A Ponte Jornalismo lançou o programa para angariar membros Tamo Junto, que convida os leitores a serem parceiros e a ajudarem com ideias e dinheiro, para ampliar a estrutura e fortalecer o trabalho da agência.
As pessoas que aderirem ao programa farão parte de um grupo no WhatsApp com a redação da Ponte, onde poderão falar com a equipe, trocar ideias, e ter acesso antecipado a newsletters exclusivas e a reportagens especiais, além de rodas de conversa com convidados. Os comentários de membros do Tamo Junto em reportagens da Ponte ganharão destaque no site.
As contribuições dos membros podem ser mensais, a partir de R$ 20, ou anuais, a partir de R$ 200. Cabe ao membro decidir com quanto quer contribuir. Quem fizer doações na plataforma Catarse também receberá os benefícios do programa de membros.
O projeto Tamo Junto é fruto dos seis meses de treinamento do programa Velocidad, que escolheu veículos na América Latina para ajudá-los a desenvolverem projetos de sustentabilidade que combinem com suas missões. A Ponte foi o único brasileiro selecionado.
Agências de Comunicação, Executivos de Comunicação Corporativa e Comunicadores do Serviço Público concorrem agora aos TOP 10 Brasil e aos TOP 5 Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Foram definidos em 28/8 os finalistas da edição 2020 do TOP Mega Brasil, certame que elege as feras da Comunicação Corporativa nas categorias Agências de Comunicação, Executivos da Comunicação Corporativa e, a partir deste ano, Comunicadores do Serviço Público. Eles entram na disputa do segundo turno, que definirá os vencedores nacionais e regionais da premiação em votação que se estenderá até 11 de setembro.
Encerrado em 18/8, o primeiro turno recebeu indicações de perto 350 agências de comunicação, 400 executivos de comunicação corporativa e 280 comunicadores do serviço público, de todo o País.
No segmento Agências de Comunicação, foram classificadas, em função do número de indicações recebidas, 50 empresas para os TOP 10 Brasil, dez para os TOP 5 Norte, 13 para os TOP 5 Nordeste, 18 para os TOP 5 Centro-Oeste, 25 para os TOP 5 Sudeste e 16 para os TOP 5 Sul.
No segmento Executivos de Comunicação Corporativa, 43 foram os profissionais que passaram para a segunda fase, disputando os TOP 10 Brasil, seis para os TOP 5 Norte, dez para os TOP 5 Nordeste, 13 para os TOP 5 Centro-Oeste, 28 para os TOP 5 Sudeste e 22 para os TOP 5 Sul.
No segmento Comunicadores do Serviço Público, 47 foram eleitos para disputar os TOP 10 Brasil, 12 para os TOP 5 Norte, 12 para os TOP 5 Nordeste, 20 para os TOP 5 Centro-Oeste, 23 para os TOP 5 Sudeste e 17 para os TOP 5 Sul.
A votação no segundo turno prosseguirá aberta e para participar basta cadastrar-se no site da premiação, sendo que quem já se cadastrou poderá votar usando a mesma senha do primeiro turno.
A cerimônia de premiação será online, pelo canal da Mega Brasil no YouTube, em 24 de setembro, às 10 horas. E ali serão anunciados o pódio Brasil (1º, 2º e 3º colocados) e os campeões de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, nas categorias Agências de Comunicação, Executivos de Comunicação Corporativa e Comunicadores do Serviço Público.
Confira a seguir os finalistas. E para votar no segundo turno clique aqui.
