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terça-feira, dezembro 23, 2025

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Vip deixa de circular e é absorvida por Exame

Ultima edição da Revista Vip
Ultima edição da Revista Vip

A edição de setembro marcou a despedida da revista Vip das bancas e assinantes. De volta às origens, o título está de mudança para Exame, incorporado como um novo caderno da revista, com o nome de Exame Vip. O site virou Exame VIP e entrou no portal Exame e o Instagram tornou-se Exame VIP. O caderno será focado em estilo de vida e terá oito páginas, abrangendo conteúdo de áreas como gastronomia, turismo, moda, comportamento, gadgets etc.

Tudo o que havia de mais sofisticado na Vip será publicado nesse caderno. A edição é de Ivan Padilla, com colaboradores. Ivan é o atual diretor de Projetos Especiais e Branded Content para todos os títulos da Abril. Ele lembra que esse não será propriamente um caderno masculino, já que quase metade da audiência da Exame é de mulheres. Uma curiosidade familiar marca este novo momento de Vip: a mãe de Ivan, Maria Monserrat Padilla, viu a revista nascer, como caderno da Exame, em 1981, onde ela trabalhava e esteve por dez anos.

LVBA inicia campanha #ElxsQuem

Logo ElxsQuem

Com o objetivo de alertar o eleitor sobre a importância do voto para o Poder Legislativo, a LVBA Comunicação lançou no Facebook e no Instagram a campanha #ElxsQuem. A ideia surgiu da própria equipe – Danyella Pereira, Diana Falcão, Flavio Piccolo, Lygia Torelli, Nicole Maier, Rafaella Peres e Rogério Santana – que, avaliando o atual quadro político, entendeu que o momento é de mobilização. A agência, que tem no seu propósito que comunicação transforma e influencia, acreditou e investiu na ideia.

O foco principal da campanha é educação. O primeiro passo é a conscientização. Por que escolher bem candidatos para Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas? Qual o papel desses políticos? Por que eles são a “sua” voz? E como neste ano o que não faltam são ferramentas e plataformas que ajudam na escolha, a LVBA também deve apresentar esse arsenal a fim de ajudar o eleitor a fazer a melhor escolha.

Para atingir um público além das redes da própria agência, será feito um investimento para impulsionar as publicações.

Gisele Lorenzetti, diretora-geral da LVBA, entende que se trata de um projeto inspirador: “Desde a primeira reunião do ‘grupo dos inquietos’ o que ficou claro é que queremos que nossa iniciativa seja copiada. Que mais gente se engaje. Que o debate se amplie e que mais gente esteja preocupada com nossas bancadas legislativas”.

Último mês para concorrer ao Prêmio Livro-Reportagem Amazon

Autor de melhor livro-reportagem receberá R$10 mil e proposta de contrato com a Editora Record. Estudantes e recém-formados concorrerão a R$ 5 mil

 

A primeira edição do Prêmio Livro-Reportagem Amazon, iniciativa promovida em uma parceria entre Jornalistas&Cia, Amazon.com.br e a Editora Record, recebe inscrições só até 31 de outubro. Com o objetivo de reconhecer títulos do gênero, a iniciativa avaliará obras publicadas pelo Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon que possibilita a venda das obras em sua plataforma.

O vencedor receberá R$ 10 mil, além da oportunidade de ter seu livro impresso editado e publicado pela Editora Record. Outra novidade será o Destaque Universitário, para estudantes de jornalismo e recém-formados, com graduação a partir de dezembro de 2015. O vencedor dessa categoria receberá R$ 5 mil.

Para participar, os interessados devem publicar seu livro gratuitamente pelo KDP e inserir o termo #PremioReportagemAmazon no cadastro de palavras-chave. Estudantes e recém-formados devem incluir também o termo #DestaqueUniversitario.

Para serem elegíveis, os livros não podem ter sido previamente publicados e comercializados por uma editora. Além disso, precisam ficar exclusivos para venda na Amazon em formato digital, devendo ser inscritos no programa KDP Select.

