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domingo, julho 13, 2025

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Washington Post cria ferramenta de dados baseada em projeto da Lupa

Lupa no The Post

A agência Lupa, de fact-checking, lançou em julho a ferramenta de visualização de dados No epicentro. Criada para chamar a atenção das pessoas para os mortos da Covid-19, a metodologia simula como seria se todos esses mortos estivessem perto de cada um de nós, se fossem nossos vizinhos. A ferramenta fez muito sucesso entre a comunidade de jornalistas, engenheiros de dados e designers no Brasil e no mundo.

Ao ponto de The Washington Post, em 24/9, lançar sua própria versão, em inglês, At the epicenter. Lançamento sem alarde, para testar a ferramenta, mas já foi ao ar. Os jovens desenvolvedores da Lupa trabalharam para o Post: Rodrigo Menegat, jornalista de dados; Tiago Maranhão, desenvolvedor; e Vinicius Sueiro, designer. Tudo sob a supervisão de um dos grandes especialistas em projetos de visualização de dados, o professor da Universidade de Miami Alberto Cairo.

O projeto teve apoio do Google News Initiative, que também participou da parceria com o Post. Não é todo dia que uma startup de sócios brasileiros abre espaço em gigantes como o The Post e Gilberto Scofield Jr., diretor da agência, vibra com a notícia.

Anunciados os premiados do Programa Jornalistas de Visão

O Instituto Ling anunciou em 28/9 os seis jornalistas contemplados pelo programa Jornalistas de Visão. Eles receberão bolsas de estudos de até U$ 75 mil para cursos de mestrado e pós-graduação em universidades dos Estados Unidos e Europa.

Foram contemplados Adriano Belisário (Agência Pública), Ana Luiza Albuquerque (Folha de S.Paulo), André Shalders (BBC Brasil), Ivan MartinezVargas (O Globo/Época), Marcos Mortari (Infomoney) e Natália Portinari (O Globo/Época).

Da esquerda para direita, de cima para baixo: Adriano, Ana Luiza, André, Ivan, Marcos e Natália

Nesta edição, foram concedidas três bolsas para mestrado full-time em universidade de primeira linha nos Estados Unidos, em curso de livre escolha. Os contemplados dessa categoria foram Adriano, Ana Luiza e Ivan.

André fará mestrado em um dos cursos full-time oferecidos pela IE School of Human Sciences and Technology, em Madri, enquanto Marcos e Natália realizarão o programa de especialização CGEG/BRICLab, na Columbia University, em Nova York.

Consolidado como o principal programa de bolsas de estudo independente, voltado para a educação de primeira linha no exterior para profissionais da imprensa brasileira, o Jornalista de Visão concede bolsas de estudo a profissionais em início de carreira, com destacados perfil de liderança, atuação profissional e desempenho acadêmico.

Abraji condena ataques a Luiza Bodenmüller (Aos Fatos)

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A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou os ataques virtuais a Luiza Bodenmüller, de Aos Fatos. Ela foi vítima de uma campanha ordenada de ódio, xingamentos misóginos e preconceituosos e exposição de nome e cargo.

Em 26/9, Luiza usou seu perfil no Twitter para indicar filmes sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos, citando a juíza Amy Coney Barrett, escolhida por Trump, como uma magistrada antiaborto, pró-armas e conservadora. No dia seguinte, recebeu diversos ataques e xingamentos.

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e o deputado estadual Gil Diniz (PSL-SP) compartilharam em suas redes um post classificando a agência Aos Fatos como “esquerdagem do fatos (sic)”, o que ampliou a dimensão dos ataques.

Em nota, a Abraji escreveu que “considera inaceitável o assédio virtual venha de onde vier, mas é ainda mais grave quando mandatários e outras autoridades reproduzem alegações difamatórias, que buscam fragilizar e intimidar jornalistas mulheres. Instamos, ainda, as plataformas digitais a oferecerem uma resposta mais eficaz a esse tipo de ataque”.

Raquel Sheherazade assina com o Metrópoles

Raquel Sheherazade assinou contrato com o Metrópoles nesta terça-feira (29/9). Ela apresentará um programa de entrevistas e debates nas plataformas digitais do portal.

A apresentadora diz ter recebido carta branca para falar e emitir opiniões como quiser. Em entrevista ao Notícias da TV (UOL), Raquel declarou que terá “liberdade para escolher meus personagens e fazer as perguntas que me convierem. Pretendo ouvir todos os lados. Não me importa se pensam semelhante a mim ou o contrário. Minha única condição para escolher um entrevistado é que ele pense! Que tenha algo para acrescentar ao debate”.

Raquel deixou o SBT nessa segunda-feira (28/9), após receber um e-mail informando que não mais apresentaria o SBT Brasil, segundo o colunista do UOL Maurício Stycer.

Há quase dez anos à frente do telejornal, Raquel gravou um vídeo em seu canal no YouTube para falar sobre o assunto: “Achei que seria de bom-tom não sair à francesa. Eu venho dizer adeus. Adeus, não, um até breve”. Ela lamentou a forma como foi avisada de sua dispensa: “Infelizmente não tive a oportunidade de me despedir dos meus telespectadores, dos meus colegas e amigos que fiz na emissora e por isso estou tentando fazer agora”.

