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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Sérgio Dávila assume Diretoria de Redação da Folha de S.Paulo

Sérgio Dávila
Sérgio Dávila

Os acionistas da empresa que edita a Folha de S.Paulo decidiram por maioria nesta segunda-feira (18/3) nomear o atual editor executivo Sérgio Dávila para exercer a função de diretor de Redação do jornal. Há 25 anos na Folha, ele ocupa o cargo desde 2010, por escolha de Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação do jornal até sua morte, em agosto do ano passado.

Dávila sucede a Maria Cristina Frias, acionista e colunista do jornal, que assumiu a função de diretora de Redação após a morte do irmão e a exerceu durante seis meses.

Dávila conviveu diariamente com Frias Filho por 14 anos e recebeu dele a missão de zelar pelos princípios do Projeto Folha. (Com informações da Folha de S.Paulo).

RBS reestrutura núcleos de esporte

Logo do RBS Esporte
Luis Henrique Benfica e Luiz Zini Pires

Luis Henrique Benfica e Luiz Zini Pires deixam a organização

A RBS promoveu uma ampla reestruturação nos núcleos de esporte de alguns de seus principais veículos e com isso Luis Henrique Benfica e Luiz Zini Pires deixaram a organização. Efetivadas em 11/3, as mudanças são creditadas a pesquisas sobre os desejos dos gaúchos e as necessidades dos clientes em relação à cobertura da área; e abrangem a Gaúcha de um modo geral e os projetos editoriais Sala de Redação, Show dos Esportes e a coluna Bola Dividida, em ZH, além de conteúdos inéditos e mais espaços de opinião em GaúchaZH,

Dentre outras alterações, segundo informou o Coletiva.net, Luciano Périco ganha lugar no digital, enquanto Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha, e Filipe Gamba também terão espaços próprios para falar sobre a dupla Gre-Nal, Zé Alberto Andrade passa a ter uma coluna com a temática da Seleção Brasileira.

Outra novidade é o podcast Histórias dos Gre-Nais, com apresentação de David Coimbra e Luciano Potter. A primeira temporada, que terá dez episódios, foi lança na última quinta-feira (14/3). Na sexta-feira, 15, foi a vez de Leonardo Oliveira estrear na plataforma de vídeo. Ao lado de Diogo Olivier, comandará o Duelo dos Técnicos, que comparará os atributos de treinadores, fazendo alusão aos jogos de videogame de futebol, como Fifa e PES.

Pesquisa aponta que mais de 70% das jornalistas já sofreram assédio sexual durante o trabalho

Assédio sexual

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Coletivo de Mulheres Jornalistas do Distrito Federal, 74,3% das profissionais já sofreram assédio sexual em algum momento da atividade profissional. Dessas mulheres, 73% foram assediadas por um superior (chefe, editor, dirigente etc.), 44,3% foram assediadas por um colega de trabalho e 32,2% por algum entrevistado. Várias jornalistas afirmaram ter vivenciado mais de uma situação de assédio sexual no exercício da profissão.

O resultado detalhado da pesquisa será divulgado neste sábado (23/3), em evento do Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF. Participaram do levantamento 148 jornalistas. O objetivo é ampliar a conscientização sobre as diferentes formas de assédio sexual no espaço de trabalho e combater essa prática, muitas vezes naturalizada.

Embora a pesquisa foque as profissionais que trabalham no Distrito Federal, o formulário foi respondido também por jornalistas de outros estados.

Exposição retrata trajetória de mulheres refugiadas no DF

Fluxo

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal, em parceria com a Defensoria Pública da União, promove até 22/3, a mostra fotográfica No fluxo: reflexos da migração e refúgio de mulheres no Brasil.

Segundo relatório do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado à Secretaria Nacional de Justiça, até o final de 2017 o Brasil tinha reconhecido 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. As mulheres representam praticamente metade da população de refugiados no mundo. No Brasil, do total de refugiados reconhecidos em 2017, 29% eram mulheres. E é justamente a trajetória individual dessas mulheres que é retratada pela exposição, das 9 às 18h, no espaço do Servidor, no anexo 2 da Câmara.

Google e Facebook na mira de Rupert Murdoch e Elizabeth Warren

Logo Facebook e Google

Especial Reino Unido

Luciana Gurgel

Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia

O duelo de gigantes entre as plataformas digitais e a imprensa tradicional ganha novos rounds importantes pelo mundo. O cerco vai se apertando cada vez mais em torno das empresas de tecnologia.

O tycoon da imprensa Rupert Murdoch, dono de jornais importantes aqui no Reino Unido, como Sun e The Times (além dos norte-americanos Wall Street Journal e Dow Jones e de vários títulos importantes na sua terra natal, Austrália), formalizou esta semana no órgão regulador de competição australiano uma petição contra o Google.

