26.4 C
Nova Iorque
sexta-feira, julho 4, 2025

Buy now

Início Site Página 732

Chegam a 20 as agressões a jornalistas na cobertura da prisão do ex-presidente Lula

Reprodução: fotógrafo do Diário do Grande ABC, Denis Maciel
Reprodução: fotógrafo do Diário do Grande ABC, Denis Maciel

Um levantamento da Abraji aponta que pelo menos 28 profissionais da imprensa sofreram algum tipo de agressão ou ameaça nos eventos envolvendo o ex-presidente Lula desde o julgamento dele no TRF-4, em janeiro, até o último domingo (8/4). Se forem computados os profissionais que estavam no ônibus da caravana de Lula atacado a tiros no Paraná, o número dobra.

Apenas na última semana, foram 20 as agressões a jornalistas que acompanhavam protestos contra a prisão do ex-presidente, em Brasília, São Bernardo do Campo, João Pessoa, São Paulo e Curitiba, 19 por parte de manifestantes e somente uma pela PM.

Abert, ANJ, Aner, Fenaj, Fenaert e a própria Abraji emitiram notas condenando as agressões. Pela ABI, o presidente Domingos Meirelles distribuiu comunicado no qual afirma que “e pisódios dessa natureza conspiram contra a liberdade de imprensa, o livre acesso à informação e de expressão, além de representarem grave ameaça ao Estado Democrático de Direito. Não se admite que os excessos de intolerância política cometidos contra jornalistas sejam atribuídos exclusivamente à linha editorial dos veículos em que se trabalham. Na Antiguidade Clássica, os reis puniam com a morte os mensageiros portadores de notícias consideradas ruins, como se fossem responsáveis por elas. Um velho provérbio árabe ensina: ‘Quando fores dizer a verdade, deixa o teu cavalo pronto e fique com um pé no estribo. A verdade é sempre um perigo’”.

 

Tonico Ferreira aposenta-se após mais de 50 anos de trabalho e 36 de TV Globo

Tonico Ferreira
Tonico Ferreira

Antonio Carlos Carvalho Ferreira, mais conhecido como Tonico Ferreira, decidiu não esperar o fim de seu contrato com a TV Globo, que se encerraria em 2020, e acertou sua aposentadoria com Ali Kamel, diretor da Central de Jornalismo da emissora, onde está desde 1981, ultimamente atuando como âncora e repórter especial em São Paulo.

Arquiteto por formação, começou como diagramador na Folha de S.Paulo em 1967 e, na mesma função, teve passagens por Folha da Tarde, Veja e Realidade. Em 1972 envolveu-se no projeto do alternativo Opinião, no Rio de Janeiro, e posteriormente em outro da mesma linha, Movimento, em São Paulo, onde foi diretor responsável. Teve depois uma breve passagem pela Band até ser chamado para ser repórter da TV Globo.

No comunicado em que informou a saída dele, escreveu Kamel: “Tonico esteve em todas as grandes coberturas do Jornalismo da Globo nas últimas três décadas. A morte de Tancredo Neves, os planos econômicos que tentaram conter a inflação, o impeachment de Collor, as privatizações de FHC, as inúmeras viagens de Lula. Foi também correspondente da Globo em Londres e um dos repórteres que mais cobriu os impasses políticos e as desventuras das frágeis democracias latino-americanas. Cruzou o País atrás de histórias e personagens brasileiros. Jornal Nacional, Globo Repórter, Globo Natureza, nunca houve pauta ruim para o Tonico. Aliás, como ele mesmo diz, para divertimento dos seus colegas: “Tudo o que acontece no mundo se resume em 60 pautas”. Ele sempre caprichou em todas elas. Tonico tem alma de repórter”

Aos 70 anos de idade, Tonico diz querer ter mais tempo para estudar, ler, viajar e estar perto da família.

 

Portal Words Heal the World volta atenção para o Brasil

O portal Words Heal the World, criado por Beatriz Buarque, surgiu para ajudar pessoas que buscam apoio, informações e pesquisas para combater ideologias extremistas e se baseava na realidade do Oriente Médio e da Europa, que vivenciam problemas como ataques terroristas, xenofobia, intolerância religiosa e radicalização. No entanto, o assassinato da vereadora Marielle Franco fez com que ela voltasse os olhos também para o Brasil e partir de agora, incluirá o País em sua pauta de forma mais intensa.

