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Confira as vencedoras do Troféu Mulher Imprensa 2020

O Portal Imprensa divulgou nesta segunda-feira (9/3) as vencedoras do 14º Troféu Mulher Imprensa, que visa a premiar e homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2019, valorizando pautas e debates sobre os direitos das mulheres na profissão e na sociedade como um todo. A edição deste ano conta com três novas categorias: Comunicação Pública, Jornalista Empreendedora e Contribuição Acadêmica ao Jornalismo.

Confira a lista das vencedoras:

Telejornalismo

• Âncora ou Comentarista/Colunista de TV: Maria Júlia Coutinho (Globo)

• Repórter de Telejornal: Sonia Blota (Band)

Radiojornalismo

• Âncora ou Comentarista/Colunista de Rádio: Carla Bigatto (BandNews FM) 

• Repórter de Rádio: Basilia Rodrigues (CNN Brasil/ex-CBN)

Jornalismo Impresso

• Colunista de Jornal ou Revista: Djamila Ribeiro (Folha de S.Paulo)

• Repórter de Jornal ou Revista: Malu Gaspar (piauí)

Jornalismo Online

• Jornalista Revelação na Web: Amanda Audi (The Intercept Brasil)

Cobertura Internacional

• Correspondente (brasileira ou estrangeira residente no Brasil): Ilze Scamparini (Globo)

Fotojornalismo

• Fotojornalista: Gabriela Biló (Estadão)

Assessoria de Comunicação

• Assessora de Comunicação – Agência: Juliana Boechat (Torre Comunicação e Estratégia) 

• Assessora de Comunicação – Corporativa: Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil) 

• Comunicação Pública: Rosangela Sanches (Tribunal de Justiça/SP)

Destaque (em todas as mídias)

• Repórter ou Comentarista Esportiva: Marcela Rafael (ESPN)

• Repórter Investigativa: Daniela Arbex (Jornalista independente)

• Jornalista empreendedora: Carolina Oms (AzMina)

Educação

• Contribuição acadêmica ao jornalismo: Luisa Medeiros Massarani (Fundação Oswaldo Cruz)

Prêmio Especial

• Melhor reportagem especial ou série com temática sobre violência contra a mulher: Elas por Elas (Metrópoles/DF)

• Melhor projeto, canal ou programa sobre a temática feminina: Não me Kahlo

Morreu em 3/3 o editor Kleber Almeida

Kleber Almeida

Morreu em São Paulo em 3/3 o editor Kleber Almeida, um dos responsáveis pelo sucesso do Jornal da Tarde entre os anos 1970 e 1990. Na época, era responsável pelo fechamento da editoria de Economia, função que dominava com maestria.

Em sua coluna no jornal GGN, Luís Nassif, que foi colega de Almeida no Jornal da Tarde, destacou a importância da convivência e da parceria com o falecido editor para o tipo de jornalismo econômico que produziam: “O público a ser atingido não era o de economistas, empresários, mercado e homens de governo, mas o leitor comum, classe média, e seus problemas com tarifas públicas, condomínios, financiamentos habitacionais”.

Nassif relembrou também a personalidade de Almeida nas redações. Conhecedor assíduo da política mineira, ele informava os colegas sobre a “arte da política”.

Mais de 60% dos brasileiros não conseguem identificar uma notícia falsa, diz estudo

A empresa de cibersegurança Kaspersky, em parceria com a empresa de pesquisa Corpa, divulgou a pesquisa Iceberg Digital, que indicou que 62% dos brasileiros não sabem identificar ou diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira.

O estudo, que entrevistou pessoas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, visa a analisar a atual situação da segurança dos internautas nos países participantes, ensinando os leitores a reconhecer os perigos que se escondem na internet, aprendendo a distinguir bom e ruim e real de falso, evitando ciberataques. Em média, 70% dos latino-americanos não conseguem identificar uma fake news. Destaque para o Peru, onde 79% dos entrevistados disseram não conseguir reconhecer uma notícia falsa, seguido perto por Colômbia (73%) e Chile (70%). Argentina e México aparecem à frente do Brasil na pesquisa, com 66%, contra 62% do nosso País.