Seleção

Os finalistas e vencedores serão selecionados por uma comissão julgadora formada por executivos e jornalistas de Amazon, Jornalistas&Cia e Editora Record. Os livros serão avaliados com base na originalidade, atualidade e relevância do tema. Aspectos como veracidade e profundidade dos fatos, diversidade e relevância das fontes, qualidade literária e viabilidade comercial, também serão diferenciais. Na composição do júri estarão, entre outros, Carlos Andreazza, editor executivo de não-ficção e literatura brasileira do Grupo Editorial Record, e Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas.

“Na Amazon, nos esforçamos para encorajar autores a compartilhar o seu trabalho e ideias com o mundo, enquanto os ajudamos a encontrar novos leitores”, afirma Talita Taliberti, gerente do KDP na Amazon.com.br. “O KDP foi criado para oferecer aos autores uma ferramenta de autopublicação fácil e aberta a todos para permitir isso”.

“Este prêmio valoriza o trabalho jornalístico. Nossa ideia é colocá-lo em destaque, ampliando o conhecimento sobre este gênero e buscando descobrir talentos em nosso meio”, diz Marina Zveibil, gerente de Comunicação da Amazon.com.br.

“A Record tem uma longa tradição na publicação de livros-reportagem que vem de muito anos. Está no DNA da editora”, afirma Carlos Andreazza, da Editora Record. “Apostamos no gênero e acreditamos que hoje o livro é o espaço onde o jornalista tem tempo e total liberdade para investigar e contar uma história da forma que ela deve ser contada. Estamos muito felizes em poder participar dessa iniciativa, descobrir e publicar novos talentos da literatura jornalística no Brasil”.

“Estamos empolgados em oferecer esse prêmio de livro-reportagem, ao lado da Amazon.com.br e da Editora Record. Será uma iniciativa que nos permitirá descobrir e reconhecer novos e talentosos profissionais do jornalismo brasileiro”, destaca Fernando Soares, editor do Jornalistas&Cia. “É também uma ótima oportunidade para jornalistas e estudantes compartilharem seus trabalhos, além de terem um retorno financeiro com isso”.

Sobre o KDP

O KDP é uma ferramenta gratuita e simples para escritores e editoras publicarem seus livros em todo o mundo. Todos os títulos participantes do Prêmio estarão à venda na loja Kindle e disponíveis gratuitamente aos clientes do Kindle Unlimited. Os e-books podem ser lidos pelo aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones e em e-readers Kindle.

 

Audi define nova estrutura com a chegada de Cláudio Rawicz

Cláudio Rawicz agrupará em sua diretoria as gerências de Marketing e Relações Públicas 
Cláudio Rawicz agrupará em sua diretoria as gerências de Marketing e Relações Públicas

A Audi do Brasil divulgou em 26/9 sua nova estrutura de Comunicação após a contratação de Cláudio Rawicz, que assumiu a direção do setor. Na função, terá sob sua responsabilidade as gerências de Marketing e Relações Públicas, atualmente aos cuidados dos gerentes sêniores Simone Caggiano e Christian Marxen, respectivamente.

Cláudio se reportará diretamente ao presidente e CEO Johannes Roscheck e terá como principal desafio integrar as atividades de comunicação da Audi do Brasil, com foco no reposicionamento da marca e no processo de digitalização da empresa. “Minha formação é em Jornalismo e sempre trabalhei em Comunicação, mas mais recentemente tive meu trabalho direcionado para um profundo processo de transformação digital da Renault, também em parceria com a área de marketing da empresa”, destaca. “A ideia é aproveitar essa experiência e desenvolvermos também um forte trabalho nesse sentido na Audi, além, é claro, de fazer com que Marketing e Relações Públicas atuem de maneira mais integrada”.

Formado em Jornalismo e com especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, de Nova York, Cláudio tem mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo. Atuou em diversas marcas do Grupo FCA (Fiat, FPT – Powertrain Technologies, Iveco e CNH Industrial) e desde o final de 2013 estava na Renault do Brasil.