“Foi assustador ver tanta disseminação de mensagens de ódio e notícias falsas, especialmente pelas redes sociais”, exemplifica. “Ao mesmo tempo, recebi várias informações de que estão acontecendo atos xenofóbicos contra venezuelanos em Boa Vista, no Norte do País. Para mim, ficou claro que algo precisa ser feito para alertar a população que somos todos seres humanos. Ninguém escolhe ser refugiado. Os casos de intolerância religiosa no Brasil também são preocupantes e vamos ajudar a dar visibilidade a iniciativas que promovem o diálogo inter-religioso e o respeito, como a Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns”.

O portal já conta com 18 instituições parceiras e tem estimulado jovens do mundo inteiro a adotarem uma postura mais proativa no combate ao extremismo por meio das redes sociais e Instagram (@WordsHealWorld).

 

Natalia Viana é escolhida para o Conselho do Prêmio Gabriel García Marquez

Natalia Viana
Natalia Viana

Natalia Viana, uma das diretoras e fundadora da Agência Pública, foi escolhida para integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Marquez. O grupo assessora e acompanha o Festival e o Prêmio Gabriel García Márquez, dos mais importantes da América Latina. A fundação que organiza anualmente os eventos sobre o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI) tem a missão de formar e inspirar jornalistas.

O Conselho da FNPI tem a função de auxiliar e acompanhar a instituição em diferentes iniciativas, além de ser a instancia máxima de decisão sobre o Prêmio. Natalia comemora: “É uma honra sem tamanho passar a integrar esse time de grandes jornalistas latino-americanos preocupados com a excelência jornalística e com o futuro do nosso continente. Junto com Rosental Calmon Alves, sou a segunda brasileira do Conselho. Sinal de que nosso jornalismo está crescendo, se reinventando, e ganhando ainda mais reputação na região”.

Em 2016, Natalia ganhou esse prêmio na categoria Texto, com reportagem sobre uma população indígena no Amazonas. Antes, foi finalista com matéria investigativa sobre a política do Paraguai. Teve ainda dois outros trabalhos indicados para o prêmio.

 

BH sediará congresso da Intercom em junho

A Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) sediará de 7 a 9/6, na Faculdade de Ciências Humanas, em Belo Horizonte, o Congresso de Ciências da Comunicação da Intercom na região Sudeste. Com o tema Desigualdades, gênero e comunicação, terá programação diversificada, incluindo música, dança e debates abertos com profisisonais de várias áreas da comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros, visando à troca de experiência e conhecimento entre alunos e professores. O encontro contará ainda com apresentações de trabalhos de graduandos, professores, mestrandos e doutorandos de várias instituições de ensino de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espiríto Santo e São Paulo. Inscrições até 21 de maio.

Ana Paula Cândido lança em 14/4l, às 10h, no Centro Cultural Nelson Mandela, na biblioteca pública de Governador Valadares, o livro Confissões de uma numeração especial. Nele, narra os paradigmas que ainda precisam ser quebrados sobre mulheres altas e magras e sobre as dificuldades de encontrar calçados de numeração 42.

In Press, Ketchum, Printer e RMA têm novos clientes

A In Press Porter Novelli assume as ações de comunicação do Instituto Akatu. O trabalho inclui consultoria de comunicação, planejamento estratégico, relacionamento com imprensa, stakeholders e influenciadores, assessoria de imprensa e relações públicas. A direção será de Juliana Damigue (juliana.damigue@inpresspni.com.br), com atendimento de Melissa Adamo (melissa.adamo@).

Na Ketchum, destaque para as conquistas das contas da Foxbit, empresa brasileira de operações com bitcoins, e das entidades Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). A Foxbit terá atendimento de Maria Domingues (11 5090-8931 – maria.domingues@ketchum.com.br) e gerência de Christiano Bianco (8902 – christiano.bianco@), enquanto Andef e Sindiveg serão atendidos por Marina Lourenção (marina.lourencao@), sob coordenação de Jaqueline Frederes (8969 e jaqueline.frederes@). Todas as contas estão sob a direção de Mônica Brissac (8937 e monica.brissac@).

O Grupo Printer fechou o primeiro trimestre com quatro novos clientes: Aptiv, empresa de tecnologia global que desenvolve soluções de mobilidade, atendida por Bruna Quintanilha (bruna.quintanilha@grupoprinter.com.br, 11-5582-1615 ou 992-011-497); BorgWarner, especializada em soluções para veículos a combustão, híbridos e elétricos, sob os cuidados de Paula Balduino (paula.balduino@, 5582-1606 ou 984-442-609); Delphi Technologies, fornecedora de soluções para emissões automotivas, economia de combustível e mercado de reposição, com atendimento de Lori Moscatelli (lori.moscatelli@, 5582-1624 ou 984-444-866); e UBus, plataforma de transporte coletivo sob demanda, sob a responsabilidade de Thiago Eid (thiago.eid@printerpress.com.br, 5582-1625 ou 993-719-015).

