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domingo, julho 20, 2025

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Rodrigo Flores deixa o UOL e vai para o banco digital C6 

Rodrigo Flores
Rodrigo Flores

Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL desde 2011, despediu-se da empresa, onde atuava há quase 20 anos. Ele aguardou o término do processo eleitoral para passar o comando e seguiu para o banco digital C6, onde é head de conteúdo. A instituição foi criada em março deste ano por Marcelo Kalim, Carlos Fonseca e Leandro Torres, ex-sócios do BTG Pactual. Flores deverá cuidar também do desenvolvimento de um novo veículo focado em economia e finanças pessoais. O site deve ser lançado nos próximos meses e está em fase de recrutamento de equipe. O e-mail de Flores é rodrigo.flores@c6bank.com.

No lugar dele no UOL assumiu Murilo Garavellomanager de parcerias de mídia do Facebook, que também passou pelo portal em diversas posições: editor de notícias, gerente-geral de esportes e gerente-geral de inovação e produtos especiais.

Miriam Leitão é tricampeã entre +Admirados de Economia

Décio Paes Manso (Maxpress), Miriam Leitão, Eduardo Ribeiro (Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia) e

Em almoço marcado por discursos contundentes em favor da democracia e da liberdade de imprensa, J&Cia, Portal dos Jornalistas e Maxpress homenagearam nessa segunda-feira (12/11), em São Paulo, os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. No total, seis publicações e 52 profissionais foram premiados, com destaque para a divulgação, em primeira mão, dos profissionais Top 10.

Pelo terceiro ano consecutivo, a comentarista e colunista do Grupo Globo Miriam Leitão ficou na primeira colocação, novamente com Carlos Alberto Sardenberg na segunda posição. Fechando o pódio, em terceiro lugar, ficou Cleide Silva, do Estadão.

Dentre os veículos, os campeões foram Valor Econômico (Jornal), Exame (Revista), Jornal da CBN (Programa de Rádio), Conta Corrente / GloboNews (Programa de TV), Infomoney (Site/Blog) e Agência Estado (Agência de Notícias).

Completaram ainda a lista dos jornalistas Top 10:

4º – Mara Luquet (MyNews)

5º – Luís Nassif (Agência Dinheiro Vivo)

6º – Ângela Bittencourt (Valor Econômico)

7º – Marli Olmos (Valor Econômico)

8º – Lauro Jardim (O Globo)

9º – Aline Bronzati (Agência Estado)

10º – Cida Damasco (Estadão)

Confira os demais jornalistas Top 50 dos +Admirados, em ordem alfabética:

  • Adriana Cotias (Valor Econômico)
  • Adriana Mattos (Valor Econômico)
  • Alexa Salomão (Folha de S.Paulo)
  • Ângelo Pavini (Arena do Pavini)
  • Camila Dias (Debtwire)
  • Carlos Sambrana (IstoÉ Dinheiro)
  • Celso Ming (O Estado de S. Paulo)
  • Cláudia Safatle (Valor Econômico)
  • Daniela Chiaretti (Valor Econômico)
  • David Friedlander (O Estado de S. Paulo)
  • Dayanne Sousa (Agência Estado)
  • Eduardo Laguna (Agência Estado)
  • Ernani Fagundes (DCI)
  • Fernando Torres (Valor Econômico)
  • Flávia Oliveira (O Globo)
  • Francisco Góes (Valor Econômico)
  • Geraldo Samor (Brazil Journal)
  • Hugo Cilo (IstoÉ Dinheiro)
  • Ivo Ribeiro (Valor Econômico)
  • João Borges (GloboNews, G1 e Blog João Borges)
  • José Paulo Kupfer (O Estado de S. Paulo)
  • José Roberto Caetano (Exame)
  • Juliana Estigarribia (DCI)
  • Liliana Lavoratti (DCI)
  • Luís Artur Nogueira (IstoÉ Dinheiro)
  • Márcia de Chiara (O Estado de S. Paulo)
  • Márcio Kroehn (IstoÉ Dinheiro)
  • Maria Cristina Frias (Folha de S.Paulo)
  • Maria Luiza Filgueiras (Valor Econômico)
  • Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo)
  • Mônica Scaramuzzo (O Estado de S. Paulo)
  • Raquel Landim (Folha de S.Paulo)
  • Ribamar Oliveira (Valor Econômico)
  • Ricardo Amorim (GloboNews)
  • Ricardo Grinbaum (O Estado de S. Paulo)
  • Sérgio Lamucci dos Santos (Valor Econômico)
  • Stella Fontes (Valor Econômico)
  • Thais Herédia (My News)
  • Valdo Cruz (GloboNews, G1)
  • Vanessa Adachi (Valor Econômico)
  • Vera Brandimarte (Valor Econômico)
  • Vicente Nunes (Correio Braziliense)

Iniciativa de Jornalistas&Cia, em parceria com a Maxpress, esta terceira edição da premiação contou com o patrocínio de BTG Pactual, Deloitte e Gerdau, apoio da Avianca Brasil, apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri e colaboração da Mestieri PR.