Agências
Finalistas Brasil
AD2M Engenharia de Comunicação (Fortaleza, CE)
Approach Comunicação ( (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ)
ATCom (Salvador, BA)
Atelier de Imagem e Comunicação (São Paulo, SP)
BCW Brasil (São Paulo, SP)
Brava Comunicação (Recife, PE)
Caramelo Comunicação (Fortaleza, CE)
CDI Comunicação (São Paulo, SP)
CDN Comunicação (São Paulo, SP; Rio de Janeiro; Brasília, DF)
Central Press (Curitiba, PR)
Contexto Midia (Campo Grande, MS)
Curado &Associados (São Paulo, SP)
Darana Comunicação (Salvador, BA)
DGBB Comunicação & Estratégia (Brasília, DF)
Edelman (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ))
ETC Comunicação (Belo Horizonte, MG)
Excom Comunicação (Curitiba, PR)
FleishmanHillard (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ)
FSB Comunicação (Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP; Brasília, DF)
Ideal H+K Strategies (São Paulo, SP)
Imagem Corporativa (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ; Brasília, DF)
In Press Oficina (Brasília, DF)
In Press Porter Novelli (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ; Brasília, DF)
Jeffrey Group (São Paulo, SP)
Ketchum (São Paulo, SP)
Literal Link (Curitiba, PR)
LLYC (São Paulo, SP)
Loures Comunicação (São Paulo, SP)
Maquina Cohn & Wolfe (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ: Brasília, DF)
Martha Becker Connections (Porto Alegre, RS)
Multi Comunicação (Recife, PE)
Página 1 Comunicação (Curitiba, PR)
Planin Comunicação (São Paulo, SP)
Press à Porter (São Paulo, SP)
Printer Press Comunicação (São Paulo, SP)
Proativa Comunicação (Brasília, DF)
Profissionais do Texto (Brasília, DF)
Race Comunicação (São Paulo, SP)
RE 9 Comunicação (Brasília, DF)
Rede Comunicação de Resultado (Belo Horizonte, MG)
RPMA Comunicação (São Paulo, SP)
Tamer Comunicação (São Paulo, SP)
Temple Comunicação (Belém, PA)
Texto & Cia (Salvador, BA)
Textual Comunicação (Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP)
Tríade (Vitória, ES)
Usina de Notícias (Porto Alegre, RS)
Weber Shandwick (São Paulo, SP)
XCOM (São Paulo, SP)
Zeno Group (São Paulo, SP)
Finalistas Região Norte
Agência Vanguarda.com (Belém, PA)
DC3 Comunicação (Belém, PA)
Eko Estratégias em Comunicação (Belém, PA)
Fax Comunicação (Belém, PA)
Gaby Comunicação (Belém, PA)
Gamma (Belém, PA)
Lead Comunicação & Marketing (Santarém, PA)
Planet Comunicação (Marabá, PA)
Temple Comunicação (Belém, PA)
Três Comunicação e Marketing (Manaus, AM)
Finalistas Região Nordeste
AC Comunicação (Salvador, BA)
AD2M Engenharia de Comunicação (Fortaleza, CE)
ATCom (Salvador, BA)
Brava Comunicação (Recife, PE)
Capuchino Press (Fortaleza, CE)
Caramelo Comunicação (Fortaleza, CE)
Catirina Conteúdo (São Luís, MA)
Comunicativa Agência de Comunicação (Salvador, BA)
Darana Comunicação (Salvador, BA)
Ícone Comunicação (Terezina, PI)
Lume Comunicação (Salvador, BA)
Multi Comunicação (Recife, PE)
Texto & Cia (Salvador, BA)
Finalistas Região Centro-Oeste
Agência Amazônia de Notícias (Brasília, DF)
CDN Comunicação (Brasília, DF)
Contexto Midia (Campo Grande, MS)
Destak Comunicação (Brasília, DF)
DGBB Comunicação & Estratégia (Brasília, DF)
Engenho Criatividade (Brasília, DF)
Frisson Comunicação (Brasília, DF)
FSB Comunicação (Brasília, DF)
In Press Oficina (Brasília, DF)
Infinito Comunicação (Brasília, DF)
Informe Comunicação (Brasília, DF)
Interativa Comunicação e Eventos (Goiânia, GO)
Kasane Comunicação (Goiânia, GO)
Mídia e Conexão (Brasília, DF)
Proativa Comunicação (Brasília, DF)
Profissionais do Texto (Brasília, DF)
Race Comunicação (Goiânia, GO)