FSB incorpora Loures e pode chegar a R$ 260 milhões de faturamento em 2018

Logo FSB

 

Alexandre Loures

A FSB confirmou neste último final de semana a conclusão de acordo para a incorporação da Loures, numa negociação que a consolidará ainda mais na liderança do mercado. As projeções da empresa são de que, com isso, deverá fechar 2018 com um faturamento de R$ 260 milhões, sendo R$ 240 milhões dela própria (contra R$ 215 milhões em 2017) e R$ 20 milhões da Loures. Além de aumentar em cerca de 8% sua receita anual, com a negociação o Grupo FSB passa a ter uma presença mais consistente em clientes do setor privado, em especial no segmento de varejo, em que a Loures é especializada desde a sua criação, três anos atrás, por Alexandre Loures, que liderou por 14 anos a comunicação da Ambev.

“A aliança é mais um passo em nosso projeto de criar o melhor grupo de comunicação do País, meta que fixei desde quando fundei a FSB 38 anos atrás”, diz Francisco Soares Brandão (o FSB).

Francisco Brandão

Na avaliação de Marcos Trindade, o segundo sócio mais importante da FSB e escolhido por Francisco para sucedê-lo, a FSB e a Loures têm posicionamentos e especializações complementares: “Ao longo de quase quatro décadas, a FSB consagrou-se no mercado por saber identificar, sensibilizar e engajar diversos públicos. ‘Relações geram resultados’ é o seu mantra. A Loures destacou-se em apenas três anos tendo como diferencial o domínio apurado de canais e novas tecnologias”.

As bases da associação, modeladas por Diego Ruiz, sócio-diretor da FSB, ainda não foram divulgadas. É certo, porém, que as duas agências não se fundirão. Continuarão com atuações próprias e totalmente autônomas. As marcas serão preservadas, assim como seus diretores e equipes.

Um comando executivo vai zelar pela governança, assegurando as sinergias de boas práticas e de backoffice sem que os atendimentos se misturem. Focada exclusivamente em contas do setor privado, essa holding juntará a FSB Setor Privado, a Loures e futuros negócios do Grupo. Estará sob responsabilidade e gestão do sócio-diretor Melchiades Filho, que completou cinco anos de FSB e foi alçado meses atrás à nova função.

O fato de Loures conhecer de perto a FSB facilitou a negociação. Ele foi cliente da agência quando dirigiu a Comunicação da Ambev e trabalhou com Melchiades na Folha de S.Paulo, 25 anos atrás.

A aquisição da Loures é uma das novidades da FSB deste ano. A agência expandiu a atuação do instituto FSB Pesquisa, passando a atuar também no mercado de pesquisas eleitorais. E como parte de uma restruturação focada em governança, completou a total separação das estruturas que atendem contas privadas e contas públicas, com empresas distintas e metodologias e equipes próprias.

Entidades repudiam agressão à repórter em ato pró-Bolsonaro

A Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Aberje) divulgaram notas de repúdio em decorrência da agressão sofrida pela repórter Ana Nery, da Rádio Bandeirantes, durante manifestação a favor do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), em São Paulo. A profissional foi agredida verbalmente por um eleitor do candidato e, ao tentar registrar com o celular as ofensas, recebeu uma cabeçada.

“A Abert condena todo tipo de violência, em especial, contra jornalistas no exercício da profissão. Atos como este são fruto da intolerância e desconhecimento do real papel da imprensa. Qualquer tentativa de impedir o trabalho dos jornalistas é um ataque ao direito da sociedade de acesso às informações de interesse público”, e cobrou das autoridades “a apuração rigorosa dos fatos e a punição do responsável”.

Já Abraji classificou o ato como ponto máximo na escalada de ataques de apoiadores do candidato registrada ao longo da última semana. “Um país que não compreende a diferença entre crítica ao trabalho jornalístico e violência contra profissionais da imprensa coloca a democracia — e a si próprio — em grave risco”.