A News Corp., empresa de Murdoch, está propondo que os braços de busca e de publicidade da empresa sejam separados, proporcionando condições mais equilibradas na disputa entre veículos digitais e da imprensa tradicional por verbas publicitárias.

A proposta é ousada. Murdoch quer que o Google seja obrigado a vender sua área de propaganda, que inclui ferramentas como Google Ads, Google Marketing e Google Ad Manager. Para a News Corp, o controle dos segmentos de busca e de anúncios por uma só empresa cria uma barreira impenetrável para a competição sadia.

É justamente com esse argumento de excesso de concentração que a News Corp espera convencer o órgão de competição a encaminhar uma recomendação ao Governo para que as duas áreas do Google passem a atuar de forma independente. Adicionalmente, a petição solicita que as empresas de tecnologia passem a pagar uma taxa pelo conteúdo das empresas jornalísticas utilizado em suas plataformas.

Já o Facebook virou alvo da pré-candidata à Presidência americana, Elizabeth Warren. Ela anunciou a intenção de, se eleita, combater o excesso de poder da rede social.

A intenção da candidata ganhou ainda mais visibilidade depois de o Facebook suspender a exibição de anúncios em que ela defendia sua tese. A empresa alegou violação de direitos autorais, pelo uso não autorizado da sua logomarca. Mas depois da reação negativa provocada, acabou retomando a veiculação.

Enquanto as movimentações para limitar o poder das redes sociais esquentam em diversos países, na Europa o tema já está pegando fogo. O Parlamento Europeu vota no fim deste mês uma determinação dando prazo de dois anos para que os países-membros estabeleçam suas próprias legislações sobre o tema.

O objetivo é assegurar os direitos autorais dos produtores de conteúdo, obrigando as plataformas digitais a veicular apenas resumos bem curtos das notícias produzidas pelas empresas jornalísticas. Aqui no Reino Unido, associações de classe e importantes empresas jornalísticas como Evening Standard e Reuters uniram-se ao movimento, pressionando os parlamentares. A aprovação da determinação certamente será uma notícia que as gigantes de tecnologia não vão gostar nem um pouco de compartilhar

Hevilla Wanderley vence o concurso Microbolsas Fome

Foto de Hevilla Wanderley-Agência Pública

A nona edição do concurso Microbolsas Fome – realizado pela Agência Pública com a Oxfam Brasil – apresenta suas quatro reportagens vencedoras. A primeira, A fome volta ao sertão da Paraíba, de Hevilla Wanderley, está publicada desde o início do mês. As reportagens investigativas abordam as causas e consequências da volta da insegurança alimentar no Brasil.

O programa Microbolsas selecionou as pautas entre mais de 80 propostas enviadas por repórteres de 15 estados, para serem financiadas pelos parceiros e produzidas sob mentoria da Pública.

A escolha do tema surgiu do fato de a extrema pobreza ter voltado a crescer no País entre 2015 e 2017. Assim, é possível que o Brasil volte ao Mapa da Fome do Ipea – países que têm mais de 5% da população ingerindo menos calorias do que o recomendável. As demais reportagens serão publicadas em breve e estão sendo produzidas por Chico Felitti, Elvira Lobato, Júlia Dolce Ribeiro e Rute Pina.

No mundo da bola, na TV Brasil, tem série de entrevistas

Sérgio e Márcio
Sérgio du Bocage e Márcio Guedes

A série especial de entrevistas Os setentões, conduzida por Sérgio du Bocage, recebe veteranos do esporte no quadro do tradicional programa dominical No mundo da bola, da TV Brasil. Bocage já gravou bate-papo com outras personalidades e a equipe de produção resgatou imagens históricas desses ícones do futebol no acervo preservado pela emissora. No estúdio, ao vivo, os convidados sempre têm histórias para contar sobre os homenageados.

Há várias décadas no ar, desde os tempos da TV Educativa do Rio de Janeiro, a mesa-redonda da emissora já teve os títulos de Esporte visão, Debate esportivo, Ataque e EsporTVisão. Pela bancada passaram grandes nomes da resenha esportiva como os saudosos Luiz Mendes, o ‘comentarista da palavra fácil’; Achilles Chirol e Alberto Léo, além de profissionais como o ex-narrador Januário de Oliveira, atualmente aposentado, criador de vários bordões que estão na memória afetiva dos torcedores de futebol.

Desde 2013, vai ao ar domingos, das 21h às 22h30, com o nome de No mundo da bola. O programa recebe jornalistas, jogadores, técnicos e profissionais da bola para debater os assuntos da semana com Sérgio e o comentarista titular Márcio Guedes.