A RMA é a nova responsável pelo relacionamento com a imprensa e influenciadores da Fluke, empresa especializada na fabricação, distribuição e serviços de ferramentas de teste eletrônicas e software. Integram a equipe Humberto Bassi (11-2244-5914 e humberto.bassi@agenciarma.com.br), na gestão das redes sociais; Rafael Bonelli (5979 e rafael.bonelli@), na criação; Flávio Sarto (5911 e flavio.sarto@), em mídia; Celso Cestaro (5923 e celso.cestaro@gruporma.com.br), como gerente de BI; Joatan Jamilton (5926 e joatan.jamilton@agenciarma.com.br), como gerente de projetos; e Rita Sastre (5994 e rita.sastre@rmacomunicacao.com.br), na coordenação.

A agência também ampliou o escopo de ações para a GE, que passa a contar com novos serviços, além do trabalho de criação que já era desenvolvido pela RMA. O gerente de projetos da conta é o Joatan Jamilton, Celso Cestaro é gerente de BI, e Hugo Klemar (5990 e hugo.klemar@gruporma.com.br) é o diretor de criação, todos sob a direção do Daltro Martins (5995 e daltro.martins@agenciarma.com.br).

 

Mauro Paulino, do Datafolha, fará a conferência de abertura do Congresso Mega Brasil

Participação será na manhã de 16 de maio, logo após a Arena da Inovação, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

Mauro Francisco Paulino, diretor-geral do Datafolha, aceitou convite dos organizadores e fará a conferência de abertura do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A exposição dele versará sobre o tema Para onde caminha o Brasil e buscará apresentar um panorama do cenário eleitoral e seu impacto no mundo dos negócios, diante daquela que já é considerada uma das mais complexas e duras eleições presidenciais da história do País.

“O Brasil vive um cenário político de incertezas, inclusive para quem hoje tem responsabilidades corporativas e de negócios nas organizações”, salienta Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil. “Nada mais oportuno, portanto, do que abrir o Congresso com um dos mais respeitados institutos de pesquisas do País e seu diretor-geral, há anos referência na área”. Fundado em 1983, ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã, o Datafolha transformou-se numa empresa independente, tendo em seu portfólio, além das tradicionais pesquisas eleitorais e de opinião pública de várias naturezas, o Top of Mind, focado no mundo empresarial, nas marcas e nos negócios.

Para Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, os dias atuais são desafiadores para quem tem de aconselhar, tomar decisões, analisar o mundo político dentro das organizações, até porque muitas delas foram protagonistas dos processos em curso e com isso amargaram duros reveses para suas reputações. “Tudo faz crer que o País poderá chegar às eleições presidenciais de outubro em crise ainda mais aguda e, nesse cenário, quais os prováveis impactos para o mundo empresarial?”, indaga, “É o que queremos ouvir nessa estratégica conferência que abrirá o Congresso”.

O 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas será nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo como tema geral A comunicação, os negócios e as grandes causas da sociedade. A conferência de Mauro Paulino está marcada para as 11h40, em 16 de maio. Serão 12 atividades, em plenário único.

Já confirmaram apoio ao evento as agências CDN, FSB, Grupo In Press, Jeffrey Group, Llorente & Cuenca, LVBA, Máquina da Notícia, Ogilvy e Textual. E também as entidades Aberje, Abracom, Sistema Conferp/Conferp, OCI, ABRH, Abrarec, além deste Jornalistas&Cia. O evento conta ainda com as parcerias de divulgação com Race (SP), Darana (BA), Martha Becker (RS), Brava (PE) e Zoom (MG).

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas podem ser feitas até 30/4 pelo valor de R$ 1.950,00 em até cinco vezes sem juros no cartão de crédito. Outras informações no 11-5576-5600.

 

Roxane Ré estreia programa na Central 3

Roxane Ré
Roxane Ré

Roxane Ré estreia na multiplataforma Central 3, nesta terça-feira (10/4), o programa de entrevistas Linha Fina com Roxane Ré. Será ao vivo, a partir das 18h, pela live do perfil da emissora no Facebook e o conteúdo ficará disponível no site da empresa em formato podcast. A convidada do programa de estreia será a ex-jogadora de basquete Magic Paula, que vai falar sobre sua atuação na presidência da organização Atletas pelo Brasil e o trabalho no instituto Passe de Mágica.

