Fábio Zanini assume interinamente a função de editor da coluna Painel na Folha de S.Paulo, em substituição a Daniela Lima, contratada pela CNN Brasil. Ela também deixará a TV Cultura, onde apresenta o Roda Viva.
Para o lugar dela vai Vera Magalhães, editora do BRPolítico e colunista do Estadão, que conciliará suas atividades com a ancoragem do programa. Também comentarista da Jovem Pan, Vera pediu demissão da rádio na manhã desta quarta-feira (4/12).
Marcelo Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC (SC), anunciou em 2/12, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, o que classificou de “a maior transformação da história da empresa”. O nome do grupo passará a ser Grupo ND, com novas identidade, cores, logomarca, e, principalmente, ideias e conteúdo.
O principal objetivo do projeto é transformar o conteúdo da
empresa e adaptá-lo às novas tendências e tecnologias, aproximando-se do
público e atendendo a seus consumidores de forma mais ampla e com melhor
qualidade.
A partir de agora, as gestões das empresas de Santa Catarina e Paraná, antes integradas sob a mesma marca e identidade, serão independentes. Isso permitirá que cada Estado possa dar total atenção e foco ao seu mercado, respeitando suas características e linguagem própria. A essência da RIC mantém-se como empresa familiar voltada para o jornalismo regional.
O Grupo RIC continuará atuante no mercado paranaense em
todas as suas plataformas: RICTV Record, revista TopView, portal RIC Mais,
Instituto RIC de Atitude Social, Dance Paradise e rádios Jovem Pan. A empresa
sofrerá mudanças na sua estrutura organizacional e investirá em novos produtos
ao longo de 2020.
Em Santa Catarina, a mudança para Grupo ND permitirá
unificar as plataformas já existentes sob o mesmo nome: televisão NDTV, jornal
impresso ND e portal de notícias ND+. Estão previstas também inovações na
programação e novos conteúdos para o próximo ano. Uma das novidades é a nova
redação integrada, que reunirá profissionais de todas as plataformas:
televisão, internet, jornais e revistas impressas.
A TV Globo anunciou em 2/12 o fim do programa semanal Como Será?, comandado por Sandra Annenberg, que agora ficará apenas como apresentadora do Globo Repórter.
Segundo informações de Flávio Ricco (UOL),
o anúncio surpreendeu a equipe do programa. Os cerca de 30 funcionários da
equipe foram demitidos.
Em comunicado, a assessoria da Globo disse que conteúdos
inéditos do Como Será? serão exibidos a partir desde sábado (7/12) e
posteriormente uma coletânea dos melhores momentos do programa. O
comunicado informa que alguns funcionários serão realocados em outras áreas.
Veja o comunicado na íntegra:
“Durante cinco anos, o ‘Como Será?’ contribuiu para
reforçar o compromisso da Globo com a pauta social, exibindo um conteúdo de
extrema qualidade e dezenas de histórias inspiradoras, contadas por excelentes
profissionais.
Seus importantes temas, experiências
transformadoras e exemplos de cidadania sempre tiveram destaque nos programas,
novelas e telejornais da Globo e assim continuará sendo.
A partir de sábado, dia 7, serão exibidas
edições com matérias inéditas e os melhores momentos que marcaram esses cinco
anos de história, até a estreia da nova programação das manhãs de sábado, no
horário que antecede o ‘É de Casa’, com novidades regionais e nacionais. Alguns
profissionais dedicados ao programa estão sendo realocados em outras produções”.
Foram anunciados na noite dessa segunda-feira (2/12) os vencedores da edição 2019 do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR. A cerimônia foi no Renaissance, Hotel, em São Paulo, com a participação de 250 convidados.
Trinta e
quatro agências (20 butiques e 14 grandes) disputaram a final com 89 cases (48 de butiques e 41 de grandes).