RE 9 Comunicação (Brasília, DF)
Finalistas Região Sudeste
Approach Comunicação (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ)
Atelier de Imagem e Comunicação (São Paulo, SP)
BCW Brasil (São Paulo, SP)
CDI Comunicação (São Paulo, SP)
CDN Comunicação (São Paulo, SP; Rio de Janeiro; Brasília, DF)
Curado &Associados (São Paulo, SP)
Edelman (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ))
ETC Comunicação (Belo Horizonte, MG)
FleishmanHillard (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ)
FSB Comunicação (Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP; Brasília, DF)
Ideal H+K Strategies (São Paulo, SP)
Imagem Corporativa (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ; Brasília, DF)
Jeffrey Group (São Paulo, SP)
Ketchum (São Paulo, SP)
Loures Comunicação (São Paulo, SP)
Maquina Cohn & Wolfe (São Paulo, SP; Rio de Janeiro, RJ: Brasília, DF)
Planin Comunicação (São Paulo, SP)
Press à Porter (São Paulo, SP)
Printer Press Comunicação (São Paulo, SP)
Race Comunicação (São Paulo, SP)
RPMA Comunicação (São Paulo, SP)
Textual Comunicação (Rio de Janeiro, RJ; São Paulo, SP)
Tríade (Vitória, ES)
Weber Shandwick (São Paulo, SP)
XCOM (São Paulo, SP)
Finalistas Região Sul
Alvo Comunicação (Florianópolis, SC)
Central Press (Curitiba, PR)
Enfato Multicomunicação (Porto Alegre, RS)
Excom Comunicação (Curitiba, PR)
Fábrica de Comunicação (Florianópolis, SC)
Flamma (Curitiba, PR)
Insider 2 (Porto Alegre, RS)
Kakoi (Curitiba, PR)
Lide Multimídia (Curitiba, PR)
Literal Link (Curitiba, PR)
Logos Conexão e Conteúdo (Joinville, SC)
Martha Becker Connections (Porto Alegre, RS)
NQM Comunicação (Curitiba, PR)
Página 1 Comunicação (Curitiba, PR)
Ufizzi Comunicação (Porto Alegre, RS)
Usina de Notícias (Porto Alegre, RS)
Executivos de Comunicação
Finalistas Brasil
Adriana Lopes Martins (Uninter) – Curitiba, PR
Alessandra Fonseca (Norsk Hydro) – Rio de Janeiro, RJ
Angela Faria (Ingredion) – São Paulo, SP
Camila von Muller (OdontoPrev) – São Paulo, SP
Carmem Muraro (Grupo Marista) – Curitiba, PR
Catharina Pires (Bayer) – São Paulo, SP
Clarisse Linhares (Beach Park) – Fortaleza, CE
Claudia David (Arteris) – São Paulo, SP
Eleni Gritzapis (Dow) – São Paulo, SP
Elisa Prado (Telefônica | Vivo) – São Paulo, SP
Fábio Takano (Cimento Apodi) – Fortaleza, CE
Fernanda Carneiro (Machado Meyer) – São Paulo, SP
Gabriel Didier (Ambev) – São Paulo, SP
Guilherme Almeida (Edenred) – São Paulo, SP
Helio Muniz (Via Varejo) – São Paulo, SP
Juliana Calsa (BRK Ambiental) – São Paulo, SP
Julio Gama (Vale) – Rio de Janeiro, RJ
Leonardo Maia (Brookfield Brasil) – São Paulo, SP
Luciana Soares (Norte Energia) – Brasília, DF
Luciana Vedovato (Motorola) – São Paulo, SP
Marcela Porto (Suzano) – São Paulo, SP
Mariana Matos (Unimed Fortaleza) – Fortaleza, CE
Mariana Scalzo (Grupo Boticário) – Curitiba, PR
Mario Laffitte (Samsung) – São Paulo, SP
Matheus Lombardi (XP Inc.) – São Paulo, SP
Neliza Ferraz (Grupo Aço Cearense) – Fortaleza, CE
Nelson Silveira (GM) – São Caetano do Sul, SP
Othon Maia (AngloGold Ashanti) – Nova Lima, MG
Pamela Vaiano (99) – São Paulo, SP
Patricia Alves (Robert Half) – São Paulo, SP
Patrícia Varela (Enel Distribuição Ceará) – Fortaleza, CE
Paulo Henrique Soares (Ibram) – Belo Horizonte, MG
Pedro Torres (Gerdau) – São Paulo, SP
Priscila Stael (Philip Morris International) – São Paulo, SP
Priscilla Cortezze (Volkswagen) – São Bernardo do Campo, SP
Luiza Duarte, correspondente da CNN Brasil nos Estados Unidos, pediu demissão nessa segunda-feira (31/8), após nove meses de trabalho na emissora. A informação foi confirmada pela CNN.
