Marcos Troyjo foi escolhido por Paulo Guedes para assumir a Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, no superministério da Economia que congrega várias pastas do governo Jair Bolsonaro. Essa nova secretaria será o antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Bacharel em Economia pela USP, com mestrado e doutorado em Relações Internacionais, Troyjo tem diplomas do Instituto Rio Branco e da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, além de um pós-doutorado na Universidade de Columbia, em International and Public Affairs.
E tem ligação com o jornalismo: durante a gestão de Nelson Tanure no Jornal do Brasil, no início dos anos 2000, foi vice-presidente e respondeu, na época, pela operação do jornal. Restou o gosto de fazer mídia, que ele mantém até hoje, como comentarista da rádio Jovem Pan e colunista da Folha de S.Paulo.
Funcionários protestam em frente a gráfica da Editora Abril
Com a decisão, a empresa tem até 30 dias para reintegrar os demitidos desde julho de 2017 e não pode dispensar em massa sem negociação prévia com os sindicatos
Com informações de Flaviana Serafim, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
O juiz Eduardo José Matiota, da 61ª Vara do Trabalho de São Paulo, confirmou nesta semana sua decisão para que a Editora Abril reintegre todos os demitidos em massa desde julho de 2017. A empresa deve cumprir a determinação em até 30 dias a partir da data de publicação oficial da sentença, o que deve ocorrer nos próximos dias. Ainda cabe recurso à editora.
Na primeira decisão, divulgada em 25/9, o juiz havia anulado as demissões e determinado a reintegração dos que tivessem sido demitidos a partir de dezembro do ano passado; na de agora, o mês de julho de 2017 foi reconhecido como marco temporal para a nulidade das dispensas.
A decisão também estabelece que quem não quiser reassumir suas funções na empresa pode converter a reintegração em indenização, com ressarcimento a contar até a data de convocação a ser encaminhada pela Abril; e que a editora não deve fazer novas demissões em massa sem prévia negociação coletiva com os sindicatos de classe.
A medida é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPT-SP) devido à dispensa coletiva que a empresa fez em dezembro de 2017, sem negociação prévia, e ainda parcelando em até dez vezes as verbas rescisórias dos demitidos.
Recuperação judicial
A decisão do juiz também impacta na recuperação judicial da empresa, iniciada em 15/8, pois terá que ser revista a inclusão, na lista dos credores da empresa, dos cerca de 800 demitidos no início daquele mês – eles foram dispensados sem o pagamento das verbas rescisórias e da multa de 40% do Fundo de Garantia. Por causa de mais essa dispensa coletiva, o SJSP havia entrado com antecipação de tutela da ação civil, reivindicando a anulação das demissões.
Na avaliação do advogado Raphael da Silva Maia, coordenador jurídico do Sindicato dos Jornalistas, “a decisão é importante porque facilita a construção de um acordo para retirada dos créditos trabalhistas do processo de recuperação judicial da Abril”.
No processo, o MPT alegou à Justiça que, além das demissões em massa terem ocorrido sem acordo prévio com o Sindicato, elas foram discriminatórias, pois atingiram principalmente profissionais mais velhos (média de 40 anos, 10 meses e 9 dias) e com maior tempo de trabalho na Abril (média de 11 anos, 6 meses e 14 dias).
Em março deste ano, antes de mover a ação civil pública, o MPT apresentou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) propondo que a editora não fizesse novas demissões sem negociação prévia com os sindicatos, mas a Abril recusou-se a assinar o documento.
A Superintendência de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco promove em São Paulo na próxima quinta-feira (13/12) a primeira edição do PR³ (PR ao Cubo), série de eventos que propõe discutir tendências e inovações de mídia, comunicação corporativa e relações públicas, no Cubo Itaú (al. Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia).
O primeiro painel reunirá especialistas do setor para debater o tema A era da curadoria de conteúdo. Com moderação de Leandro Modé, superintendente de Comunicação Corporativa do banco, terá como convidados Conrado Corsalette (fundador e editor do Nexo), Cauã Taborda (head de Comunicação do YouTube para a América Latina) e Diego Gomes (fundador e CEO da Rock Content). Interessados podem solicitar inscrição e buscar mais informações pelo e-mail itau@textual.com.br. As vagas são limitadas.