Confira os
vencedores:
Assessoria de Imprensa e
Relações com a Mídia
Agência-Butique
Race Comunicação,
com o case Global Teacher Prize: da sala de aula aos holofotes, para o
cliente Global Teacher Prize
Grande Agência
Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW), com o case Inteligência Artificial na Perfumaria, para o
cliente O Boticário
Comunicação Integrada
Agência-Butique
Cause, com o case
Tem Meu Voto, para o cliente Associação Juntos pela Renovação
Grande Agência
RPMAComunicação,
com o case Realizando Sonhos, para o cliente FEMSA- Coca Cola
Comunicação Interna
Agência-Butique
Prefácio Comunicação, com o case Conexão Allianz Partners: Nossa força, nossa essência,
para o cliente Allianz Partners
Grande Agência
FSB Comunicação,
com o case Aplicativo Geração Sesi Senac, para o cliente CNI –
Confederação Nacional da Indústria
Digitais / Redes Sociais
Agência-Butique
Martha Becker Comunicação Corporativa, com o case Estamos Juntos,
para o cliente Tintas Renner
Grande Agência
Weber Shandwick,
com o case Buscofem #MinhaDorImporta, para o cliente Boehringer
Ingelheim
Evento
Agência-Butique
Press à Porter,
com o case Coletiva de imprensa do Circo da Turma da Mônica: projeto de
gente grande!, para o cliente Mauricio de Sousa Produções AO VIVO
Grande Agência
RPMA Comunicação,
com o case A Cacau é Show!, para o cliente Cacau Show
Mídia Corporativa
Agência-Butique
Supera Comunicação, com o case Desenvolvendo líderes da Votorantim Energia por meio
de vivências, para o Cliente Votorantim Energia
Grande Agência
Weber Shandwick,
com o case Media Center Seja Digital: construindo, de forma colaborativa, a história desde o seu início, para o
cliente Seja Digital
Pesquisa
Agência-Butique
4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, com o case #ComunicaçãoNaTransformação
| Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Interna para o Banco Votorantim,
para o Banco Votorantim
Grande Agência
Não houve vencedor
PR Automotivo
Agência-Butique
Não houve vencedor
Grande Agência
Weber Shandwick,
com o case Reforçando o compromisso da GM com o desenvolvimento da indústria
brasileira, para o cliente General Motors do Brasil
PR Esportes
Agência-Butique
MPC Rio Comunicação, com o case NBA House 2019: Finais da NBA no Brasil, para o
cliente NBA
Grande Agência
Não houve vencedor
PR Internacional
Agência-Butique
4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, com o case Atitudes Moove,
para o cliente Moove
Grande Agência
LLYC, com o case
Oracle Executive Positioning, para o cliente Oracle
PR Saúde e Bem-Estar
Agência-Butique
Bowler, com o
case Dasa, A grande virada, para o cliente Dasa
Grande Agência
CDN Comunicação,
com o case Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa: um case de
comunicação 360, para o cliente Pfizer
PR Tecnologia
Agência-Butique
Press à Porter,
com o case A chegada da gigante Xiaomi ao Brasil: por trás da estratégia que
levou 5 mil pessoas à loja, para o cliente Xiaomi/DL
Grande Agência
Burson Conh & Wolfe Brasil (BCW), com o case Intel & Programaria por #MaisMulheresNaTecnologia,
para o cliente Intel
PR Varejo
Agência-Butique
Não houve vencedor
Grande Agência
Ketchum, com
o case Aussie Miracle Curls, para o cliente P&G-Aussie
Projeto Especial
Agência-Butique
Advice Comunicação Corporativa, com o case Conexão Schurmann MaresLimpos, para o cliente
Família Schurmann
Grande Agência
Máquina Cohn & Wolfe, com o case Projeto Cada Passo Importa, para o cliente Sarepta
Farmacêutica Brasil
Public Affairs /
Relações Governamentais
Agência-Butique
Cause, com o case
Tem Meu Voto, para o cliente Associação Juntos pela Renovação
Grande Agência
Não houve vencedor
Os
vencedores das categorias especiais foram:
Destaque
Jatobá PR
Agência-Butique
Trama Comunicação
Grande Agência
Ideal H+K Strategies
Case
do Ano
Agência-Butique
Tem Meu Voto,
Cause para o cliente Associação Juntos pela Renovação
Grande Agência
Buscofem #MinhaDorImporta, Weber Shandwick para o cliente Boehringer Ingelheim
Agência
do Ano
Agência-Butique
4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Grande Agência
Weber Shandwick
Sobre o Jatobá PR
O Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu
Jatobá PR, mais conhecido como Jatobá
PR, é uma iniciativa do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, formado
pelas empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil. Ele
foi criado em 2017 no Brasil, para ser um prêmio latino-americano e é
integralmente focado nas agências de comunicação, premiando de forma igual, em
todas as categorias existentes, as agências-butique e as grandes agências. A
edição 2019 contou com 15 categorias por inscrições, sendo nove por
especialidades em PR, cinco por segmentos econômicos e uma internacional, com
abrangência na América Latina; e três categorias especiais: Destaque Jatobá PR, Case do Ano e Agência do Ano.
A edição 2019
recebeu 142 inscrições, sendo 77 de agências-butique e 68 de grandes agências.
Inscreveram seus cases na premiação
43 agências (29 butiques e 14 grandes). Passaram para a final 34 agências (20
butiques e 14 grandes) e 89 cases (48 de butiques e 41 de grandes).
A Comissão de
Julgamento foi integrada por 40 profissionais, representando os segmentos de
grandes agências, agências-butique, clientes e mercado/academia.
Samy Dana (esq.), Fernando Miranda e Dony De Nuccio. Foto: Easynvest
A plataforma de investimentos Easynvest anunciou Dony De Nuccio e Samy Dana como novos heads de conteúdo da empresa, no objetivo de atrair os brasileiros para o mundo financeiro e dos investimentos.
Eles serão responsáveis por reestruturar o conteúdo da
plataforma, eliminando o chamado “economês” e fazendo com que o público absorva
e compreenda melhor os assuntos abordados.
