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Audi define nova estrutura com a chegada de Cláudio Rawicz

Cláudio Rawicz agrupará em sua diretoria as gerências de Marketing e Relações Públicas 
Cláudio Rawicz agrupará em sua diretoria as gerências de Marketing e Relações Públicas

A Audi do Brasil divulgou em 26/9 sua nova estrutura de Comunicação após a contratação de Cláudio Rawicz, que assumiu a direção do setor. Na função, terá sob sua responsabilidade as gerências de Marketing e Relações Públicas, atualmente aos cuidados dos gerentes sêniores Simone Caggiano e Christian Marxen, respectivamente.

Cláudio se reportará diretamente ao presidente e CEO Johannes Roscheck e terá como principal desafio integrar as atividades de comunicação da Audi do Brasil, com foco no reposicionamento da marca e no processo de digitalização da empresa. “Minha formação é em Jornalismo e sempre trabalhei em Comunicação, mas mais recentemente tive meu trabalho direcionado para um profundo processo de transformação digital da Renault, também em parceria com a área de marketing da empresa”, destaca. “A ideia é aproveitar essa experiência e desenvolvermos também um forte trabalho nesse sentido na Audi, além, é claro, de fazer com que Marketing e Relações Públicas atuem de maneira mais integrada”.

Formado em Jornalismo e com especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, de Nova York, Cláudio tem mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo. Atuou em diversas marcas do Grupo FCA (Fiat, FPT – Powertrain Technologies, Iveco e CNH Industrial) e desde o final de 2013 estava na Renault do Brasil.

FSB incorpora Loures e pode chegar a R$ 260 milhões de faturamento em 2018

Logo FSB

 

Alexandre Loures

A FSB confirmou neste último final de semana a conclusão de acordo para a incorporação da Loures, numa negociação que a consolidará ainda mais na liderança do mercado. As projeções da empresa são de que, com isso, deverá fechar 2018 com um faturamento de R$ 260 milhões, sendo R$ 240 milhões dela própria (contra R$ 215 milhões em 2017) e R$ 20 milhões da Loures. Além de aumentar em cerca de 8% sua receita anual, com a negociação o Grupo FSB passa a ter uma presença mais consistente em clientes do setor privado, em especial no segmento de varejo, em que a Loures é especializada desde a sua criação, três anos atrás, por Alexandre Loures, que liderou por 14 anos a comunicação da Ambev.

“A aliança é mais um passo em nosso projeto de criar o melhor grupo de comunicação do País, meta que fixei desde quando fundei a FSB 38 anos atrás”, diz Francisco Soares Brandão (o FSB).

Francisco Brandão

Na avaliação de Marcos Trindade, o segundo sócio mais importante da FSB e escolhido por Francisco para sucedê-lo, a FSB e a Loures têm posicionamentos e especializações complementares: “Ao longo de quase quatro décadas, a FSB consagrou-se no mercado por saber identificar, sensibilizar e engajar diversos públicos. ‘Relações geram resultados’ é o seu mantra. A Loures destacou-se em apenas três anos tendo como diferencial o domínio apurado de canais e novas tecnologias”.

As bases da associação, modeladas por Diego Ruiz, sócio-diretor da FSB, ainda não foram divulgadas. É certo, porém, que as duas agências não se fundirão. Continuarão com atuações próprias e totalmente autônomas. As marcas serão preservadas, assim como seus diretores e equipes.

Um comando executivo vai zelar pela governança, assegurando as sinergias de boas práticas e de backoffice sem que os atendimentos se misturem. Focada exclusivamente em contas do setor privado, essa holding juntará a FSB Setor Privado, a Loures e futuros negócios do Grupo. Estará sob responsabilidade e gestão do sócio-diretor Melchiades Filho, que completou cinco anos de FSB e foi alçado meses atrás à nova função.

O fato de Loures conhecer de perto a FSB facilitou a negociação. Ele foi cliente da agência quando dirigiu a Comunicação da Ambev e trabalhou com Melchiades na Folha de S.Paulo, 25 anos atrás.

A aquisição da Loures é uma das novidades da FSB deste ano. A agência expandiu a atuação do instituto FSB Pesquisa, passando a atuar também no mercado de pesquisas eleitorais. E como parte de uma restruturação focada em governança, completou a total separação das estruturas que atendem contas privadas e contas públicas, com empresas distintas e metodologias e equipes próprias.