Eduardo Laguna (ex-Valor Econômico e DCI) desligou-se da Agência Estado depois de pouco mais de dois anos de casa, pela qual recentemente foi eleito entre os Top 50 +Admirados Jornalistas de Economia, Negócios e Finanças de 2018, em eleição promovida por este Jornalistas&Cia e Maxpress.
Ele começou na última semana na Inversa, plataforma de conteúdo financeiro e dicas de investimentos para assinantes, onde produzirá conteúdo a partir de dicas de analistas da plataforma com sugestões de investimentos financeiros. O novo e-mail dele é elaguna@inversapub.com.
A Aberje e a Associação Brasileira de Comunicação Pública promoverão em 2019 um curso avançado de Comunicação Pública. Pensado particularmente para profissionais de comunicação da área pública e Terceiro Setor, o programa buscará subsidiar os participantes para que possam construir práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação de governos com os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade. O curso será realizado na sede da Aberje em São Paulo e terá dez módulos, sempre aos sábados, totalizando 80 horas.
A programação prevê seminários, debates, palestras e aulas em que serão discutidos modelos, casos e apresentadas visões e práticas “em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente”.
Entre os instrutores do curso estão Fábio Santos, ex-secretário Especial de Comunicação da prefeitura paulistana; Thomas Traumann, ex-ministro da Comunicação e porta-voz da Presidência da República; Armando Medeiros, ex-diretor de Comunicação do Banco do Brasil; Cláudia Lemos, ex-chefe da Comunicação na PGR/MPF; Suzel Figueiredo, especialista em pesquisa de mercado; Paulo Henrique Soares, que está na lista dos 100 comunicadores mais influentes do mundo; e Erica dos Santos, estrategista de mídias sociais de vários órgãos públicos federais.
Termina nesta sexta-feira (7/12) a votação para eleger os vencedores do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva 2018. Promovido pelo portal Torcedores, o concurso, que está em sua quarta edição, traz entre as novidades desta edição a fusão das categorias de tevê aberta e por assinatura, e a criação de novas categorias relacionadas a e-Sports.
Cada categoria conta com três finalistas, que foram definidos em uma primeira fase de votação entre colaboradores e editores do site. Ao todo, mais de 70 pessoas participaram da escolha dos concorrentes que disputam os títulos na votação popular, sendo o maior colégio de júri da história do prêmio.
Alon Feuerwerker lança nesta semana o livro Brasil em capítulos: Um olhar sobre a política, do impeachment às eleições de 2018. Nele, analisa o período movimentado da política brasileira iniciado em 2016 com o processo de impeachment de Dilma Rousseff, passando pelo mandato de Michel Temer até chegar à eleição do ex-militar Jair Bolsonaro.
Nascido em 1955 na cidade de Arad, na Romênia, Alon vive no Brasil desde 1960. Participou do movimento estudantil contra a ditadura militar nas décadas de 1970 e 1980 e trabalhou em veículos de imprensa como Folha de S.Paulo e Correio Braziliense. Hoje é analista político da FSB Comunicação e articulista do Poder360.
O primeiro lançamento é em São Paulo, nesta terça-feira (4/12), às 18h30, na Livraria da Vila da Vila Madalena (rua Fradique Coutinho, 915). No Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (5/12), a partir das 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572); e em Brasília, na quinta-feira (6/12), a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul). Com 428 páginas, o livro está à venda no site da editora Imprimatur por R$ 69.
Ele deixa o cargo de diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil para dirigir a área na América Latina
A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, promoveu David Grinberg ao posto de vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores para a América Latina. Com a mudança, deixou o cargo de diretor de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados, no qual estava há quase três anos, e deve se mudar para Buenos Aires no próximo semestre. Começou nessa segunda-feira (3/12) no lugar de Daniel Schleiniger, que se desligou da empresa para atuar na área de relações com investidores nos Estados Unidos.