RedeTV rompe contrato com Boris Casoy

A RedeTV anunciou nesta terça-feira (29/9) que rompeu o contrato de Boris Casoy, âncora do RedeTV News desde 2016.  A decisão foi anunciada por Franz Vacek, superintendente de Jornalismo e Esporte da emissora.

Por causa da pandemia de coronavírus, Casoy, que tem 79 anos, estava afastado dos estúdios da emissora, mas fazia comentários diários para o RedeTV News de sua casa. Segundo Maurício Stycer (UOL), ele havia informado à RedeTV que vai estrear em breve um telejornal matinal em seu canal no YouTube.

Projeto Comprova lança curso de verificação com foco nas eleições

O Projeto Comprova lançou nesta terça-feira (29/9) o Curso Comprova de verificação, focado nas eleições municipais deste ano, que visa a capacitar profissionais de imprensa para que possam investigar conteúdos suspeitos sobre o assunto compartilhados em plataformas digitais.

O curso, gratuito, será realizado entre 7 e 17 de outubro. Os temas abordados nas aulas são desinformação, monitoramento de redes sociais, técnicas e ferramentas para verificação de dados, verificação de fotos, vídeos e mapas, narrativas de checagem, entre outros. O conteúdo será oferecido pela plataforma de cursos da Abraji.

Inscrições até 5/10 por este formulário.

Consumo de notícias digitais aumentou durante pandemia, diz estudo

A Luminate, organização filantrópica global, fez uma pesquisa sobre o consumo de notícias durante a pandemia de coronavírus. Os resultados indicam que, no Brasil, 65% dos leitores de veículos digitais aumentaram o consumo de notícias nesse período. Outros dados relevantes são que 92% dos participantes acessam notícias em meios digitais ao menos duas vezes por semana, e 83% dizem acessar notícias ao menos uma vez ao dia.

O estudo levou em conta respostas de cerca de 8.500 pessoas em Argentina, Brasil, Colômbia e México. No caso do Brasil, aproximadamente 59% de todo o conteúdo jornalístico consumido são de plataformas digitais, o que evidencia o crescente domínio do meio digital como fonte primária de informação.

Os resultados também indicam que 16% dos brasileiros pagam por pelo menos uma assinatura digital de serviços de notícias. O número ainda é baixo, mas está à frente dos índices de países como, por exemplo, Reino Unido (8%) e Alemanha (10%). Além disso, cerca de 26% dos participantes no Brasil afirmaram que estão dispostos a fazer doações voluntárias a veículos digitais.

Com informações do Meio&Mensagem.

Pública lança podcast sobre bastidores de reportagens

A Agência Pública lançou em 25/9 o podcast quinzenal Pauta Pública, que conta os bastidores de grandes reportagens investigativas. Apresentado por Andrea Dip e Thiago Domenici, o projeto vai ao ar às sextas-feiras, às 12h, nas plataformas de streaming e no site da Pública.

O primeiro episódio contou com a participação de Natalia Viana, codiretora da Pública. Ela falou sobre a reportagem O FBI e a Lava Jato, que mostra a proximidade entre a operação e a polícia federal americana. O material foi produzido pela Pública, em parceria com o The Intercept Brasil. O podcast também vai convidar repórteres de outras redações para falarem de suas reportagens.

Pauta Pública contou com o apoio de 1.500 pessoas que fazem parte do programa de aliados da Pública. O podcast é produzido, editado e mixado por Ricardo Terto e tem a trilha sonora original composta por Pedro Vituri.

Live discute desinformação em tempos de Covid-19

Luciana Gurgel, diretora-editoral de MediaTalks by J&Cia e colunista deste Portal dos Jornalistas, participa de live nesta terça-feira (29/9), às 19h, sobre desinformação em meio à pandemia da Covid-19.

Segundo pesquisa da Fiocruz, entre março e abril deste ano, 65% das fake news envolviam receitas caseiras, teorias da conspiração e curas milagrosas para o coronavírus.

O evento, iniciativa da ADVB/PR e Central Press, será mediado por Claudio Stringari, vice-presidente da ADVB/PR, e contará com a presença de Marc Souza, âncora da Jovem Pan, e Renan Colombo, professor da PUC/PR, além da própria Luciana.

Assista ao debate no canal da ADVB/PR no YouTube.

Veículos ao redor do globo unem-se em projeto World News Day

Cerca de 100 veículos jornalísticos do mundo inteiro uniram-se nesta segunda-feira (28/9) para participar do projeto internacional Word News Day, que visa a valorizar o trabalho jornalístico. Os participantes compartilham e publicam em um único dia reportagens de vários pontos do globo. A iniciativa é da The Canadian Journalism Foundation (CJF) e do World Editors Forum (WEF), com apoio da Google News Initiative.

Entre os veículos integrantes do projeto, estão os brasileiros 100 Fronteiras (PR), UOL, Nexo, Correio (BA) e Grupo RBS. No UOL, por exemplo, é possível acessar uma reportagem do Toronto Observer, do Canadá sobre a tentativa de “cura gay” em instituições religiosas; outra matéria, do indiano The Quint, fala sobre um grupo de WhatsApp contra a lei de cidadania da Índia; e da Malásia, uma reportagem do The Star trata da situação do abandono de bebês no País.

O colunista do UOL Ricardo Kotscho escreveu sobre como seria um dia sem imprensa no Brasil.

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