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quarta-feira, dezembro 17, 2025

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Sarau Literário homenageia Lourenço Diaféria

Lourenço Diaféria
Lourenço Diaféria

Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta sexta-feira (21/9), a partir das 19h, sessão solene em homenagem ao escritor, cronista e jornalista Lourenço Diaféria, falecido há dez anos (16/9), aos 75 anos. Será na sala Sérgio Vieira de Mello, em formato de Sarau Literário, com leitura de crônicas e demais formas escritas que relembrem a memória dele. O evento é aberto ao público.

A solenidade contará com a presença de familiares e amigos e a mesa será composta, além do vereador Eliseu Gabriel, pela viúva do cronista Geiza Diaféria e pelos jornalistas Rose Nogueira e Sérgio Gomes, com os quais Lourenço teve a oportunidade de trabalhar e conviver. O evento tem apoio do grupo de sarau do jornal do Centro em Foco, cujos integrantes farão a leitura das crônicas de Lourenço, um dos poucos que retratou a cidade de São Paulo em seus escritos. Ele nasceu no Brás e nunca esqueceu suas raízes paulistanas, sempre presentes em sua obra.

Diaféria começou a carreira em 1956 na antiga Folha da Manhã, atual Folha de S.Paulo, onde ficou até 1977, quando foi preso pela ditadura devido à publicação da crônica Herói. Morto. Nós, considerada ofensiva às Forças Armadas. Nela, relatava o heroísmo do sargento do Corpo de Bombeiros Sílvio Delmar Hollenbach, que pulou em um poço de ariranhas no zoológico de Brasília para salvar a vida de um menino. A criança se salvou, mas o militar não conseguiu sobreviver ao ataque dos animais. A crônica citava o Duque de Caxias, patrono do Exército, lembrando o estado de abandono em que se encontrava sua estátua, existente até hoje na praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, próximo à Estação da Luz. Essa menção rendeu-lhe alguns dias de cárcere e processo baseado na Lei de Segurança Nacional. Enquanto esteve preso, a Folha não pode publicar suas crônicas e, em protesto, deixou em branco o espaço da coluna. Ele colaborou ainda com Jornal da Tarde, Diário Popular, Diário do Grande ABC, além de ter escrito para a TV Globo e as rádios Excelsior, Gazeta, Record e Bandeirantes.

Millôr Fernandes tem retrospectiva com 500 desenhos

Millôr Fernandes
Millôr Fernandes

O Instituto Moreira Salles de São Paulo sedia Millôr: obra gráfica, exposição com 500 desenhos originais de Millôr Fernandes. Os curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires mapeiam os principais temas que estiveram presentes ao longo de 70 anos de produção do artista. Ao ganhar as galerias, os desenhos de Millôr, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira. Acompanha a mostra um livro que, além de reproduzir os originais, traz ensaios críticos e uma cronologia de vida e obra do artista.

A mostra está dividida em cinco eixos: dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do Pif-Paf, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963. A exposição no IMS Paulista (av. Paulista, 2.424) fica até 27/1/2019, de terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20 horas.

O IMS Paulista também oferece um curso sobre a produção gráfica de Millôr. Ministradas pelo ilustrador Daniel Bueno, as aulas serão nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro. Inscrições no site. Outras informações sobre a mostra com Bárbara Giacomet de Aguiar (11-3371-4490 e [email protected]).

Empresa cidadã sobre Redes Sociais circulará na próxima segunda-feira

A quarta etapa do ciclo de J&Cia Empresa Cidadã, que debaterá o impacto e avanços das redes sociais no mundo corporativo, circulará na próxima segunda-feira (24/9), com reportagem de Martha Funke. Primeira iniciativa de branded content da Jornalistas Editora, o ciclo tem-se debruçado sobre temas sensíveis e prioritários que estão transformando a vida do mundo corporativo.

O objetivo é disseminar os esforços em curso para uma ampla audiência, integrada por jornalistas, profissionais de comunicação e outros formadores de opinião. O ciclo conta com o apoio das seguintes marcas: CNH, Gerdau, GM, Grupo Boticário, Henkel, Latam, PayPal, Pepsico, Scania, SulAmérica, Telefônica | Vivo, Unisys, Vale e Volkswagen.

Outras informações pelo 11-3861-5280 com Silvio Ribeiro ([email protected]).