O Povo leva CBN ao Cariri

Equipe do O Povo CBN Cariri
Equipe do O Povo CBN Cariri

Este mês, o Cariri, uma das regiões mais pulsantes do Ceará, terá sua primeira rádio onde notícia é prioridade. Sem vínculo político e com compromisso com a diversidade, a rádio O Povo CBN Cariri levará programação local, estadual e nacional ao Interior. O programa O Povo no Rádio terá uma edição diária, pela manhã, com duração de 1h40, só para questões exclusivas do Cariri. “Vai tratar os problemas da comunidade, as soluções, as novidades. Política, economia, questões urbanas, de trânsito e saúde. Respeitando sempre o sotaque e o protagonismo da região”, ressalta Erick Guimarães, diretor da rádio O Povo CBN Cariri. E completa: “São 90 anos de credibilidade e no combate às notícias falsas. Isso traz incômodos para os segmentos que estão à margem dessa independência e se beneficiam disso. Fazemos uma comunicação correta e destinada a informar”.

A grade diária inclui a programação nacional, com notícias sobre os bastidores do poder, acontecimentos econômicos e políticos em Brasília e outros estados. Às 17h, a segunda edição do O Povo no Rádio fará a integração entre os estúdios no Cariri e em Fortaleza. “É uma iniciativa pioneira, um programa jornalístico que terá pingue-pongue, entrevistas e análises”, informa Farias Júnior, coordenador e âncora da emissora. “Resumirá o que de mais importante aconteceu nas regiões metropolitanas. Essa conexão dará mais voz ao Cariri em Fortaleza e fará chegar mais forte a voz da Capital no Interior”.

Achiles Pantazopoulos é o novo editor do SBT Notícias – DF

SBT Notícias

Fernanda Muylaert deixa a emissora

Achiles Pantazopoulos

Achiles Pantazopoulos, ex-assessor parlamentar no Senado e da Superintendência Executiva de Agências e Conteúdo Digital da EBC, entre outros, foi contratado pelo SBT para responder pela edição do SBT Notícias.

Ainda por lá, a repórter Fernanda Muylaert pediu desligamento para focar no trabalho que acumulava na TV Justiça. Para o lugar dela no SBT Notícias chegou Julliana Lopes, que foi estagiária, respondeu pela previsão do tempo, passou a produtora, e ultimamente era repórter do SBT Brasília. Ela foi substituída por Kátia Gomes.

Mega Brasil abre campanha de pré-lançamento da edição 2019 do Congresso de Comunicação

Evento será realizado em 28 e 29 de maio de 2019, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. As pré-inscrições com desconto podem ser feitas até 30/11

Estão abertas e vão até 30/11 as pré-inscrições para a edição 2019 do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, cuja temática será A comunicação na era do propósito e das empresas cidadãs. O encontro está marcado para os dias 28 e 29 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e até o final de novembro as inscrições custarão R$ 1.100 (R$ 980 para clientes Mega Brasil), em duas vezes sem juros no cartão de crédito. A partir dessa data, sobem para R$ 1.250 (R$ 1.130 para clientes Mega Brasil).

Em sua 22ª edição e considerado o mais importante e abrangente evento independente de comunicação corporativa 360º da América Latina, o Congresso Mega Brasil debaterá tendências, apresentará cases de sucesso e refletirá sobre as imensas transformações em curso nesse campo profissional, em palestras, mesas-redondas e conferências com alguns dos mais influentes nomes da comunicação e do universo corporativo do País. Eventos-satélites, que abordam e incentivam a pesquisa, o debate e o conhecimento, também fazem parte das atrações do encontro.

O Congresso Mega Brasil de Comunicação é igualmente palco de duas premiações consagradas: o Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageia líderes que influenciam a comunicação do País; e o Top Mega Brasil, dirigido à própria atividade da comunicação corporativa e que distingue, com certificados e troféus, agências de comunicação e executivos de comunicação corporativa de todo o País.

As inscrições estão disponiveis na página oficial do Congresso.