Américo Martins, vice-presidente do canal, disse que “ela vai se dedicar a escrever um livro sobre a sua longa experiência de correspondente na China e a outros projetos pessoais”.
Luiza atua há 13 anos como correspondente internacional. Em seis deles, esteve na China, pelo Grupo Globo. Foi contratada pela CNN Brasil em dezembro do ano passado para ser correspondente da emissora em Nova York.
Um dos “guardiões do Crivella” (à esquerda, de azul), interrompendo uma entrevista da TV Globo (Crédito: TV Globo / Reprodução)
A Polícia Civil iniciou nesta terça-feira (1º/9) a Operação Freedom, para cumprir oito mandados de busca e apreensão em endereços ligados a integrantes do grupo de WhatsApp Guardiões do Crivella, que reúne funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro cuja missão é atrapalhar o trabalho de repórteres da TV Globo.
Marcos Paulo de Oliveira Luciano, o ML, que aparece nos grupos de WhatsApp dando ordens aos assessores, foi levado à delegacia junto com outras duas pessoas para prestar esclarecimentos. Foram apreendidos notebooks, celulares, dinheiro, cheques e contratos. Os “guardiões” estão sendo investigados pelos crimes de associação criminosa e atentado contra a segurança ou o funcionamento de serviços de utilidade pública.
Também nesta terça-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou investigação sobre possível prática de crimes cometidos por funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro que atrapalhavam o trabalho de repórteres da TV Globo. Será avaliada a possibilidade dos crimes de associação criminosa, constrangimento ilegal, e conduta criminosa. A investigação ficará a cargo da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos.
Entenda o caso:
A TV Globo exibiu na segunda-feira (31/8) uma reportagem que registrou a ação de funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro em frente a hospitais municipais, que gritaram palavras ofensivas e atrapalharam a fala de entrevistados. Eles combinam e discutem as ações em três grupos de WhatsApp, sendo que um deles tem o nome de Guardiões do Crivella. Segundo a reportagem, feita por Paulo Renato Soares, Chinima Campos e André Maciel, o coordenador da operação é Marcos Paulo de Oliveira Luciano, o ML, assessor do gabinete do prefeito do Rio Marcelo Crivella.
A reportagem diz que “ataques não acontecem por acaso. Ao contrário, são organizados. E acredite: pelo poder público. Os agressores são contratados da Prefeitura. (…) Funcionários públicos que têm a missão de tirar o direito das pessoas de se manifestar e se informar”.
Procurada pela Globo, a Prefeitura do Rio de Janeiro não negou a existência dos grupos e disse que “reforçou o atendimento em unidades de saúde municipais para melhor informar a população e evitar riscos à saúde pública”.
Com o objetivo de aportar no rádio brasileiro, a CNN Brasil fechou acordo com a Transamérica FM (100.1 FM em São Paulo, Brasília e Salvador). A informação é de Ricardo Feltrin (UOL), que já havia previsto no mês passado que a emissora iria lançar um projeto em rádio. Segundo o colunista do UOL, a CNN vai assumir toda a programação jornalística da Transamérica, que deve mudar de perfil com a nova parceira. A estreia está prevista para outubro.