Google oferece contas gratuitas de G Suite para veículos de imprensa

Logo Google

O Google anunciou que o Google News Initiative Cloud Program está oferecendo 200 mil licenças de uso do G Suite – conjunto de aplicativos de produtividade que inclui Gmail, Docs e Drive – para veículos de imprensa em todo o mundo. O foco do programa é impulsionar a transformação digital de empresas de mídia de pequeno e médio portes, com até 500 funcionários. Para ter acesso às licenças, é preciso inscrever-se no site. As empresas selecionadas, de acordo com os critérios estabelecidos no projeto, poderão usufruir do benefício por dois anos.

O G Suite, plataforma de produtividade baseada na nuvem, foi criado para ajudar equipes de empresas de todos os tamanhos a colaborar, interagir e inovar em conjunto e em tempo real.

As empresas que utilizam o produto têm à disposição aplicativos como Gmail, Docs, Drive, Hangouts e Calendar. Esses produtos ajudam editores que estão na redação e os repórteres que estão na rua a colaborar em reportagens em tempo real. Quem divulga a iniciativa é Carlos Teciano (11-5090-8907 e [email protected]), da Ketchum.

Mapa aponta a existência de 1.450 agências de comunicação no Brasil

Projeto conjunto deste Jornalistas&Cia em parceria com a Mega Brasil Comunicação, a nova edição do mapa das agências de comunicação no Brasil, concluída em 13/9, aponta para a existência de 1.450 agências em todo o País, com 1.357 matrizes e 93 filiais. Nele estão incluídas as médias e grandes agências, instaladas sobretudo nos grandes centros, além das agências-butique e mesmo microagências espalhadas por todo o País. Em comum, todas desenvolvem ao menos alguma atividade de PR, como assessoria de imprensa, produção de conteúdo, gestão de redes sociais, organização de eventos corporativos, comunicação interna, public affairs etc.

Segundo o Anuário da Comunicação Corporativa, editado pela Mega Brasil, o segmento faturou R$ 2,5 bilhões em 2017, com uma queda nominal de 1,2% sobre 2016, quando o faturamento foi de R$ 2,53 bilhões.

O Estado de São Paulo concentra a maior parte das empresas do setor, com um total de 856 agências, sendo 818 matrizes e 38 filiais. A capital paulista agrupa 713 empresas (690 matrizes e 23 filiais) e Interior, Litoral e ABC, 143 (129 matrizes e 14 filiais). O segundo estado com maior número de agências é o Rio de Janeiro, com 149, sendo 123 matrizes e 26 filiais. Em terceiro lugar está Minas Gerais, com 69 (67 matrizes e duas filiais), em quarto o Rio Grande do Sul, com 62 (59 matrizes e três filiais), e em quinto o Paraná com 55 (54 matrizes e uma filial).

A seguir um resumo da presença das agências de comunicação no Brasil:

 

Estados Matrizes Filiais Total
Acre 1 0 1
Alagoas 3 0 3
Amapá 1 0 1
Amazonas 6 0 6
Bahia 32 1 33
Ceará 10 1 11
Distrito Federal 24 14 38
Espírito Santo 28 1 29
Goiás 13 2 15
Maranhão 4 0 4
Mato Grosso 8 0 8
Mato Grosso do Sul 4 0 4
Minas Gerais 67 2 69
Pará 13 0 13
Paraíba 3 0 3
Paraná 54 1 55
Pernambuco 26 1 27
Piauí 11 0 11
Rio de Janeiro 123 26 149
Rio Grande do Norte 9 0 9
Rio Grande do Sul 59 3 62
Rondônia 2 0 2
Santa Catarina 34 2 36
(*) São Paulo 818 38 856
Sergipe 3 2 5
Totalização 1357 93 1450
(*) Matrizes – Capital = 690; Litoral, ABC e Interior = 129  Filiais – Capital = 23; Litoral, ABC e Interior = 14

Inscrições ao Prêmio Jatobá PR encerram-se no domingo, 23/9

Encerram-se no próximo domingo (23/9) as inscrições para a edição 2018 do Prêmio Jatobá PR, que é dirigido às grandes agências e agências-butique e que, a partir deste ano, distinguirá também com troféus e certificados os clientes dos cases finalistas e vitoriosos. São dez categorias nacionais, uma categoria internacional (exclusiva para cases realizados na América Latina) e três premiações especiais: Agência do Ano, Agência-Butique do Ano e Case do Ano. A Comissão de Julgamento analisará os trabalhos entre os dias 1 e 14 de outubro e os resultados serão conhecidos nos dias 18 e 19 de outubro.