Além disso, em média, 16% dos entrevistados desconheciam o termo fake news. Apesar de indicar números altos em países como o Peru, onde 47% dos participantes disseram não saber do que se trata o termo, no Brasil apenas 2% desconheciam as chamadas fake news. A pesquisa aponta também outros dados relevantes, como o de que 72% dos latino-americanos consideram as fake news como perigosas e eventualmente danosas; e cerca de um terço dos entrevistados utilizam apenas as redes sociais para se informar.

Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, analisa que os resultados “deixam claro que grande parte dos latino-americanos continua confiando fielmente no que circula na web, algo que pode causar graves consequências não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. No caso de fake news, além de prejudicar uma pessoa ou instituição, pode também destruir reputações e gerar caos. Elas também são usadas pelos cibercriminosos para atrair usuários desatentos para links maliciosos e, assim, roubar dados pessoais e dinheiro”.

Confira a pesquisa na íntegra.

Piauí lança o podcast de ciência A Terra é Redonda

A piauí lança nesta terça-feira (10/3), às 5 da manhã, A Terra é Redonda, podcast sobre questões da atualidade da ciência. Apresentado pelo repórter de ciência da piauí Bernardo Esteves, o programa irá ao ar quinzenalmente, às terças-feiras, no mesmo horário. O projeto é uma produção da Rádio Novelo para a revista.

Bernardo explica que o podcast contará com a presença de especialistas na área, no objetivo de conversar com o público sobre temas atuais relacionados à ciência, como doenças e agrotóxicos, entre outros: “Para tratar desses temas pretendo ouvir pesquisadores, gestores públicos e representantes de vários setores da sociedade. Os ouvintes podem esperar discussões estimulantes e informação de qualidade”.

Especialista em reportagens científicas, Bernardo tem mais de 20 anos de experiência na área. Doutorado em História da Ciência pela UFRJ, é autor do livro Domingo é dia de Ciência.

Confira o teaser do programa!

Cade definirá ainda em março futuro da Fox Sports no Brasil

Ainda em situação indefinida, a Disney busca a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para realizar a fusão de seus canais esportivos ESPN e Fox Sports. Depois de quase um ano, a Disney não conseguiu vender a Fox, exigência determinada em outras ocasiões pelo Cade para evitar o monopólio de audiência.

Segundo Erich Beting, do blog Máquina do Esporte (UOL), a fusão deve ser aprovada. Uma nova reunião da entidade deve ocorrer ainda este mês para reanalisar o processo de venda da Fox Sports e a possibilidade de uma fusão. Beting diz que alguns fatores apontam para a aprovação da união dos canais, como a saída de Eduardo Zebini do comando da Fox Sports, anunciada no começo da semana.

A ESPN segue fazendo mudanças em seu jornalismo, como o anúncio, em fevereiro, de Carlos Maluf como o novo head de esportes da emissora. Beting diz que, entretanto, a Fox não vem fazendo muitos investimentos: “Pelo contrário, cada vez mais profissionais deixam a emissora, como o próprio Zebini. Em relação aos direitos de transmissão, a tendência é que a ESPN adquira Libertadores, Europa League, Copa do Nordeste, entre outros eventos cujos direitos pertencem à Fox Sports”.

Votação para o TOP Mega Brasil é adiada para terça-feira (10/3)

Top Mega Brasil
Top Mega Brasil

Por causa de ajustes técnicos, o primeiro turno de votação da edição 2020 do TOP Mega Brasil, que começaria nesta segunda-feira (9/3), foi adiado para terça-feira (10/3) e vai até 30 de março. Ele elegerá as feras da comunicação corporativa do Brasil, numa renovada parceria entre a Mega Brasil e a Maxpress. Nesta sexta edição, a premiação tem como principal novidade a criação da categoria Comunicadores do Serviço Público, que se soma às tradicionais categorias de Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

“Esse era um pleito antigo dos profissionais da área pública, que não se viam representados pelo certame”, assinala Eduardo Ribeiro, sócio-diretor da Mega Brasil. “Ao aceitá-lo, a Mega Brasil considera estar dando um passo importante para uma integração ainda maior da atividade da comunicação no Brasil”.