Agência Mural faz campanha de financiamento recorrente

Brasilandia

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias iniciou uma campanha de financiamento recorrente no Catarse. A arrecadação mensal será destinada à sustentabilidade da produção de conteúdos e projetos. Atualmente, a cobertura jornalística da Mural é feita em 29 distritos da cidade de São Paulo e 15 municípios da Região Metropolitano.

Os conteúdos produzidos pelos 70 “muralistas”, como são chamados os correspondentes locais, são publicados no site da Agência Mural, Blog Mural, Catraca Livre, Guia Folha, Rolê na Quebrada e 32xSP.

Os interessados em contribuir terão duas opções de assinatura mensal: na categoria “Amiga(o)” (doação de pelo menos R$ 15 por mês), os apoiadores terão acesso a uma newsletter mensal exclusiva, com dicas culturais das “quebradas”, e convite para participar de um grupo fechado no Facebook, que permitirá o contato direto com a Redação; na categoria “Irmã(o)” (doação de R$ 50 ou mais por mês), além da newsletter do convite, os apoiadores terão descontos de 10% nos eventos, cursos e produtos da Mural e convite para participar das rodas de conversas sobre jornalismo, realizadas na Casa Mural, além de acesso a uma segunda newsletter mais “institucional”, com informações sobre o funcionamento da organização.

Começam em Cuba filmagens de Wasp Network, inspirado em livro de Fernando Morais

Parte do elenco do filme: Iris Pérez, Wagner Moura, Leonardo Sbaraglia, Omar Alí, René de la Cruz e Ana de Armas
Parte do elenco do filme: Iris Pérez, Wagner Moura, Leonardo Sbaraglia, Omar Alí, René de la Cruz e Ana de Armas

O livro Os últimos soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais, é a base para o roteiro de  Wasp Network (Rede Vespa), que Olivier Assayas (diretor de Las horas del verano, Something in the air e Personal Shopper, entre outros) começou a rodar em Varadero, na província cubana de Matanzas.

O filme mergulha na trama de um dos casos de inteligência mais célebres na tensa relação entre Cuba e Estados Unidos. Narra a história dos agentes cubanos que se infiltraram em organizações de Miami consideradas terroristas pelo governo de Havana, presos e julgados em 1998 nos EUA por acusações de conspiração e espionagem.

Dois dos Cinco – como são conhecidos em Cuba – cumpriram suas penas antes de voltar à ilha e os três restantes regressaram a Havana por um indulto do presidente Barack Obama em meio ao histórico restabelecimento de relações diplomáticas entre ambos países, em 17 de dezembro de 2014.

O filme conta com um elenco de atores que incluem o mexicano Gael García Bernal, a espanhola Penélope Cruz, o venezuelano Edgar Ramírez, o brasileiro Wagner Moura e o argentino Leonardo Sbaraglia, além dos cubanos René de la Cruz, Iris Pérez, Omar Alí e Ana de Armas, que vem fazendo carreira em Hollywood. Ele será distribuído internacionalmente pela produtora francesa Orange Studio, que detém os direitos de venda.

Caio Bamberg é o novo CEO da Ketchum Brasil

Caio Bamberg

A Ketchum anunciou nesta quinta-feira (14/3) Caio Bamberg como CEO da Ketchum Brasil. Ele assume a operação em 15 de abril, quando as sócias fundadoras da agência, Valéria Perito, atual CEO, e Rosâna Monteiro, COO, passarão a ocupar funções consultivas. Caio dará o direcionamento estratégico da Ketchum Brasil, agência integrada e com foco em digital. Ele também se dedicará ao crescimento dos negócios da empresa, a fim atender às necessidades dos clientes e do mercado em constante evolução.

Caio une-se à Ketchum após atuar como COO da Wunderman no Brasil. A experiência digital permeia toda a trajetória do executivo, desde o início na Ogilvy & Mather até a criação da sua própria agência de publicidade digital, a Urban Summer Digital Creative. Com mais de 20 anos de experiência em publicidade, também já trabalhou para grandes marcas, como IBM, Dell, General Motors, Renault, ESPN, Audi, Telefônica Vivo, Santander e Google, entre outras.

Sobre sua nova função, Caio comentou: “Tenho a honra de assumir a operação da Ketchum, uma das principais empresas de comunicação no Brasil. O talento da equipe é enorme e estou ansioso para trabalhar com cada um da equipe para fortalecer ainda mais a reputação da Ketchum na região como uma agência criativa e totalmente digital, que oferece resultados mensuráveis ​​para os clientes“.

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