Fernando Miranda,
presidente da Easynvest, explica que o projeto “será algo extremamente novo no
Brasil. Existe muita informação solta sobre educação financeira, mas pouca
absorção desse conteúdo por parte do público. Queremos trazer uma forma de
comunicação diferente e mudar a mentalidade do brasileiro sobre finanças
pessoais”.
Além da formação jornalística e passagens como âncora em
telejornais da Globo, Dony tem graduação e mestrado em economia, e atuou
durante anos no mercado financeiro. Já Samy, colunista/comentarista de economia
com passagens em grandes veículos, é também professor da Fundação Getulio Vargas
(FGV) e tem doutorado em finanças e pós-doutorado em Harvard.
Vale lembrar que ambos deixaram
a Globo em agosto deste ano, após denúncia de terem negócios paralelos com um banco, o que
era vedado pelo regulamento interno da emissora.
A sommelièreAdriana Teixeira, diretora da Advino Escola de Vinhos, editora do Anuário de Comunicação Corporativa da Mega Brasil e colaboradora deste Portal dos Jornalistas, participará nesta quarta-feira (4/12), em São Paulo, no Eagle Golf Point (rua Dep. João Bravo Caldeira, 273 – Planalto Paulista), do evento Mentes Exigentes (MEx), realizado pelo grupo Printer.
O tema será Vinhos do Brasil: cores e sabores. Adriana
comandará uma conversa descontraída sobre vinhos, com direito a degustação
gratuita.
O valor da inscrição é de R$ 100. O comprovante deve ser
enviado para o Instagram @mentesexigentes. Mais informações aqui.
Estão abertas as inscrições para o Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e do Itaú Social. O projeto incentiva e premia TCCs de estudantes de Jornalismo que abordem temas relacionados a educação.
Serão aceitos trabalhos em diferentes formatos, como livros-reportagem,
documentários, podcasts, multimídia,
entre outros. O primeiro colocado receberá R$ 3 mil, enquanto que o segundo e
terceiro colocados receberão, respectivamente, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Os
trabalhos podem ser individuais ou em grupo. Estudantes que concluíram o curso
em 2018 ou 2017 também podem se inscrever.
Os critérios de avaliação serão a originalidade do tema, a
relevância e a qualidade do trabalho. As inscrições vão até 15/12 e o resultado
será anunciado em março de 2020. Inscreva-se aqui.
A Fundação Padre Anchieta anunciou em 28/11 que em 2020 a TV Cultura alugará seus estúdios e outras dependências em São Paulo para artistas, produtoras e empresas.
Em comunicado à imprensa, a emissora disponibilizou
contatos aos interessados: o telefone 11-2182-3100 e o e-mail [email protected].
A editora Abril colocará a revista Exame em leilão nesta quinta-feira (5/12). A ação faz parte do Plano de Recuperação judicial da empresa, aprovado em agosto deste ano.
Segundo o Meio&Mensagem, a ideia é usar o valor que for
arrecadado para ajudar a quitar a dívida de aproximadamente R$ 1,7 bilhão da
editora. Alguns imóveis, como a sede da empresa na Marginal Tietê, em São
Paulo, também serão vendidos.
O lance mínimo pela Exame é de R$ 72,37 milhões. Existe a
possibilidade de o BTG Pactual, que assumiu a dívida ao adquirir os ativos da
Abril, comprar o título e transformá-lo em uma plataforma de conteúdo
financeiro.
O jornalista esportivo Ronald Santos Trindade, o Ronald Capita, morreu na em 29/11, aos 20 anos, vítima de pneumonia e infecção urinária. Ele estava internado desde 27/10.
Ronald foi um símbolo de inclusão no jornalismo. Criou
campanhas de inclusão e acessibilidade em estádios e no universo do futebol
como um todo. Em 2015 escreveu um texto
sobre o assunto: “Faço este questionamento por passar na pele
quando vou aos estádios de futebol. Não só no Ninho do Corvo, mas também em
Pacaembu e Nicolau Alayon. Sou deficiente físico, como podem ver necessito de
cadeiras de rodas. A deficiência impede que eu possa fazer muitas das coisas
que gosto – inclusive já perdi o prazer de ir aos estádios, como tinha antes −,
mas não me impede de escrever e, acima de tudo, questionar. Afinal,
acessibilidade nos estádios de futebol, por que não ter?”. Ronald possuía a
síndrome de Marfam, doença rara que afeta os sistemas esquelético e cardiovascular,
além de olhos e pele. A doença também provoca escoliose.
Ele criou o blog Futebol na Rede e o site Esporte na web. Também era colaborador no Torcedores.com.br. Seu último projeto foi o Eficientes, criado em 2018, que busca incentivar e encorajar pessoas com necessidades especiais.
Era muito querido por jogadores. Diversas homenagens em memória dele foram feitas nas redes sociais. Times de futebol e jornalistas esportivos também prestaram suas homenagens.