Para Fabiano Manso, diretor da Maxpress, “esta será a oportunidade de colocar na vitrine também os profissionais da área pública, hoje mais fundamentais do que nunca em atuarem por uma comunicação pública ética, transparente e cidadã”.

As três categorias elegerão os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, destacando ainda, com o podium, os três campeões Brasil e os campeões das cinco regiões.

Neste primeiro turno, os eleitores indicarão livremente até cinco nomes de profissionais ou agências de qualquer lugar do Brasil, em cada uma das três categorias. Os mais votados classificam-se, como finalistas, para o segundo turno, que será realizado de 6 a 22/4 e definirá os vencedores.

TOP de Ouro – q Outra novidade que passa a valer a partir desta edição é a da concessão do Troféu TOP de Ouro aos executivos ou agências que se sagrarem campeões por cinco vezes (consecutivas ou alternadas) na mesma categoria. Uma vez conquistado o TOP de Ouro, o vencedor cumpre uma quarentena de dois anos sem poder concorrer nessa mesma categoria. Esse é o caso da agência In Press Porter Novelli, que venceu as primeiras cinco edições do TOP Mega Brasil Sudeste e receberá o TOP de Ouro, ficando impedida de concorrer este ano nessa categoria, mas podendo concorrer normalmente no TOP 10 Brasil e nas demais regiões em que atua. “Há três agências com quatro conquistas e que poderão levar este ano o Troféu TOP de Ouro, caso se sagrem novamente campeãs nas respectivas categorias: Temple, de Belém (TOP Região Norte); AD2M, do Fortaleza (TOP Região Nordeste); e Martha Becker Comunicação (TOP Região Sul)”, explica Marco Rossi, também sócio-diretor da Mega Brasil. “No segmento dos executivos não há nenhum profissional com quatro conquistas na mesma categoria e, portanto, nenhum candidato ao TOP de Ouro”.

Colégio Eleitoral – q Poderão votar nos dois turnos do TOP Mega Brasil jornalistas e profissionais de comunicação corporativa e áreas afins de todo o Brasil. Cada profissional poderá votar uma única vez e nas categorias que desejar, indicando até cinco nomes diferentes em cada uma delas. Todos os votos, ainda que parciais, ou mesmo com uma única indicação, serão computados na apuração. Votos irregulares ou com suspeitas de fraude serão anulados.

O colégio eleitoral inicial da votação é integrado por cerca de 58 mil nomes, entre jornalistas e profissionais de comunicação corporativa, que estão cadastrados para o certame. Esse cadastro, no entanto, é aberto e aceitará inscrições até 21/4, véspera do encerramento do segundo turno de votação. Para se cadastrar basta encaminhar mensagem para [email protected], com cargo e empresa em que atua, solicitando a inclusão.

Festa de premiação – q A premiação do TOP Mega Brasil será em 27/5, no Teatro do CIEE, em São Paulo (rua Tabapuã, 445), em coquetel por adesão. Interessados já podem comprar seus lugares aqui.

Certificados, troféus e especial do JCC – q Os vencedores receberão certificados e troféus e serão destaque em edição especial do Jornal da Comunicação Corporativa, que circulará em 1º de junho para todo o mercado e imprensa brasileira.

O TOP Mega Brasil conta com o patrocínio da Samsung.

Conheça os finalistas dos +Admirados da Imprensa Automotiva

Segundo turno de votação já está aberto e vai até 23 de março

Começa nesta sexta-feira (6/3) o segundo turno do prêmio Os +Admirados da Imprensa Automotiva 2020. Mais de 60 jornalistas e 40 publicações concorrem a partir de agora pela preferência dos eleitores, que decidirão os Top 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os vencedores das categorias Influenciador DigitalColunistaRevistaJornalPrograma de TelevisãoPrograma de RádioSite/BlogPodcast e Canal de Vídeo.

