquisadoras Monica Kondziolková (MK Consultoria em Desenvolvimento Institucional) e Anelisa Maradei (A.Maradei Comunicação), está iniciando um novo estudo focado exclusivamente nas agências de comunicação, com o apoio da Mega Brasil. O objetivo é mapear o estágio de envolvimento delas com o tema ESG e o impacto que tem produzido nos negócios da atividade. O trabalho será divulgado com exclusividade na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, que chegará ao mercado na versão digital em 15 de maio.

Além do nível de comprometimento com o tema ESG, a pesquisa irá revelar como as agências de comunicação estão incorporando as práticas em seus negócios e na prestação de serviços junto aos seus clientes. Numa perspectiva estratégica de atendimento, buscará responder sobre os desafios e perspectivas da implementação das pautas ESG no setor.

“Sem a pretensão de esgotar o tema”, dizem Mônica e Anelisa, “a proposta desta pesquisa é iniciar discussões fundamentadas para o setor sobre a questão. Ela tem abrangência nacional e é integrada por 23 questões, com tempo de resposta estimado entre 5 e 10 minutos”.

Para participar da Pesquisa, basta clicar neste link.

Outras informações com Anelisa Maradei ([email protected]) ou Monica Kondziolková ([email protected]).

Thiago Herdy, do UOL, tem dados pessoais expostos em texto intimidatório

Thiago Herdy, do UOL, tem dados pessoais expostos em texto intimidatório
Thiago Herdy (Crédito: Mariana Pekin/UOL)

Thiago Herdy, repórter e colunista do UOL, teve seus dados pessoais expostos em um texto difamatório publicado em um site da plataforma Wix. O site divulgou dados fiscais do jornalista, como informações referentes a sua declaração de imposto de renda, seu endereço e até dados pessoais de sua família.

O site publicou também informações sobre a rotina do repórter, incluindo fotos de momentos específicos de seu dia como o momento em que ele sai de casa de carro e se desloca por São Paulo, o que mostra que Thiago foi seguido. Informações sobre a rotina de outros membros da família do jornalista também foram divulgadas.

O texto foi publicado em retaliação a reportagens assinadas por Herdy no ano passado. O próprio site menciona matérias feitas pelo jornalista em parceria com outros colegas do UOL sobre irregularidades em contratos emergenciais assinados durante a primeira gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

“Thiago Herdy tinha uma missão a cumprir. Seu alvo? A gestão municipal de São Paulo”, dizia o texto. O link de acesso ao site foi publicado na semana passada em um grupo de WhatsApp frequentado por funcionários do gabinete de Ricardo Nunes e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (Siurb), responsável pela contratação de obras emergenciais.

A plataforma Wix derrubou o site com o texto na terça-feira (18/3) após ser informada sobre a natureza difamatória e intimidatória da publicação. Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou o caso, que classificou como uma “grave tentativa de intimidar e censurar o trabalho do jornalista, quando ele estava cumprindo com sua missão de investigar o uso dos recursos públicos”.

Mega Brasil abre inscrições para seminário de comunicação Interna

Mega Brasil abre inscrições para seminário de comunicação Interna
Crédito: Reprodução/Mega Brasil

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, que será realizado em 22 de maio, das 9h às 16h20, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, em São Paulo).

O tema da nova edição é Hierarquia e Vivências / Empatias e Sinergias – O humano à frente do crachá, tendo como convidados Lígia Oliveira (ESPM e Cia de Talentos), Elizeo Karkoski (P3K), Isabela Costa (Iveco Group), Flavia Favaro (Johnson&Johnson), Denise Pragana e Kalil Blanco (Grupo Trama Reputale), Carol Colunna (Grupo Hiper Saúde), Luciene Cristina da Silva (Vale), Márcia Rocha (Jabuticaba Conteúdo) e Glaucia Santos e Décio Duarte (BIC).

O encontro conta com os apoios de ESPM, Jabuticaba Conteúdo, P3K e Grupo Trama Reputale. As inscrições podem ser feitas aqui.

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