Entidades repudiam agressão à repórter em ato pró-Bolsonaro

A Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Aberje) divulgaram notas de repúdio em decorrência da agressão sofrida pela repórter Ana Nery, da Rádio Bandeirantes, durante manifestação a favor do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), em São Paulo. A profissional foi agredida verbalmente por um eleitor do candidato e, ao tentar registrar com o celular as ofensas, recebeu uma cabeçada.

“A Abert condena todo tipo de violência, em especial, contra jornalistas no exercício da profissão. Atos como este são fruto da intolerância e desconhecimento do real papel da imprensa. Qualquer tentativa de impedir o trabalho dos jornalistas é um ataque ao direito da sociedade de acesso às informações de interesse público”, e cobrou das autoridades “a apuração rigorosa dos fatos e a punição do responsável”.

Já Abraji classificou o ato como ponto máximo na escalada de ataques de apoiadores do candidato registrada ao longo da última semana. “Um país que não compreende a diferença entre crítica ao trabalho jornalístico e violência contra profissionais da imprensa coloca a democracia — e a si próprio — em grave risco”.

Unesco lança manual de orientação sobre fake news

Logo

A Unesco lançou Journalism, Fake News & Desinformation, um manual de orientações para a imprensa enfrentar os desafios diários das fake news nas mídias sociais. A obra reúne artigos de alguns dos principais pesquisadores e profissionais de jornalismo em todo o mundo que trabalham para combater a crise de desinformação e para orientar jornalistas sobre as práticas de investigação de alta qualidade.

A intenção é que o livro seja usado como uma espécie de treinamento pela imprensa do mundo todo. A publicação está disponível para download.

Atout France lança concursos mundiais para promover a gastronomia francesa

Logo do prêmio

A Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, lançou um grande concurso mundial com o objetivo de divulgar e valorizar o patrimônio culinário francês e incentivar o desejo de viagem ao destino. Jovens estudantes de gastronomia, jornalistas e chefs estrangeiros podem inscrever-se para três prêmios distintos que serão entregues em Paris: Prêmio dedicado ao jornalismo gastrônomo; Prêmio de reinterpretação de receitas francesas por chefs estrangeiros; e Uma residência para jovens chefs estrangeiros.

Os jornalistas interessados podem enviar até 15/11 suas melhores matérias sobre gastronomia francesa publicados entre setembro de 2017 e novembro de 2018 em mídia estrangeira. O material deve ser enviado em sua língua original – texto unitário, série de textos ou dossiês temáticos que tenham contribuído para um melhor entendimento da gastronomia francesa. Para inscrever-se é necessário enviar o formulário de inscrição (disponível no site do prêmio) para [email protected].

Prêmio Abear de Jornalismo prorroga inscrições

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) prorrogou até a próxima sexta-feira (5/10) as inscrições para o 6º Prêmio Abear de Jornalismo, iniciativa da entidade que tem como objetivo estimular e valorizar trabalhos jornalísticos sobre a aviação comercial brasileira. Nesta edição, a Abear traz como novidade o Prêmio Especial Asas do Bem, que contemplará a melhor reportagem sobre transporte de órgãos. Serão aceitos nessa categoria trabalhos que tenham como foco o tema doação de órgãos e transplante, que citem a atuação da aviação comercial nacional no transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas.

O prêmio mantém as demais categorias presentes nas últimas edições: Experiência de Voo; Competitividade; Cargas; Inovação e Sustentabilidade, e Imprensa Setorizada, além do Prêmio Especial Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por fim, o Grande Prêmio Abear vai contemplar o melhor trabalho entre os finalistas das quatro categorias temáticas e imprensa setorizada. A cerimônia de premiação será em novembro, em data e local a serem anunciados. Ao todo, serão distribuídos R$ 48 mil em prêmios.

Para o Prêmio Especial Asas do Bem é possível inscrever trabalhos veiculados desde a criação da Abear, no dia 21 de agosto de 2012, até 5 de outubro de 2018. As demais categorias aceitam inscrições de materiais veiculados entre 23 de setembro de 2017 e 5 de outubro deste ano.

Em cinco edições, o prêmio recebeu 560 inscrições de 21 Estados e Distrito Federal e premiou mais de 30 profissionais. O regulamento pode ser consultado no site.