Assim como na primeira fase, podem participar da votação jornalistas, profissionais de Comunicação Corporativa, Publicidade e áreas correlatas. A diferença é que, desta vez, na categoria principal Jornalistas, o eleitor poderá escolher do 1º ao 5º colocado, em ordem de preferência, e do 1º ao 3º colocado nas demais categorias.

Nesta fase será atribuída a seguinte pontuação para cada colocação indicada: 1º colocado: 100 pontos; 2º: 80; 3º: 65; 4º: 55; e 5º: 50. A somatória total das indicações definirá os vencedores.

A votação, disponível em http://bit.ly/JCiaAuto2Turno, vai até 23 de março e o resultado completo será divulgado em jantar a ser realizado em São Paulo, em 13 de abril, durante as comemorações de aniversário deste J&Cia Auto.

Apoio – A iniciativa conta até o momento com os apoios de General Motors e Scania. Empresas interessadas em patrocinar o prêmio Os +Admirados da Imprensa Automotiva podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-992-446-655 e [email protected]).

Confira a lista completa dos finalistas:

Jornalistas

·         Alzira Rodrigues

·         André Barros

·         Antonio Meira Jr.

·         Bob Sharp

·         Boris Feldman

·         Carlos Cereijo

·         Carlos Eduardo Silva

·         Claudio Carsughi

·         Clayton Sousa

·         Cleide Silva

·         Daniel Messeder

·         Diogo de Oliveira

·         Eduardo Bernasconi

·         Eduardo Sodré

·         Emílio Camanzi

·         Evelyn Guimarães

·         Fernando Calmon

·         Fernando Miragaya

·         Gabriel Aguiar

·         Gabriel Curty

·         George Guimarães

·         Gerson Campos

·         Giovanna Riato

·         Hairton Ponciano Voz

·         Henrique Rodriguez

·         Jason Vogel

·         João Anacleto

·         João Fusquine

·         Joel Leite

·         Jorge Finardi Filho

·         Jorge Moraes

·         José Antonio Leme

·         Josias Silveira

·         Juliana Estigarribia

·         Juliano Barata

·         Julio Cabral

·         Karina Simões

·         Leonardo Felix

·         Marcos Rozen

·         Marcus Lauria

·         Marcus Vinicius Gasques

·         Mario Salgado

·         Mário Sérgio Venditi

·         Marli Olmos

·         Marlos Ney Vidal

·         Paulo Brandão

·         Paulo Campo Grande

·         Paulo Cruz

·         Pedro Kutney

·         Péricles Malheiros

·         Rafael Poci Déa

·         Rodrigo Ribeiro

·         Sergio Dias

·         Sergio Quintanilha

·         Tarcísio Dias

·         Tião Oliveira

·         Vicente Alessi, filho

·         Victor Martins

·         Vitor Matsubara

·         Zeca Chaves

Influenciadores digitais

·         Carlos Cereijo

·         Carlos Eduardo Silva

·         Emílio Camanzi

·         Gerson Campos

·         Giu Brandão

·         João Anacleto

·         Jorge Moraes

·         Karina Simões

·         Leandro Alvares

·         Renato Maia

·         Tarcísio Dias

Colunistas

·         Bob Sharp

·         Boris Feldman

·         Fernando Calmon

·         Joel Leite

·         Tarcísio Dias

Revistas

·         AutoData

·         Autoesporte

·         Carro

·         Motor Show

·         Quatro Rodas

Jornal/Caderno Automotivo

·         Automóveis (Valor Econômico)

·         Autos (Correio da Bahia)

·         Carro etc. (O Globo)

·         Jornal do Carro (Estadão)

·         Veículos (Folha de S. Paulo)

TV

·         Acelerados

·         Auto +

·         Auto Esporte

·         Vrum Brasília

·         WSN TV do Carro

Rádio

·         Auto Papo (Boris Feldman)