Segue o impasse entre a EBC e os trabalhadores

Comitê em defesa da empresa começa a se mobilizar

Continua o impasse nas negociações do ACT entre a EBC e seus funcionários. Em reunião na semana passada, a direção da empresa pública não aceitou nenhuma proposta de mudança apresentada pelos trabalhadores e afirmou que quer negociar o texto de diversas cláusulas sociais, mas não apresentou contraproposta. As cláusulas econômicas ainda serão discutidas. O acordo foi prorrogado até 30 de novembro. As próximas reuniões estão marcadas para 9 e 13 de novembro. Confira a pauta apresentada pelos empregados.

O Comitê criado pelos trabalhadores para a defesa da EBC como empresa de comunicação pública realizou sua primeira reunião em Brasília em 1º de novembro. A proposta é se unirem frente a ameaça de extinção/privatização mencionada pelo presidente eleito Bolsonaro. O objetivo do grupo é dialogar com o Governo, com o Parlamento e com a sociedade sobre a importância da EBC para o País.

Para isso, foram criados cinco grupos de trabalho: o que ficará responsável pela elaboração de documentos e manifestos; o que fará articulação política com o Governo e o Congresso; o que vai articular com as entidades da sociedade civil; o que vai articular diretamente com ouvintes, leitores, telespectadores e a sociedade em geral; e o que produzirá conteúdos sobre a empresa. O Comitê reuniu-se em 6/11 no Rio e em São Paulo, e nesta quarta-feira (7/11), em Brasília.

 

RP1 e 4CO são as agências do ano do Jatobá PR

Em festa que reuniu 200 convidados, no Renaissance Hotel, em São Paulo, na noite dessa quinta-feira (8/11), foram anunciados os vencedores da segunda edição do Prêmio Jatobá PR, que teve como principais vencedores as agências RP1, que ficou com o troféu de Agência do Ano, e 4CO | Cappellano e Carramenha, com o de Agência-Butique do Ano. Coube ainda à RP1, que no total conquistou seis troféus, levar também o Case do Ano, com Mineirão Inclusivo.

Também receberam premiações especiais, concedidas pelo Conselho Deliberativo do Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação, que organiza o certame, as agências CDI Comunicação, que ficou com o troféu de Agência Destaque do Ano; e R2 Comunicação, do Piauí, Agência-Butique Destaque.

Confira os vencedores das outras 11 categorias do prêmio, na sequência em que foram anunciados:

Public Affairs / Relações Governamentais

Agência-Butique – Cause

Case – Go All

Cliente – Bristol Myers-Squibb

Grande Agência – Weber Shandwick

Case – Novos Caminhos para concessões de rodovias no Brasil: uma estratégia para influenciar novos governantes

Cliente – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias)

Sustentabilidade

Agência-Butique – Não houve vencedor

Grande Agência – Imagem Corporativa

Case – TNC: comunicação de alto impacto para debater a crise hídrica

Cliente – TNC Brasil (The Nature Conservancy)

PR Internacional

Agência-Butique – VIANEWS Hotwire

Case – Relações Públicas no combate a ataques cibernéticos e fake news na América Latina

Cliente – FireEye

Grande Agência – JeffreyGroup

Case – Scotiabank – Programa de Reputação Corporativa

Cliente – ScotiaBank

Pesquisa

Agência-Butique – Supera Comunicação

Case – Discurso e prática alinhados em uma das melhores empresas da América Latina: Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional para a Special Dog

Cliente – Special Dog

Grande Agência – S/A Llorente & Cuenca

Case – Mais torres, mais conectividade

Cliente – Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações)

Mídia Corporativa

Agência-Butique – 4CO | Cappellano & Carramenha

Case – Diversidade no contexto das empresas brasileiras

Cliente – 4CO

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – #PessoasÚnicaseSuasHistórias

Cliente – Fíbria

Evento

Agência-Butique – 4CO|Cappellano & Carramenha

Case – VC em cada ponto: a celebração da cultura Livelo

Cliente – Livelo

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – Inauguração do complexo Intensidade

Cliente – Cacau Show

Projeto Especial

Agência-Butique – Print Comunicação

Case – Programa de interação e comunicação social indígena da Hidrelétrica Teles Pires: um desafio de relacionamento no coração da Amazônia

Cliente – Central Hidrelétrica Teles Pires

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – Serviço de Utilidade Pública

Cliente – Edenred

Comunicação Interna

Agência-Butique – Sarau Comunicação e Quintal 22

Case – Somos Fíbria

Cliente – Fíbria

Grande Agência – Ideal H + K Strategies

Case – Os 180 anos de Thyssenkrupp

Cliente – Thyssenkrupp

Comunicação Integrada

Agência-Butique – Dezoito Comunicação

Case – Campanha 360 graus – Acnase de cara nova. A SUA!