Unesco lança manual de orientação sobre fake news

Logo

A Unesco lançou Journalism, Fake News & Desinformation, um manual de orientações para a imprensa enfrentar os desafios diários das fake news nas mídias sociais. A obra reúne artigos de alguns dos principais pesquisadores e profissionais de jornalismo em todo o mundo que trabalham para combater a crise de desinformação e para orientar jornalistas sobre as práticas de investigação de alta qualidade.

A intenção é que o livro seja usado como uma espécie de treinamento pela imprensa do mundo todo. A publicação está disponível para download.

Atout France lança concursos mundiais para promover a gastronomia francesa

Logo do prêmio

A Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, lançou um grande concurso mundial com o objetivo de divulgar e valorizar o patrimônio culinário francês e incentivar o desejo de viagem ao destino. Jovens estudantes de gastronomia, jornalistas e chefs estrangeiros podem inscrever-se para três prêmios distintos que serão entregues em Paris: Prêmio dedicado ao jornalismo gastrônomo; Prêmio de reinterpretação de receitas francesas por chefs estrangeiros; e Uma residência para jovens chefs estrangeiros.

Os jornalistas interessados podem enviar até 15/11 suas melhores matérias sobre gastronomia francesa publicados entre setembro de 2017 e novembro de 2018 em mídia estrangeira. O material deve ser enviado em sua língua original – texto unitário, série de textos ou dossiês temáticos que tenham contribuído para um melhor entendimento da gastronomia francesa. Para inscrever-se é necessário enviar o formulário de inscrição (disponível no site do prêmio) para [email protected].

Prêmio Abear de Jornalismo prorroga inscrições

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) prorrogou até a próxima sexta-feira (5/10) as inscrições para o 6º Prêmio Abear de Jornalismo, iniciativa da entidade que tem como objetivo estimular e valorizar trabalhos jornalísticos sobre a aviação comercial brasileira. Nesta edição, a Abear traz como novidade o Prêmio Especial Asas do Bem, que contemplará a melhor reportagem sobre transporte de órgãos. Serão aceitos nessa categoria trabalhos que tenham como foco o tema doação de órgãos e transplante, que citem a atuação da aviação comercial nacional no transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas.

O prêmio mantém as demais categorias presentes nas últimas edições: Experiência de Voo; Competitividade; Cargas; Inovação e Sustentabilidade, e Imprensa Setorizada, além do Prêmio Especial Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por fim, o Grande Prêmio Abear vai contemplar o melhor trabalho entre os finalistas das quatro categorias temáticas e imprensa setorizada. A cerimônia de premiação será em novembro, em data e local a serem anunciados. Ao todo, serão distribuídos R$ 48 mil em prêmios.

Para o Prêmio Especial Asas do Bem é possível inscrever trabalhos veiculados desde a criação da Abear, no dia 21 de agosto de 2012, até 5 de outubro de 2018. As demais categorias aceitam inscrições de materiais veiculados entre 23 de setembro de 2017 e 5 de outubro deste ano.

Em cinco edições, o prêmio recebeu 560 inscrições de 21 Estados e Distrito Federal e premiou mais de 30 profissionais. O regulamento pode ser consultado no site.

Andrei Kampff passa a investir em Direito Esportivo

Andrei Kampff
Andrei Kampff

Andrei Kampff deixou a TV Globo, onde era repórter esportivo. Após 25 anos na empresa, seu contrato não foi renovado e ele decidiu investir no Direito Esportivo, tema de sua especialização acadêmica. Em entrevista ao Coletiva.net, Andrei revelou que se associou a um escritório de advocacia em São Paulo. Mesmo com as atenções voltadas ao Direito, garantiu que seguirá pensando em projetos de Comunicação. Com esta ideia, criou a conta @leiemcampo no Instagram e no Twitter para divulgar informações referentes ao assunto.

Sobre esporte, disse que, caso volte ao jornalismo, essa será sempre sua área de preferência. “É o que faço desde que entrei para veículo e é o que sei fazer”, sentenciou, ao adiantar que, em outubro, lançará um projeto. Sem entrar em detalhes, disse que se trata de uma rede de relacionamento com a participação de repórteres de empresas como Band, ESPN e Globo, entre outras.

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