·         Auto Informe (Joel Leite)

·         Máquinas na Pan (Alex Ruffo)

·         Boletim Autoesporte (CBN)

·         CBN Moto (Roberto Agresti)

Site

·         Autoesporte

·         Autos Segredos

·         CarPointNews

·         Flat Out

·         Mecânica Online

·         Motor 1

·         Quatro Rodas

·         UOL Carros

·         WebSemiNovos

·         WM1 – Webmotors

Podcast

·         AB Cast (Automotive Business)

·         Autocast (Autoesporte)

·         Manual do Carro (Rodrigo Leite)

·         Motor1 Cast (Motor1)

·         Paddockast (Grande Prêmio)

Canal de vídeo

·         A Roda (João Anacleto)

·         Acelerados (Cassio Cortes/Gerson Campos)

·         CarPoint News (Marcus Lauria)

·         Carros com Camanzi (Emílio Camanzi)

·         De Carona com Leandro (Leandro Alvares)

·         Falando de Carro (Renato Maia)

·         Mecânica Online (Tarcísio Dias)

·         Mundo Sobre Rodas (Giu Brandão)

·         Tô na Pista (Carlos Cereijo)

·         TV do Carro WSN (Carlos Eduardo Silva)

Karine Alves deixa a Fox Sports e vai para o SporTV

Karina Alves assinou contrato com o SporTV e será a nova apresentadora do Tá na Área, ao lado de Fred Ring. A previsão de estreia é em abril. Ela deixa a Fox Sports, onde trabalhou por quase oito anos. A informação é de Flávio Ricco (UOL). 

Segundo a reportagem, o bom desempenho de Karine, principalmente em transmissões ao vivo, despertou o interesse da Globo em contar com a jornalista em sua equipe.

Karine iniciou a carreira em 2012, justamente na Fox Sports, como repórter esportiva em São Paulo. Depois, apresentou O Melhor do Fox Sports. Transferida para o Rio de Janeiro, onde passou a ancorar algumas edições do Central Fox. Ultimamente, apresentava a edição do fim de noite do telejornal.

André Lahóz assume o Jornalismo da Jovem Pan

André Lahóz Mendonça

André Lahóz Mendonça de Barros assumiu esta semana o cargo de diretor de Jornalismo da Jovem Pan, em substituição a Felipe Moura Brasil, que deixou o posto em meados de fevereiro.

Economista com mestrado em Ciência Política e História Econômica, André deixou em janeiro, depois de mais de 22 anos, a revista Exame, onde atuou como editor executivo, redator-chefe, diretor de Redação e diretor Editorial, e outros três anos na Folha de S.Paulo, em que foi editorialista, editor de Economia, correspondente em Paris e repórter especial de Economia. 

Segundo a Pan, um dos desafios iniciais de Lahóz será abastecer o canal News do Panflix, plataforma de streaming do Grupo Jovem Pan que será inaugurada em abril.

José Roberto Caetano

André leva para a Pan o amigo e companheiro de trabalho José Roberto Caetano, com quem fez uma dupla que deu certo nos últimos 22 anos e meio na Exame. Caetano diz brincando que André não abre mão de continuar a mandar nele: “E eu estou topando…” Segundo ele, a rádio agora é um sucesso em vídeo no YouTube e é para isso que vão para lá, entre outras tarefas. “Por enquanto, a única certeza é que vou ter de aprender muita coisa – e rápido!”, conclui.

Emissoras públicas britânicas perdem interesse entre os jovens

Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia

Luciana Gurgel

Na segunda-feira (2/3), quando o Reino Unido alarmava-se com a ameaça do coronavírus, a BBC exibiu em horário nobre um programa combinando retrospectiva, entrevistas com especialistas, repórteres entrando de vários pontos do país para explicar os impactos da crise e perguntas do público respondidas ao vivo por médicos. Exemplo notável do chamado PSB (Public Service Broadcasting) britânico.