Andrei Kampff passa a investir em Direito Esportivo

Andrei Kampff
Andrei Kampff

Andrei Kampff deixou a TV Globo, onde era repórter esportivo. Após 25 anos na empresa, seu contrato não foi renovado e ele decidiu investir no Direito Esportivo, tema de sua especialização acadêmica. Em entrevista ao Coletiva.net, Andrei revelou que se associou a um escritório de advocacia em São Paulo. Mesmo com as atenções voltadas ao Direito, garantiu que seguirá pensando em projetos de Comunicação. Com esta ideia, criou a conta @leiemcampo no Instagram e no Twitter para divulgar informações referentes ao assunto.

Sobre esporte, disse que, caso volte ao jornalismo, essa será sempre sua área de preferência. “É o que faço desde que entrei para veículo e é o que sei fazer”, sentenciou, ao adiantar que, em outubro, lançará um projeto. Sem entrar em detalhes, disse que se trata de uma rede de relacionamento com a participação de repórteres de empresas como Band, ESPN e Globo, entre outras.

BCW nomeia líderes da América Latina

Patricia Ávila
Patricia Ávila

Patrícia Ávila assume operação brasileira

A BCW, agência nascida da fusão de Burson-Marsteller e Cohn & Wolfe (no Brasil denominada Máquina Cohn & Wolfe), anunciou novas lideranças para seus negócios na América Latina. Patrícia Ávila, que estava à frente da Burson-Marsteller desde maio de 2017, assume como CEO da nova companhia no Brasil. Todos os líderes foram escolhidos em função de suas histórias com a B-M à frente de seus respectivos mercados, exceto quando indicados.

Todos eles reportam-se a Francisco Carvalho, presidente da BCW para a América Latina. Quem comandará as operações na Argentina será Guido Gaona; no Chile, Fernando Soriano (antes diretor de Comunicação de Marca); na Colômbia, Hector Cardona; no México, Alberto Diaz (antes líder da operação no Chile); em Miami, Jonathan Stern; no Peru, Carolina Palacios; em Porto Rico, Lynnette Teissonniere; e no Uruguai, Agustina Navarro.

Agência Pública prorroga inscrições para Microbolsas Fome

Microbolsas

A Agência Pública prorrogou até o próximo domingo (30/9) as inscrições para que repórteres independentes de todo o País proponham pautas sobre a fome, programa de microbolsas que lançou no mês passado em parceria com a Oxfam Brasil.

A escolha do tema deve-se ao fato de o Brasil ter voltado a figurar no Mapa da Fome da ONU, depois que a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE) constatou que, nos últimos anos, o número de brasileiros em situação de pobreza extrema voltou a subir.

Os repórteres selecionados recebem uma bolsa de R$ 7 mil e aconselhamento da Agência Pública para realizar as reportagens. Os editores da agência terão reuniões periódicas com os jornalistas, vão editar as reportagens, publicar e distribuir o material para veículos parceiros. Confira o regulamento.

William Waack acerta com a BandNews e deixa a web

William Waack
William Waack

Depois de cinco meses nas plataformas digitais, William Waack vai encerrar sua parceria com a produtora paulista Infiniti e passará a produzir e exibir o seu Painel WW no canal por assinatura BandNews. Desde agosto, ele vinha negociando com a emissora do Grupo Bandeirantes.

Segundo o UOL, inicialmente as conversas eram apenas para que a BandNews fosse apenas uma nova janela de veiculação do programa, permanecendo sua produção pela Infiniti e sua presença em redes sociais, All TV e YouTube.  Porém, conforme apurado pelo NaTelinha, o canal pago insistiu na contratação de William e para ter o controle total na produção do Painel WW,, o que acabou ocorrendo no acerto entre as partes.

O encerramento do projeto, que foi delineado com o intuito de levar conteúdo premium para os meios digitais, acontece justamente no momento da sua consolidação.  O canal no YouTube tem mais de 12 milhões de visualizações, com 370 mil inscritos e está no ar desde o dia 13 abril. Ao deixar a plataforma digital e transferir-se para a BandNews, Waack segue o caminho inverso do que se acredita ser hoje a tendência do jornalismo, de cada vez mais apostar em conteúdo via streaming. As datas de encerramento na web e de estreia no novo canal devem ser definidas nos próximos dias.

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