Cliente – Acnase

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – Mineirão Inclusivo

Cliente – Mineirão

Digital / Redes Sociais

Agência-Butique – Race Comunicação

Case – Maçã Brasileira – transformando a fruta em marca

Cliente – ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã)

Grande Agência – In Press Porter Novelli

Case – Venda seu peixe com o Santander

Cliente – Santander

Assessoria de Imprensa / Relações com a mídia

Agência-Butique – Corcovado Comunicação

Case – Matemática na mídia: o Congresso Internacional no Rio

Cliente – ICM (Congresso Internacional de Matemáticos)

Grande Agência – Burson Cohn & Wolfe Brasil (BC&W)

Case – MUSTANG – Como um projeto de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa 100% orgânico superou todas as expectativas de divulgação do maior ícone mundial da Ford

Cliente – Ford

 

Eduardo Salgado começa na Infoglobo

Eduardo Salgado

Eduardo Salgado começou esta semana na Infoglobo, onde vai coordenar as matérias de final de semana de O Globo e de Época na sucursal de São Paulo. Ele deixou a Abril no corte do início de agosto, uma semana após retornar da licença de um ano de Exame, onde era editor executivo, para fazer mestrado em administração pública em Harvard (EUA).

Pesquisa mapeia percepção de jornalistas sobre fusões e aquisições na indústria informativa brasileira

Logo Pesquisa

Os desafios enfrentados pelas empresas jornalísticas nos dias de hoje são inúmeros. Como financiar suas atividades e de que forma competir em pé de igualdade com as companhias de tecnologia – que, embora não sejam genuinamente jornalísticas, muitas vezes disputam o mesmo público – são alguns dos principais. Experiências internacionais mostram que operações de fusões e aquisições foram a saída para muitos negócios.

“Em todo o mundo, houve empresas que viram nas fusões e aquisições as respostas necessárias às mudanças de mercado”, afirma Leandro Vieira, aluno do programa de mestrado em Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “De 2002 a 2007, as indústrias de publicações impressas adquiriram mais de 350 companhias de tecnologia de informação, por exemplo. O impacto dessas junções foi sentido no âmbito da criação de conteúdos digitais, distribuição eletrônica, incremento de competências e concepção de novos serviços”.

Para entender mais a fundo como os jornalistas brasileiros percebem movimentações de fusões e aquisições na indústria informativa do Brasil, Leandro estruturou uma pesquisa. “A intenção é saber o que os profissionais que integram a linha de frente das redações pensam a respeito. Se veem essas movimentações como oportunidade ou ameaça; captar se a mentalidade tende a ser aberta ou resistente a essas operações”, diz.

Como contribuição acadêmica e ao setor, a pesquisa espera deixar mapeada a visão dos profissionais de imprensa acerca do tema. “Ainda há, aqui no Brasil, um território imenso a ser explorado nessa área”, observa Leandro. “Queremos, com esse trabalho, deixar minimamente iluminado o caminho de quem optar por recorrer a essas operações para incrementar as operações das empresas jornalísticas, seja por razões financeiras ou para agregar competências”.

Quem quiser responder deve acessar o formulário online.

+Admirados: cerimônia de premiação será em 12/11, em São Paulo

Prémio+ Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças

Em almoço com a presença de 120 convidados, será realizada na próxima segunda-feira (12/11) a cerimônia de premiação da edição 2018 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Serão homenageados com certificados e troféus os Top 50 (este ano com 52 premiados, em função de empate na pontuação nos dois turnos de votação) e os veículos/programas mais admirados nas categorias Jornal (Valor Econômico), Revista (Exame), Programa de TV (Conta Corrente/GloboNews), Programa de Rádio (Jornal da CBN), Site/Blog (Infomoney) e Agência de Notícias (Agência Estado/Broadcast).

Uma das atrações do encontro será a apresentação, em primeira mão, da síntese do estudo da Deloitte sobre as expectativas empresariais no Governo Bolsonaro, realizado logo após o segundo turno das eleições presidenciais. Quem fará a apresentação será o líder de Market Development da empresa, Othon Almeida. Também falarão na solenidade Sérgio Cutolo, sócio do BTG Pactual, e Renato Gasparetto Jr., diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Gerdau. A mestre de cerimônias será a jornalista Fátima Turci.

Iniciativa deste J&Cia e do Portal dos Jornalistas, em parceria com a Maxpress, o Prêmio +Admirados conta com o patrocínio de BTG Pactual, Deloitte e Gerdau, apoio da Avianca Brasil, apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri, e colaboração da Mestieri PR.

Um especial sobre a premiação circulará na próxima edição de Jornalistas&Cia.

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