O problema é que as emissoras que exibem conteúdo de interesse da sociedade estão perdendo cada vez mais terreno, principalmente entre jovens. Um relatório publicado semana passada pelo Ofcom, órgão regulador da mídia eletrônica, apontou sinais preocupantes, como a redução de 28% no tempo médio dedicado a esses canais pela turma entre 16 e 24 anos em comparação a 2014.

Small Screen, Big Debate – O estudo faz parte de uma revisão obrigatória que acontece a cada cinco anos, cabendo por lei ao Ofcom analisar se as emissoras PSB (BBC, ITV, Channel 4, Channel 5 e S4C) estão entregando conteúdo de qualidade em jornalismo, dramaturgia, programação infantil e temas contemporâneos. O nome escolhido para essa nova revisão, Small Screen, Big Debate, sinaliza o impacto das novas formas de consumir conteúdo sobre o futuro da TV de serviço, que em alguns aspectos estendem-se à TV comercial (veja a íntegra, em inglês)

O relatório mostra que os britânicos dedicam três horas por dia em média à TV, sendo que mais da metade aos canais PSB. A produção deles supera a das emissoras privadas e é um pilar da indústria criativa do país, demandando investimentos superiores a £ 2 bilhões ano passado.

A percepção de qualidade continua alta, com aprovação de 70%. Então, porque a queda na audiência? Para a entidade, a encruzilhada em que o PSB se encontra deve-se à mudança de hábitos decorrente da revolução digital e à concorrência com players que também entregam conteúdo atrativo, como SkyNews e Netflix.

O estudo reconhece os esforços das emissoras para se adaptarem a esse novo mundo, criando opções online e sob demanda. Mas aponta que não têm sido capazes de reverter a fuga, principalmente dos jovens. Quase 40% das casas britânicas disseram que não se veem assistindo TV convencional em cinco anos.

Os novos hábitos são observados em vários pontos do relatório. Um exemplo é o consumo de podcasts, que sobe conforme a idade cai: é de 4% entre pessoas acima de 65 anos; 12% na faixa 45-55 anos e chega a 20% entre a garotada de 15 a 25 anos.

A situação comercial também preocupa. Nos canais PSB que exibem propaganda, a receita caiu 3,8% em cinco anos. Na BBC, custeada por uma taxa obrigatória paga pelas residências, diminuiu 4%. Aumentou no país o acesso a conteúdo digital via plataformas como ITV Hub e BBC IPlayer, mas o salto de 65% no consumo sob demanda foi puxado, segundo o Ofcom, pelos canais como Netflix e pelo YouTube.

O trabalho feito pelo órgão é uma radiografia completa que pode ser tomada como referência sobre o comportamento da audiência diante das novas tecnologias, ainda que a situação das emissoras públicas no Reino Unido seja bem particular. A partir dos dados compilados, disponíveis no site do Ofcom, será feita uma consulta pública para compreender as expectativas da sociedade e embasar recomendações ao Governo sobre medidas para assegurar o futuro da TV de interesse público.

Impressos ladeira abaixo – As tendências observadas pelo Ofcom no mundo da TV repetem-se em outras formas de jornalismo afetadas pela tecnologia. Na semana passada, a entidade que afere a tiragem de impressos (ABC) anunciou queda de quase 2/3 na circulação em 20 anos.

Os 16 diários nacionais britânicos existentes em 2000 contabilizaram em janeiro daquele ano circulação total de 21,2 milhões de cópias.  Em dez anos o número de títulos aumentou para 17, e a tiragem caiu para 16,4 milhões. Em janeiro de 2020 os mesmos 17 jornais somaram 7,4 milhões de exemplares. Embora a redução reflita em parte a migração do impresso para o online do jornal, trata-se de uma realidade que merece atenção, pois a oferta digital hoje vai muito além dos 17 títulos.

O relatório do Ofcom destaca que o público vive uma era marcada pela “escolha e inovação sem precedentes”, e isso aplica-se não apenas à TV. Modelos editoriais e de negócio alinhados ao futuro vão determinar quem vai restar de pé ao fim dessa batalha.

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