Roxane é apresentadora do Jornal da USP, na rádio USP, foi âncora na CBN por quase 15 anos e por cinco na rádio Estadão e recebeu o prêmio Troféu Mulher Imprensa como Melhor Âncora de Rádio.

“São três décadas à frente do microfone em rádio e agora, acompanhando o processo de modernização da mídia, fazendo podcast”, diz ela. “Estou muito feliz, sem dúvida alguma, de poder fazer radiojornalismo na Central 3, que já tem credibilidade e quero muito contribuir com conteúdo de qualidade “. Mais informações com  Selma Viana (11-996-726-275)

Y&R e Grupo Ideal lançam consultoria de reputação

Ricardo Cesar, Marco Antonio Sabino e David Laloum
Ricardo Cesar, Marco Antonio Sabino e David Laloum
Young PR, novo braço de relações públicas da agência de publicidade Young&Rubicam no Brasil, quer diminuir os limites entre a propaganda e a área de comunicação corporativa; projeto é liderado por Marco Antonio Sabino

 

Com base no pressuposto de que em tempos de consumidores conectados, engajados e preocupados com causas os universos da marca e da reputação corporativa são cada vez mais indissociáveis, a agência de publicidade Young&Rubicam e o Grupo Ideal, focado em relações públicas e conteúdo, ambos controlados pela holding multinacional de comunicação WPP, estão lançando no mercado brasileiro a joint-venture Young PR. O objetivo é oferecer um projeto que atenda aos anseios dos clientes que buscam uma solução de relações públicas contemporânea, que junte planejamento e criação de alto nível com conhecimento de temas institucionais – tudo integrado em uma mesma estrutura.

“Acreditamos que não podemos mais separar marca e empresa”, explica David Laloum, CEO da Y&R. “As duas se confundem. Os consumidores querem se relacionar com instituições que participam da vida deles, que tenham uma contribuição social real. A Young PR vai focar suas atenções em oferecer soluções de comunicação que ajudem as empresas a atender a essa demanda do mercado”.

A ideia de criação da Young PR surge com base na crença de que a reputação corporativa afeta diretamente a venda dos clientes. “O maior asset de uma instituição é a sua reputação”, diz Ricardo Cesar, fundador e coCEO do Grupo Ideal. “É disso que queremos tratar. É dessa reputação que queremos cuidar ou ajudar a construir”.

A iniciativa segue ainda o conceito de “horizontalidade” da WPP, em que os profissionais de diversos segmentos da holding trabalham juntos para trazer as melhores soluções a seus clientes. No caso da Young PR, com foco no digital e nas novas ferramentas tecnológicas de comunicação, o portfólio de serviços oferecidos é completo, englobando trabalho institucional, comunicação de produto, comunicação financeira, gerenciamento de crises, comunicação interna, planejamento, relações com a imprensa e produção de conteúdo.

O CEO da Young PR é Marco Antonio Sabino. Jornalista formado pela Cásper Líbero, advogado pela USP, com especialização em Comunicação Organizacional também pela USP, teve passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, como TV Globo, onde esteve por cerca de dez anos, Bandeirantes, em que dirigiu o jornalismo da rádio e implantou o Canal 21, além de Editora Abril (Exame) e Grupo Estado. Até o final de 2017, vinha presidindo a S/A, que fundou em 2006 e cujo controle vendeu para a Llorente & Cuenca no final de 2015.

SP4 contrata Heloísa Prates como gerente de novos negócios

Heloísa Prates
Heloísa Prates

Heloísa Prates começou na SP4 como gerente de novos negócios, responsável por desenvolver projetos de comunicação digital, transmídia e outras iniciativas ligadas à convergência tecnológica e ambientes interativos. Doutorada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora universitária, ela acumula experiência no planejamento estratégico de comunicação de empresas dos setores industrial, de tecnologia, de cultura e editorial.

A agência também contratou Elaine D’Ávila, ex-S2 Publicom, para assumir o grupo de atendimento de Energia da SP4, que tem duas novas contas: Capitale Energia, uma das cinco maiores comercializadoras de energia independentes do País; e Brasil BioFuels, que atua na região norte do País no cultivo sustentável de palma e extração de óleo vegetal para a produção de biodiesel. Mais informações com Odete Pacheco (11-38734374 e 999-383-959)

 

pt_BRPortuguese