A CNN lançará a CNN Rádio, que terá cerca de sete horas diárias na grade da Transamérica FM. A primeira faixa será das 6h às 12h, e a segunda, das 18h30 às 19h30, além de boletins durante a programação. Segundo Feltrin, o acordo garante transmissão de conteúdo da CNN para 200 cidades do País. Todo o elenco da TV estará na programação da rádio.
O BuzzFeed Brasil anunciou nessa segunda-feira (31/8) o fim de sua operação de notícias, o BuzzFeed News. O serviço havia sido lançado em maio de 2016. Segundo comunicado assinado por Graciliano Rocha, editor do serviço, “a decisão de descontinuidade da operação foi tomada no curso deste ano e é um efeito direto da crise econômica desencadeada pela pandemia global”.
Apesar da decisão, as demais franquias da marca no País nas áreas de entretenimento (BuzzFeed Brasil) e gastronomia (Tasty Demais) continuam suas atividades sem interrupções. O BuzzFeed News em inglês também segue normalmente.
“Sempre buscamos estar à altura da confiança que nos foi depositada pelos leitores e leitoras. Esta foi nossa razão de existir e o que guiou nossas decisões desde o começo. Jornalismo é uma atividade essencial em uma democracia e seu pleno exercício, tal como o concebemos, pressupõe independência editorial em relação a governos, partidos e interesses político-ideológicos. Mantivemo-nos fiéis a este compromisso”, completa Graciliano.
O Canal Rural lança em em 12/9 o Canal do Criador, com conteúdo 24 horas por dia sobre negócios em pecuária. O projeto será multiplataforma, oferecendo informações sobre produção de carne, práticas de preservação e segurança alimentar em TV e web.
A estreia será com um leilão em comemoração aos 30 anos do Elo de Raça, realizado em Uberaba (MG). A programação do Canal do Criador terá leilões, cotações, meteorologia, notícias, informações de negócios em telas simultâneas, entrevistas, boletins e programas exclusivos com foco em valorizar a imagem e o trabalho dos pecuaristas brasileiros.
Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural e agora do Canal do Criador, destacou a parceria com operadoras como StarOne e Sky, com o objetivo de que informações sobre a pecuária cheguem a todas as regiões do País. O Canal do Criador estará disponível no canal 166 da Sky, no site www.canaldocriador.com.br, e no Instagram @canaldocriador.
Em eleição virtual, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) elegeu Flávio Lara Resende, diretor-geral do Grupo Bandeirantes, para a presidência da entidade no biênio 2020-2022. Roberto Cervo Melão, presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), foi eleito vice-presidente.
Entre as metas de sua gestão, Flávio destacou a continuidade da agenda estratégica da Abert, priorizando a redução da assimetria regulatória e a inclusão definitiva do setor em projetos com foco em inovação e tecnologia. Ele substitui a Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, que comandou a entidade entre 2016 e 2020.
Nascido em Belo Horizonte, Flávio é advogado e jornalista, com pós-graduação em Administração Financeira e MBA em Finanças. Além de diretor geral do Grupo Bandeirantes; é presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal (Avec/DF) desde 2010; participa do Conselho Superior da Abert desde 2015; e é vice-presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).
Sindicatos de jornalistas de estados e municípios em que a RedeTV está presente uniram-se para denunciar a emissora por utilizar o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda para reduzir o salário de seus funcionários. O programa foi criado para ajudar setores penalizados pelos impactos econômicos da pandemia, mas, segundo os sindicatos, o setor de rádio e televisão não se encaixa no programa, uma vez que a audiência e insertes publicitários teriam aumentado nesse período. A RedeTV é a única grande emissora de TV a adotar nacionalmente o programa do governo.