Contratado em 2010 para comandar os planos de patrocínio esportivo da marca, Grinberg coordenou a equipe multidisciplinar que implementou os projetos das Olimpíadas de 2012 e 2016, da Copa das Confederações da Fifa 2013 e da Copa do Mundo da Fifa 2014. “Ao longo desses oito anos na companhia eu tive o exemplo e o apoio de grandes líderes para superar os desafios que a carreira impôs, mas que me credenciaram para essa nova etapa da minha vida corporativa”, destaca o executivo, que, em sua nova função, pretende estender para os demais mercados latino-americanos a visão de comunicação da marca que implementou no Brasil nos últimos anos. “Teremos uma postura bastante proativa, constante e com mensagens transparentes e ousadas para os públicos de interesse da marca. Certamente o nome McDonald’s estará cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas em toda a região”.
No início de 2016, ele assumiu o cargo de diretor de Comunicação Corporativa da companhia, que sob a sua liderança foi reconhecida por duas vezes com o prêmio Great Place to Work, na categoria Comunicação com Funcionários, e como a Empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas em 2018, na categoria Varejo. No ano passado, Grinberg recebeu o prêmio de Comunicador do Ano pela Aberje.
Mac Margolis, colunista da Bloomberg, conversa na última edição do podcastRio Bravo. Um dos tópicos que nortearam a entrevista foi a percepção da imprensa sobre as eleições no Brasil em 2018. Margolis não fala em nome de toda a mídia, mas é com a experiência de correspondente internacional no País que ele destaca como o olhar estrangeiro pode deixar de capturar detalhes importantes da política nacional.
“Nesta última eleição, houve nuances que escaparam da minha apreciação, assim como da apreciação de muitos dos meus pares. Tendíamos a levar ao valor de face muitas declarações dos candidatos sem olhar as entranhas das campanhas e das biografias, a começar pelo vencedor, Jair Bolsonaro”, afirma. Em outro momento da conversa, ressalta como a imagem do Brasil no exterior foi em parte idealizada pela imprensa internacional durante o governo Lula: “Nos anos 2000, a gente se empolgou demais – e eu me incluo nisso – com a ascensão do País. Se há uma lição nisso, é a seguinte: o cenário real do Brasil nem é tão eufórico, nem é tão desastroso”.
Na agência, Margolis cobre América Latina. Foi repórter da Newsweek e é autor do livro The Last New World: The Conquest of the Amazon Frontier.
Pelo segundo ano consecutivo, o Metrópoles venceu o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena, de Pedro Alves, ficou em 1º lugar na categoria Webjornalismo, em 22/11, no Salão Porto Vitória, em Brasília. O especial envolveu 16 profissionais. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Ana Helena Paixão, Daniel Ferreira e Claudio Fernandes atuaram na edição; Allan Rabelo, Jonatas Delforge, Jhonantans Rocha e Saulo Marques, nos audiovisuais criados por Gui Prímola e Moisés Dias, captados por Rafaela Felicciano. A revisão foi de Viviane Novais e Adriano Brasil.
O portal também é tricampeão na 25ª edição do Prêmio CNT com Caminhoneiras, Codinome Coragem, na categoria Internet. As repórteres Juliana Contaifer e Leilane Menezes e os fotógrafos Igo Estrela e Rafaela Felicciano percorreram dois mil quilômetros para revelar perigos, desafios e alegrias dessas guerreiras em suas viagens. O trabalho foi programado por Allan Rabelo, Jonatas Delforge, Vinícius Paixão e Saulo Marques; Gui Prímola e Cícero Lopes desenharam o leiaute; os vídeos foram capturados por Gabriel Pereira e Pedro Valente; e o texto revisado por Denise Costa.
E ficou em 2º lugar na categoria Mídia Digital na oitava edição do Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, com População negra enfrenta desafios para garantir longevidade. Gabriel Foster e Leilane Menezes representaram o Metrópoles na cerimônia de premiação, no Hotel Unique, em 21/11, em São Paulo. A equipe contou ainda com o trabalho do fotógrafo Igo Estrela. O 1º lugar ficou com Flávia Peixoto Cardosos de Barros, da TV Brasil, com Idosos Conectad@s.