O jantar de premiação está marcado para 8 de novembro no Renaissance Hotel, em São Paulo. Outras informações pelo 11-5576-5600 com Dalila Ferreira  ([email protected]).

Frank Pflaumer é o novo VP de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil

Frank Pflaumer
Frank Pflaumer

Frank Pflaumer, que comandava a divisão de Marketing, Comunicação, Assuntos Públicos & Relações Governamentais da Nestlé Centro América, é o novo vice-presidente de Marketing & Comunicação da Nestlé Brasil, que engloba áreas como Comunicação Corporativa, Promoções, Eventos, Mídia, CRM, Comunicação Interna, BID – Brand & Identity Design, Nutrição, Saúde & Bem-Estar, Serviço ao Consumidor, Consumer & Marketplace Insights, estratégia digital e redes sociais.

Brasileiro com cidadania alemã, Pflaumer tem 30 anos de experiência em segmentos como branding, marketing, publicidade e comunicação corporativa, em posições-chave em agências globais de comunicação e na Nestlé – na sede, em Vevey (Suíça), e na subsidiária da América Central, no Panamá. Ele substitui a Pedro Oliva, que retornou ao seu país de origem, Panamá, para assumir a área de Marketing & Comunicação da Nestlé naquele mercado.

Lúcia Helena Issa recebe a Medalha Marielle Franco

Lúcia Helena Issa
Lúcia Helena Issa

A correspondente de guerra internacional Lúcia Helena Issa recebeu em 14/9, na Casa de Cultura Olodum, em Salvador, a Medalha Marielle Franco. Nascida em Guaratinguetá (SP), mora no Rio de Janeiro desde 2013. É graduada em Jornalismo e fez pós-graduação em Roma, onde em 1998 começou a trabalhar como colaboradora especial da Folha de S.Paulo, tendo lá morado por seis anos. Cobriu em 2001 o fim da guerra da lugoslávia, o conflito de Israel-Palestina nos últimos quatro anos e a Guerra da Síria em 2017.

Lúcia ganhará em outubro, em Paris, um prêmio como Embaixadora da Paz, concedido pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, por seu trabalho humanitário. Também publicou livros sobre os direitos das mulheres que buscam e lutam por respeito e dignidade. Leia a entrevista que ela concedeu a Hildegard Angel.

Conheça o vencedor do Grande Prêmio Liberdade de Imprensa 2018

Logo SIP

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) concedeu o Grande Prêmio Liberdade de Imprensa 2018 ao Jornalismo Independente, da Nicarágua, e apontou outros ganhadores nas 13 categorias do Prêmio Excelência Jornalística 2018. Veículos e jornalistas de Argentina, Brasil, Colômbia, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico e Venezuela foram os ganhadores. Confira todos os vencedores aqui. Cada um receberá US$ 2 mil e um diploma.

No caso da imprensa da Nicarágua, o júri qualificador considerou que desde abril esta “tem afrontado com valentia as pressões, a intimidação e o assédio, sem desistir de sua denúncia rigorosa da violação dos direitos humanos e da violência indiscriminada do regime de Daniel Ortega”. O caso mais grave foi o assassinato de Ángel Gahona, que cobria um protesto ao vivo em Bluefields, no leste do paós. A cerimônia de premiação será durante a próxima Assembleia Geral da SIP, de 19 a 22/10, em Salta (Argentina).

Mais dez dias para concorrer ao Prêmio Abear de Jornalismo

Logo Abear

Seguem abertas até 30/9 as inscrições para o sexto Prêmio Abear de Jornalismo, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas para estimular e valorizar trabalhos jornalísticos sobre a aviação comercial brasileira. Nesta edição, a novidade é o prêmio especial Asas do Bem, para a melhor reportagem sobre transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas para transplantes.

O Prêmio Abear de Jornalismo conta ainda com as categorias Experiência de vooCompetitividadeCargas, Inovação e sustentabilidade, e Imprensa setorizada. Também inclui o Prêmio Especial Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e o Grande Prêmio Abear, para o melhor trabalho entre os finalistas das demais categorias, com exceção de Asas do Bem.

A nova categoria aceita inscrições de trabalhos jornalísticos publicados desde a fundação da Abear, em 21/8/2012, até 30 de setembro. As demais englobam materiais veiculados entre 23/9/2017 e 30/9/2018. A cerimônia de premiação será em novembro, em dia, horário e local a serem definidos oportunamente. Ao todo, serão distribuídos R$ 48 mil em premiações.

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