Segundo as entidades, empregados da RedeTV têm sido chamados para assinar contratos individuais de redução de salário, sob pena de serem demitidos. Aqueles que resistiram foram desligados da emissora. Nos termos repassados aos funcionários, está escrito: “Cláusula 1ª – Este aditivo decorre de expressa manifestação de vontade do (a) EMPREGADO (A) em prorrogar por mais 60 (sessenta) dias o 1º aditivo (do acordo individual) iniciado em 24/07/2020 para redução proporcional de salário e jornada (diária ou semanal) em 25% (vinte e cinco por cento), preservado o valor do salário hora de trabalho”.
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) enviou ofício à emissora em que destaca “o absurdo de penalizar os funcionários e suas famílias com a redução de salário em um momento de pandemia”. Segundo o SJSP, a emissora tem dinheiro para fazer vários investimentos, como a renovação do contrato do apresentador Sikêra Jr., a contratação de Luís Ernesto Lacombe e o interesse em adquirir os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América, mas alega não ter verba para depositar o FGTS ou pagar o PPR, por exemplo. (Saiba+)
As denúncias tem como alvo Daniela Falcão, diretora-geral da joint venture entre o Grupo Globo e a editora internacional Condé Nast, responsável pela publicação no Brasil das revistas Vogue, Glamour, GQ e Casa Vogue.
O texto é de Chico Felitti, que recentemente postou um relato nas redes sociais sobre uma contribuição editorial que fez para a Glamour em 2019 e só depois publicada descobriu tratar-se de conteúdo publicitário. Segundo Chico, após as criticas viralizarem, ele passou a ser procurado por ex-funcionários com os relatos de assédio que deram origem a reportagem atual.
No total, ele ouviu entre julho e agosto 27 pessoas que passaram pelo grupo e relataram uma cultura tóxica arraigada na editora. Feliti destaca em trecho da reportagem: “Conhecida por sua ética de trabalho incansável, seu perfeccionismo implacável e estilo de microgestão, Daniela Falcão é principal responsável pela cultura trabalhista da Globo Condé Nast, disseram os ex-funcionários ouvidos pelo BuzzFeed News, e mais de um deles a comparou à editora que ganhou vida na interpretação de Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada (2006)”,.
Entre as principais denúncias, estão situações de abuso, gritos e xingamentos, muitas vezes durante jornadas de 24 horas ininterruptas de trabalho, além de casos recorrentes de colaboradores que tinham de assumir funções profissionais que fugiam aos seus contratos sem receber nada por isso.
Mônica Salgado
Dentre os entrevistados, destaque para o relato de Mônica Salgado, que chegou a ser redatora-chefe da Vogue e lançou em 2012 a versão brasileira da revista Glamour. Ela dirigiu a revista por cinco anos, até se desligar da Globo Condé Nast, em março de 2017, um ano após passar a se reportar a Daniela Falcão.
A jornalista fez coro a reclamação de outros entrevistados, que alegaram que denúncias à diretoria do grupo ou ao RH eram inúteis. “Já houve profissional de RH chorando comigo em sua sala, confessando se sentir impotente e injustiçada tanto quanto nós, que recorríamos ao departamento em busca de ajuda”, explicou Salgado.
Segundo o BuzzFed News, tanto as Edições Globo Condé Nast, quanto Daniela Falcão foram procuradas para comentar as alegações. Os contatos foram feitos por e-mail, WhatsApp e telefone, e, após os primeiros contatos, a empresa pediu datas específicas das alegações dos ex-funcionários ouvidos pela reportagem, a fim de verificá-las.
As informações foram enviadas pela reportagem, mas o grupo não respondeu a nenhuma das alegações específicas de abuso. Em nota, a empresa afirmou apenas que não tolea comportamentos abusivos ou qualquer forma de assédio em suas equipes e que há um canal de Ouvidoria para o recebimento de denúncias e uma área de Compliance independente.
A empresa, porém, não negou nem confirmou as alegações de abuso e preferiu não responder a alegações específicas, já Daniela Falcão preferiu não se manifestar publicamente.